Buscar

Gerenciamento SLU Brumadinho - Grupo 04 - Daniel - Filipe - Sonia - Tiara - Zilaine

Prévia do material em texto

Disciplina: Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais
Professor: Cícero Antônio Antunes Catapreta
Alunos: Daniel de Mello Ribeiro; 
 Filipe da Silva Duarte; 
 Sônia Maria Souza Pereira;
 Tiara Cristina Sales Oliveira; 
 Zilaine de Assis Nascimento Ferreira.
Gerenciamento de Serviços de Limpeza Urbana: Análise do SLU da cidade de Brumadinho/MG
INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos são um dos maiores problemas enfrentados pelas autoridades públicas. Segundo Franco (1999), essa problemática teve como ponto de partida o crescimento das cidades e a mudança no ritmo e padrão de consumo, acarretando em uma geração cada vez maior e diversificada de resíduos. O que acaba por tornar mais caro e complexo o tratamento a ser dado a este problema.
Os Resíduos Sólidos Urbanos - RSU, apresentam grande diversidade e complexidade. Suas características variam de acordo com sua fonte ou atividade geradora. Os resíduos sólidos podem ser classificados de acordo com a sua natureza física “seco ou molhado”, composição química “orgânico ou inorgânico”, periculosidade e origem “industrial, de saúde, da construção civil”, entre outros. (PARANÁ, 2012).
Os principais objetivos do gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos é proteger a saúde da população, promover a qualidade ambiental, para desenvolver a sustentabilidade e fornecer suporte para a produtividade econômica (KARAK et al., 2012).
Ainda segundo Castilhos Junior (2003), as diretrizes das estratégias de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos buscam atender aos objetivos do conceito de prevenção da poluição, evitando-se ou reduzindo a geração de resíduos e poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde pública.
De acordo com Brasil (2010), o Sistema de Limpeza Urbana das cidades pode ser administrado diretamente pelos municípios, por empresa pública específica ou por empresa de economia mista criada para desempenhar especificamente essa função. Há ainda a possibilidade de ser objeto de concessão ou terceirizados junto à iniciativa privada. As concessões e terceirizações podem ser globais ou parciais, envolvendo um ou mais segmentos das operações de limpeza urbana. Existe ainda a possibilidade de consórcio com outros municípios, especialmente nas soluções para a destinação final dos resíduos (MONTEIRO et al., 2001). No Brasil, apesar de a sociedade ser responsável pela gestão e principalmente geração dos resíduos, ainda são os municípios os principais responsáveis pelo seu gerenciamento.
Deste modo, neste artigo, os autores buscam analisar a realidade do Sistema de Limpeza Urbana da cidade de Brumadinho, localizada na região metropolitana do estado de Minas Gerais, focando nos resíduos sólidos urbanos que, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (2010), são formados pelos resíduos domiciliares urbanos gerados nas atividades domésticas, somados aos resíduos de limpeza urbana, gerados na varrição, limpeza de logradouros e vias públicas.
METODOLOGIA
O presente estudo, foi realizado na cidade de Brumadinho, município que compõe um dos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais.
Buscou-se verificar o panorama do serviço de limpeza urbana do município, levando-se em consideração que o município possui programa de coleta seletiva e aterro sanitário licenciado.
A metodologia fundamentou-se em levantamento de dados secundários de fontes bibliográficas específicas sobre o tema, destes foram utilizados documentos oficiais como a Política Municipal de Saneamento Básico, Relatórios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, plano Diretor Municipal de Brumadinho, entre outros. Bem como por dados primários, na aplicação de questionários direcionados a funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável por 98% da coleta de resíduos sólidos domiciliares e comerciais da cidade e a colaboradores da empresa de consultoria técnica responsável pela revitalização do serviço de coleta seletiva do município com vistas a obter informações sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos e o funcionamento da coleta seletiva. 
Também foram utilizados textos científicos disponíveis na internet, publicações, consultas a sites, dentre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O município de Brumadinho-MG, possui área territorial de 639,434 km² e de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010 o município contava com uma população 33.973, sendo 5.326 correspondentes à população rural, a qual representa 15% da população total, e 28.687 correspondentes à população urbana, apresentando então, uma densidade demográfica de 53,13 hab./km2 (IBGE 2010). Conforme levantamento do instituto em 2021, a estimativa atual é de 41.208 habitantes residindo no município. (IBGE, 2021).
Figura 01: Mapa do município de Brumadinho. Fonte: Coletivo Mica (2022).
A cidade de Brumadinho-MG conta com Política Municipal de Saneamento, instaurada em 2016, onde consta em seu artigo 3º para os Serviços Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos: a coleta e transbordo, o transporte, a triagem para fins de reutilização ou reciclagem, o tratamento, inclusive por compostagem e a disposição final dos resíduos sólidos urbanos. Para os serviços de limpeza pública contam as atividades de varrição, capina, roçada, poda e atividades correlatas em vias e logradouros públicos e outros serviços constituídos por atividades pertinentes à limpeza pública urbana. (BRUMADINHO, 2016). 
Serviços da Limpeza Urbana em Brumadinho-MG
Os serviços de limpeza urbana da cidade de Brumadinho-MG possuem múltiplos comandos. Estão vinculados a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Brumadinho, a responsabilidade pelo trabalho de varrição de vias e logradouros públicos, coleta dos resíduos sólidos domésticos e comerciais que é realizado na sede, condomínios e nas comunidades rurais bem como a disposição final dos resíduos sólidos coletados. 
A coleta convencional de resíduo domiciliar e comercial é executada por empresa terceirizada contratada pela prefeitura e é realizada na sede, nos distritos e nos condomínios, por meio de caminhões compactadores. Já o serviço de varrição de vias e logradouros é dividido entre empresa terceirizada e por colaboradores da própria prefeitura municipal. Os equipamentos utilizados para as atividades estão divididos da seguinte forma: a empresa terceirizada possui 06 caminhões compactadores 15 m³, 01 retroescavadeira, 01 caminhão báscula e 01 caminhão carroceria que realiza a coleta dos resíduos volumosos como sofás, colchões etc. que são destinados ao aterro sanitário municipal. Já a prefeitura conta com 02 caminhões báscula, 01 mini carregadeira e 01 caminhão carroceria. (BRUMADINHO, 2022). 
Segue abaixo, tabela com as rotas e localidades atendidas dentro do município de Brumadinho.
Figura 02: Rotas de coleta domiciliar e comercial em Brumadinho-MG. Fonte: Brumadinho (2022).
O serviço de coleta seletiva do município é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente. Também fica a cargo da SEMA, as atividades de poda de árvores, supressão e limpeza de praças, limpeza em escolas, nas unidades do Programa de Saúde da Família - PSF e na Unidade de Pronto Atendimento - UPA. O setor conta 10 pessoas, todos colaboradores da prefeitura e possui uma caminhonete e um caminhão carroceria. O volume coletado é enviado ao aterro sanitário, mas devido à grande variação de voluma sazonal, não é possível precisar a frequência e o volume encaminhado. (BRUMADINHO, 2022).
Os resíduos provenientes dos Serviços de Saúde ficam sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibiliza de contrato com empresa especializada e certificada para destinação final. 
Já a coleta e disposição final dos resíduos de construção civil é realizada em sua maior parte por empresas que já possuem aterro licenciado no município especificamente para esta atividade. A prefeitura realiza através de contrato com empresa terceirizada, a coleta do remanescente destesresíduos, que são dispostos irregularmente em vias públicas. O volume que chega ao aterro sanitário varia conforme época do ano e é disposto em uma área específica dentro do aterro conforme o licenciamento ambiental do empreendimento. (BRUMADINHO, 2022).
O município também conta o serviço de compostagem dos resíduos orgânicos gerados. A atividade é realizada por colaboradores da própria prefeitura, em área reservada dentro do Aterro Sanitário Municipal. O volume de resíduos orgânicos coletados tem média de 100 ton/ mês. A compostagem é gerenciada pela Secretaria de Agricultura do município. (BRUMADINHO, 2022).
Coleta seletiva
A história da coleta seletiva no município de Brumadinho está atrelada à questão social e de saúde, uma vez que o início das atividades se iniciou com pacientes da saúde mental criando a primeira a associação de catadores de nome ASCAVAP – Associação de Catadores do Vale do Paraopeba, no ano de 1999. 
A ASCAVAP conta com 26 catadores de materiais recicláveis, que apresentam vulnerabilidade psicossocial, pois desde sua origem acolhe pessoas usuárias da rede de saúde mental do município, como forma de estimular seu desenvolvimento por meio da inserção no trabalho e geração de renda. (INSEA, 2019). 
Em 2022 surge no município mais uma associação, denominada Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumadinho - ASCABRUM, associação que iniciou suas atividades em Galpão cedido pela Prefeitura de Brumadinho dentro do Aterro Sanitário Municipal. A iniciativa veio da Secretaria de Meio Ambiente de Brumadinho - SEMA, como alternativa para inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social - CRAS, no processo de revitalização da Coleta Seletiva hoje existente no município. A nova associação conta atualmente com um grupo de 07 catadores. (IRR, 2022).
A coleta dos recicláveis que é realizada por meio de um caminhão carroceria próprio da prefeitura municipal, conta com o apoio de 01 motorista e 02 coletores, ambos colaboradores da própria prefeitura. 
Segundo o IRR (2022), o Serviço Municipal de Coleta Seletiva está passando por um processo de reestruturação e desde o mês abril de 2022, a Prefeitura de Brumadinho por meio da Secretaria de Meio Ambiente reassumiu o papel de gestão do serviço, contratando assessoria para as associações de coletores e reassumindo a responsabilidade de coletar o resíduo potencialmente reciclável e logo após disponibilizar os volumes devidamente catalogados e pesados para as Associações de Catadores ASCAVAP e ASCABRUM. 
 Atualmente a rota contempla todos os bairros da sede de segunda a sexta, cada bairro é atendimento uma vez por semana, e no sábado a coleta no distrito de Casa Branca. O instituto destaca que a coleta dos recicláveis aos sábados é uma prática adotada nesse processo de reestruturação do serviço, tendo o distrito municipal de Casa Branca como Projeto Piloto a ser disseminado para os demais distritos e povoados da zona rural. O volume médio coletado pelo caminhão é de 22 toneladas/mês. (IRR, 2022).
De acordo com o IRR (2022), o processo de divisão do material reciclável coletado, considerou que cada Associação deveria receber o material proporcional ao número de catadores, sendo estabelecido que a ASCAVAP receberia o material de segunda, quarta e sexta-feira (rotas já consolidadas) e a ASCABRUM passando a receber os dias de terça, quinta e sábado.
Figura 03: Calendário da Coleta Seletiva em Brumadinho. Fonte: IRR (2022).
Aterro Sanitário
O município de Brumadinho-MG, possui Aterro Sanitário licenciado desde a data de 19/12/2011 para a atividade de “tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos urbanos”, e iniciou sua operação no dia 01/01/2012. Atualmente possui licença ambiental com validade até o ano de 2025 para as atividades de “tratamento e/ou disposição final de resíduos sólidos urbanos” e “aterro e/ou área de reciclagem de resíduos classe A da construção civil e/ou áreas de triagem, transbordo e armazenamento transitório de resíduos classe “A” da construção civil e volumosos”. As operações do Aterro Sanitário se deram inicialmente por gestão e operação da própria prefeitura e desde o ano de 2019 a operação passou a ser realizada por empresa terceirizada ficando somente a administração por responsabilidade da prefeitura por meio de sua Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos. (BRUMADINHO, 2022).
Diariamente todos os resíduos recebidos, aterrados e/ou movimentados no aterro sanitário de Brumadinho são pesados junto à sua guarita e à sua balança rodoviária, tendo sido iniciados estes registros de forma consolidada e permanente em 01 de janeiro de 2016. (NOVO MEIO ENGENHARIA, 2021).
Segundo Novo Meio Engenharia (2021), com base nas populações urbana de 38.838 e um total de 42.068 habitantes, contando a população da zona rural, as taxas em peso de recebimento per capita de resíduos dos serviços urbanos são iguais a 0,778 kg/hab.dia e 0,719 kg/hab.dia, respectivamente. 
Deste modo, o volume coletado e disposto no aterro sanitário tem média de 31 ton/dia. Considerando-se 26 dias trabalhados por mês, 12 meses ao ano, o volume total tem média de 9.710 ton/ ano. Em relação ao licenciamento ambiental do empreendimento em questão, ressalta-se que a sua Licença de Operação – LO prevê a operação para uma capacidade máxima de 41,86 ton/dia. Comparando-se a capacidade total de aterragem com os volumes atuais recebidos, concluiu-se que a atual estimativa de vida útil para o empreendimento é de aproximadamente mais 18 - 19 anos a partir de 2021. (BRUMADINHO, 2022).
Figura 04: Frente da Unidade de Aterragem RSU Brumadinho. Fonte: Novo Meio Engenharia (2021).
CONCLUSÃO
Os dados aqui apresentados, mostram que ao contrário do cenário de muitas cidades do país, o município de Brumadinho-MG, conta com aterro sanitário licenciado para a correta disposição final dos resíduos sólidos gerados e coletados, e segundo os dados levantados, estima-se que o aterro tem vida útil de aproximadamente mais 18 - 19 anos a partir do ano de 2021.
Ao se considerar que os serviços de coleta de resíduos domiciliares e comerciais e varrição de logradouros públicos acontecem diariamente na sede do município e três vezes na semana na zona rural se pode considerar que os serviços prestados tem uma boa frequência. 
Com relação a coleta seletiva, foi possível constatar que está restrita à sede municipal, ficando ainda excluídos o atendimento nas regiões de zona rural, com exceção do distrito de Casa Branca e há de se considerar que a região é extensa e produz volume considerável de materiais recicláveis. De todo modo, apesar de se fazer necessário a melhoria da qualidade e a expansão para todo o município, foi possível verificar que o serviço de coleta seletiva está em fase de reestruturação e vem buscando aperfeiçoamento administrativo junto as associações hoje existentes. 
Por fim, os estudos realizados confirmaram a importância da gestão dos resíduos sólidos urbanos e após o diagnóstico levantado, pode-se afirmar que a população do município vem sendo atendida de forma satisfatória no que tange os serviços de limpeza urbana.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 03 ago. 2010.
BRUMADINHO. Prefeitura Municipal. Terra Vision Geotecnologia e Geoinformação. Plano Diretor Municipal de Brumadinho – Diagnóstico do Município / Etapa Leitura da Cidade. 2011, 198p.
BRUMADINHO. Prefeitura Municipal. Política Municipal de Saneamento Básico. 2016. Disponível em: https://brumadinho.mg.gov.br/app-home/api_modulos/gestao/arquivos/13/82/ 1334752582.pdf. Acesso em: 22 ago. 2022.
BRUMADINHO, Prefeitura Municipal. Diagnóstico do serviços de poda, capina, limpeza de praças e coleta seletiva do Município de Brumadinho. Brumadinho: Acervo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho, 2022.10p.
BRUMADINHO, Prefeitura Municipal de. Diagnóstico do sistema de limpeza urbana do Município de Brumadinho. Brumadinho: Acervo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, 2022. 20p.
CASTILHOS JUNIOR, A.B. Resíduos Sólidos Urbanos: aterro sustentável para municípios de pequeno porte. Rio de Janeiro: ABES, 2003. 280p.
COLETIVO MICA. Escuta, diálogos e ações: o poder das alianças no território de Brumadinho. Disponível em: https://www.coletivomica.org/single-post/escuta-di%C3%A1logos-e-a%C3%A7%C3%B5es-o-poder-das-alian%C3%A7as-no-territ%C3%B3rio-de-brumadinho. Acesso em: 19 ago. 2022.
FRANCO, R.M. O ICMS Ecológico: um instrumento econômico da gestão ambiental – o exemplo de Minas Gerais. in: municípios e meio ambiente – perspectivas para a municipalização da gestão ambiental no brasil. São Paulo: Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, 1999. 19-31p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE 2010 http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=1766. Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas. Acesso em/ 18 ago. 2022.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/brumadinho/panorama; e https://www.ibge.gov.br/ cidades-e-estados/mg/brumadinho.html. Panorama Brumadinho. Acesso em 17 ago.2022.
INSTITUTO NENUCA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – INSEA. Página oficial do instituto. Disponível em: http://www.insea.org.br/apoio-emergencial-a-catadores-de-brumadinho/. Acesso em 23 ago. 2022.
INFOSANBAS. Informações contextualizadas sobre saneamento no Brasil. Disponível em: https://infosanbas.org.br/municipio/brumadinho-mg/#indicadores. Acesso em: 17 ago. 2022.
INTITUTO DE REFERÊNCIA EM RESÍDUOS - IRR. Acervo da secretaria municipal de meio ambiente. Reestruturação da coleta seletiva municipal. 2022.
KARAK, T.; BHAGAT, R. M.; BHATTACHARYYA, P. Municipal solid waste generation, composition, and management: The world scenario. Critical Reviews in Environmental Science and Technology, v. 42, n. 15, p. 1509–1630, ago. 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/10643389.2011.569871. Acesso em: 18 ago. 2022.
LEI Nº 12.305/2010 DA PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólido; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acesso em 16 ago. 2022.
MONTEIRO, José Henrique Penido et al. (2001) Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro: IBAM/SEDU, 200p. Disponível em http://www.resol.com.br/cartilha4/manual.pdf. Acesso em 24 ago. 2022. 
NOVO MEIO ENGENHARIA. Aterro Sanitário de Brumadinho. Relatório semestral de automonitoramento. 2021. 23p. 107p.
PARANÁ. Unidades de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos. 2012. Disponível em: http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2013/06/27/15_32_13_932_apostila_rsu_mppr. pdf. Acesso em Agosto de 2015.
Dia ColetaTipoLocalRegião
ROTA DA COLETA - RESÍDUOS DOMICILIAR/COMERCIAL
Segunda a Sábado 07: 
00 ás 16:00 hs
Compactador
São Conrado - Santo Antônio - Santa Cruz - Centro - São Bento - Silva Prado - Aurora - 
Planalto - Regina Célia - Salgado Filho - Bela Vista - Jota - Supermercado Super Luna - 
Grajaú - Barroca - Nova Barroca - Presidente - Santa Efigênia - São Sebastião - Ipiranga - 
Centro - Carmo - Lourdes - Estela Passos - Supermercado BH - Restaurante Dona Carmita - 
Restaurante Fazendinha - UPA - Prosider - Hotel Estrada Real - Terminal Serra Azul - 
Mineração Ferrous - Inhotim - Cohab - Progresso I e II - Pio XII - Dom Bosco - Sol Nascente 
- São Judas Tadeu - Pinheiros - Residencial Bela Vista - Conceição de Itaguá - Córrego Frio - 
Retiro do Brumado - Canto do Rio - Centro - Condomínio Asa Ville - Córrego do Barro - 
Córrego Fundo - Tejuco - Mineração Tejucana - Mineração Mineral do Brasil - Parque do 
Lago - Parque da Cachoeira - Condomínio Beira Rio
Sede
Melo Franco - Bananal - Toca de Baixo - São José do Paraopeba - Marinhos - Massangano - 
Gomes - Casinhas - Sapé - Colégio - Ribeirão - Canela - Coronel Eurico - Lagoa - Coleta 
noturana área central.
Zona Rural
Terça / Quinta e Sábado 
07: 00 ás 16:00 hs
Córrego de Almas - Capota - Fazenda Estiva - Samambaia - Barreiro de Baixo - Barreiro de 
Cima - Chácara - Suzana - trilha dos Tropeiros - Campinho - Gorduras - Carneiros - Caixote - 
Braga - Canela - Palhano - Quintiliano - Restaurante Rancho do Peixe - Grotão
Segunda / Quarta / Sexta-
feira 07: 00 ás 16:00 hs
Compactador
Casa Branca - Córrego do Feijão - Canta Galo - Alberto Flores - Retiro do Chalé - Recanto 
da Serra - Córrego Ferreira - Piedade do Paraopeba - Marques - Grota do Tatu - Aranha
Segunda / Quarta / Sexta-
feira 12: 00 ás 19:00 hs
Compactador
Condomínio Quintas do Brumado - Condomínio Quintas do Rio Manso - Mato Dentro - Águas 
Claras - Eixo Quebrado - Aroucas - Fazenda Bahia - Toca de Cima - Maricota - Ponte das 
Almorreimas - Pires - Coleta noturna área central.
Zona Rural
Terça / Quinta e Sábado 
12: 00 ás 19:00 hs

Continue navegando