Buscar

536530 - HOMEM E SOCIEDADE 2.docx com gabarito 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	A
	2
	C
	3
	D
	4
	A
	5
	B
	6
	D
	7
	C
	8
	E
	9
	C
	10
	A
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 536530 - HOMEM E SOCIEDADE
Questão 1: O termo Culture aparece no século XIX, usado por Edward Tylor tomado em seu amplo sentido etnográfico que inclui:
I. Conhecimentos, crenças e arte.
II. Moral, leis e costumes.
III. Capacidades ou hábitos adquiridos pelo homem.
IV. A carga genética determinada biologicamente.
Escolha a alternativa correta:
A) Estão corretas as afirmativas I, II e III. 
B) Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
C) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
D) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
E) Estão corretas as afirmativas I e II.
Questão 2: Sobre o ser humano, o correto é afirmar que: 
A) é explicado totalmente pelo pensamento científico, a verdadeira forma de conhecer o mundo.
B) eve ser estudado pela ciência, já que esta possui um nível de precisão maior que outros saberes e explica toda a realidade, sem lacunas.
C) é resultado de múltiplas práticas e defini-lo em suas várias dimensões requer o recurso a diversos saberes.
D) é o único animal que se comunica e tem associações.
E) é explicado apenas por conhecimentos provenientes do criacionismo.
Questão 3: Sobre os determinismos, pode-se afirmar que:
A) as teorias deterministas são recentes e apresentam ideias até então eram desconhecidas.
B) essas teorias explicam cientificamente a existência de países de terceiro mundo.
C) o processo de endoculturação se encontra com essas barreiras quase intransponíveis.
D) o processo de endoculturação, para a antropologia, é muito mais importante que a biologia e a climatologia (elementos básicos das abordagens deterministas correspondentes a estas ciências) para determinar o comportamento humano.
E) são as construções intelectuais mais robustas e completas para se compreender os processos sociais, posto que, ao utilizarem os raciocínios de base linear, sejam mais eficazes para dar conta da complexidade das culturas.
Questão 4: A vida no campo (cultura de base rural) e o trabalho na agricultura (geografia e economia agrárias) podem ser compreendidas pela antropologia. Assinale a questão que apresenta uma abordagem dos elementos citados pela antropologia.
A) Pode-se perceber a integração simbólica dos aspectos biológicos (ritmos orgânicos do corpo, das sementes e animais empregados), astronômicos (movimento dos astros, como a lua, o sol, as estrelas), geográficos ( as formas de relevo e de hidrografia, a relações de distância ) e econômicos (valores de uso e de troca dos produtos cultivados), respectivamente, para marcação do tempo, atribuição de significado às localizações, valores dos objetos familiares e para uso ou venda.
B) O preço da terra é um fator limitante à fixação das famílias à terra.
C) Os movimentos pela posse da terra devem ser interpretados política e economicamente.
D) A produção brasileira tem vivido números recordes.
E) O trabalhador do campo sofre muitas dificuldades sazonais, ligadas ao clima e ao consumo. 
Questão 5: Nesse período, os grupos humanos sobreviveram lascando uma pedra na outra para conseguir objetos pontiagudos e cortantes que serviam como arma de caça, como raspador de alimentos ou que tivessem qualquer utilidade para a vida humana. Essas características se referem ao período denominado:
A) Neolítico.
B) Paleolítico.
C) Metalização.
D) Revolução agrícola.
E) Pré-histórico.
Questão 6: Quanto à “Proibição do incesto”, leia o trecho do livro-texto a seguir e assinale a alternativa que apresente uma afirmação falsa sobre essa noção, para a evolução do ser humano.
A proibição do incesto: passagem da natureza para a cultura.
“Dois dos mais influentes pensadores do século XX procuraram dar uma resposta à questão sobre a regra fundadora da cultura: Claude Lévi-Strauss e Sigmund Freud - ainda que fundadores de escolas de pensamento tão distintas, como a antropologia estruturalista e a psicanálise, e partindo de pressupostos teóricos diversos - reconheceram na proibição das relações sexuais incestuosas a regra que é o princípio de uma ordem que leva o ser humano a superar suas condições naturais de existência, resultando no surgimento da cultura como condição da espécie.” (In: Passador, L. H. “A noção de regra”, in Guerriero, S. Antropos e psique - o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho d´Água, 2005).
A) A proibição do incesto indica que em determinado momento da nossa evolução começou a existir a noção de família e parentesco. Os outros mamíferos não possuem essa noção e, eventualmente, pode haver cruzamentos entre irmãos ou entre pais e filhos.
B) A proibição do incesto como fenômeno humano tem muita importância, pois representa que nossa espécie abandonou o impulso sexual instintivo, uma vez que os instintos básicos de sobrevivência de qualquer espécie são alimentação, abrigo e reprodução. O fato de o ser humano estabelecer uma noção moral sobre os instintos indica a relevância de compreender cientificamente suas origens e seu impacto em nosso comportamento.
C) A troca de mulheres proporcionou uma mudança histórica para a humanidade. Os laços de reciprocidade entre pessoas antes estranhas e que por meio do casamento se tornam solidários por toda a sua vida, representam o parentesco.
D) A proibição do incesto ocorreu por pressão da Igreja às comunidades, pressão à qual ao grupos sociais não resistiram, cedendo, pois, à nova regra e aproximando-nos de nossos instintos.
E) Por que a antropologia afirma que a proibição do incesto é importante para entender a cultura humana? O humano é a única espécie que tem como princípio em seu comportamento sexual/reprodutivo evitar contato com pessoas que são consideradas parentes. É uma regra universal. Mas essa proibição não atinge todas as culturas da mesma forma pela simples razão de que a atribuição de parentesco não é universal. A consanguinidade biológica não é o único fator que afirma quem é ou não parente entre si.
Questão 7: Sabemos que ao longo da história, quando as diferentes sociedades são colocadas em contato, acabam de alguma forma se influenciando culturalmente, ou seja, “trocam” ou adotam hábitos umas das outras. Com a chamada “globalização”, um dos efeitos sobre esse fenômeno é o que segue:
A) As diferentes culturas do mundo não possuem mais nenhuma tradição ou originalidade, pois o efeito mais marcante da globalização foi o de homogeneizar as culturas, tornando-as todas idênticas.
B) As diferentes culturas do mundo se fecharam para as possíveis influências externas, pois a globalização é um fenômeno econômico que impõe barreiras alfandegárias como forma de garantir o crescimento do mercado.
C) Existe uma influência cultural maior dos países mais ricos sobre os mais dependentes economicamente, entretanto em nenhuma época histórica anterior houve maior aceitação que agora, de influências mútuas.
D) Antes da globalização, os países mais tradicionais e mais dependentes é que influenciavam de forma mais intensa os países mais ricos e modernos; agora o que acontece é o inverso.
E) A globalização é um fenômeno que possibilita o isolamento cultural dos povos mais tradicionais, e aumenta o ritmo de mudança de hábitos nos países mais ativos economicamente no chamado “mercado global”.
Questão 8: Inicialmente o conceito de cultura esteve vinculado à ideia de evolução e progresso, como um conjunto complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, o direito, os costumes e as outras capacidades ou os hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade (LARAIA, 2002). Esse conceito deu origem ao ( à ):
A) Teoria Culturalista.
B) Darwinismo Social.
C) Ciência Antropológica.
D) Teoria da Seleção Natural.
E) Teoria Evolucionista.
Questão 9: Sobre Antropologia Social, é correto afirmar:
A) É a Ciência que estuda as sociedades humanas em suas realizações tangíveis (materiais).
B) Está focada no estudo do homem e nos seus feitos culturais.
C) É uma das ciências da sociedade,voltada à compreensão do comportamento humano orientado pela cultura.
D) É o estudo do homem e de sua evolução.
E) Constitui a compreensão da vida imaterial das diferentes sociedades.
Questão 10: Se compararmos o período anterior ao fenômeno da globalização cultural com os dias atuais, a principal diferença em relação à forma como os símbolos de cada cultura operam para influenciar seus indivíduos é correto afirmar:
A) Anteriormente à globalização os símbolos de uma cultura eram mais “enraizados”, ou seja, faziam parte do lugar onde um povo desenvolve seus costumes, e hoje eles estão mais “desenraizados”, ou seja, estão presentes em muitos lugares.
B) Hoje em dia é mais difícil para uma pessoa de qualquer cultura ser influenciado por símbolos de outras culturas do que antes, principalmente porque a intensificação das trocas através do mercado de consumo estimula apenas as tradições culturais.
C) Com a globalização há uma troca cultural que iguala as culturas do mundo todo, e antes da globalização existia uma diversidade cultural maior.
D) Como a criação e transmissão dos símbolos são processos determinados geograficamente e biologicamente, a globalização não afetou a forma como eles influenciam os indivíduos.
E) Podemos afirmar que a globalização colocou um fim ao multiculturalismo, pois intensificou a padronização cultural.

Continue navegando