Buscar

gabi

Prévia do material em texto

Escola Tito Pereira de Oliveira 
Alunos: Gabriela Januário de Lima, Eriky Francisco, Maria Julia Aguiar e Yane Fernanda.
Celina Guimarães Viana, foi uma professora do estado do Rio Grande do Norte conhecida como a primeira mulher a votar no Brasil e América Latina em 1928. O voto feminino, foi conquistado por meio da luta de movimentos em especifico o movimento sufragista que defendia o reconhecimento da cidadania feminina por meio do direito de votar e ser votada. Celina foi e representa um grande marco na história eleitoral brasileira, a mesma representou milhares de mulheres pelo simples ato de ter votado numa época em que piadas eram feitas a respeito da capacidade das mulheres de lidarem com a política e onde se defendia que o lugar das mulheres era em casa (tais piadas ainda estão presentes no cotidiano da sociedade brasileira em pleno 2021).
Um dos países no qual os direitos femininos são limitados é a Arábia Saudita pais em que as mulheres só puderam votar em 2015, até então o país era o último no mundo a negar este direito, sendo um dos países com maior desigualdade entre homens e mulheres ocupando a 141ª posição entre os 144 países pesquisados. Um dos pontos que mais chama a atenção esta relacionado com o estupro, onde a vítima em quem recebe a culpa e punição pois, a mulher é quem é culpada por sair de casa sem estar acompanhada por um homem ou ter ficado sozinha com um. Sendo assim, memos tendo conquistado o direito a voto, a mulheres Sauditas ainda não tem leis que favoreçam os seus direitos e que defendam seus interesses.
 No Brasil, uma das grandes conquistas femininas é a Lei Maria da Penha, criada com o intuito de punir homens que comentem algum tipo de agressão contra uma mulher. Entretanto, o Brasil ainda é um dos países onde diariamente as mulheres são agredidas e mortas, o feminicídio agora é pauta de muitas discursões e também é cada vez mais presente no noticiário, logicamente mostrando as vítimas. A violência contra as mulheres ainda infelizmente é um problema sem solução no brasil que é um pais sexista e machista, no qual o sistema jurídico além de lento é falho, além da escassez de medidas que defendam e protejam nossas mulheres.

Continue navegando