Buscar

Rally do conhecimento - Tarefa 3

Prévia do material em texto

Pontuação desta tentativa: 7 de 10
Enviado 6 out em 18:59
Esta tentativa levou 1.372 minutos.
 
Pergunta 1
1 / 1 pts
Leia o texto, observe e compare as imagens e avalie a tabela a seguir:
 
Em consulta ao Portal do Senado Federal a respeito do tema intolerância religiosa, dois registros de ideias legislativas chamam a atenção. A primeira, datada de 18 de outubro de 2017, propunha a proibição da entrada de Muçulmanos jihadistas em solo brasileiro (1). A segunda, de 11 de janeiro de 2018, sugeria a Criminalização da Cristofobia, sob a argumentação de que o cristianismo vinha sendo combatido ferozmente por meio de uma perseguição moral e até física pelos adeptos do marxismo cultural (2). Ambas as ideias, propostas por Walmensy Nilber Palheta da Silva, do estado do Amazonas, foram encerradas por falta de apoio suficiente para entrar em debate. Em 2020, o presidente Jair Bolsonaro, no discurso de abertura da 75ª edição da Assembleia Geral da ONU, pediu apoio à comunidade internacional no combate à "cristofobia" (aversão a Cristo e ao cristianismo em geral), assim disse: “A liberdade é o bem maior da humanidade. Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia” (3).
 
Fontes:
(1) Ideia Legislativa: Muçulmanos jihadistas devem ser proibidos de entrar em solo brasileiro. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=77189Links para um site externo. Acesso em: 02 set. 2022.
(2) Ideia Legislativa: Criminalização da Cristofobia. Senado Federal. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=90162Links para um site externo. Acesso em: 02 set. 22.
(3) Bolsonaro pede combate a cristofobia e elogia Trump em discurso na ONU. UOL Notícias, 22 set. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/09/22/bolsonaro-pede-combate-a-cristofobia-e-elogia-trump-em-discurso-na-onu.htmLinks para um site externo.. Acesso em: 02 set. 22.
 
Imagem I:
Fonte: PAULO, P. P. Ato anti-imigração na Paulista foi contra a lei, dizem especialistas. G1, 05 mai. 17 Disponível em: https://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/ato-anti-imigracao-na-paulista-foi-contra-a-lei-dizem-especialistas.ghtmlLinks para um site externo.. Acesso em 02 set. 2022.
 
Imagem II:
Fonte: PREITE SOBRINHO, W. Denúncias de intolerância religiosa triplicam em 5 anos no estado de SP. UOL Notícias, 18 abr. 22. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/04/18/intolerancia-regiliosa-estado-de-sao-paulo-umbanda-candomble-evangelicos.htmLinks para um site externo.. Acesso em 02 set. 2022.
 
Tabela:
 
Fonte: PAULUZE, T. Brasil registra três queixas de intolerância religiosa por dia em 2022; total já chega a 545 no país. G1, 22 jul. 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/07/22/brasil-registra-tres-queixas-de-intolerancia-religiosa-por-dia-em-2022-total-ja-chega-a-545-no-pais.ghtmlLinks para um site externo. Acesso em 02 set. 22.
 
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
  
Os números do ranking de denúncias por religião entre 2021 e 2022 corroboram com o argumento de que existe um risco efetivo à integridade dos cristãos no Brasil.
 
  
Com base nos dados apresentados, é plausível afirmar que quanto maior o número de adeptos a uma determinada religião, maiores serão os casos de intolerância religiosa contra aquele grupo.
 
  
O ato anti-imigração retratado na Imagem I deve ser entendido como um ato de liberdade de expressão de uma parcela oprimida da população brasileira identificada com os valores nacionais, dentre eles a religiosidade cristã.
 
  
Os ataques às casas de Umbanda e Candomblé, com a destruição de imagens e símbolos de seus adeptos, são atos isolados e não representam um risco à integridade das pessoas que expressam esses valores religiosos.
 
  
A maioria de casos de intolerância religiosa no Brasil se dá contra as religiões de matriz africana, cujo número de adeptos representa apenas 0,3% da população brasileira, segundo os dados do IBGE.
 
A alternativa está correta, pois os dados apontados evidenciam que a maioria de casos de intolerância religiosa no Brasil se dá contra as religiões de matriz africana, cujo número de adeptos representa apenas 0,3% da população brasileira, segundo os dados do IBGE.
 
IncorretaPergunta 2
0 / 1 pts
Analise as imagens a seguir:
Gráfico sobre o crescimento do mercado de veículos elétricos no mundo
Fonte: Aprenda tudo o que você precisa saber sobre baterias de carros elétricos. Iberdrola. Disponível em:  https://www.iberdrola.com/inovacao/baterias-de-carro-eletricoLinks para um site externo. . Acesso em: 21 set. 2022.
Infográfico sobre impacto da fabricação do jeans
Fonte: COSTA, C. Clima: como reduzir o impacto dos seus hábitos no meio ambiente, de roupas a comida. BBC Brasil, 27 nov. 2017. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-42005695Links para um site externo. . Acesso em: 21 set. 2022.
Considerando as informações, avalie as afirmações abaixo:
I. A fabricação de produtos pode causar inúmeros tipos de impactos ambientais, por isso a importância de conhecer e minimizar tais impactos, por meio do desenvolvimento responsável e sustentável.
II. Segundo previsões expostas no gráfico, em 2030 os Estados Unidos será o maior produtor de carros elétricos no mundo, o Japão o segundo e a China o terceiro.
III. A substituição dos carros movidos a combustão por automóveis elétricos é uma importante iniciativa, porém é necessário ampliar as iniciativas de sustentabilidade em diversos setores e áreas da sociedade.
IV. A produção de calças jeans pouco impacta na sustentabilidade, haja visto que 10.000 litros de água são economizados em todo o processo. Ademais, a matéria-prima do jeans é renovável, preservando os recursos naturais.
É correto o que se afirma em:
  
I, II, III e IV.
 
  
II e III, apenas.
 
A alternativa está incorreta, pois apenas as afirmações I e III estão corretas.
A afirmação I está correta, pois a fabricação de produtos pode causar inúmeros tipos de impactos ambientais, por isso a importância de conhecer e minimizar tais impactos, por meio do desenvolvimento responsável e sustentável.
A afirmação II está incorreta, pois conforme observamos no gráfico, na faixa que corresponde ao ano de 2030, a cor que representa o maior produtor é o da China. Os Estados Unidos aparecem depois de “Outros países” em uma quantidade semelhante a Europa. Já o Japão aparece como o menor produtor de carros elétricos.
A afirmação III está correta, pois a substituição dos carros movidos a combustão por automóveis elétricos é uma importante iniciativa, porém é necessário ampliar as iniciativas de sustentabilidade em diversos setores e áreas produtivas.
A afirmação IV está incorreta, pois segundo dados da imagem 10.000 litros de água podem se perder, e não preservados, na produção de calça jeans, o que equivale a 200 banhos de 6 minutos, em média. Além disso, o algodão, principal matéria-prima do jeans não é renovável, haja vista que são usados 10 m2 de uma plantação de algodão para fazer um par de jeans, e ainda 2,5% de toda a terra cultivável do mundo é utilizada para o plantio de algodão, o que corresponde a uma área do tamanho da Califórnia.
  
I e III, apenas.
 
  
I, II e IV, apenas.
 
  
II e IV, apenas.
 
 
IncorretaPergunta 3
0 / 1 pts
Leia o texto a seguir:
Em 02 de outubro deste ano, os eleitores habilitados deverão comparecer às zonas eleitorais para registrar seus votos na urna eletrônica. O segundo turno do processo eleitoralLinks para um site externo. ocorrerá no dia 30 de outubro de 2022, caso seja necessário. 
De acordo com a Constituição Federal, o voto é obrigatório para os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos, e facultativo para pessoas com mais de 16 anos. Quem não participar do processo eleitoral e não justificar estará sujeito à multa. 
Nestas eleições, o cidadão vota para eleger representantes em cinco cargos, são eles: Presidente da República, Governador do Estado,Deputado Federal, Deputado Estadual e Senador. 
O Senado, onde atua o Senador, é considerado a Câmara Alta do Poder Legislativo Federal, compondo o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados. Também com status de Casa revisora, o Senado tem uma grande diferença em relação à Câmara: os mandatos são de oito anos, enquanto na Câmara o mandato dura quatro anos. Outra grande diferença do Senado em relação à Câmara é que, pela Constituição, o Senado representa os Estados (incluindo o DF), enquanto a Câmara representa o povo. Isso tem um impacto direto na representação, pois, por conta desse critério, o número de representantes por cada Estado na Câmara varia entre oito e 70 deputados. Já no Senado, cada Estado tem três senadores, independentemente do tamanho da população de cada um.
Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.
  
Os Senadores serão eleitos preenchendo o critério de variação do número de habitantes por cada Estado.
 
  
Os Senadores serão eleitos preenchendo a vacância de 1/3, como prevê as renovações alternadas no Senado.
 
  
Os Senadores serão eleitos preenchendo as três vagas, como preveem as renovações no Senado.
 
  
Os Senadores serão eleitos preenchendo a vacância de 2/3, como preveem as renovações alternadas no Senado.
 
  
Os Senadores serão eleitos preenchendo apenas uma vaga, como preveem as renovações no Senado.
 
Alternativa incorreta. As renovações no Senado se dão alternadamente, elegendo em uma eleição 2/3 e na outra 1/3. Em nenhuma eleição se dá a renovação das três vagas ao mesmo tempo. A alternativa correta é a que diz que os Senadores serão eleitos preenchendo a vacância de 1/3, como prevê as renovações alternadas no Senado. Conforme o texto aponta, no Senado, cada Estado tem três senadores, independentemente do tamanho da população de cada um. Mas, apesar do mandato de Senador ser de oito anos, os processos eleitorais ocorrem a cada quatro anos. Isso porque as renovações se dão, alternadamente, por 2/3 (como foi em 2018) ou 1/3 (como será em 2022).
 
IncorretaPergunta 4
0 / 1 pts
Leia o texto a seguir:
O tema da liberdade de expressão aparece em duas matérias na edição do dia 28/08/2022 do jornal O Estado de S. Paulo. Uma delas consta no caderno Aliás, a propósito, sobre Newton, recém-lançado livro de Luís Francisco Carvalho Filho:
sobre um imbróglio jurídico envolvendo um escritor, cujo nome dá título à narrativa. Num primeiro momento, seu crime foi ter escrito um texto ficcional em que faz certas afirmações incômodas, uma delas a respeito do extermínio de animais domésticos sem coleira de “identificação fornecida pela prefeitura”. Em sua defesa, Newton alega que seu “blog navega entre ficção e realidade. É um personagem quem diz. Eu não digo nada”. 
Só essa afirmação já daria ensejo a uma série de debates que vai da separação entre ficção e realidade aos limites éticos dos textos ficcionais. O escritor é processado por um grupo de pessoas, mas não tem como se defender.
Na outra matéria, o tema da liberdade de expressão aparece, dessa vez longe da chave ficcional, mas envolvendo igualmente um imbróglio jurídico: as crescentes ações na Justiça com alegações de gordofobia:
Em um dos casos de São Paulo, julgado no dia 20 de maio na 2.ª Vara do Fórum Regional de Santo Amaro, a técnica de enfermagem D. procurou a Justiça depois de ser ofendida moralmente por uma médica na unidade de saúde em que ambas trabalhavam. A vítima relatou que, por várias vezes, a médica impediu que ela usasse uma cadeira da área de atendimento, pois poderia “quebrá-la”. “Você é muito gorda, vai quebrar a cadeira de minha amiga. Já não disse para você pegar outra cadeira mais forte?”
Na defesa, a médica alegou que teve apenas cuidado e não intenção de ofender, mas a juíza Andrea Ayres Trigo entendeu que houve gordofobia e ela foi condenada a pagar R$ 10 mil à vítima. “E nem se fale que a ré apenas exerceu o seu direito de liberdade de expressão, visto que a liberdade de expressão se limita ao atingir a honra e a imagem da pessoa, devendo, assim, ser reconhecido o ato culposo da requerida, bem como o abalo moral sofrido pela requerente”, escreveu.
O tema da liberdade de expressão esteve em pauta em outro contexto, no dia 28/08/2019, momento em que o Legislativo derrubou o veto do Executivo sobre a lei 13.834, de 2019, mantendo a proposta original de tornar crime a disseminação de notícias falaciosas, as fake news, com finalidade de interferir no processo eleitoral. Para a derrubada do veto, o debate então, há exatos 3 anos antes da publicação de ambas as matérias, girava em torno do conflito existente entre a liberdade de expressão (entendida como um direito de qualquer pessoa se manifestar), a possibilidade de crítica (entendida como um direito de resposta de quem se sente atingido por tal manifestação) e a necessidade de autoria (entendida como o dever de se assumir uma posição manifestada).
Considerando as três situações envolvendo o tema da liberdade de expressão, avalie as afirmativas abaixo:
I. No livro, quando Newton diz: “É um personagem quem diz. Eu não digo nada”, ele tenta se livrar da necessidade de autoria por se tratar de um texto ficcional, mas a matéria do jornal não considera isso passível de debate.
II. No caso de gordofobia, quando a médica diz que não teve intenção, ela ignora a necessidade de autoria para evitar a possibilidade de crítica.
III. Nas três situações, procura-se circunscrever a liberdade de expressão dentro de limites éticos.
É correto o que se afirma em:
 
  
II e III, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
  
I, II e III, apenas.
 
Alternativa incorreta, pois somente as afirmativas II e III estão corretas.
A afirmativa I não está correta, pois, ainda que no livro o personagem Newton tente se ver dispensado da necessidade de autoria pelas informações incômodas emitidas num texto ficcional, a matéria diz que a afirmação de que ele não disse nada “daria ensejo a uma série de debates [...] aos limites éticos dos textos ficcionais”.
A afirmativa II está correta, pois, ao invocar não ter tido intenção, a médica tenta evitar a assunção de plena autoria de sua fala. Mediante esse expediente, ela até consegue na sentença, que seu ato não seja qualificado como doloso, porém, mesmo sem intenção, fica marcada a sua responsabilidade na qualificação de ato culposo.
A afirmativa III está correta, pois o livro traz o debate do limite ético, mesmo no campo ficcional. A sentença do caso de gordofobia é baseada justamente na identificação do limite ao ser atingida a “honra e imagem”, com efeito de “abalo moral”, e o debate diante da proposta de criminalização das fake news traz a possibilidade de crítica e a necessidade de autoria como conceitos que trazem contraponto ao conceito de liberdade de expressão.
  
I, apenas.
 
  
II, apenas.
 
 
Pergunta 5
1 / 1 pts
Leia o texto a seguir:
Os candidatos à Presidência da República nas eleições de 2022Links para um site externo. já estão aptos a pedir votos e fazer campanha pelo país. Até o momento, doze candidatos a presidente estão na disputa, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da SilvaLinks para um site externo. (PT) e a o atual mandatário Jair BolsonaroLinks para um site externo. (PL), respectivamente primeiro e segundo colocados nas pesquisas.
Porém, entre os 12 nomes oficializados pelos partidos, dois podem ser impedidos de concorrer de fato à eleição em outubro. Tanto o coach Pablo Marçal (PROS) quanto o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) podem ficar de fora do pleito de outubro, a depender de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSELinks para um site externo.).
Antes do início da corrida eleitoral, João DoriaLinks para um site externo. (PSDB) e Sergio MoroLinks para um site externo. (União Brasil) abandonaram suas pré-candidaturas para presidente. Depois foi a vez de Luciano BivarLinks para um site externo., que anunciou o plano de ser novamente candidato a deputado federal. Logo em seguida quem desistiu da corrida presidencial foi André JanonesLinks para um site externo., que em 4 de agostoanunciou apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O primeiro turno das eleições 2022 está marcado para 2 de outubro, enquanto o segundo, caso necessário, ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.
Fonte: FERNANDES, D.; VIANA, J. Confira quem são os candidatos a presidente da República em 2022. Jota, 23 ago. 2022. Disponível em: https://www.jota.info/eleicoes/candidatos-a-presidencia-em-2022-quem-sao-23082022Links para um site externo. . Acesso em: 09 set. 2022. Adaptado.
 
Considerando as reflexões apresentadas, assinale a opção correta.
  
O fato de se realizar eleições para preencher a vaga de presidente do país, no Palácio do Planalto, demonstra uma alternância no poder, que é típico de formas de governos republicanos.
 
A alternativa está correta.
O Brasil segue um sistema de governo caracterizado pela alternância no poder de tempos em tempos. Tal fato se realiza por meio da escolha de um candidato por eleições, na qual o povo tem a possibilidade de manifestar-se de forma democrática, característica de formas de governos republicanos.
  
Por seguirmos um sistema parlamentar, o poder emana da vontade popular por meio das eleições. O presidente eleito acumula as funções de chefe de Estado e de principal governante do país.
 
  
A legislação constitucional, aquela instituía pela Constituição Federal de 1988 determina que um candidato pode ser eleito ao cargo de presidente da república uma vez.
 
  
Durante todo o processo eleitoral, a legislação brasileira constante da Constituição Federal de 1988 permite que somente dois candidatos disputem o cargo de presidente da República.
 
  
No Brasil, o sistema trata-se de uma forma de governo monárquica na qual o poder político concentra-se nas mãos de uma única pessoa, que carrega consigo a soberania.
 
 
Pergunta 6
1 / 1 pts
Leia o texto e responda à proposição.
Fonte: LA Cucaracha by Lalo Alcaraz. Disponível em: https://www.mosalingua.com/pt/files/2015/01/La-Cucaracha-on-GoComics-768x303.jpgLinks para um site externo.. Acesso em 02 set. 2022
According to the text, the term BUT implies
  
condition.
 
  
reference.
 
  
indefinition.
 
  
contrast.
 
  
refusal.
 
A alternativa está correta, pois trata-se de conectivo que dentro do contexto enseja oposição, contraste de ideias. 
 
Pergunta 7
1 / 1 pts
Leia o texto e responda à proposição.
More Brazilians are dying in floods and downpours
Between late May and the start of June 130 people died as a result of heavy precipitation in the state of Pernambuco in north-eastern Brazil. In February and March at least 240 people perished in Petropolis near Rio de Janeiro following severe flooding in the city’s hinterland. In just the first five months of 2022, more people died in rain-related disasters than in the whole of 2021.
The trigger is heavier rainfall, caused by some unusual weather patterns. This year the flow of moist air which normally arrives in the south-east instead moved to the north-east, says Moacyr Araújo, who co-ordinates the Brazilian Network of Climate Change Research, an academic group. Separately, the ocean currents that transport warmer water from Africa to South America were more intense than usual, releasing more moisture into the air. In Recife, the capital of Pernambuco, these two effects combined to drop 551mm (22 inches) of rain in five days, nearly a quarter of the annual average.
Fonte: MORE Brazilians are dying in floods and downpours. The Economist, 30 jun. 2022. Disponível em https://www.economist.com/the-americas/2022/06/30/more-brazilians-are-dying-in-floods-and-downpoursLinks para um site externo.. Acesso em 02 set. 2022
 
According to the text, the adjectives that refer to amount of rain and inundation respectively are:
  
moisture and patterns.
 
  
unusual and currents.
 
  
heavy and severe.
 
A alternativa está correta, pois...trata-se de exercício de sinonímia e cognato. Precipitation equivalendo a chuva e flooding correspondendo à inundação. Os adjetivos heavy and severe estão associados diretamente a esses termos.
  
trigger and moist.
 
  
usual and nearly.
 
 
Pergunta 8
1 / 1 pts
Leia os trechos do artigo jornalístico a seguir:
Entre os vários aspectos que constituem o conjunto de costumes e hábitos fundamentais relacionados aos comportamentos, valores, ideias e crenças de um grupo social, a religião ocupa um papel crucial por se tratar de um fragmento do sistema cultural como um todo. (...)
Apesar das inúmeras transformações que sofreu ao longo dos anos, o candomblé ainda pode ser considerado uma religião que guarda um patrimônio étnico-cultural, muito embora tenha se tornado, especialmente nos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, uma religião universal, isto é, aberta a todos. (...)
Dessa forma, percebe-se que a religião também é dinâmica. Isso implica uma necessidade de apreender o conjunto de símbolos produzidos e vivenciados pela coletividade e a dimensão que adquirem para se compreender com profundidade um sistema religioso. (...)
Na vida cotidiana do povo brasileiro, vários aspectos da cultura negra transmitidos pelos terreiros de candomblé estão presentes. Em algumas regiões pode-se notar com mais facilidade. É o caso da influência das comidas de santo na culinária baiana, desde os temperos e modos de preparo, até os pratos típicos mais tradicionais, como acarajé, vatapá e caruru. (...)
Se a identidade é uma referência em torno da qual a pessoa se constitui, a herança africana preservada nos terreiros é uma marca indelével do povo brasileiro que resiste apesar de todas as expropriações e processos de branqueamento e invisibilidade.
Disponível em: RODNEY, P. Religião e identidade: as bases da cultura brasileira. Carta Capital, 27 jul. 2018. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/religiao-e-identidade-as-bases-da-cultura-brasileira/Links para um site externo.. Acesso em: 02 set. 2022
Observando os trechos apresentados, avalie as seguintes afirmações:
 
I. Entendemos que uma das matrizes culturais da sociedade brasileira, neste caso, a africana, tem no candomblé um importante componente que constituí a identidade da população negra e brasileira como um todo.
II. Tanto o candomblé, quanto outras religiões são dinâmicas e se relacionam com os modos de vida e cotidiano que a sociedade moderna produz. Assim, também se tornam cada vez mais inclusivas.
III. O cristianismo e as religiões africanas, no Brasil, sempre mantiveram um grande distanciamento a fim de preservar as suas essencialidades e manter as estruturas de funcionamento imutáveis.
 
É correto o que se afirma em:
  
II e III, apenas.
 
  
I e II, apenas.
 
É correto o que se afirma em I e II, apenas pois:
 
A alternativa I está correta pois entendemos que uma das matrizes culturais da sociedade brasileira, neste caso, a africana, tem no candomblé um importante componente que constituí a identidade da população negra e brasileira como um todo.
 
A alternativa II está correta pois tanto o candomblé, quanto outras religiões são dinâmicas e se relacionam com os modos de vida e cotidiano que a sociedade moderna produz. Assim, também se tornam cada vez mais inclusivas.
 
A alternativa III está incorreta pois o cristianismo e as religiões africanas, no Brasil, sempre mantiveram um grande distanciamento a fim de preservar as suas essencialidades e manter as estruturas de funcionamento imutáveis.
  
I, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
  
I, II e III.
 
 
Pergunta 9
1 / 1 pts
Leia os textos a seguir:
 
Texto I
O último Índice de Inclusão Racial Empresarial (IIRE) mostrou que os negros ocupam 4,7% dos quadros de executivos. Nos cargos de gerência, eles representam 6,3% do total. Os pretos e pardos são maioria entre os aprendizes: 57% do total. Na política, 75,6% dos deputados federais eleitos em 2018 são brancos e apenas 24,4% são pretos ou pardos.
O IIRE é um instrumento criado para mensurar dados e fomentar soluções efetivas de combate às desigualdades raciais no mercado de trabalho brasileiro, trazendo um retrato da desigualdade racial em aspectoscomo mercado, educação, violência e política. O índice é organizado pela Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, que representa uma plataforma de articulação entre empresas comprometidas com o tema.
“O governo fez a parte dele garantindo o acesso de negros ao ensino superior (o número quadruplicou desde que começaram os programas de ações afirmativas). Temos mais de 2 milhões de jovens negros no ensino superior. A justificativa de muitas empresas para não contratar negros é que não tinha negros no ensino superior”, comenta Raphael Vicente, coordenador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em São Paulo (SP) e coordenador da Universidade Zumbi dos Palmares.
“Mudou-se o cenário, mas os negros continuam excluídos. A gente entende que um dos principais fatores é o racismo”, reflete. É para mudar essa realidade que a iniciativa recrutou mais de 70 entidades e organizações signatárias, que são estimuladas a cumprir 10 compromissos com a promoção da igualdade.
Fonte: LISBOA, A. P.; OLIVEIRA, I.; SOUZA, T. Pretos no topo: índice mostra que negros são minoria em cargos de chefia. Correio Braziliense, 18, abr. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/euestudante/trabalho-e-formacao/2021/04/4918952-pretos-no-topo-indice-mostra-que-negros-sao-minoria-em-cargos-de-chefia.htmlLinks para um site externo. Acesso em: 08 set. 2022.
Texto II
Os negros (pretos e pardos) representam 56% da população brasileira, e, devido às políticas de cotas, o número de alunos negros no ensino superior cresceu quase 400%, entre 2010 e 2019, chegando a 38,15% do total de matriculados, segundo dados do site Quero Bolsa. Apesar disso, os negros ainda são minoria em cargos de liderança em empresas no Brasil. Nesta segunda-feira (21/03), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, os dados mostram o quanto o debate sobre acesso dos profissionais no mercado de trabalho ainda necessário.
Dados do Instituto iDados, de 2020, mostram que 37,9% dos homens e 33,2% das mulheres negras com diploma de ensino superior trabalham em cargos que não exigem o diploma. Essa pesquisa mostra que, apesar da escravidão ter sido abolida do Brasil há 134 anos, resquícios da estrutura social que segrega negros persistem até hoje [...]
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que apenas um terço dos cargos de diretoria são ocupados por pessoas negras. Já o Instituto Locomotiva apresentou uma pesquisa que mostra que um homem branco, com curso superior, ganha em média R$ 7.286, enquanto homens negros têm uma média salarial de R$ 4.990, uma diferença de 46%.
A disparidade é ainda maior quando comparado às mulheres negras, com média de R$3.067, menos da metade que ganha um profissional branco. Esse abismo salarial impacta diretamente no poder aquisitivo da população negra, e, consequentemente, na sociedade como um todo.
Fonte: CAIXETA, I. Brasil tem mais negros em universidades, mas eles são minoria nas empresas. Estado de Minas, 21 mar. 2022. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/diversidade/2022/03/21/noticia-diversidade,1354302/brasil-tem-mais-negros-em-universidades-mas-eles-sao-minoria-nas-empresas.shtmlLinks para um site externo. . Acesso em: 08 set. 2022.
 
Considerando as afirmações, avalie as afirmativas abaixo:
I. A meritocracia é um viés ideológico no sistema capitalista ao isentar de responsabilidades o sistema social e econômico em relação ao fato de algumas pessoas terem mais dificuldades de ascensão social que outras.
II. Na sociedade brasileira, a melhora na inclusão de pessoas pretas e pardas aconteceu na medida em que as pessoas passaram a ter mais oportunidades de desenvolvimento, principalmente pela democratização do conhecimento devido a era digital.
III. Os dados levantados sobre a maior escolarização dos grupos sociais contemplados pelo sistema de cotas indicam que naturalmente haverá um gradual aumento da participação destas pessoas em cargos hierarquicamente superiores, de comando.
É correto o que se afirma em:
  
I, apenas.
 
A alternativa está correta, pois apenas a afirmativa I está correta.
A afirmativa I está correta, pois o conceito de meritocracia responsabiliza cada indivíduo pela sua posição excluída/marginalizada na sociedade. Ou seja, pela meritocracia, acredita-se que se uma pessoa não é bem-sucedida é porque ela não se esforçou o bastante. Contudo, esse olhar é extremamente problemático e não considera o contexto sócio-histórico da população e as raízes dos problemas que começaram com a escravidão dos povos africanos. Histórica e estruturalmente, as pessoas negras foram colocadas à margem da sociedade, servindo apenas para os trabalhos braçais, sem direito à renda, casa e dignidade. Os mais de trezentos séculos de escravidão no Brasil ainda deixam as suas marcas, com as situações das pessoas negras que vivem, em sua maioria, e situações de miséria e sem acesso às mesmas oportunidades que as pessoas brancas histórica e estruturalmente privilegiadas.  Então, o conceito de meritocracia é um viés ideológico.
A afirmativa II está incorreta, pois considera a era digital como responsável em si mesma pela ascensão social de pretos e pardos, desconsiderando que os recursos tecnológicos são mais acessíveis a quem tem mais acesso às tecnologias: as classes mais favorecidas. Além disso, a ascensão das pessoas pretas se faz principalmente pelas políticas afirmativas, como as cotas raciais que proporcionaram um aumento no ingresso de pretos e pardos nas universidades públicas, por exemplo.
A afirmativa III está incorreta, pois não é apenas a educação que venceria o chamado racismo estrutural que está presente em diferentes esferas a sociedade: financeiro, cultural, educacional e profissional. Ou seja, por conta disso as pessoas pobres, pretas e pardas têm menor rede de contatos, informação sobre o mercado de trabalho, e enfrentam maiores preconceitos e discriminação no acesso a cargos de gestão, mesmo quando são igualmente escolarizadas, conforme dados das pesquisas. Então, também em relação ao trabalho, são necessárias ações afirmativas para que aconteça a inclusão de pessoas pretas e pardas em cargos de liderança.
  
II e III, apenas.
 
  
II, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
  
I, II e III.
 
 
Pergunta 10
1 / 1 pts
Leia o texto e analise o gráfico a seguir:
O termo ESG tem atraído “os olhos de grandes investidores que se voltam cada vez mais para empresas que, além das estratégias de lucro, levam em conta os impactos do negócio no meio ambiente e na comunidade onde estão incluídas. Essa é uma tendência mundial que não permeia só a realidade corporativa, mas também a gestão de países como um todo”
“Do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, a sigla ESG envolve um bocado de conceitos. Vamos começar pelo “E”, ligado ao meio ambiente. Nessa letra, são consideradas as responsabilidades das companhias com os resíduos sólidos e desmatamentos, por exemplo. Nesse cenário, faz diferença se a empresa usa resíduos naturais em sua produção, como água e energia limpa, e se possui metas de redução de emissão de carbono na atmosfera.
O “S”, de social, corresponde aos compromissos que as instituições firmam com todas as pessoas envolvidas no seu negócio, desde investidores e clientes até funcionários e moradores da comunidade em que ela está incluída.
Por fim, o “G”, de governança corporativa, envolve a forma como as empresas são lideradas e administradas, e o nível de transparência que mantêm com as pessoas envolvidas no negócio. Aí, entram desde sistema de auditorias financeiras transparentes e políticas anticorrupção até direitos igualitários entre funcionários.”
 
Gráfico: ranking de países vulneráveis em relação ao ESG. Os três indicadores foram ranqueados do pior para o melhor, sendo 100% o pior e 0% o melhor.
Fonte: TUON, L.; MACEDO, A. Piora de cenário ESG no Brasil pode prejudicar setor privado, alerta economista. CNN Brasil, 01 jul. 2021. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/business/piora-de-cenario-esg-no-brasil-pode-prejudicar-setor-privado-alerta-economista/Linkspara um site externo.. Acesso em 20 set. 2022.
 
Considerando as informações acima, analise as afirmações a seguir:
I. O gráfico analisa o nível de vulnerabilidade de países, em relação ao ESG.
II. O Brasil é um dos países mais vulneráveis em termos de ESG, pois possui percentual acima de 60%.
III. Pelo fato de a Coreia do Sul possuir menor percentual, é o país que possui maior nível de vulnerabilidade entre as nações analisadas.
É correto o que se afirma em:
  
I e II, apenas.
 
Alternativa correta. É correto o que se afirma em I e II, apenas.
A afirmação I está correta, pois o objetivo do gráfico é trazer dados sobre a vulnerabilidade dos países.
A afirmação II está correta, pois o gráfico mostra que o Brasil possui um dos piores índices de vulnerabilidade ao ESG, estando atrás somente da a África do Sul e Filipinas.
A afirmação III está incorreta, pois o fato de a Coreia do Sul ser a nação que possui menor porcentual mostra que ela é a que possui menor nível de vulnerabilidade, considerando os países analisados.
  
I, II e III.
 
  
II e III, apenas.
 
  
III, apenas.
 
  
I e III, apenas.
 
Pontuação do teste: 7 de 10

Continue navegando