Buscar

RESUMO 1 CELULA VEGETAL

Prévia do material em texto

CELULA VEGETAL ;
As células vegetais formam os tecidos das plantas. São semelhantes às células animais, uma vez que possuem muitas organelas em comum, mas diferem delas por possuírem parede celular, cloroplastos e vacúolos, adequadas ao modo de vida das plantas.
Parede Celular Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular. A parede celular é produzida pelo protoplasma com o papel de algumas enzimas como a uridina difosfato glicose (UDP-glicose). Tem a função de dar forma e rigidez da célula, como também de restrigir a expansão do protoplasto, defesa contra bactérias e fungos e por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H2O no interior da célula.
Parede Celular Envolve externamente a membrana plasmática e o conteúdo celular. A parede celular é produzida pelo protoplasma com o papel de algumas enzimas como a uridina difosfato glicose (UDP-glicose). Tem a função de dar forma e rigidez da célula, como também de restrigir a expansão do protoplasto, defesa contra bactérias e fungos e por impedir a ruptura da membrana pela entrada de H2O no interior da célula. É formada por microfibrilas de celulose, imersas em uma matriz contendo polissacarídeos não-celulósico como a hemiceluloses e pectinas. Substâncias orgânicas como lignina, proteínas e lipídios fazem parte de sua constituição. A parede celular apresenta-se de duas formas primária e secundária de acordo com estado de desenvolvimento da célula. A parede primária é a primeira a se formar (Figura 2). Se desenvolve na célula jovem, com uma única parede que se divide ativamente célula viva. É parte dinâmica da célula e passa por modificações durante o crescimento e desenvolvimento celular. Formada a parede primária e as camadas depositadas posteriormente, formam a parede secundária que fica localizada internamente à parede primária e externamente à membrana plasmática, ficando assim entre a membrana e parede primária. A parede secundária pode apresentar até três camadas, S1, S2 e S3.
Membrana Plasmática Está situada internamente à parede celular e envolve o citoplasma e envolve o citoplasma. Sua estrutura e composição é formada por uma bicamada lipídica fluida, na qual as proteínas estão inseridas.
A membrana plasmática tem como função o controle da entrada e a saída de substâncias da célula, possibilita a manutenção de integridade física e funcional, é semipermeável e seletiva, coordena a síntese da parede celular. Sua estrutura é uma bicamada lipídica fluida, na qual as proteínas estão inseridas, podendo encontrar carboidratos e alguns lipídios ligados a estas proteínas, em cada camada lipídica, as moléculas se dispõem com a porção polar voltada para fora e a porção apolar voltada para dentro.
Citoplasma O citoplasma é a matriz fluida onde se encontra o núcleo e as organelas, como cloroplastos e mitocôndrias. Esse espaço é delimitado pela membrana plasmática. O citoplasma tem como principal componente a água, mas nele é encontrado proteínas, carboidratos, lipídios, íons e metabólitos secundários. O citoplasma está em constante movimento, que é conhecido como ciclose. Os movimentos citoplasmáticos advêm de proteínas motora conhecidas como miosina que ao quebrar a molécula de adenosina trifosfato, ATP, promove os movimentos.
Vacúolo O vacúolo é característico de célula vegetal e seu compartimento ocupa 90% do espaço celular. O tonoplasto é a membrana do vacúolo, que é semelhante à membrana plasmática. Essa estrutura é constituído por água, substâncias inorgânicas como íons de cálcio, potássio, cloro, etc..., e orgânicas como açúcares, ácidos orgânicos, protéinas, etc... Enzimas (hidrolases ácidas) também estão presentes, como nucleases, proteases, lipases, etc.
Plastídios Os plastídios são organelas que derivaram de cianobactérias (algas azuis) e contém seu próprio genoma e se autoduplicam. Classificam de acordo com a presença ou ausência de pigmento ou com o tipo de substância acumulada (Figura 7). Tipos são encontrados, o cloroplasto, o cromoplastos e o leucoplastos. O proplastídio é o precursor de todos os plastídios. Eles são pequenos, sem cor, apresentando na matriz poucas membranas internas.

Continue navegando