Buscar

Administracao Financeira e Orcamentaria exercicios 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O orçamento público é uma ferramenta de planejamento, elaborada para conter a previsão de receitas e despesas das esferas de governo. O que se caracteriza como um planejamento estratégico realizado para um prazo de 4 anos, contendo os projetos e atividades que o governos deseja executar e devendo ser enviado pelo Presidente da República ao Congresso Nacional é o:
C - Plano Plurianual
O mercado financeiro pode ser caracterizado como o espaço para circulação de recursos entre empresas, investidores, agências de governo etc. Ele é composto por quatro mercados específicos: monetário, de crédito, de capitais e de câmbio. Qual desses mercados financia a produção e o capital de giro das empresas?
B - Mercado de capitais
O conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro, suas instituições e conceitos, é importante tanto para órgãos públicos como para empresas, já que precisam captar recursos no mercado para investimentos. Nesse contexto, é importante entender o que são os principais ativos financeiros. Sobre os ativos financeiros, analise quais afirmativas abaixo estão corretas:
I. Podem ser divididos em renda fixa e renda variável.
II. Ativos de renda fixa são aqueles cujos rendimentos podem ser conhecidos previamente, podendo ser prefixados ou pós-fixados.
III. No caso de ativos pós-fixados, uma parcela dos juros é fixa, sendo o restante determinado por algum indexador de preços.
IV. Para ativos de renda variável, o rendimento é definido com base no desempenho da instituição emitente.
E - Todas as afirmativas estão corretas
O Sistema Financeiro Nacional é divido em três tipos de órgãos: normativos, supervisores e operadores. Sobre esses órgãos, é incorreto afirmar que:
A - A Comissão de Valores Imobiliários e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar são exemplos de órgãos normativos.
Existem tipos diferentes de orçamentos, sendo possível a cada empresa escolher qual lhe será mais conveniente, considerando vantagens e desvantagens. Quando deseja-se que os recursos sejam estimados utilizando direcionadores de custo e receita e que os recursos necessários ao atendimento de objetos de custos sejam projetados, a empresa deve escolher o:
E - Orçamento por atividades.
Uma parte fundamental para uma correta organização de uma empresa consiste em seu planejamento financeiro, e um componente de máxima importância para este é o processo orçamentário. O orçamento empresarial permite estimar os resultados da empresa por meio da elaboração de orçamentos específicos e de relatório contábeis. Analise as afirmativas abaixo sobre o sistema orçamentário e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. O orçamento pode ser de curto prazo (dois anos) ou de longo prazo (mais de dois anos).
II. Um sistema orçamentário feito corretamente exige maior consistência e precisão dos administradores, já que as atividades pelas quais são responsáveis são quantificadas e datadas.
III. Um sistema orçamentário pode identificar pontos de ineficiência no desempenho de alguma unidade da empresa.
IV. O custo de implantação e manutenção de um sistema orçamentário é muito baixo, sendo possível sua utilização por todas as empresas.
A - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
É uma parte do mercado financeiro que atende a necessidades de caixa de pessoas física e jurídicas e onde financiamentos de bens e serviços são concedidos por bancos e sociedade de crédito, de financiamento ou investimento. Trata-se do:
C - Mercado de crédito.
Em um fluxo de caixa periódico, o tempo é marcado pelo intervalo entre pagamentos ou recebimentos (PMT). Encontrar um valor futuro do fluxo de caixa significa, nesse caso, determinar o montante (FV) acumulado no final de n períodos, com capitalização de n prestações com valor fixo de PMT. O cálculo do valor futuro é dado por:
B - B.
João Paulo é o administrador de uma empresa, nesse momento ele esta analisando um orçamento que lhe foi apresentado, nesse orçamento foram estimados valores de períodos anteriores, foram demonstrados quais os recursos são necessários para atender as despesas futuras e trás também uma planificação das atividades da empresa. Com base nessas informações podemos afirmar tratar-se de:
C - Orçamento empresarial
No setor empresarial existem diferentes modelos de fluxo de caixa que são utilizados de acordo com os detalhes das entradas e saídas dos recursos de caixa. Podemos acrescentar que o fluxo de caixa é contabilizado do início ao fim das operações de cada projeto, sendo que os fluxos de caixa relevantes são classificados como fluxos de caixa iniciais, operacionais e residuais, para controle do caixa empresarial.
Com base no enunciado, analise e destaque a alternativa que não contempla um modelo de fluxo de caixa empresarial:
C - Preambulares
A resposta correta é a alternativa C, preambulares não é um modelo de fluxo de caixa empresarial, sendo os modelos:
Postecipados: quando os fluxos das prestações de recebimentos ou pagamentos têm início ao final do primeiro período contratado, sendo as demais prestações em intervalos sequenciais;
Limitados: quando o número de prestações de recebimentos ou pagamentos é finito e conhecido antecipadamente;
Constantes: quando os valores das prestações são iguais;
Periódicos: quando o tempo que decorre entre os fluxos (pagamentos ou recebimentos) é o mesmo.
No que se refere à execução financeira e execução orçamentária podemos afirmar não se tratar de sinônimos, mas de ferramentas que ainda que diferentes sejam dependentes e complementares, nesses termos podemos explicar que execução financeira e execução orçamentária podemos compreendê-las como:
C - A execução financeira refere-se à realização das receitas e dos gastos públicos, enquanto que a execução orçamentária diz respeito ao uso dos créditos alocados na Lei Orçamentária Anual (LOA).
Para que a empresa execute e alcance seus objetivos é necessário que arrecade receitas. Essas receitas financiam a realização das atividades que se desdobram em execução de projetos e ações visando alcançar a realização do seu objetivo. Nesse momento, surge o que no orçamento se denomina.
A - Despesas e receitas.
Adotando a empresa um sistema orçamentário com a finalidade de planejar o fluxo de despesas e receitas que possibilitem um melhor controle pelas gerencias podemos afirmar que esse sistema orçamentário: 
C - Permitirá uma visualização ampla e uma participação mais efetiva pelos administradores

Outros materiais

Outros materiais