Buscar

Administracao Financeira e Orcamentaria exercicios 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quando pensamos em planejamento, análise de investimentos, obtenção de recursos para financiar operações e atividades de uma empresa para que esta possa desenvolver-se adequadamente sem desperdícios, ganhando espaço no mercado de trabalho, estamos fazendo referência a:
C - Administração financeira empresarial
A execução orçamentária pública possui elementos que podem ser aplicadas nas esferas municipal, estadual e federal, tendo grande importância quando se leva em conta a necessidade dos poderes públicos obedecerem às legislações vigentes. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo sobre os estágios da receita pública e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. A previsão da receita pública é amparada pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
II. Quando do pagamento de impostos por parte do contribuinte, há arrecadação.
III. O estágio do recolhimento se dá com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público.
IV. A previsão do será arrecadado no ano seguinte baseia-se nas médias aritméticas das receitas anteriores. 
A -Todas as afirmativas estão corretas
Fazendo uso do orçamento empresarial uma empresa pode usando informações oriundas de outras atividades na empresa prever fundamentado em informações pretéritas, ou seja, informações passadas, quais as estimativas de crescimento e desenvolvimento para o seu futuro. Essa informação pretérita vem contida.
E - Relatórios contábeis
A execução financeira e orçamentária empresarial relaciona-se com a efetivação das receitas e despesas da empresa anteriormente orçadas e planejadas. Para isso, é necessária a gestão das disponibilidades, dos estoques e das contas a receber e a pagar. Avalie as afirmativas abaixo sobre a execução financeira e empresarial e, a seguir, assinale a alternativa correta:
I. No orçamento de caixa, estão presentes os elementos das receitas (contas a receber), das despesas (contas a pagar) e das disponibilidades, que é o saldo entre as receitas e despesas.
II. O saldo entre entradas e saídas de caixa determina as disponibilidades financeiras. Sua correta administração é condição necessária para um bom desempenho financeiro.
III. A liquidez de uma empresa é determinada pela sua disponibilidade de recursos.
IV. O caixa operacional obtido através de empréstimos e financiamentos é o mais importante, já que se trata do dinheiro que pertence à empresa, não necessitando ser devolvido.
B - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
O planejamento financeiro é uma área fundamental na empresa para orientar os investimentos, enquanto que o controle financeiro auxilia no monitoramento do alcance dos resultados planejados. Sobre o planejamento empresarial é incorreto afirmar que:
B - Não se podem aplicar todos os níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional) para a área de finanças
A empresa X para corroborar no melhor resultado financeiro possível teve que tomar algumas decisões, uma delas foi administrar os ativos da empresa. No que diz a essa função é correto afirmar.
C - Escolher a melhor estrutura de ativos que minimize riscos e maximize retornos, e acompanhar as defasagens no fluxo de caixa para aperfeiçoar a gestão do capital de giro
Fluxo de Caixa é uma das ferramentas gerenciais indispensáveis para a gestão financeira de qualquer negócio, independente do setor de atuação ou tamanho da empresa. Com base na NBCSP 16.6, 2008 há um modelo consolidado que apresenta elementos que geram fluxos de recursos na gestão pública. Um dos elementos é o fluxo de caixa do investimento que pode ser melhor compreendido com a explicação que segue.
A - Ingressos evidenciamos valores totais relacionadas às receitas oriundas da alienação de bens e do recebimento de valores emprestados a outros órgãos e entes da federação. Os desembolsos registram as saídas totais de caixa, referentes às despesas de concessão de empréstimos, aquisição de bens de capital.
O capital de uma empresa pode ser identificado como um capital próprio ou um capital de terceiros. Classifique os recursos abaixo como sendo próprios (p) ou de terceiros (t) e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a ordem correta de classificação obtida:
( ) É dedutível da base de cálculo de impostos e tem pagamento de juros definidos em contrato.
( ) Possui alta prioridade no caso de falência.
( ) Tem prazo fixo de maturidade.
( ) Não possui prazo de maturidade.
D - t – t – t – p
Da leitura feita compreendemos que, no que se refere aos estágios da receita, aquela que representa o resultado do confronto da média aritmética das receitas pretéritas auferidas, junto com a previsão da receita para o exercício em foco, onde são consideradas as conjunturas que envolvem leis, variação de preços e crescimento econômico é a letra
D - Previsão.
Fundamentado no estudo feito acerca dos estágios da receita pública que é o montante de valores recebidos pelo tesouro e que é incorporado ao patrimônio do estado temos a previsão, lançamento, arrecadação, recolhimento, das definições abaixo qual assertiva trás em sequência as definições corretas.
D - É feita com amparo legal no artigo 12 da Lei de Responsabilidade Fiscal. Consiste na identificação do sujeito passivo, do objeto e do montante. Ocorre no momento em que o contribuinte vai até a rede bancária e faz o pagamento do Imposto de Renda, da guia do IPTU ou da Previdência Social. Ocorre com a transferência do dinheiro para a conta do Poder Público, que ao receber, fará a sua classificação e apropriação, conjunto de atividades conhecido como o recolhimento.
Como foi visto as despesas também tem estágios e os seus estágios são respectivamente o empenho, liquidação e pagamento. Sabemos que o empenho tem origem em ato de uma autoridade. Esse ato cria para o estado uma obrigação, nos termos do artigo58 da lei 4320/64. Quando o valor do empenho é igual ao da compra ou serviço e o pagamento pelo seu total, em uma única vez estamos diante de qual espécie de:
B - Empenho ordinário
No Brasil, foi desenvolvido em 1987 um sistema que tem como foco auxiliar os gestores públicos, integrar e agilizar decisões e facilitar controle. Com base em nossos estudos é correto afirmar hoje o Governo Federal tem uma Conta Única para gerir, de onde todas as saídas de dinheiro ocorrem com o registro de sua aplicação e do servidor público que a efetuou. Esse sistema é:
E - OSistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal
Osmar recebe para pagamento diversas despesas como água, energia, telefone, pessoal e ao mesmo tempo recebe também despesas referentes ao pagamento de parcelas originadas da aquisição de um terreno de móveis e serviços prestados de construção de um barracão no terreno adquirido. Classifique quais seriam: Água, parcelas de moveis adquiridos, pagamento serviços prestados por terceiros. Energia, telefone, pessoal, parcelas pagas terreno.
(1) despesas correntes.
(2) despesas de capital.
D - 1, 2, 2, 1, 1, 1,2.
Os estágios da despesa são os atos e ações adotados pelas autoridades competentes. Assim com base no que foi estudado relacione as citações abaixo com as formas de estagio relacionados. (Um)É o ato emanado de autoridade competente, que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição (art. 58 da Lei 4.320/64). (Dois) Consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.(Três) O pagamento consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo, dessa forma, o débito ou obrigação.
C - Empenho, liquidação e pagamento

Outros materiais