Buscar

Administracao Financeira e Orcamentaria exercicios do conhecimento

Prévia do material em texto

O Conselho Monetário Nacional - CMN tem a missão normativa básica de definir as diretrizes de funcionamento do sistema financeiro nacional e formular toda a política de moeda e crédito da economia, visando atender aos interesses econômicos e sociais. O Banco Central – Bacen, vincula-se CMN, como entidade supervisora. Como atividades de supervisão e fiscalização são atribuídas ao Banco Central:
C - Atua na supervisão e fiscalização do mercado financeiro, na gestão do sistema financeiro e na execução da política monetária do governo.
Gabarito: Atua na supervisão e fiscalização do mercado financeiro, na gestão do sistema financeiro e na execução da política monetária do governo. O Banco Central do Brasil é o responsável pela definição da Taxa Selic, que é referência para todas as outras taxas no mercado e é uma variável estratégica para o sistema financeiro, pois é o preço do dinheiro que circula e define os ativos mais atrativos para investimentos. A taxa Selic também impacta nos lucros das empresas e consequentemente no valor das ações. O Banco Central é responsável pela política monetária do nosso país.
O mercado de câmbio negocia as moedas internacionais conversíveis pelas instituições credenciadas pelo Banco Central. Como exemplo de transação, temos as empresas exportadoras que comercializam no mercado externo e precisam converter em moeda nacional a moeda estrangeira recebida, vendendo-a para uma instituição autorizada a negociá-la. No Brasil, o mercado de câmbio é o ambiente onde se realizam as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central e entre estes e seus clientes, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Quanto ao mercado de câmbio brasileiro é correto afirmar que:
D - O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira.
Gabarito: O mercado de câmbio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central e compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou com sede no País e residentes, domiciliados ou com sede no exterior e as operações com ouro-instrumento cambial, realizadas por intermédio das instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio pelo Banco Central, diretamente ou por meio de seus correspondentes. Incluem-se no mercado de câmbio brasileiro as operações relativas aos recebimentos, pagamentos e transferências do e para o exterior mediante a utilização de cartões de uso internacional, bem como as operações referentes às transferências financeiras postais internacionais, inclusive vales postais e reembolsos postais internacionais.
O controle financeiro é uma ferramenta de acompanhamento do desempenho financeiro da empresa, apresentando análises sobre possíveis diferenças entre os resultados previstos e realizados, procedendo a correções para que a empresa possa alcançar os objetivos originalmente traçados. Nesse sentido, surge a atividade de controladoria, cuja finalidade é garantir informações adequadas para fundamentar as tomadas de decisões nas empresas. Sobre a atividade de controladoria é correto afirmar que:
E - Tem como principal função dar suporte à gestão financeira da empresa, mediante informações gerenciais que fundamentem a tomada de decisões, da forma menos onerosa possível e que auxilie no alcance dos objetivos.
Gabarito: O controle financeiro é de fundamental importância para a empresa, pois permite o monitoramento do fluxo dos recursos financeiros, bem como o acompanhamento da rentabilidade dos investimentos da empresa. O controle financeiro é uma ferramenta de acompanhamento do desempenho financeiro da empresa, apresentando análises sobre possíveis diferenças entre os resultados previstos e realizados, procedendo a correções para que a empresa possa alcançar os objetivos originalmente traçados. Nesse sentido, surge a atividade de controladoria, cuja finalidade é garantir informações adequadas para fundamentar as tomadas de decisões nas empresas. A controladoria tem como principal função dar suporte à gestão financeira da empresa, mediante informações gerenciais que fundamentem a tomada de decisões, da forma menos onerosa possível e que auxilie no alcance dos objetivos.
A chave é ficar sempre de olho no capital de giro. A principal prioridade é manter uma checagem diária de custos, operações de crédito e pagamentos em dinheiro. O capital de giro é o dinheiro que você precisa para manter o processo operacional funcionando. O capital de giro também é conhecido como capital circulante liquido é o recurso exigido para financiar a atividade operacional das empresas. Quanto ao capital de giro é correto afirmar que:
A - A administração do capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes.
Gabarito: A administração do capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. O capital de giro, também conhecido como capital circulante líquido, é o recurso exigido para financiar a atividade operacional das empresas. Ou seja, o capital circulante líquido é a diferença entre ativos circulantes e passivos circulantes. Mas como medir o risco financeiro das empresas? Uma das formas é pelo montante do capital circulante líquido, quanto maior o montante de capital circulante liquido da empresa, menos risco ela apresenta, mas quanto maior o investimento do capital circulante liquido em relação ao ativo total, menor será a rentabilidade.
Os bancos comerciais são instituições financeiras privadas ou públicas que têm como objetivo principal proporcionar suprimento de recursos necessários para financiar, a curto e a médio prazo, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. A captação de depósitos à vista, livremente movimentáveis, é atividade típica do banco comercial, o qual pode também captar depósitos a prazo. Um banco é uma instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, regulado pelo Banco Central do Brasil, quais das funções a seguir devem ser cumpridas pelos bancos:
I. Rentabiliza as economias e poupanças das pessoas e empresas através do pagamento de juros.
II. O maior crescimento da margem de seu lucro com taxas de juros mais robustas.
III. O menor crescimento das participações do controle do sistema financeiro nacional.
IV. Financia o consumo e o investimento das pessoas e empresas cobrando para isso juros e comissões.
C - Apenas nas afirmativas I e IV
Gabarito: Um banco é uma instituição pertencente ao Sistema Financeiro Nacional, regulado pelo Banco Central do Brasil e que cumpre as seguintes funções: 01. Rentabiliza as economias e poupanças das pessoas e empresas através do pagamento de juros. 02. Financia o consumo e o investimento das pessoas e empresas cobrando para isso juros e comissões. 03. Realiza serviços de pagamentos e recebimentos também para seus clientes pessoa física ou jurídica e para isso cobra tarifas
Em determinados momentos as empresas precisam de dinheiro para investir em ativos de longo prazo, como edifícios e equipamentos. Elas também necessitam de dinheiro para comprar materiais, pagar salários e pagar as contas do dia a dia. As empresas poderão precisar de financiamentos em outras circunstancias, podem ter um problema de fluxo de caixa causado pela mudança nas condições de mercado. Um grande cliente pode recusar-se a pagar pelas mercadorias, causando um enorme vazio no fluxo de caixa. Ou pode haver uma grande encomenda, exigindo a compra de matéria prima adicional. Em todos esses casos as empresas terão de encontrar recursos suplementares. Esses recursos suplementares são chamados de financiamentos, que provém de duas fontes principais: de dentro da empresa, fonte interna de financiamento; de fora da empresa, fontes externas de financiamento. O texto citado refere-se aos motivos que levam a uma empresa a buscar um financiamento e faz menção aos doistipos deles existentes. Qual das alternativas a seguir refere-se ao financiamento externo pela busca de capital de empréstimo:
A - A forma mais usual é por meio de empréstimo de um banco. Esse plano pode assumir a forma de um empréstimo bancário ou cheque especial, crédito bancário. Um empréstimo geralmente é feito por período de tempo definido.
Gabarito : Se a empresa for incapaz de gerar fundos suficientes de fontes internas, então poderá haver a necessidade de procurar por fontes externas, há duas fontes de capital externo: capital de empréstimo e capital social. A forma mais usual é por meio de empréstimo de um banco. Esse plano pode assumir a forma de um empréstimo bancário ou cheque especial, crédito bancário. Um empréstimo geralmente é feito por período de tempo definido. O empréstimo pode ser liquidado em prestações ao longo do tempo ou no final do período do empréstimo. O banco corará juro, que pode ser fixo ou variável, sobre o empréstimo. Ele exigirá garantias como forma de segurança, caso o empre4stimo não possa ser reembolsado.
O orçamento empresarial é uma das ferramentas mais importantes para auxiliar a tomada de decisão financeira nas empresas. Planejamento orçamentário é um conjunto de planos e políticas expressos em resultados financeiros que fornece informações dos resultados operacionais da empresa e retrata sua estratégia. Sobre orçamento empresarial, quais conceitos estão corretos:
I. Orçamento de vendas: pode ser elaborado por meio de metas de vendas da empresa, divididas por produtos, região, tipos de clientes, etc.
II. Orçamento de produção: pode ser elaborado com base nas metas de compras, política de transporte da empresa e pelo horário de turno e contra turno.
III. Orçamento de matéria-prima: pode ser elaborado com base no orçamento de produção. Podem ser listados os materiais relacionados a cada tipo de produto que se pretende produzir no próximo período, discriminando as matérias-primas e as respectivas quantidades que serão necessárias por unidade do produto.
IV. Orçamento de despesas administrativas: pela natureza fixa (pessoal, viagens, telefone, material de escritório, etc.), podem ser projetadas também a partir de histórico, com a devida atualização monetária.
D - Apenas as afirmativas I, III e IV
Gabarito: Orçamento de vendas: pode ser elaborado por meio de metas de vendas da empresa, divididas por produtos, região, tipos de clientes, em algumas empresas. Oo orçamento de vendas é precedido do orçamento de contratação, como no caso de empresas que executam projetos de médio e longo prazos, tais como as de construção civil e de fabricação e instalação de equipamentos de telecomunicações. Orçamento de produção: pode ser elaborado com base nas metas de vendas, política de estoques da empresa e estoques iniciais de produtos acabados, pelos quais se estimam as quantidades de produção necessárias para que a empresa supra todo seu planejamento de vendas. Orçamento de produção tem a finalidade de determinar a quantidade de produtos que devem ser produzidos em função das vendas planejadas, considerando-se as políticas de estoques de produtos acabados. O orçamento de matéria-prima: pode ser elaborado com base no orçamento de produção. Podem ser listados os materiais relacionados a cada tipo de produto que se pretende produzir no próximo período, discriminando as matérias-primas e as respectivas quantidades que serão necessárias por unidade do produto. O orçamento de despesas administrativas: pela natureza fixa (pessoal, viagens, telefone, material de escritório, etc.), podem ser projetadas também a partir de histórico, com a devida atualização monetária.

Continue navegando