Buscar

atividade 1 linguagem visual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como dito na apostila da Unidade 1:
A linguagem visual tem um potencial comunicativo que é usado em diversas áreas de trabalho, como as artes, a publicidade, o jornalismo e muitas outras. E podem ser estruturadas por meio de sinais, de sons, imagens e gestos além dos signos.
Um bom exemplo que foi dado é a linguagem do transito, que tem as placas com suas cores diferenciadas e simbolos, e ela consegui ser descifrada pela sociedade, porque por tras delas ouve uma alfabetização prévia para ter o entendimento da sociedade para decodificação dessas placas que contém simbolos . 
“A linguagem é entendida como um sistema de sinais para codificação e decodificação de informações, e essa aprendizagem é a base da alfabetização. A linguagem também pode ser entendida como um mecanismo cognitivo que permite ao ser humano aprender e usar sistemas complexos de comunicação.”
E um detalhe interessante que a primeira linguagem de conhecimento pelo mundo é a linguagem visual, era feito a comunicação por imagens, desenhos em pedras e rochas. 
Aos poucos, esse processo levou ao desenvolvimento da linguagem verbal e escrita, que imperou no mundo como superior à linguagem visual. 
“Contudo, o alfabetismo escrito ainda prevalece como forma central de comunicação humana, basta pensar na quantidade de aulas que são destinadas a disciplina de língua portuguesa nas escolas e o espaço que as artes visuais ocupam no currículo escolar. A comunicação escrita é tratada em nossa sociedade como forma privilegiada de comunicação, oficializada como conhecimento essencial em nossas instituições escolares.“
Com esse trecho apresentado na apostila, deia bem claro que a Linguagem verbal, é onde todas as pessoas tem acesso nas escolas em aulas e é onde ocorre a alfabetização verbal. 
Ou seja, a linguagem e alfabetização visual está relacionada a capacidade de decodificar, aprender a interpretar, simbolos, imagens, mensagens que são visualmente vistas. E a linguagem e alfabetização Verbal é a que mais prevalece na comunicação humana e é ensinada nas escolas, é onde expressamos com a escrita, falada e ler. Um meio de que se aprende a interpretar informações, ideias e codígos. 
A linguagem é entendida como um sistema de sinais para codificação e decodificação de informações, e essa aprendizagem é a base da alfabetização. A linguagem também pode ser entendida como um mecanismo cognitivo que permite ao ser humano aprender e usar sistemas complexos de comunicação.
Segundo o dicionário de língua portuguesa Michaelis (2020,on-line), uma definição do termo linguagem indica um “conjunto de sinais convencionados que permitem a construção e a transmissão de uma mensagem, apenas por aqueles que os conhecem; código”. Outras definições para o termo envolvem a noção de sistema de sinais e apontam para o objetivo comunicativo da linguagem. Considerando as definições citadas, podemos entender a linguagem como um sistema de códigos convencionados socialmente que tem por objetivo central a comunicação, nesse sentido, a linguagem tem um caráter estritamente social. 
Os estudos sobre os princípios e fatores comunicativos da imagem, bem como seus efeitos sociais atravessam as áreas da semiótica, artes, design , educação e linguística. A contemporaneidade cada vez mais valoriza o sentido visual em seu estilo de vida, isso se faz evidente tanto por um surgimento de uma cultura visual quanto pelo desenvolvimento de ferramentas e tecnologias que nos colocam em contato com um universo digital cuja as imagens ocupam posição privilegiada na comunicação e interação entre indivíduos. Os estudos que surgem em diversas áreas do conhecimento que analisam a imagem, denotam o caráter social que atravessam tanto os processos de elaboração de imagens, como os de percepção das mesmas. É nesse contexto que as teorias que defendem a ideia de uma alfabetização visual se desenvolveram, objetivando a formação de criadores e de receptores de mensagens visuais. Os estudos de Dondis (2003) sobre a linguagem visual se amparam nessa noção de imagem enquanto linguagem que comunica por meio de elementos imagéticos. 
Alfabetização Visual
A primeira questão que se impõe ao buscar elaborar uma noção de alfabetização visual é a ideia de uma sistematização rígida dos códigos da língua para que esta possa ser segregada em partes, ensinada e aprendida e assim, convencionada socialmente. Contudo, é preciso pensar nas diferenças entre a alfabetização da língua escrita verbal e as especificidades que a linguagem visual apresenta.

Continue navegando

Outros materiais