Logo Passei Direto
Buscar

PROVA I - politicas públicas da saúde

User badge image
Daniele Weis

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Além das ações e serviços prestados diretamente pelo Estado, a Lei 8080/90 prevê a participação da iniciativa privada na oferta de serviços, em caráter complementar. Esta participação é regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao SUS. Entre os demais órgãos vinculados, podemos citar também:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) - ações de saneamento básico, com atuação em Engenharia de Saúde Pública e Saúde Ambiental;
II. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - vinculado à pesquisa científica e ao ensino, produção de produtos como vacinas, medicamentos, reagentes e kits diagnósticos e a prestação de serviços especializados;
III. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - relacionado a normatização, controle e fiscalização de tudo o que é de interesse para a saúde, incluindo produtos, substâncias e serviços.
IV. Conselho Nacional de Saúde (CNS) - deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde;
V. Instituto Nacional de Câncer (INCA) - atua na prevenção e controle do câncer, incluindo assistência, prevenção e detecção precoce, ensino e pesquisa;
VI. Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) - para atender prioritariamente o SUS, se dedica às etapas de pesquisa, desenvolvimento e produção de hemoderivados e medicamentos biotecnológicos e reagentes.
a. Apenas I, II, III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV e VI estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas III, IV e V estão corretas
e. Apenas I, II e V estão corretas.

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde deverá ser disponibilizada a todas as pessoas, por meios físicos e na internet. Este documento prevê também que os conselhos de saúde deverão informar a população sobre:
Assinale a alternativa CORRETA.
I – as formas de participação;
II – a composição do conselho de saúde;
III – o regimento interno dos conselhos;
IV – as conferências de saúde;
V – data, local e pauta das reuniões e as deliberações e ações desencadeadas.
a- Apenas a I, II e V estão corretas.
b- Apenas a I, II e IV estão corretas.
c- Todas estão corretas
d- Apenas a III, IV e V estão corretas
e- Apenas a I, II, III estão corretas.

A instância de gestão colegiada que estabelece pactuações referentes à saúde entre os entes federativos para definição de regras da gestão compartilhada do SUS é definida como:
Escolha uma opção:
a. Concelho nacional de secretários de saúde
b. Conferência de saúde
c. Região de saúde
d. Comissão intergestores
e. Conselho de saúde

Observe a imagem abaixo: Legenda figura: na imagem em preto e branco, é possível observar a arquibancada com pessoas, bancada ao centro e o painel da 8ª Conferência Nacional de Saúde.
No que se refere à 8ª Conferência Nacional de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
a. Incluiu a sociedade civil organizada no processo de construção de um novo ideário para a saúde.
b. Foi a primeira conferência com participação popular.
c. Teve como principais temas debatidos a saúde como direito de cidadania, a reformulação do Sistema Nacional de Saúde e o financiamento do setor.
d. Seu relatório orientou a reforma administrativa e financeira da saúde, dando início ao movimento da Reforma Sanitária no país.

Após ter sido socorrido em uma colisão com uma caçamba de entulhos, o condutor do veículo, de 25 anos, é levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde é atendido na sala de emergência.
Podemos dizer que o SAMU (imagem ilustrativa abaixo) é um serviço:
a. de atenção primária em saúde.
b. que contempla ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.
c. porta de entrada do Sistema Único de Saúde.
d. destinado apenas àqueles que possuem plano privado de saúde.
e. que faz parte das ações das Unidade Básicas de Saúde.

São Diretrizes Organizativas do SUS, EXCETO:
a. equidade
b. regionalização
c. participação popular
d. descentralização

Considerando o processo de regionalização da saúde, estabelecido a partir do Decreto nº 7.508/2011, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O planejamento em saúde de cada ente federativo deve ser apresentado no seu respectivo Plano de Saúde, cabendo ao Conselho de Secretários e Gestores dos Serviços de Saúde deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades.
b. a Região de Saúde consiste no espaço geográfico contínuo formado por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde para populações que apresentam as mesmas necessidades e demandas de saúde.
c. para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial e atenção ambulatorial especializada.
d. O planejamento em saúde, obrigatório para os entes federados, será ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado pelas necessidades de saúde da população, devendo compatibilizar-se às necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

Observe a imagem abaixo: Legenda imagem: prédio pintado de azul, com grade na frente, e placa indicando se tratar de uma “Estratégia de Saúde da Família”. Uma mulher de 24 anos, portadora de anemia falciforme, é levada à Estratégia de Saúde da Família (ESF) por apresentar febre e tosse há 8 horas.
Qual é o nível de complexidade do serviço de saúde acessado?
a. Avançada complexidade
b. Média complexidade
c. Atenção básica
d. Alta complexidade.

O movimento que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi parte das lutas de resistência à ditadura e pela construção de um Estado democrático social.
A Reforma Sanitária
a. expressa o conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.
b. visou uma forte redução da presença do Estado nas políticas sociais, incluindo a saúde.
c. buscava consolidar a visão biológica das doenças, defendendo estratégias farmacológicas como formas válidas de tratamento.
d. buscou a autonomia dos sujeitos nos serviços de saúde, o que do ponto de vista prático se traduz no paciente definir os procedimentos aos quais ele seria submetido.

A participação da comunidade é considerada fundamental para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito desse tema e com base na Lei n. 8.142/1990, julgue os itens seguintes.
Assinale a alternativa que contém a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
I - A representação dos usuários do SUS nos conselhos e conferências de saúde é um direito previsto na referida lei.
II – Embora os usuários da saúde façam parte da composição paritária dos conselhos de saúde, esta é facultativa, ou seja, não é obrigatória a presença deste segmento no controle social.
III – Os profissionais de saúde fazem parte da composição paritária dos conselhos de saúde.
a. I apenas
b. II e III apenas
c. I e III apenas
d. I, II e III
e. III apenas.

Segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo “saúde” segue o conceito de “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças”. Acerca do processo saúde-doença, analise:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I - Saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá, entre outros elementos, da época, do lugar, da classe social.
II – As práticas desenvolvidas nos serviços de saúde são baseadas nos conceitos vigentes do que vem a ser a doença e a saúde.
III – A visão de saúde da OMS, como completo estado de bem-estar físico, mental e social, considera que vários fatores influenciam nos níveis de saúde. Porém, não abrange a complexidade do conceito e por isso é pouco aplicável para a avaliação do nível de saúde de uma população.
a. Somente I e II
b. Somente II e III
c. Somente I
d. I, II e III

O capital social é entendido como o conjunto das relações sociais caracterizadas por atitudes de confiança e comportamento de cooperação e reciprocidade. Podem ser formadas por amigos, parentes e vizinhos, grupos religiosos, associações sindicais, associações de moradores e clubes recreativos, os quais possibilitam que os grupos de pessoas estabeleçam as relações de solidariedade e confiança, que caracterizam o capital social.
Os conceitos acima estão relacionados a qual camada dos Determinantes Sociais de Saúde no modelo proposto por Dahlgren e Whitehead?
a. Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais
b. Redes sociais e comunitárias
c. Condições de vida e de trabalho
d. Estilo de vida dos indivíduos
e. Características individuais.

Os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) podem ser definidos como “os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população”. Eles estão apresentados na figura abaixo: Legenda figura: modelo de determinantes sociais da saúde proposto por Dahlgren e Whitehead, sendo que os determinantes sociais da saúde são dispostos em camadas.
Considerando o nível de “estilo de vida”, segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, assinale a alternativa CORRETA:
a. Os sujeitos não são influenciados por pares, acesso a espaços, serviços e produtos para decidir sobre o estilo de vida, uma vez que possuem o livre direito de escolha.
b. Os comportamentos podem ser considerados parte dos DSS, já que essas opções estão fortemente condicionadas por determinantes sociais - como informações, propaganda, pressão dos pares, possibilidades de acesso a alimentos saudáveis e espaços de lazer.
c. Não é uma camada considerada para os DSS.
d. É uma camada em que aparecem o comportamento e os estilos de vida individuais. Está situada no limiar externo, ou seja, é um macrodeterminante.

A direção do Sistema Único de Saúde (SUS):
Escolha uma opção:
a. Compete a união e aos estados
b. Deve ser centralizada e com comando único
c. Compete aos estados e municípios
d. Deve ser exercida pela união
e. Deve ser descentralizada em cada esfera de governo

O conceito de saúde proposto pela OMS, em 1946, e sustentado na Constituição Federal Brasileira de 1988 enfatiza:
Escolha uma opção:
a. a primazia das condições clínicas de saúde do indivíduo, na perspectiva biomédica.
b. o necessário equilíbrio entre indicadores sociais e econômicos e os indicadores de saúde de uma população.
c. a influência de inúmeros fatores históricos, políticos, sociais e econômicos, individuais e coletivos, nos processos de saúde e adoecimento da população.
d. a condição perene de satisfação e bem-estar que a população precisa alcançar para viver com saúde nos espaços comunitários.
e. a capacidade de lidar com as dificuldades que o indivíduo deve desenvolver para manter sua saúde física e mental.

De acordo com o Sistema Único de Saúde, no que diz respeito à participação da comunidade na gestão do SUS, a mesma se concretiza por meio de:
Escolha uma opção:
a. Secretarias estaduais e municipais de saúde
b. Conferências de saúde e conselhos de saúde
c. Comissões tripartite e conselho social de saúde
d. Comissões intergestoras bipartite.

Carina foi atendida no Pronto Atendimento com fortes dores abdominais. Após a melhora do seu quadro clínico, a equipe agendou seu retorno à unidade básica de saúde de origem. O procedimento utilizado foi de referência e contrarreferência.
Tal procedimento é vinculado a qual princípio do SUS?
a. Hierarquização
b. Centralização
c. Descentralização
d. Equidade
e. Controle social.

O conceito de “saúde” sustentado pela Reforma Sanitária tem como diretriz:
Escolha uma opção:
a. desospitalizar e desinstitucionalizar as ações de saúde, compreendendo que as formas de tratamento da hanseníase, da tuberculose e dos transtornos mentais, bem como a Atenção à Saúde da população excluída dos quadros do trabalho formal compunham um projeto eugenista.
b. controlar a saúde de toda a população, por meio dos mecanismos de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e dos dispositivos da Atenção Básica, na prevenção e promoção da Saúde.
c. combater as epidemias históricas do país, como a esquistossomose, a febre amarela e a dengue, que afetam as populações trabalhadoras e menos privilegiadas economicamente.
d. ratificar a qualidade de vida como uma conquista histórica da capacidade de criar e manter uma vida digna; o acesso à moradia, transporte, trabalho, lazer e alimentação, que permitam o desenvolvimento integral do sujeito; a educação de qualidade, que inclui todos numa sociedade mais equânime.

Uma mulher de 33 anos de idade teve sua perna amputada, após acidente automobilístico. Foi atendida em um Serviço de Reabilitação Física, que realizou todos os procedimentos necessários para sua protetização.
Esse serviço contempla qual nível de complexidade do Sistema Único de Saúde?
a. Atenção básica
b. Média complexidade
c. Atenção primária em saúde
d. Quaternário em saúde
e. Alta complexidade

Carina, antes de receber o atendimento médico no Pronto Atendimento, passou por uma classificação de risco. Em razão de suas fortes dores abdominais, associado a outros elementos, o profissional a categorizou como amarelo, o que significa ‘Urgência: caso de gravidade moderada, necessidade de atendimento médico, sem risco imediato’. Portanto, passou na frente de pessoas que chegaram antes, porém classificados como “não urgência”, como nos casos de resfriados e dor de garganta.
Tal classificação de risco atende ao princípio de:
a. Centralização
b. Descentralização
c. Regionalização
d. Equidade
e. Universalidade

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Além das ações e serviços prestados diretamente pelo Estado, a Lei 8080/90 prevê a participação da iniciativa privada na oferta de serviços, em caráter complementar. Esta participação é regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao SUS. Entre os demais órgãos vinculados, podemos citar também:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) - ações de saneamento básico, com atuação em Engenharia de Saúde Pública e Saúde Ambiental;
II. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - vinculado à pesquisa científica e ao ensino, produção de produtos como vacinas, medicamentos, reagentes e kits diagnósticos e a prestação de serviços especializados;
III. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - relacionado a normatização, controle e fiscalização de tudo o que é de interesse para a saúde, incluindo produtos, substâncias e serviços.
IV. Conselho Nacional de Saúde (CNS) - deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde;
V. Instituto Nacional de Câncer (INCA) - atua na prevenção e controle do câncer, incluindo assistência, prevenção e detecção precoce, ensino e pesquisa;
VI. Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) - para atender prioritariamente o SUS, se dedica às etapas de pesquisa, desenvolvimento e produção de hemoderivados e medicamentos biotecnológicos e reagentes.
a. Apenas I, II, III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV e VI estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas III, IV e V estão corretas
e. Apenas I, II e V estão corretas.

A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde deverá ser disponibilizada a todas as pessoas, por meios físicos e na internet. Este documento prevê também que os conselhos de saúde deverão informar a população sobre:
Assinale a alternativa CORRETA.
I – as formas de participação;
II – a composição do conselho de saúde;
III – o regimento interno dos conselhos;
IV – as conferências de saúde;
V – data, local e pauta das reuniões e as deliberações e ações desencadeadas.
a- Apenas a I, II e V estão corretas.
b- Apenas a I, II e IV estão corretas.
c- Todas estão corretas
d- Apenas a III, IV e V estão corretas
e- Apenas a I, II, III estão corretas.

A instância de gestão colegiada que estabelece pactuações referentes à saúde entre os entes federativos para definição de regras da gestão compartilhada do SUS é definida como:
Escolha uma opção:
a. Concelho nacional de secretários de saúde
b. Conferência de saúde
c. Região de saúde
d. Comissão intergestores
e. Conselho de saúde

Observe a imagem abaixo: Legenda figura: na imagem em preto e branco, é possível observar a arquibancada com pessoas, bancada ao centro e o painel da 8ª Conferência Nacional de Saúde.
No que se refere à 8ª Conferência Nacional de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
a. Incluiu a sociedade civil organizada no processo de construção de um novo ideário para a saúde.
b. Foi a primeira conferência com participação popular.
c. Teve como principais temas debatidos a saúde como direito de cidadania, a reformulação do Sistema Nacional de Saúde e o financiamento do setor.
d. Seu relatório orientou a reforma administrativa e financeira da saúde, dando início ao movimento da Reforma Sanitária no país.

Após ter sido socorrido em uma colisão com uma caçamba de entulhos, o condutor do veículo, de 25 anos, é levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde é atendido na sala de emergência.
Podemos dizer que o SAMU (imagem ilustrativa abaixo) é um serviço:
a. de atenção primária em saúde.
b. que contempla ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.
c. porta de entrada do Sistema Único de Saúde.
d. destinado apenas àqueles que possuem plano privado de saúde.
e. que faz parte das ações das Unidade Básicas de Saúde.

São Diretrizes Organizativas do SUS, EXCETO:
a. equidade
b. regionalização
c. participação popular
d. descentralização

Considerando o processo de regionalização da saúde, estabelecido a partir do Decreto nº 7.508/2011, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O planejamento em saúde de cada ente federativo deve ser apresentado no seu respectivo Plano de Saúde, cabendo ao Conselho de Secretários e Gestores dos Serviços de Saúde deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades.
b. a Região de Saúde consiste no espaço geográfico contínuo formado por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde para populações que apresentam as mesmas necessidades e demandas de saúde.
c. para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial e atenção ambulatorial especializada.
d. O planejamento em saúde, obrigatório para os entes federados, será ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado pelas necessidades de saúde da população, devendo compatibilizar-se às necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.

Observe a imagem abaixo: Legenda imagem: prédio pintado de azul, com grade na frente, e placa indicando se tratar de uma “Estratégia de Saúde da Família”. Uma mulher de 24 anos, portadora de anemia falciforme, é levada à Estratégia de Saúde da Família (ESF) por apresentar febre e tosse há 8 horas.
Qual é o nível de complexidade do serviço de saúde acessado?
a. Avançada complexidade
b. Média complexidade
c. Atenção básica
d. Alta complexidade.

O movimento que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi parte das lutas de resistência à ditadura e pela construção de um Estado democrático social.
A Reforma Sanitária
a. expressa o conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.
b. visou uma forte redução da presença do Estado nas políticas sociais, incluindo a saúde.
c. buscava consolidar a visão biológica das doenças, defendendo estratégias farmacológicas como formas válidas de tratamento.
d. buscou a autonomia dos sujeitos nos serviços de saúde, o que do ponto de vista prático se traduz no paciente definir os procedimentos aos quais ele seria submetido.

A participação da comunidade é considerada fundamental para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito desse tema e com base na Lei n. 8.142/1990, julgue os itens seguintes.
Assinale a alternativa que contém a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
I - A representação dos usuários do SUS nos conselhos e conferências de saúde é um direito previsto na referida lei.
II – Embora os usuários da saúde façam parte da composição paritária dos conselhos de saúde, esta é facultativa, ou seja, não é obrigatória a presença deste segmento no controle social.
III – Os profissionais de saúde fazem parte da composição paritária dos conselhos de saúde.
a. I apenas
b. II e III apenas
c. I e III apenas
d. I, II e III
e. III apenas.

Segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo “saúde” segue o conceito de “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças”. Acerca do processo saúde-doença, analise:
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
I - Saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá, entre outros elementos, da época, do lugar, da classe social.
II – As práticas desenvolvidas nos serviços de saúde são baseadas nos conceitos vigentes do que vem a ser a doença e a saúde.
III – A visão de saúde da OMS, como completo estado de bem-estar físico, mental e social, considera que vários fatores influenciam nos níveis de saúde. Porém, não abrange a complexidade do conceito e por isso é pouco aplicável para a avaliação do nível de saúde de uma população.
a. Somente I e II
b. Somente II e III
c. Somente I
d. I, II e III

O capital social é entendido como o conjunto das relações sociais caracterizadas por atitudes de confiança e comportamento de cooperação e reciprocidade. Podem ser formadas por amigos, parentes e vizinhos, grupos religiosos, associações sindicais, associações de moradores e clubes recreativos, os quais possibilitam que os grupos de pessoas estabeleçam as relações de solidariedade e confiança, que caracterizam o capital social.
Os conceitos acima estão relacionados a qual camada dos Determinantes Sociais de Saúde no modelo proposto por Dahlgren e Whitehead?
a. Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais
b. Redes sociais e comunitárias
c. Condições de vida e de trabalho
d. Estilo de vida dos indivíduos
e. Características individuais.

Os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) podem ser definidos como “os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população”. Eles estão apresentados na figura abaixo: Legenda figura: modelo de determinantes sociais da saúde proposto por Dahlgren e Whitehead, sendo que os determinantes sociais da saúde são dispostos em camadas.
Considerando o nível de “estilo de vida”, segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, assinale a alternativa CORRETA:
a. Os sujeitos não são influenciados por pares, acesso a espaços, serviços e produtos para decidir sobre o estilo de vida, uma vez que possuem o livre direito de escolha.
b. Os comportamentos podem ser considerados parte dos DSS, já que essas opções estão fortemente condicionadas por determinantes sociais - como informações, propaganda, pressão dos pares, possibilidades de acesso a alimentos saudáveis e espaços de lazer.
c. Não é uma camada considerada para os DSS.
d. É uma camada em que aparecem o comportamento e os estilos de vida individuais. Está situada no limiar externo, ou seja, é um macrodeterminante.

A direção do Sistema Único de Saúde (SUS):
Escolha uma opção:
a. Compete a união e aos estados
b. Deve ser centralizada e com comando único
c. Compete aos estados e municípios
d. Deve ser exercida pela união
e. Deve ser descentralizada em cada esfera de governo

O conceito de saúde proposto pela OMS, em 1946, e sustentado na Constituição Federal Brasileira de 1988 enfatiza:
Escolha uma opção:
a. a primazia das condições clínicas de saúde do indivíduo, na perspectiva biomédica.
b. o necessário equilíbrio entre indicadores sociais e econômicos e os indicadores de saúde de uma população.
c. a influência de inúmeros fatores históricos, políticos, sociais e econômicos, individuais e coletivos, nos processos de saúde e adoecimento da população.
d. a condição perene de satisfação e bem-estar que a população precisa alcançar para viver com saúde nos espaços comunitários.
e. a capacidade de lidar com as dificuldades que o indivíduo deve desenvolver para manter sua saúde física e mental.

De acordo com o Sistema Único de Saúde, no que diz respeito à participação da comunidade na gestão do SUS, a mesma se concretiza por meio de:
Escolha uma opção:
a. Secretarias estaduais e municipais de saúde
b. Conferências de saúde e conselhos de saúde
c. Comissões tripartite e conselho social de saúde
d. Comissões intergestoras bipartite.

Carina foi atendida no Pronto Atendimento com fortes dores abdominais. Após a melhora do seu quadro clínico, a equipe agendou seu retorno à unidade básica de saúde de origem. O procedimento utilizado foi de referência e contrarreferência.
Tal procedimento é vinculado a qual princípio do SUS?
a. Hierarquização
b. Centralização
c. Descentralização
d. Equidade
e. Controle social.

O conceito de “saúde” sustentado pela Reforma Sanitária tem como diretriz:
Escolha uma opção:
a. desospitalizar e desinstitucionalizar as ações de saúde, compreendendo que as formas de tratamento da hanseníase, da tuberculose e dos transtornos mentais, bem como a Atenção à Saúde da população excluída dos quadros do trabalho formal compunham um projeto eugenista.
b. controlar a saúde de toda a população, por meio dos mecanismos de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e dos dispositivos da Atenção Básica, na prevenção e promoção da Saúde.
c. combater as epidemias históricas do país, como a esquistossomose, a febre amarela e a dengue, que afetam as populações trabalhadoras e menos privilegiadas economicamente.
d. ratificar a qualidade de vida como uma conquista histórica da capacidade de criar e manter uma vida digna; o acesso à moradia, transporte, trabalho, lazer e alimentação, que permitam o desenvolvimento integral do sujeito; a educação de qualidade, que inclui todos numa sociedade mais equânime.

Uma mulher de 33 anos de idade teve sua perna amputada, após acidente automobilístico. Foi atendida em um Serviço de Reabilitação Física, que realizou todos os procedimentos necessários para sua protetização.
Esse serviço contempla qual nível de complexidade do Sistema Único de Saúde?
a. Atenção básica
b. Média complexidade
c. Atenção primária em saúde
d. Quaternário em saúde
e. Alta complexidade

Carina, antes de receber o atendimento médico no Pronto Atendimento, passou por uma classificação de risco. Em razão de suas fortes dores abdominais, associado a outros elementos, o profissional a categorizou como amarelo, o que significa ‘Urgência: caso de gravidade moderada, necessidade de atendimento médico, sem risco imediato’. Portanto, passou na frente de pessoas que chegaram antes, porém classificados como “não urgência”, como nos casos de resfriados e dor de garganta.
Tal classificação de risco atende ao princípio de:
a. Centralização
b. Descentralização
c. Regionalização
d. Equidade
e. Universalidade

Prévia do material em texto

1- Além das ações e serviços prestados diretamente pelo Estado, a Lei 8080/90 prevê a participação da iniciativa privada na oferta de serviços, em caráter complementar. Esta participação é regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado ao SUS. Entre os demais órgãos vinculados, podemos citar também:
I. Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) - ações de saneamento básico, com atuação em Engenharia de Saúde Pública e Saúde Ambiental;
II. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - vinculado à pesquisa científica e ao ensino, produção de produtos como vacinas, medicamentos, reagentes e kits diagnósticos e a prestação de serviços especializados;
III. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - relacionado a normatização, controle e fiscalização de tudo o que é de interesse para a saúde, incluindo produtos, substâncias e serviços.
IV. Conselho Nacional de Saúde (CNS) - deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde;
V. Instituto Nacional de Câncer (INCA) - atua na prevenção e controle do câncer, incluindo assistência, prevenção e detecção precoce, ensino e pesquisa;
VI. Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) - para atender prioritariamente o SUS, se dedica às etapas de pesquisa, desenvolvimento e produção de hemoderivados e medicamentos biotecnológicos e reagentes.
Assinale a alternativa CORRETA:
a. Apenas I, II, III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV e VI estão corretas.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas III, IV e V estão corretas
e. Apenas I, II e V estão corretas.
2- A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde deverá ser disponibilizada a todas as pessoas, por meios físicos e na internet.  Este documento prevê também que os conselhos de saúde deverão informar a população sobre:
 I – as formas de participação;
II – a composição do conselho de saúde;
III – o regimento interno dos conselhos;
IV – as conferências de saúde;
V – data, local e pauta das reuniões e as deliberações e ações desencadeadas.
 Assinale a alternativa CORRETA.
a- Apenas a I, II e V estão corretas.
b- Apenas a I, II e IV estão corretas.
c- Todas estão corretas
d- Apenas a III, IV e V estão corretas
e- Apenas a I, II, III estão corretas.
3- A instância de gestão colegiada que estabelece pactuações referentes à saúde entre os entes federativos para definição de regras da gestão compartilhada do SUS é definida como:
Escolha uma opção:
a. Concelho nacional de secretários de saúde
b. Conferência de saúde
c. Região de saúde
d. Comissão intergestores
e. Conselho de saúde
4- Observe a imagem abaixo:
Legenda figura: na imagem em preto e branco, é possível observar a arquibancada com pessoas, bancada ao centro e o painel da 8ª Conferência Nacional de Saúde.
No que se refere à 8ª Conferência Nacional de Saúde, é INCORRETO afirmar que:
a. Incluiu a sociedade civil organizada no processo de construção de um novo ideário para a saúde.
b. Foi a primeira conferência com participação popular.
c. Teve como principais temas debatidos a saúde como direito de cidadania, a reformulação do Sistema Nacional de Saúde e o financiamento do setor.
d. Seu relatório orientou a reforma administrativa e financeira da saúde, dando início ao movimento da Reforma Sanitária no país.
5- Após ter sido socorrido em uma colisão com uma caçamba de entulhos, o condutor do veículo, de 25 anos, é levado ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde é atendido na sala de emergência. Podemos dizer que o SAMU (imagem ilustrativa abaixo) é um serviço:
Legenda imagem: Veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estacionado.
Escolha uma opção:
a. de atenção primária em saúde.
b. que contempla ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.
c. porta de entrada do Sistema Único de Saúde.
d. destinado apenas àqueles que possuem plano privado de saúde.
e. que faz parte das ações das Unidade Básicas de Saúde.
6- São Diretrizes Organizativas do SUS, EXCETO:
a. equidade
b. regionalização
c. participação popular
d. descentralização
7- Considerando o processo de regionalização da saúde, estabelecido a partir do Decreto nº 7.508/2011, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. O planejamento em saúde de cada ente federativo deve ser apresentado no seu respectivo Plano de Saúde, cabendo ao Conselho de Secretários e Gestores dos Serviços de Saúde deliberar sobre as diretrizes para o estabelecimento de prioridades.
b. a Região de Saúde consiste no espaço geográfico contínuo formado por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde para populações que apresentam as mesmas necessidades e demandas de saúde.
c. para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária; urgência e emergência; atenção psicossocial e atenção ambulatorial especializada.
d. O planejamento em saúde, obrigatório para os entes federados, será ascendente e integrado, do nível local até o federal, orientado pelas necessidades de saúde da população, devendo compatibilizar-se às necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos financeiros.
8- Observe a imagem abaixo:
Legenda imagem: prédio pintado de azul, com grade na frente, e placa indicando se tratar de uma “Estratégia de Saúde da Família”.
Uma mulher de 24 anos, portadora de anemia falciforme, é levada à Estratégia de Saúde da Família (ESF) por apresentar febre e tosse há 8 horas. Qual é o nível de complexidade do serviço de saúde acessado?
Escolha uma opção:
a. Avançada complexidade
b. Média complexidade
c. Atenção básica
d. Alta complexidade.
9- O movimento que impulsionou a Reforma Sanitária Brasileira foi parte das lutas de resistência à ditadura e pela construção de um Estado democrático social. A Reforma Sanitária
Escolha uma opção:
a. expressa o conjunto de ideias que se tinha em relação às mudanças e transformações necessárias na área da saúde.
b. visou uma forte redução da presença do Estado nas políticas sociais, incluindo a saúde.
c. buscava consolidar a visão biológica das doenças, defendendo estratégias farmacológicas como formas válidas de tratamento.
d. buscou a autonomia dos sujeitos nos serviços de saúde, o que do ponto de vista prático se traduz no paciente definir os procedimentos aos quais ele seria submetido.
10- A participação da comunidade é considerada fundamental para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A respeito desse tema e com base na Lei n. 8.142/1990, julgue os itens seguintes. I - A representação dos usuários do SUS nos conselhos e conferências de saúde é um direito previsto na referida lei. II – Embora os usuários da saúde façam parte da composição paritária dos conselhos de saúde, esta é facultativa, ou seja, não é obrigatória a presença deste segmento no controle social. III – Os profissionais de saúde fazem parte da composição paritária dos conselhos de saúde. Assinale a alternativa que contém a(s) assertiva(s) CORRETA(S).
a. I apenas
b. II e III apenas
c. I e III apenas
d. I, II e III
e. III apenas.
11- Segundo a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo “saúde” segue o conceito de “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente uma completa ausência de afecções ou doenças”. Acerca do processo saúde-doença, analise:
I - Saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá, entre outros elementos, da época, do lugar, da classe social.
II – As práticas desenvolvidas nos serviços de saúde são baseadas nos conceitos vigentes do que vem a ser a doença e a saúde.
III – A visão de saúde da OMS, como completo estado de bem-estar físico, mental e social, considera que vários fatores influenciam nos níveis de saúde. Porém, não abrange a complexidade do conceito e por isso é pouco aplicável para a avaliação do nível de saúde de uma população.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estãoCORRETAS:
a. Somente I e II
b. Somente II e III
c. Somente I
d. I, II e III
12- O capital social é entendido como o conjunto das relações sociais caracterizadas por atitudes de confiança e comportamento de cooperação e reciprocidade. Podem ser formadas por amigos, parentes e vizinhos, grupos religiosos, associações sindicais, associações de moradores e clubes recreativos, os quais possibilitam que os grupos de pessoas estabeleçam as relações de solidariedade e confiança, que caracterizam o capital social. Os conceitos acima estão relacionados a qual camada dos Determinantes Sociais de Saúde no modelo proposto por Dahlgren e Whitehead?
a. Condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais
b. Redes sociais e comunitárias
c. Condições de vida e de trabalho
d. Estilo de vida dos indivíduos 
e. Características individuais. 
13- Os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) podem ser definidos como “os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população”. Eles estão apresentados na figura abaixo:
Legenda figura: modelo de determinantes sociais da saúde proposto por Dahlgren e Whitehead, sendo que os determinantes sociais da saúde são dispostos em camadas.
Considerando o nível de “estilo de vida”, segundo o modelo de Dahlgren e Whitehead, assinale a alternativa CORRETA:
a. Os sujeitos não são influenciados por pares, acesso a espaços, serviços e produtos para decidir sobre o estilo de vida, uma vez que possuem o livre direito de escolha.
b. Os comportamentos podem ser considerados parte dos DSS, já que essas opções estão fortemente condicionadas por determinantes sociais - como informações, propaganda, pressão dos pares, possibilidades de acesso a alimentos saudáveis e espaços de lazer.
c. Não é uma camada considerada para os DSS.
d. É uma camada em que aparecem o comportamento e os estilos de vida individuais. Está situada no limiar externo, ou seja, é um macrodeterminante.
14- A direção do Sistema Único de Saúde (SUS):
a. Compete a união e aos estados
b. Deve ser centralizada e com comando único
c. Compete aos estados e municípios
d. Deve ser exercida pela união
e. Deve ser descentralizada em cada esfera de governo
15- O conceito de saúde proposto pela OMS, em 1946, e sustentado na Constituição Federal Brasileira de 1988 enfatiza:
a. a primazia das condições clínicas de saúde do indivíduo, na perspectiva biomédica.
b. o necessário equilíbrio entre indicadores sociais e econômicos e os indicadores de saúde de uma população.
c. a influência de inúmeros fatores históricos, políticos, sociais e econômicos, individuais e coletivos, nos processos de saúde e adoecimento da população.
d. a condição perene de satisfação e bem-estar que a população precisa alcançar para viver com saúde nos espaços comunitários.
e. a capacidade de lidar com as dificuldades que o indivíduo deve desenvolver para manter sua saúde física e mental.
16- De acordo com o Sistema Único de Saúde, no que diz respeito à participação da comunidade na gestão do SUS, a mesma se concretiza por meio de:
a. Secretarias estaduais e municipais de saúde
b. Conferências de saúde e conselhos de saúde
c. Comissões tripartite e conselho social de saúde
d. Comissões intergestoras bipartite. 
17- Carina foi atendida no Pronto Atendimento com fortes dores abdominais. Após a melhora do seu quadro clínico, a equipe agendou seu retorno à unidade básica de saúde de origem. O procedimento utilizado foi de referência e contrarreferência. Tal procedimento é vinculado a qual princípio do SUS?
a. Hierarquização
b. Centralização
c. Descentralização
d. Equidade
e. Controle social.
18- O conceito de “saúde” sustentado pela Reforma Sanitária tem como diretriz:
a. desospitalizar e desinstitucionalizar as ações de saúde, compreendendo que as formas de tratamento da hanseníase, da tuberculose e dos transtornos mentais, bem como a Atenção à Saúde da população excluída dos quadros do trabalho formal compunham um projeto eugenista.
b. controlar a saúde de toda a população, por meio dos mecanismos de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e dos dispositivos da Atenção Básica, na prevenção e promoção da Saúde.
c. combater as epidemias históricas do país, como a esquistossomose, a febre amarela e a dengue, que afetam as populações trabalhadoras e menos privilegiadas economicamente.
d. ratificar a qualidade de vida como uma conquista histórica da capacidade de criar e manter uma vida digna; o acesso à moradia, transporte, trabalho, lazer e alimentação, que permitam o desenvolvimento integral do sujeito; a educação de qualidade, que inclui todos numa sociedade mais equânime.
19- Uma mulher de 33 anos de idade teve sua perna amputada, após acidente automobilístico. Foi atendida em um Serviço de Reabilitação Física, que realizou todos os procedimentos necessários para sua protetização (imagem ilustrativa abaixo). Esse serviço contempla qual nível de complexidade do Sistema Único de Saúde?
Legenda imagem: foto de mulher com prótese na perna direita, caminhando na barra paralela, acompanhado por profissional.
a. Atenção básica
b. Média complexidade
c. Atenção primária em saúde
d. Quaternário em saúde
e. Alta complexidade
20- Carina, antes de receber o atendimento médico no Pronto Atendimento, passou por uma classificação de risco. Em razão de suas fortes dores abdominais, associado a outros elementos, o profissional a categorizou como amarelo, o que significa ‘Urgência: caso de gravidade moderada, necessidade de atendimento médico, sem risco imediato’. Portanto, passou na frente de pessoas que chegaram antes, porém classificados como “não urgência”, como nos casos de resfriados e dor de garganta. Tal classificação de risco atende ao princípio de:
a. Centralização
b. Descentralização
c. Regionalização
d. Equidade
e. Universalidade

Mais conteúdos dessa disciplina