Buscar

Curtam pfv

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
 	O estudo de história é importante para que a sociedade tenha conhecimento dos caminhos percorridos pelo homem ao longo dos tempos e espaços. É também uma maneira de interpretar os eventos históricos e analisar como foi a trajetória humana. A partir dessa linha de pensamento nos deparamos com os museus que são de fundamental importância para a preservação da memória história, pois eles são instituições sem fins lucrativos que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, educação, contemplação e turismo, conjuntos de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.
DESENVOLVIMENTO
	A primeira coisa que se destaca quando se faz uma visita a algum lugar, são os prédios históricos ou as construções que de alguma forma representem ou trazem em suas características pistas sobre a história da localidade visitada e de seus habitantes. Esses patrimônios despertam o interesse, instigam a procura por mais informações sobre o lugar, representam a materialização da cultura de uma localidade, além de trazer em suas características e no estilo a história das pessoas que o construíram.
	Os museus exercem esse papel de preservar a memória, retratar o passado da forma mais concreta possível dando a oportunidade de se conhecer objetos históricos, que fizeram parte e foram importantes para a criação de uma cultura. Eles nos permitem entender o comportamento, hábitos e até pensamentos que nossos antepassados tinham e como eles enxergavam o mundo. 
	Não temos como voltar ao passado, o que foi destruído jamais poderá ser recriado da forma exata, mas nada impede de que seja representado. O Memorial do Cerrado, localizado em Goiânia no Campus II da PUC Goiás, tem como projeto retratar desde a origem do planeta Terra e até o período da escravidão no Brasil. Neste memorial é possível encontrar a reconstrução de vilas que representam a época colonial portuguesa e fazendas que eram responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo.
	Também podemos encontrar a réplica de uma aldeia indígena, representações de quilombos usados como esconderijo e abrigo por africanos que fugiam da escravidão e também há trilhas ecológicas que incentivam o contato com a natureza e a interação de conhecimentos referentes ao meio ambiente. 
CONCLUSÃO
	Sendo assim, ao estudar história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
BIBLIOGRAFIA
http://casaraodeideias.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-patrimonio-historico/
https://escolakids.uol.com.br/a-importancia-de-se-estudar-a-historia.htm 
http://www.cultura.al.gov.br/politicas-e-acoes/patrimonio-cultural/principal/textos/preservacao-do-patrimonio 
http://www.museus.gov.br/os-museus/o-que-e-museu/

Continue navegando