Buscar

Chaves simétricas e assimetricas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para podermos enteder da melhor maneira, temos que saber como a criptografia funciona e o que torna dificil quebrá-la. Em relação as chaves de criptografia e descriptografia, crrelácionadas as suas respectivas chaves.
As chaves simétricas e assimétricas quanto o seu nivel de segurança são medidas pelos seus bits, quanto maior for o número de bits utilizado mais dificil se torna quebrá-lo, partindo desse princípio, se tivermos uma chave com menor numero de bits teremos poucas chaves, mas se utilizarmos um número alto de bits, o número de chaves irá subir mais ainda. Tornando assim masi dificil de quebrar.
As chaves simétricas são o tipo mais simples de criptografia, uma vez que o receptor e o emissor possuem a mesma chave, melhor dizendo, a mesma chave serve para codificar e descodificar. Para isso o emissor envia a mensagem de descriptografia para o receptor.
São muitos os algorítmos que criam chaves de criptografia, dentre eles estão o DES (Data Encryption Standard), IDEA (Internacional Data Encryption Algorithm) e o RC ( Ron’s Code).
Chaves assimétricas diferente da simétrica, esse tipo de método utiliza duas chaves, uma pública e uma privada, funciona da seguinte forma, alguém envia uma chave para quer enviar a informação, que nesse caso é a chave pública. Com ela se faz a codificação da mensagem, para poder descodificar a mensagem é necessário outra chave, que é a chave secreta. Nesse tipo de método com duas chaves diferentes, aumenta o nível de segurança e confiança nas informações transmitidas.
Com isso, não poderia deixar de falar sobre a combinação das duas chaves, simétricas e assimétricas, somando a suas vantagens e eliminando as suas desvantagens. Existem protocolos que são hoje exemplo dessa combinação, como o TLS.

Continue navegando