Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Exercícios Transmissão digital e analógica

Pré-visualização | Página 1 de 2

Exercícios Transmissão digital e analógica
Respostas enviadas em: 16/10/2022 12:50
1. 
Uma rede de computadores é construída para enviar informações de um ponto a outro. Essas informações, geradas pelos dispositivos e submetidas às camadas do modelo OSI ou TCP/IP, são conhecidas como pacotes de dados e estão no formato digital. Existe, porém, um outro conceito que envolve a transmissão de dados: os sinais digitais. Então, para uma transmissão de informações em uma rede de computadores, temos os conceitos de dados digitais e sinais digitais. Analise as alternativas abaixo e marque a que expõe CORRETAMENTE a relação entre dados e sinais digitais.
Resposta incorreta.
A. 
Sinais digitais são os pacotes de dados gerados pelos dispositivos, e os dados digitais são os bits enviados pelo meio de comunicação.
Apesar de esses conceitos parecerem semelhantes, há diferenças entre eles. Para saber quais são, pesquise sobre transmissão de sinais.
Resposta incorreta.
B. 
A relação existente entre dados e sinais digitais é que os conceitos são exatamente iguais.
Existe semelhança entre esses conceitos, que algumas vezes causa certa confusão, porém há uma diferença entre eles: um refere-se aos pacotes de dados gerados pelos dispositivos, e o outro refere-se à forma com que os bits são enviados pelo meio de comunicação.
Resposta incorreta.
C. 
A relação existente entre eles é que as duas nomenclaturas se referem ao mesmo conceito, e esses dados e/ou sinais digitais circularão no meio físico na forma de sinais analógicos.
Os conceitos não são os mesmos, e os sinais não são enviados somente na forma analógica.
Você acertou!
D. 
Dados digitais são os pacotes de dados gerados pelos dispositivos, e os sinais digitais são os dados convertidos em bits, que circulam pelo meio de comunicação.
Os pacotes de dados, a partir do dispositivo de origem, quando chegam na camada de enlace, são convertidos em sinais digitais, os quais são transmitidos um a um pelo meio de comunicação. Técnicas de codificação, aplicadas a estes sinais, permitem que o dispositivo de destino saiba exatamente como remontar este conjunto de sinais recebidos em forma de pacotes de dados novamente.
Resposta incorreta.
E. 
Não há nenhuma relação entre eles, pois são conceitos completamente diferentes.
Independentemente se as informações estão representadas na forma de dados ou de sinais digitais, o resultado final da transmissão deve ser seguro, de forma que a informação enviada seja a mesma informação recebida; portanto, há uma grande relação entre esses conceitos.
2. 
Sabe-se que os dados podem ser digitais ou analógicos. Sabe-se também que os sinais que representam dados podem ser digitais ou analógicos. Para que os dados possam ser convertidos em sinais, independentemente da forma, eles precisam ser convertidos. Tratando especificamente da conversão de dados digitais para sinais digitais, existem técnicas de conversão que podem ser adotadas. Analise as alternativas e marque a que mostra CORRETAMENTE as técnicas que podem ser adotadas para conversão de dados digitais para sinais digitais.
Você acertou!
A. 
Codificação de linha, codificação de blocos e mistura de sinais.
Essas são as três técnicas usadas para conversão, sendo que a codificação de linha é sempre necessária. As demais não são necessariamente utilizadas.
Resposta incorreta.
B. 
Elemento de sinal e elemento de dados.
Apesar de os termos estarem diretamente ligados à transmissão de dados digitais, os elementos de dados são aquilo que precisamos transmitir, e os elementos de sinal são aquilo que podemos transmitir, porém, não são técnicas de conversão.
Resposta incorreta.
C. 
Técnica de cancelamento e técnica de acoplagem.
Nenhum dos termos refere-se às técnicas de conversão de sinais. A técnica de cancelamento é um termo utilizado em cabos UTP para anulação de ruído entre os pares trançados do cabo; já a técnica de acoplagem não faz referência a nenhum termo de transmissão de dados.
Resposta incorreta.
D. 
Taxa de pulsos, taxa de modulação e taxa de transmissão.
Esses termos são utilizados para definir a taxa de sinais, e não as técnicas de conversão para sinais.
Resposta incorreta.
E. 
Modulação por código de pulso e modulação delta.
Essas modulações referem-se às técnicas utilizadas para conversão de sinais analógicos em dados digitais.
3. 
Da mesma forma que necessitamos converter dados digitais para sinais digitais, o mesmo ocorre quando se trata de conversão analógica-analógica, processo este conhecido como modulação analógica, que é a representação de informações analógicas por um sinal analógico. Essa conversão pode ocorrer por meio de três diferentes processos:
Resposta incorreta.
A. 
Modulações síncrona, assíncrona e isócrona.
Esses termos não fazem referência ao processo de modulação, mas, sim, às formas de transmissão digital.
Resposta incorreta.
B. 
Modulação por chaveamento de amplitude (ASK), modulação por chaveamento de frequência (FSK) e modulação por chaveamento de fase (PSK).
Essas formas de modulação referem-se às formas de conversão digital analógica.
Resposta correta.
C. 
AM, FM e PM.
Esses são os métodos corretos para modulação analógica e significam, respectivamente: AM (modulação em amplitude), FM (modulação em frequência) e PM (modulação em fase).
Resposta incorreta.
D. 
Codificação de linha, codificação de blocos e mistura de sinais.
Apesar de serem técnicas de conversão, esses conceitos são utilizados para conversão digital-digital, e não analógico-analógico.
Você não acertou!
E. 
NRZ-L, NRZ-I, bifásico.
Esses termos referem-se ao método de codificação digital unipolar e fazem referência direta à forma de sincronização de sinais.
4. 
Em transmissões digitais, diz-se que o objetivo a ser alcançado para garantir um melhor desempenho é aumentar a taxa de dados e, ao mesmo tempo, diminuir a taxa de sinal. Analise as alternativas abaixo e assinale a que define CORRETAMENTE a relação existente entre esses conceitos.
Resposta incorreta.
A. 
A taxa de dados define o número de elementos de sinal enviados na forma de 0 (zero), enquanto a taxa de sinal define o número de elementos de dados enviados na forma de 0 (zero).
A forma de bit, que é considerada para medir o fluxo de dados e sinais, é a que tem formato 1.
Resposta incorreta.
B. 
A taxa de dados refere-se à quantidade de bits convertidos, e a taxa de sinal é a quantidade de sinais enviados.
A taxa de dados não se refere somente à quantidade de bits convertidos, mas, sim, à quantidade de elementos de dados enviados na forma de 1.
Resposta incorreta.
C. 
A taxa de dados e a taxa de sinais têm o mesmo significado, porém com nomes diferentes. Ambas se referem à quantidade de bits enviados.
Um dos conceitos faz referência à taxa de produção, e o outro refere-se ao sinal enviado pelo meio de comunicação.
Resposta incorreta.
D. 
A taxa de dados define o número de elementos de sinal enviados na forma de 1, enquanto a taxa de sinal define o número de elementos de dados enviados na forma de 1.
Aumentar a taxa de produção de dados eleva a velocidade de transmissão, e reduzir a taxa de sinal diminui as exigências em termos de largura de banda.
Você acertou!
E. 
A taxa de dados define o número de elementos de dados (bits) enviados na forma de 1. A unidade é bits por segundo (bps), e a taxa de sinal é o número de elementos de sinal enviados na forma de 1.
Aumentar a taxa de produção de dados eleva a velocidade de transmissão, e reduzir a taxa de sinal diminui as exigências em termos de largura de banda.
5. 
Quanto às técnicas de conversão de dados digitais para sinais digitais, existem três técnicas que podem ser utilizadas, porém a utilização de uma delas sempre é requerida, e as demais nem sempre se fazem necessárias. Identifique dentre as alternativas qual é a técnica INDISPENSÁVEL para a conversão digital-digital.
Você acertou!
A. 
Codificação de linha.
A codificação de linha sempre ocorre, pois é por meio dela que se converte uma sequência de bits em um sinal digital. No emissor, os dados digitais são codificados
Página12