Logo Passei Direto
Buscar

AOL 2 Anatomia humana

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os anexos do sistema musculares são definidos como estruturas relacionadas ao tecido conjuntivo, com características resistentes e inextensíveis que, embora não sejam músculos, assessoram o mesmo, tendo como função facilitar sua ação. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre classificação dos músculos, analise os anexos musculares a seguir e associe-os com suas respectivas características:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Pequenas bolsas entre os músculos ou entre um músculo e um osso, forradas por uma membrana serosa que permite o deslizamento muscular.
( ) Lâmina de tecido conjuntivo fibroso que envolve cada músculo.
( ) Estruturas do tipo fibrosa e sinovial, que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas por onde deslizam os tendões.
( ) Estrutura de tecido conjuntivo em forma de lâmina que envolve músculos.
a) 4, 1, 3, 2.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 4, 2, 3,1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 2, 4, 3.

O sistema nervoso é um complexo sistema que atua diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as funções do sistema nervoso, podemos afirmar que a função integradora consiste em:
a) processar e interpretar estímulos e tomar decisões a respeito do que fazer em cada momento.
b) captar, através de receptores sensitivos, diversos estímulos e informação que estão pelo corpo.
c) receber uma informação do cérebro e executar uma ação através dos neurônios motores.
d) efetuar respostas ativando músculos ou glândulas.
e) monitorar mudanças do exterior do corpo através de receptores sensoriais especiais.

Os músculos são estruturas individualizadas que, através de sua capacidade de contração, são capazes de produzir movimento. Devido à sua diversidade anatômica e funcional os músculos podem ser classificados de diferentes maneiras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos músculos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem vários critérios para classificar os músculos, como origem, inserção e ação.
II. ( ) Os músculos podem ter as fibras dispostas de maneira paralela, oblíqua, ou circular, considerando a direção de tração exercida pelo músculo.
III. ( ) Fatores como a morfologia dos músculos e a quantidade de ventres musculares são desconsiderados critérios de classificação dos músculos.
IV. ( ) A relação do músculo com o tendão influencia classificação do músculo, em especial quanto a origem e a inserção.
a) V, V, F, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
e) V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Quem nunca sentiu aquele famoso tremor nas pálpebras? [...] Mas por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de ser evitado? A oftalmologista Andrea Lima Barbosa, diretora médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ), conta que é extremamente comum pessoas chegarem a seu consultório com essa queixa. Barbosa explica que o tremor, quase sempre unilateral, aparece porque liberamos hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Estes hormônios levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.”
Considerando os dados citados e o conteúdo estudado sobre contração muscular, podemos afirmar que a contração muscular ocorre:
a) por meio da interação entre filamentos finos e grossos em cada sarcômero, encurtando-o.
b) quando os filamentos de miosina empurram os filamentos de actina e o sarcômero aumentam.
c) na ausência de íons cálcio (Ca2+) e de ATP.
d) ao cessar a transmissão de um impulso elétrico para o músculo.
e) exclusivamente durante a recaptura dos íons cálcio para o retículo sarcoplasmático.

Leia o trecho a seguir. “Na prática esportiva de alta performance, a lesão muscular está cada vez mais frequente. O tecido muscular, que é responsável por 40% do total do peso corpóreo, é o principal alvo de aperfeiçoamento e exigência. O atual cenário mundial passou a valorizar a força em detrimento da técnica, dessa forma, esse tipo de agravo representa até 55% das injúrias esportivas [...]”
De acordo com as informações apresentadas e pelo conteúdo estudado sobre tipos de músculos, tipos de contração muscular, fibra muscular e tecido conjuntivo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O músculo estriado cardíaco é o único tipo muscular que possui contração voluntária do corpo.
II. Os tecidos musculares que se contraem involuntariamente são chamados de músculo visceral.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

O sistema nervoso autônomo (SNA) é uma parte do sistema nervoso que, ao receber informações sobre o corpo e o ambiente externo, responde estimulando os processos corporais sobre os órgãos internos.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos abordados sobre o sistema nervoso autônomo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Neurônios motores autônomos conduzem informações do sistema nervoso central para os músculos lisos e estriados cardíacos e glândulas, provocando a contração dos músculos e a secreção pelas glândulas.
II. Como as respostas motoras dessas estruturas normalmente operam, em grande parte, abaixo do nível de consciência, a ação da divisão autônoma do sistema nervoso é involuntária.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Entender como o cérebro funciona é uma das peças-chaves da ciência para desvendar segredos por trás do envelhecimento e da recuperação de vários distúrbios neurológicos. Pensando nisso, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Yale estudaram as interações entre neurônios e captaram como o cérebro os elimina quando eles param de funcionar. A pesquisa, publicada na revista científica Science Advances, mostra que, se células mortas não forem removidas, elas podem se converter em toxinas que danificam o sistema nervoso, prejudicando o indivíduo.”
Considerando a informação apresentada e o conteúdo estudado sobre Sistema nervoso central, tecido nervoso e sistema nervoso periférico, analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos neurônios possui três partes: dendritos, corpo celular e axônio.
II. O local de comunicação entre um neurônio e uma fibra muscular é chamado de junção neuromuscular.
III. É no axônio do neurônio onde encontramos as organelas celulares típicas desse tipo celular.
IV. A criação de novos neurônios é normalmente muito limitada nos seres humanos adultos.
a) I, II e IV.
b) I e IV.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “O que faz da humanidade uma espécie única no planeta? Talvez parte da resposta tenha sido descoberta nesta semana: um estudo conduzido por pesquisadores de diferentes países identificou um novo tipo de neurônio que, em uma primeira análise, parece existir apenas nos cérebros humanos [...] esse conjunto de células foi encontrado no córtex, a camada mais externa do cérebro e que é ligado ao pensamento complexo, às emoções, à memória e à autoconsciência. Os cientistas afirmam que essa região é considerada a estrutura mais complexa que existe na natureza.”
O córtex citado na reportagem é uma das principais estruturas que compõe o encéfalo, que é subdividido em algumas regiões específicas. Assim, e considerando o conteúdo estudado sobre sistema nervoso central, analise as estruturas encefálicas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
( ) Controla as principais atividades sensitivas, sensoriais e motoras.
( ) Forma o bulbo.
( ) Desenvolve três regiões principais: tálamo, hipotálamo e hipófise.
( ) Dá origem ao cerebelo e a ponte.
( ) Contém os centros reflexos visual e auditivo.
a) 1, 5, 2, 4, 3.
b) 3, 4, 2, 5, 1.
c) 1, 3, 4, 2, 5.
d) 2, 5, 3, 4, 1.
e) 4, 2, 1, 5, 3.

Leia o texto a seguir: “Órgão mais complexo do corpo humano, o cérebro é composto por duas grandes categorias de células: as nervosas e as não nervosas, também chamadas células da glia. Já se sabe que as últimas dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso. Agora, em um experimento com moscas-da-fruta, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos identificou que essas estruturas podem estar ligadas a um mecanismo anterior e ainda mais preponderante para o funcionamento cerebral: elas têm papel fundamental na criação de neurônios.”
Assim, e de acordo com o que foi estudado sobre os tipos celulares do tecido nervoso, analise as células a seguir e associe-as com suas respectivas características:
( ) Formam mielina no sistema nervoso central.
( ) Formam mielina no sistema nervoso periférico.
( ) Ajudam na passagem de moléculas do sangue para o encéfalo.
( ) Removem materiais estranhos e degenerados no sistema nervoso central.
a) 3, 1, 2, 4.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 4, 2, 3, 1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 2, 4, 3.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os anexos do sistema musculares são definidos como estruturas relacionadas ao tecido conjuntivo, com características resistentes e inextensíveis que, embora não sejam músculos, assessoram o mesmo, tendo como função facilitar sua ação. Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre classificação dos músculos, analise os anexos musculares a seguir e associe-os com suas respectivas características:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Pequenas bolsas entre os músculos ou entre um músculo e um osso, forradas por uma membrana serosa que permite o deslizamento muscular.
( ) Lâmina de tecido conjuntivo fibroso que envolve cada músculo.
( ) Estruturas do tipo fibrosa e sinovial, que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas por onde deslizam os tendões.
( ) Estrutura de tecido conjuntivo em forma de lâmina que envolve músculos.
a) 4, 1, 3, 2.
b) 3, 1, 2, 4.
c) 4, 2, 3,1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 2, 4, 3.

O sistema nervoso é um complexo sistema que atua diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as funções do sistema nervoso, podemos afirmar que a função integradora consiste em:
a) processar e interpretar estímulos e tomar decisões a respeito do que fazer em cada momento.
b) captar, através de receptores sensitivos, diversos estímulos e informação que estão pelo corpo.
c) receber uma informação do cérebro e executar uma ação através dos neurônios motores.
d) efetuar respostas ativando músculos ou glândulas.
e) monitorar mudanças do exterior do corpo através de receptores sensoriais especiais.

Os músculos são estruturas individualizadas que, através de sua capacidade de contração, são capazes de produzir movimento. Devido à sua diversidade anatômica e funcional os músculos podem ser classificados de diferentes maneiras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos músculos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) Existem vários critérios para classificar os músculos, como origem, inserção e ação.
II. ( ) Os músculos podem ter as fibras dispostas de maneira paralela, oblíqua, ou circular, considerando a direção de tração exercida pelo músculo.
III. ( ) Fatores como a morfologia dos músculos e a quantidade de ventres musculares são desconsiderados critérios de classificação dos músculos.
IV. ( ) A relação do músculo com o tendão influencia classificação do músculo, em especial quanto a origem e a inserção.
a) V, V, F, V.
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
e) V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Quem nunca sentiu aquele famoso tremor nas pálpebras? [...] Mas por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de ser evitado? A oftalmologista Andrea Lima Barbosa, diretora médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ), conta que é extremamente comum pessoas chegarem a seu consultório com essa queixa. Barbosa explica que o tremor, quase sempre unilateral, aparece porque liberamos hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Estes hormônios levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.”
Considerando os dados citados e o conteúdo estudado sobre contração muscular, podemos afirmar que a contração muscular ocorre:
a) por meio da interação entre filamentos finos e grossos em cada sarcômero, encurtando-o.
b) quando os filamentos de miosina empurram os filamentos de actina e o sarcômero aumentam.
c) na ausência de íons cálcio (Ca2+) e de ATP.
d) ao cessar a transmissão de um impulso elétrico para o músculo.
e) exclusivamente durante a recaptura dos íons cálcio para o retículo sarcoplasmático.

Leia o trecho a seguir. “Na prática esportiva de alta performance, a lesão muscular está cada vez mais frequente. O tecido muscular, que é responsável por 40% do total do peso corpóreo, é o principal alvo de aperfeiçoamento e exigência. O atual cenário mundial passou a valorizar a força em detrimento da técnica, dessa forma, esse tipo de agravo representa até 55% das injúrias esportivas [...]”
De acordo com as informações apresentadas e pelo conteúdo estudado sobre tipos de músculos, tipos de contração muscular, fibra muscular e tecido conjuntivo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O músculo estriado cardíaco é o único tipo muscular que possui contração voluntária do corpo.
II. Os tecidos musculares que se contraem involuntariamente são chamados de músculo visceral.
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.

O sistema nervoso autônomo (SNA) é uma parte do sistema nervoso que, ao receber informações sobre o corpo e o ambiente externo, responde estimulando os processos corporais sobre os órgãos internos.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos abordados sobre o sistema nervoso autônomo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Neurônios motores autônomos conduzem informações do sistema nervoso central para os músculos lisos e estriados cardíacos e glândulas, provocando a contração dos músculos e a secreção pelas glândulas.
II. Como as respostas motoras dessas estruturas normalmente operam, em grande parte, abaixo do nível de consciência, a ação da divisão autônoma do sistema nervoso é involuntária.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Leia o trecho a seguir: “Entender como o cérebro funciona é uma das peças-chaves da ciência para desvendar segredos por trás do envelhecimento e da recuperação de vários distúrbios neurológicos. Pensando nisso, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Yale estudaram as interações entre neurônios e captaram como o cérebro os elimina quando eles param de funcionar. A pesquisa, publicada na revista científica Science Advances, mostra que, se células mortas não forem removidas, elas podem se converter em toxinas que danificam o sistema nervoso, prejudicando o indivíduo.”
Considerando a informação apresentada e o conteúdo estudado sobre Sistema nervoso central, tecido nervoso e sistema nervoso periférico, analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos neurônios possui três partes: dendritos, corpo celular e axônio.
II. O local de comunicação entre um neurônio e uma fibra muscular é chamado de junção neuromuscular.
III. É no axônio do neurônio onde encontramos as organelas celulares típicas desse tipo celular.
IV. A criação de novos neurônios é normalmente muito limitada nos seres humanos adultos.
a) I, II e IV.
b) I e IV.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “O que faz da humanidade uma espécie única no planeta? Talvez parte da resposta tenha sido descoberta nesta semana: um estudo conduzido por pesquisadores de diferentes países identificou um novo tipo de neurônio que, em uma primeira análise, parece existir apenas nos cérebros humanos [...] esse conjunto de células foi encontrado no córtex, a camada mais externa do cérebro e que é ligado ao pensamento complexo, às emoções, à memória e à autoconsciência. Os cientistas afirmam que essa região é considerada a estrutura mais complexa que existe na natureza.”
O córtex citado na reportagem é uma das principais estruturas que compõe o encéfalo, que é subdividido em algumas regiões específicas. Assim, e considerando o conteúdo estudado sobre sistema nervoso central, analise as estruturas encefálicas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
( ) Controla as principais atividades sensitivas, sensoriais e motoras.
( ) Forma o bulbo.
( ) Desenvolve três regiões principais: tálamo, hipotálamo e hipófise.
( ) Dá origem ao cerebelo e a ponte.
( ) Contém os centros reflexos visual e auditivo.
a) 1, 5, 2, 4, 3.
b) 3, 4, 2, 5, 1.
c) 1, 3, 4, 2, 5.
d) 2, 5, 3, 4, 1.
e) 4, 2, 1, 5, 3.

Leia o texto a seguir: “Órgão mais complexo do corpo humano, o cérebro é composto por duas grandes categorias de células: as nervosas e as não nervosas, também chamadas células da glia. Já se sabe que as últimas dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso. Agora, em um experimento com moscas-da-fruta, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos identificou que essas estruturas podem estar ligadas a um mecanismo anterior e ainda mais preponderante para o funcionamento cerebral: elas têm papel fundamental na criação de neurônios.”
Assim, e de acordo com o que foi estudado sobre os tipos celulares do tecido nervoso, analise as células a seguir e associe-as com suas respectivas características:
( ) Formam mielina no sistema nervoso central.
( ) Formam mielina no sistema nervoso periférico.
( ) Ajudam na passagem de moléculas do sangue para o encéfalo.
( ) Removem materiais estranhos e degenerados no sistema nervoso central.
a) 3, 1, 2, 4.
b) 2, 1, 3, 4.
c) 4, 2, 3, 1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 2, 4, 3.

Prévia do material em texto

AOL 2– Anatomia humana
1- Os anexos do sistema musculares são definidos como estruturas relacionadas ao tecido conjuntivo, com características resistentes e inextensíveis que, embora não sejam músculos, assessoram o mesmo, tendo como função facilitar sua ação.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre classificação dos músculos, analise os anexos musculares a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Aponeurose.
2) Fáscia.
3) Bainha tendínea.
4) Bolsa sinovial.
( ) Pequenas bolsas entre os músculos ou entre um músculo e um osso, forradas por uma membrana serosa que permite o deslizamento muscular.
( ) Lâmina de tecido conjuntivo fibroso que envolve cada músculo.
( ) Estruturas do tipo fibrosa e sinovial, que formam pontes ou túneis entre as superfícies ósseas por onde deslizam os tendões.
( ) Estrutura de tecido conjuntivo em forma de lâmina que envolve músculos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) 4, 2, 3,1. (Resposta correta)
b) 3, 1, 2, 4.
c) 1, 2, 4, 3.
d) 4, 1, 3, 2.
e) 2, 4, 1, 3.
2- O sistema nervoso é um complexo sistema que atua diretamente na coordenação funcional dos diferentes órgãos e demais sistemas, armazenando informações, captando sensações e efetuando reações por mecanismos hormonais e motores.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo estudado sobre as funções do sistema nervoso, podemos afirmar que a função integradora consiste em: 
a) processar e interpretar estímulos e tomar decisões a respeito do que fazer em cada momento.
(Resposta correta)
b) captar, através de receptores sensitivos, diversos estímulos e informação que estão pelo corpo.
c) receber uma informação do cérebro e executar uma ação através dos neurônios motores.
d) efetuar respostas ativando músculos ou glândulas.
e) monitorar mudanças do exterior do corpo através de receptores sensoriais especiais.
3- Os músculos são estruturas individualizadas que, através de sua capacidade de contração, são capazes de produzir movimento. Devido à sua diversidade anatômica e funcional os músculos podem ser classificados de diferentes maneiras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos músculos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Existem vários critérios para classificar os músculos, como origem, inserção e ação.
II. ( ) Os músculos podem ter as fibras dispostas de maneira paralela, oblíqua, ou circular, considerando a direção de tração exercida pelo músculo.
III. ( ) Fatores como a morfologia dos músculos e a quantidade de ventres musculares são desconsiderados critérios de classificação dos músculos.
IV. ( ) A relação do músculo com o tendão influencia classificação do músculo, em especial quanto a origem e a inserção.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) V, V, F, V. (Resposta correta)
b) F, V, V, F.
c) V, F, V, F.
d) F, F, V, V.
e) V, V, V, F.
4- Leia o trecho a seguir:
“Quem nunca sentiu aquele famoso tremor nas pálpebras? [...] Mas por que isso é tão comum e, ao mesmo tempo, difícil de ser evitado? A oftalmologista Andrea Lima Barbosa, diretora médica da Clínica dos Olhos São Francisco de Assis (RJ), conta que é extremamente comum pessoas chegarem a seu consultório com essa queixa. Barbosa explica que o tremor, quase sempre unilateral, aparece porque liberamos hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Estes hormônios levam estímulos para as pálpebras, que passam a ter contrações involuntárias, ou seja, impossíveis de se controlar.”
Disponível em: <https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/02/tremor-nas-palpebras-e-sinal-para-desacelerar-avisam-os-medicos.htm#:~:text=%E2%80%9C%C3%89%20sempre%20preocupante%20para%20a,estar%20no%20auge%20do%20estresse>. Acesso em: 25 set. 2020.
Considerando os dados citados e o conteúdo estudado sobre contração muscular, podemos afirmar que a contração muscular ocorre: 
a) por meio da interação entre filamentos finos e grossos em cada sarcômero, encurtando-o. (Resposta correta) 
b) quando os filamentos de miosina empurram os filamentos de actina e o sarcômero aumentam.
c) na ausência de íons cálcio (Ca2+) e de ATP.
d) ao cessar a transmissão de um impulso elétrico para o músculo.
e) exclusivamente durante a recaptura dos íons cálcio para o retículo sarcoplasmático.
5- Leia o trecho a seguir.
“Na prática esportiva de alta performance, a lesão muscular está cada vez mais frequente. O tecido muscular, que é responsável por 40% do total do peso corpóreo, é o principal alvo de aperfeiçoamento e exigência. O atual cenário mundial passou a valorizar a força em detrimento da técnica, dessa forma, esse tipo de agravo representa até 55% das injúrias esportivas [...]”
Disponível em: <https://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/lesao-aguda-dos-musculos-isquios-tibiais-faz-primeira-vitima-na-copa.ghtml>. Acesso em 26 ago. 2020.
De acordo com as informações apresentadas e pelo conteúdo estudado sobre tipos de músculos, tipos de contração muscular, fibra muscular e tecido conjuntivo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O músculo estriado cardíaco é o único tipo muscular que possui contração voluntária do corpo. 
Porque:
II. Os tecidos musculares que se contraem involuntariamente são chamados de músculo visceral.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
a) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. (Resposta correta)
b) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
6- O sistema nervoso autônomo (SNA) é uma parte do sistema nervoso que, ao receber informações sobre o corpo e o ambiente externo, responde estimulando os processos corporais sobre os órgãos internos.
Considerando a informação apresentada e os conteúdos abordados sobre o sistema nervoso autônomo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Neurônios motores autônomos conduzem informações do sistema nervoso central para os músculos lisos e estriados cardíacos e glândulas, provocando a contração dos músculos e a secreção pelas glândulas. 
Porque:
II. Como as respostas motoras dessas estruturas normalmente operam, em grande parte, abaixo do nível de consciência, a ação da divisão autônoma do sistema nervoso é involuntária.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I. (Resposta correta)
b) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a II não é uma justificativa correta de I.
c) As asserções I e II são proposições falsas.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
7- Reflexos, no contexto da anatomia humana, constituem a forma mais simples de respostas involuntárias rápidas a um estímulo externo, que visa a proteção do organismo antes mesmo do cérebro tomar conhecimento. A base anatômica por trás dos reflexos é conhecida como o arco reflexo.
Assim, considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados sobre arco reflexo, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O arco reflexo é uma resposta motora rápida, imediata e involuntária a estímulos, mediada pela medula espinhal.
Porque:
II. A medula espinhal atua transmitindo informações ao encéfalo e do encéfalo para a periferia do corpo.
A seguir, assinale a alternativa correta: 
a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. (Resposta correta)
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c) As asserções I e II são proposições verdadeira, mas a IInão é uma justificativa correta de I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta de I.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8- Leia o trecho a seguir:
“Entender como o cérebro funciona é uma das peças-chaves da ciência para desvendar segredos por trás do envelhecimento e da recuperação de vários distúrbios neurológicos. Pensando nisso, pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Yale estudaram as interações entre neurônios e captaram como o cérebro os elimina quando eles param de funcionar. A pesquisa, publicada na revista científica Science Advances, mostra que, se células mortas não forem removidas, elas podem se converter em toxinas que danificam o sistema nervoso, prejudicando o indivíduo.”
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/07/cientistas-captam-momento-em-que-neuronio-morto-e-destruido-no-cerebro.html>. Acesso em: 26 ago. 2020
Considerando a informação apresentada e o conteúdo estudado sobre Sistema nervoso central, tecido nervoso e sistema nervoso periférico, analise as afirmativas a seguir:
I. A maioria dos neurônios possui três partes: dendritos, corpo celular e axônio.
II. O local de comunicação entre um neurônio e uma fibra muscular é chamado de junção neuromuscular.
III. É no axônio do neurônio onde encontramos as organelas celulares típicas desse tipo celular.
IV. A criação de novos neurónios é normalmente muito limitada nos seres humanos adultos.
Está correto o que se afirma em: 
a) I, II e IV. (Resposta correta)
b) I e IV.
c) I e III.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
9- Leia o trecho a seguir:
“O que faz da humanidade uma espécie única no planeta? Talvez parte da resposta tenha sido descoberta nesta semana: um estudo conduzido por pesquisadores de diferentes países identificou um novo tipo de neurônio que, em uma primeira análise, parece existir apenas nos cérebros humanos [...] esse conjunto de células foi encontrado no córtex, a camada mais externa do cérebro e que é ligado ao pensamento complexo, às emoções, à memória e à autoconsciência. Os cientistas afirmam que essa região é considerada a estrutura mais complexa que existe na natureza.”
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/08/novo-tipo-de-neuronio-e-descoberto-e-pode-existir-apenas-em-humanos.html>. Acesso em: 26 ago. 2020.
O córtex citado na reportagem é uma das principais estruturas que compõe o encéfalo, que é subdividido em algumas regiões específicas. Assim, e considerando o conteúdo estudado sobre sistema nervoso central, analise as estruturas encefálicas a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Telencéfalo.
2) Diencéfalo.
3) Mesencéfalo.
4) Metencéfalo.
5) Mielencéfalo.
( ) Controla as principais atividades sensitivas, sensoriais e motoras.
( ) Forma o bulbo.
( ) Desenvolve três regiões principais: tálamo, hipotálamo e hipófise.
( ) Dá origem ao cerebelo e a ponte.
( ) Contém os centros reflexos visual e auditivo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) 1, 5, 2, 4, 3. (Resposta correta)
b) 3, 4, 2, 5, 1.
c) 1, 3, 4, 2, 5.
d) 2, 5, 3, 4, 1.
e) 4, 2, 1, 5, 3.
10- Leia o texto a seguir:
“Órgão mais complexo do corpo humano, o cérebro é composto por duas grandes categorias de células: as nervosas e as não nervosas, também chamadas células da glia. Já se sabe que as últimas dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso. Agora, em um experimento com moscas-da-fruta, uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos identificou que essas estruturas podem estar ligadas a um mecanismo anterior e ainda mais preponderante para o funcionamento cerebral: elas têm papel fundamental na criação de neurônios.”
 Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/09/01/interna_ciencia_saude,622571/celulas-que-sustentam-sistema-nervoso-ajudam-na-criacao-de-neuronios.shtml>. Acesso em: 26 ago. 2020.
Assim, e de acordo com o que foi estudado sobre os tipos celulares do tecido nervoso, analise as células a seguir e associe-as com suas respectivas características:
1) Células de Schwann.
2) Astrócitos.
3) Oligodendrócitos.
4) Micróglias.
( ) Formam mielina no sistema nervoso central.
( ) Formam mielina no sistema nervoso periférico
( ) Ajudam na passagem de moléculas do sangue para o encéfalo
( ) Removem materiais estranhos e degenerados no sistema nervoso central.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
a) 3, 1, 2, 4. (Resposta correta)
b) 2, 1, 3, 4.
c) 4, 2, 3, 1.
d) 2, 4, 1, 3.
e) 1, 2, 4, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina