Buscar

AD2-FILOSOFIA E ETICA

Prévia do material em texto

Nome: Daniel Ferreira Lima
Matrícula: 20113110033
Curso: Administração Pública / UFF
Polo: Belford Roxo
FILOSOFIA E ÉTICA – ATIVIDADE AULA 07
1. Quais as críticas de Marx à filosofia de Hegel? 
	Dois pensadores que em geral pensam extremamente diferente, pois destas palavras podemos afirmar uma critica dura de Marx a Hegel, já que este pensador defende um ponto de vista que a verdade se encontra numa instância superior o Estado moderno, já que a sociedade civil é um âmbito falso. Neste cenário Marx critica o Estado racional e para superar o dilema dos jovens hegelianos busca auxílio em Ludwig Feuerbach, já que segundo ele Deus foi criado pelo homem e não Deus criou o homem, que o inventou da criação e se esqueceu de si mesmo e caiu em alienação constante. Marx neste episódio aplica a alienação ao estado politico de Hegel para superar a confusão feita pelos jovens hegelianos, pois para Marx o Estado não seria superior tampouco resolveriam todos problemas da sociedade, contudo o Estado racional deveria ser substituída pela economia politica, já que neste pensar é possível compreender a dinâmica e funcionamento do núcleo capitalista.
2. Quais eram as ideias dos socialistas utópicos? Qual a diferença entre o socialismo utópico e o socialismo proposto por Marx? E a crítica de Marx ao socialismo utópico? 
	As ideias constituíam de uma sociedade perfeita que burguesia e proletariado chegassem ao entendimento, já que existe não somente antes, mas também hoje a desigualdade entre tais classes.
	Os socialistas utópicos apresentam um pensar diferenciado de Marx, já que propõe os utópicos uma sociedade que os problemas seriam sanados mediante um consenso entre as classes, contudo o pensamento de Mark é contrário aos socialistas utópicos, já que não haveria consenso tampouco união entre as classes, pois seria impossível, pois a 
riqueza dos burgueses seria a mais valia, isto é, a exploração dos trabalhadores, contudo Mark propõe uma que os operários se vejam como uma classe, proletariado, para buscar seus direitos.
3. O que propunham os anarquistas?
	Os anarquistas pregavam uma ideologia da ausência doo governo, já que o Estado impunha uma autoridade sobre a sociedade, contudo os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, nesta liberdade encontra-se a economia. No texto de Jonas Marcondes Sarubi de Medeiros em O socialismo entre a Reforma e a Revolução nos deixa claro esta vontade anarquista. 
	"Essa utopia econômica seria completada na esfera política pela substituição do Estado-nação por uma federação formada pelas comunidades de trabalhadores. Todas essas mudanças se dariam com uma reforma gradual, por meio de cooperativas e reformas monetárias.” (pág. 16)

Continue navegando

Outros materiais