Buscar

N2 Primeiros Socorros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A hemorragia é a perda de sangue do sistema circulatório devido à ruptura dos vasos sanguíneos, sendo que sua gravidade é medida pela quantidade e rapidez com que o sangue é extravasado. Ela pode ser interna ou externa e, ainda, do tipo arterial, venosa e capilar, sendo que sua denominação vai depender da velocidade do fluxo sanguíneo e da coloração do sangue. Quando não contidas, em casos mais graves de hemorragia, pode haver choques e mortes.
Sendo assim, a respeito do assunto, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. (   ) Sangue escuro, fluxo contínuo e lento, escorrendo pela ferida, trata-se de uma hemorragia arterial.
II. (   ) Pequenas hemorragias podem ser estancadas e controladas por compressão direta e curativo compressivo.
III. (   ) A hemorragia venosa é a mais rara de ocorrer, portanto, também é a mais grave.
IV. (   ) Os principais locais de acometimento de hemorragia interna são tórax e abdômen.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
 F, V, F, V.
O desmaio é a perda abrupta de consciência e tônus muscular, e seus sintomas quase sempre são pressentidos de; palidez, fraqueza, suor frio, visão turva e tontura.
Acerca do assunto, considere as seguintes causas:
I. Hiperglicemia.
II. Ambientes abertos e frios.
III. Emoções súbitas.
IV. Prolongada permanência em pé.
As causas principais do desmaio são
 .I, III e IV apenas
Imagine a seguinte situação: um jovem está conduzindo sua moto pela cidade, andando em alta velocidade pelos corredores. No entanto, em determinado momento, o motorista de um carro que estava parado abre a porta e atinge a parte superior do braço do motoqueiro, entre o peitoral menor e o deltoide anterior, provocando uma hemorragia externa, com sangue em ato pulsátil e coloração vermelha viva.
Nesse caso, frente a situação exposta, o corte atingiu:
· a artéria.
 
Imagine a seguinte situação: na partida de futebol, em um lance de escanteio, a equipe A está no ataque e a B está defendendo sua meta. O jogador cobra o escanteio e começa o empurra-empurra na área. O atacante se desmarca para cabecear a bola, mas, antes dele chegar na bola, o zagueiro acerta uma joelhada na altura da sua coxa, que cai com o impacto, formando um edema grande no quadríceps do atleta.
Nesse contexto, com base em nossos estudos sobre a contusão, qual procedimento deveria ser feito para auxiliar o atleta machucado?
I. Colocar uma bolsa de gelo no local.
II. Usar um torniquete.
III. Fazer uma compressão.
IV. Massagear o local afetado.
Está correto o que se afirma em:
· .I e III, apenas.
Conforme nossos estudos, pudemos compreender que um homem de 75 kg tem, em média, cinco litros de sangue. Dessa forma, em caso de atendimento de emergência, descobrir rapidamente o tipo de profundidade da hemorragia é de suma importância para reduzir a perda sanguínea da vítima, evitando o choque hemorrágico. Afinal, uma  ação  feita com rapidez poderá salvar vidas.
Sendo assim, ao socorrer uma vítima com hemorragia, é necessário:
 pressionar o ferimento com gases ou pano limpo.
Quando falamos em prestar primeiros socorros, não estamos nos referindo apenas a fazer um curativo. Há situações bem mais complicadas que precisam de alguém que tenha liderança e calma para tomar as decisões corretas e coordenar o problema, deixando as vítimas em segurança até que os paramédicos cheguem.
Dessa forma, ao auxiliar a vítima de acidente de trânsito que apresenta sangramento de tensão na perna direita, é aconselhável:
 utilizar luvas de borracha ou similar para não ter contato com o sangue da vítima.
O objetivo da avaliação primaria é verificar se há problemas que ameacem a vida da vítima. Para tanto o socorrista deve seguir o passos do ABCDE do trauma, a fim de garantir sua estabilização, sendo que qualquer lesão maior será monitorada com a devida atenção até a chegada a um hospital ou centro de atendimento apropriado.
Sendo assim, com base em nossos estudos, prioritariamente, quais são as três medidas primárias nos primeiros socorros?
 .Desobstruir as vias aéreas, manter a respiração e a circulação.
Podemos definir os primeiros socorros como o atendimento inicial realizado a uma pessoa que sofreu trauma, lesão ou mal súbito; ou, ainda, como as primeiras providências tomadas no local do acidente. Dessa forma, ao reconhecer uma situação de emergência, o socorrista deve realizar algumas ações de pré-aplicação.
Sendo assim, durante um acidente automobilístico, antes da chegada do SAMU ou do Corpo de Bombeiros, considera-se o dever legal do socorrista leigo:
 .ter em mente que qualquer pessoa que for realizar o atendimento deve se atentar para a sua segurança, mas sem realizar atitudes inconsequentes.
Hemorragias internas são sangramentos que ocorrem dentro do corpo, sendo mais difíceis de diagnosticar e, muitas vezes, acontecendo sem serem percebidas. Podem ser provocadas por lesões, fraturas e traumas. O tratamento, geralmente, é realizado por meio de cirurgia, por isso, os socorristas precisam saber reconhecer os sintomas de uma vítima de hemorragia interna. Em casos mais graves, não se consegue conter o extravasamento de sangue, levando a vítima a óbito.
Assim, assinale a alternativa correta quanto aos sintomas de hemorragia interna.
 Fortes dores no abdômen e hipotensão.
Conforme nosso material de estudos, em vítimas politraumatizadas, a abordagem primária no atendimento de socorro e urgência pode ser subdivida em abordagem rápida e completa. Na completa, os socorristas devem seguir uma sequência de passos, convencionalmente conhecidos como ABCDE do trauma ou ABCDE da vida.
Essa sequência deve ser iniciada com:
 .a abertura das vias aéreas.

Continue navegando