Buscar

Av 1 Princípios de Banco de Dados

Prévia do material em texto

Princípios de Banco de Dados
1Em um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) temos vários tipos de usuários, classificados por suas necessidades ou papéis que desempenham. Sobre esses usuários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O projetista ou analista de dados tem, entre outras atribuições, a de gerenciar o acesso dos usuários na base de dados. ( ) O programador tem como principal atribuição mapear os dados e, em seguida, definir onde eles serão organizados. ( ) O usuário comum é responsável por construir o sistema que acessará o banco de dados. ( ) O administrador do banco de dados (DBA – Database Administrator) é o profissional responsável por instalar, configurar e garantir uma boa performance do sistema. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - F - F - V.
C
V - V - V - F.
D
V - F - F - V.
2Segundo Aronoff (1989), “O Sistema de Informação Geográfico (SIG) é um sistema computadorizado que proporciona quatro tipos de capacidades de manipulação de dados georreferenciados: (1) entrada de dados; (2) gerenciamento de dados; (3) manipulação e análise; e (4) saída de dados”. Para tanto, os referidos dados são armazenados em um SGBD, o qual, além de possuir a capacidade de controlar e manipular os dados espaciais, realiza a gerência de transações, controle de integridade e concorrência. Acerca do SIG e do SGBD, analise as sentenças a seguir: I- O banco de dados relacional e geográfico denominado PostgreSQL corresponde a um sistema de gerenciamento de banco de dados de código aberto que utiliza a extensão PostGIS para armazenar dados georreferenciados. II- O nível mais interno de um Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados Geográficos oferece ao usuário, principalmente, a álgebra com os mapas carregados no sistema. III- O SIG se diferencia dos demais sistemas de informação convencionais, uma vez que impossibilita armazenar os atributos descritivos e das geometrias dos diferentes tipos de dados geográficos. IV- Os SIGs permitem a inserção e a integração de informações espaciais provenientes de diversas origens, em uma única base de dados. Agora, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ARONOFF, S. Geographic information systems: a management perspective. Ottawa: DL Publications, 1989.
A
As sentenças I e IV estão corretas.
B
Somente a sentença III está correta.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças II e III estão corretas.
3Com o crescimento da Web e o uso massivo de tecnologias da informação, a quantidade de dados gerados e disponibilizados tem crescido exponencialmente. Um estuo desenvolvido pelo EMC aponta, que de 2006 a 2010, o volume de dados digitais gerados cresceu de 166 Exabytes para 988 Exabytes. Sendo que até o ano de 2020 existe a perspectiva que o volume de dados alcance a casa dos 40.000 Exabytes, ou 40 Zettabytes (40 trilhões de Gigabytes). Tendo como objetivo tratar, armazenar e gerar conhecimento, conceitos como Big Data, NoSQL, Data Warehouse e Data Mining são temas de grandes pesquisas. Sobre esses temas, analise as sentenças a seguir: I- Big Data é um tipo de modelagem similar ao modelo lógico para dados grandes. II- NoSQL origina-se da sigla Not-Only-SQL (Não Apenas SQL) é uma extensa família de banco de dados, que foram projetados em paradigmas não relacionais visando ao armazenamento e ao processamento de dados complexos. III- Data Mining é um processo que visa analisar os dados existentes, extraindo conhecimento destes dados. IV- Data Warehouse, que tem como tradução literal "Armazém de Dados", pode ser compreendido como um grande banco de dados analítico contendo todas as informações da empresa. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: https://br.okfn.org/2017/09/29/o-que-faremos-com-os-40-trilhoes-de-gigabytes-de-dados-disponiveis-em-2020. Acesso em: 18 set. 2018.
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
Somente a sentença I está correta.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e IV estão corretas.
4Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) são programas de computador que têm como principal objetivo facilitar a organização, o acesso e a manipulação dos dados, diminuindo, assim, a complexidade da aplicação referente à sua estrutura. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Podemos destacar do SGBD o backup, ferramenta para que o administrador do banco de dados possa proteger suas informações. ( ) Para a utilização SGBD, não é necessário utilizar autenticação, já que segurança não é uma das características desse software. ( ) De forma geral, os SGBD não possuem módulos de funcionalidades bem definidos. ( ) A organização de armazenamento dos dados de um SGBD é formada obrigatoriamente por apenas uma tabela de dados. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
V - V - V - F.
5Os Sistemas de Gerenciamentos de Dados (SGDs) são a interface que facilita o acesso aos dados para os mais variados usuários. A figura que utiliza os SGDs para consultas e manipulação de dados e não tem conhecimento de estruturas desses dados recebem uma classificação. Como essa figura é classificada?
A
Usuário comum.
B
Programador.
C
Projetista de dados.
D
Administrador do banco de dados.
6Quando levada à risca, pode-se dizer que a história dos bancos de dados inicia-se desde a pré-história com as pinturas rupestres. No entanto, a literatura divide a história dos bancos de dados em três gerações. Sobre essas gerações, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Primeira Geração. II- Segunda Geração. III- Terceira Geração. ( ) É uma geração que tem o seu destaque tecnológico. É uma geração marcada pelo novo conceito, denominado banco de dados orientado a objetos. ( ) Surgiu na década de 1960, na qual existiam basicamente duas formas de organização: o modelo hierárquico e em rede. Ambos trabalhavam com o conceito de registro, que é uma coleção de campos (atributos), os quais contêm apenas um valor de dado. ( ) A geração dos bancos de dados relacionais, surgiu na década de 1970 e é utilizada até hoje. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
II - III - I.
C
I - III - II.
D
I - II - III.
7Em um banco de dados existem vários tipos de usuários que atuam em sua construção e acesso. Alguns têm um foco mais gerencial, enquanto outros apenas se concentram na manipulação de dados da base. Dentre eles existe o Projetista de Banco de Dados. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as características de um o Projetista de Banco de Dados:
A
O Projetista de Banco de Dados tem como tarefa fazer o mapeamento dos dados que deverão ser armazenados no banco. Isso envolve a criação/manutenção de tabelas e demais objetos de acordo com a tecnologia do SGBD. Este usuário tem um grande foco em performance, pois quando vai definir a estrutura de organização dos dados é crucial que ela seja performática.
B
O Projetista de Banco de Dados é responsável por toda a administração do banco de dados. Atividades como instalação, configuração e melhorias em performance fazem parte do seu dia a dia. Também possui tarefas relacionadas ao gerenciamento de acesso de usuários na base e um constante monitoramento visando garantir uma alta disponibilidade do sistema.
C
O Projetista de Banco de Dados é um sistema que irá acessar o banco de dados. É imprescindível que o sistema desenvolvido manipule os dados de forma correta, para evitar a perda ou falta de confiança neles.
D
O Projetista de Banco de Dados utiliza o sistema que foi desenvolvido pelo programador para acessar o banco de dados. Normalmente desconhece as estruturas onde os dados estão armazenados. Consegue manipular somente o que o sistema permite. Ele é a sua fronteira com o SGBD.
8Quando levada à risca, pode-se dizer que a história dos bancos de dados inicia-se desde a pré-história com as pinturas rupestres. No entanto, a literatura divide a história dos bancos de dados em três gerações. Sobre as gerações dos bancosde dados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A primeira geração é uma geração que tem o seu destaque tecnológico. É uma geração marcada pelo novo conceito, denominado banco de dados orientado a objetos. ( ) A segunda geração surgiu na década de 1960, na qual existiam basicamente duas formas de organização: o modelo hierárquico e em rede. Ambos trabalhavam com o conceito de registro, que é uma coleção de campos (atributos), os quais contêm apenas um valor de dado. ( ) A terceira geração é geração dos bancos de dados relacionais, surgiu na década de 1970 e é utilizada até hoje. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
V - V - V.
C
V - F - V.
D
F - F - F.
9Vários são os conceitos valiosos que ajudam na compreensão dos itens que compõem um banco de dados. Com relação a esses itens, há um conceito que se destaca pela característica de ser um conjunto de dados já processado e agora possui significado. A que se refere essa definição?
A
Formulário de pesquisa.
B
Pesquisa.
C
Depósito de dados.
D
Informação.
10A arquitetura de um banco de dados está relacionada ao hardware e ao sistema computacional disponíveis. Além disso, o desempenho do processamento e outros componentes são levados em consideração para o tipo de arquitetura a ser adotada. Essa arquitetura se subdivide em tipos que dependem das próprias características. Sobre esses tipos, analise as opções a seguir: I- Descentralizada, cliente-servidor, diagonal e distribuída. II- Disponível, front-end, cliente-servidor e descentralizada. III- Centralizada, cliente-servidor, paralela e distribuída. IV- Front-end, centralizada, independentes e descentralizada. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a opção IV está correta.
B
Somente a opção III está correta.
C
As opções I e III estão corretas.
D
As opções I, II e III estão corretas.

Continue navegando