Buscar

Histologia - Glândulas Salivares Maiores - Sistema Digestório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA 08/09/2022
GLÂNDULAS SALIVARES MAIORES
Essas glândulas produzem a saliva, substância responsável por umidificar o alimento, além de conter a amilase salivar que irá iniciar o processo de digestão.
São elas: parótidas (ducto de Stensen), submandibulares (ducto de Wharton) e sublinguais (ductos de Rinivus)
Como toda glândula, são dotadas de estroma (tecido de sustentação – capsula de tecido conjuntivo) e parênquima, composto por unidades secretoras (túbulos mucosos, ácinos serosos e ácinos mitos) e ductos intralobulares e extralobulares. 
· As unidades secretoras e os ductos possuem composição epitelial, portanto, estão sobre uma lâmina basal.
DESENVOLVIMENTO DAS GLÂNDULAS
Possuem origem a partir do ectoderma dos ângulos do estomodeu (parótida) e do assoalho da cavidade oral (submandibulares e sublinguais).
COMPOSIÇÃO DO PARÊNQUIMA
· Túbulos mucosos: unidades secretoras alongadas, formada por células mucosas secretoras de glicoproteínas (muito glicosiladas), que formam uma secreção viscosa.
Os túbulos possuem células pouco coradas, com citoplasma com aspecto esponjoso, visto que não se coram por possuírem secreções de glicoproteínas que não possuem afinidade com o corante.
· Ácinos serosos: unidades secretoras arredondadas, formadas por células secretoras de proteínas (glicoproteínas não tão glicosiladas, por isso a secreção é mais fluida). Serosa = soro (líquido aquoso)
Os ácinos possuem células arredondadas de citoplasma bastante basófilo (intensamente corado/roxo). 
As células serosas são dotadas de REG, que conferem sua basofilia.
· Ácinos mistos: combinação de um túbulo mucoso com um conjunto de células serosas em sua extremidade (crescente seroso ou semilua serosa).
a. Como a secreção das células serosas da extremidade passa para o lúmen do túbulo mucoso? Canalículos intercelulares.
De cada unidade secretora sai um ducto – o ducto intralobular (ducto intercalar), que possui uma camada única de epitélio com células cúbicas.
MECANISMOS DE SECREÇÃO DE COMPONENTES DA SALIVA
Há estimulação tanto pela noradrenalina quanto acetilcolina:
· Noradrenalina (sistema nervoso simpático): receptores B adrenérgicos – ativação da proteína G – produção de AMPc e ativação de PKA – fosforilação de proteínas – mobilização de vesículas e exocitose do conteúdo granular.
· Acetilcolina (sistema nervoso parassimpático): receptores colinérgicos muscarínicos – ativação da proteína G e da fosfolipase C-B – produção de IP3 e aumento dos níveis citosólicos de Ca2+ - ativação dos canais de Cl- luminais e canais de K+ basolaterais. 
A saliva produzida nas unidades secretoras será modificada conforme a passagem pelos ductos das glândulas. Portanto, essa saliva é chamada de saliva primária.
CÉLULAS MIOEPITELIAIS
Ao redor das unidades secretoras há células mioepiteliais. São células de corpo celular e núcleo alongados e citoplasma com abundantes filamentos contráteis, sendo, portanto, células contráteis. Quando essas células se contraem, geram um estímulo físico para que as células secretoras liberem suas secreções.
SISTEMA DE DUCTOS DAS GLÂNDULAS SALIVARES MAIORES
Os ductos intralobulares são os menores, que se fundem para originar os ductos extralobulares, que são os maiores. Os ductos intralobulares podem ser intercalares (menores) ou estriados. 
· Ductos intercalares: pequenos ductos revestidos por um epitélio simples cúbico baixo, muito difíceis de serem vistos à microscopia ótica. Também possuem células mioepiteliais ao redor deles. Esses ductos também contribuem com algumas quantidade de íons transferidos para seu lúmen.
· Ductos estriados: surgem a partir da união de ductos intercalares. São bem abundantes nos lóbulos das glândulas maiores. São formados por um epitélio simples cilíndrico com células acidófilas, decorrente da grande quantidade de mitocôndrias, e dotadas de estriações no citoplasma basal (invaginações da membrana plasmática basal).
GLÂNDULA PARÓTIDA
Parênquima de ácinos serosos; glândula acinosa composta
GLÂNDULA SUBMANDIBULAR
Parênquima com predomínio de ácinos serosos e pequena quantidade de túbulos mucosos e ácinos mistos; glândula tubuloacinosa composta.
GLÂNDULA SUBLINGUAL
Parênquima com predomínio de túbulos mucosos e pequenas quantidades dos demais; glândula tubuloacinosa mucosa.
PÂNCREAS
Glândula na cavidade abdominal parcialmente recoberta pelo peritônio. Possui estroma constituído por uma delgada capsula de TCF. Parênquima exócrino e endócrino.

Outros materiais