Buscar

exercicios 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A Amazon estuda usar aeronaves gigantes como depósitos voadores que podem ajudar a varejista on-line a entregar mais de seus produtos com a ajuda de drones. O serviço de entregas por drones recebeu uma demonstração recente no Reino Unido pela primeira vez. Mas a ideia de uma frota de grandes aeronaves, revelada em um depósito de patente nos Estados Unidos, aumenta tremendamente essa ambição.
Imagine que você esteja em um jogo e queira comprar uma refeição ou uma camiseta de seu time sem sair de sua cadeira. O sistema que a Amazon descreve, permitiria que você fizesse o pedido e recebesse o produto em minutos. De seu chamado “centro aéreo de recarga” circulando sobre o estádio, a Amazon mandaria um drone com sua compra. O drone flutuaria no ar a maior parte do tempo e depois ligaria suas hélices e se orientaria diretamente até você.”
 Enquanto o objetivo da Amazon hoje seja fazer entregas com drones em até 30 minutos, as aeronaves poderiam reduzir esse tempo ainda mais. Diferentemente dos centros tradicionais de distribuição da empresa, que não mudam de lugar, os depósitos aéreos podem se mover para atenderem aumentos de demanda antes mesmo que eles ocorram, segundo o pedido de patente.
Grandes eventos, como um concerto ou um jogo, são exemplos que a Amazon aponta como usos claros da tecnologia. Mas a empresa também parece acreditar que usar as aeronaves reduziria os custos da entrega com drones em geral. A aeronave imaginada pela companhia tem raízes em uma tecnologia do século 19, quando alguns dos primeiros dirigíveis foram criados."
(Disponívem em::https://www.gazetadopovo.com.br/economia/inteligencia-artificial/amazon-quer-construir-deposito-voador-para-acelerar-entregas-com-drones-86jqosn8uci4srk5pm4zeishs/.Acesso em 29/04/2020)
Inúmeros fatores influenciam na escolha da localização de um depósito. Desse modo, analise as afirmativas a seguir:
 Proximidade a grandes centros e dos usuários, barateando custos de transporte e diminuir possíveis danos durante a entrega.
 Espaços delimitados, de modo a serem planejados milimetricamente, evitando necessidades de mudanças futuras.
 Possuir facilidade na movimentação para recepção, despacho e carga e descarga das mercadorias.
Assinale a alternativa correta:
 Apenas a afirmativa III está correta.
 As afirmativas I, II e III estão corretas.
 As afirmativas I e III estão corretas.
 Resposta correta
 Apenas a afirmativa I está correta.
 As afirmativas II e III estão corretas. 
Comentários
Conforme o capítulo 9, do livro da disciplina, as afirmativas I e III estão corretas. A localização dos estoques depende do volume de material e do tipo de mercadorias a ser estocado, sendo prática comum localizá‐los próximos aos departamentos consumidores. Tanto quanto possível, o prédio do almoxarifado deve ficar em uma localização central para economizar no custo de transporte e evitar danos durante a movimentação. Os seguintes fatores, segundo Coile, Bardi e Langley (2003), devem ser levados em consideração na seleção dos locais para instalação de depósitos: proximidade dos departamentos usuários; acessibilidade: facilidade de transporte para recepção, despacho, carga e descarga das mercadorias; previsão de futura expansão: os depósitos devem ser flexíveis, provendo espaços para expansão futura dos depósitos. 
Pergunta 2
0/0
Um dos três elementos básicos da produção – homem, máquina ou material –, segundo Dias (2003), devem se movimentar para que as matérias‐primas possam ser transformadas em produtos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I) Nos processos industrias, em sua maioria, o material é que se movimenta durante todo o processo produtivo. 
Porque
II) Para que não haja o acréscimo nos custos e riscos inerentes a movimentação, o sistema utilizado dever ser o mais eficiente e operacionalizado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 Resposta correta
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Comentários
Conforme o capítulo 9, do livro da disciplina, as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Na maioria dos processos industriais, o material é que se movimenta, enquanto na prestação de serviços pesados, como na construção civil, a máquina é movimentada. Nos serviços de profissionais especializados, muitas vezes, é o homem que vai até o local. Além do mais, os produtos manufaturados geralmente são fabricados em plantas industriais distantes do local onde são consumidos, sendo transportados para armazéns e centros de distribuição mais próximos dos consumidores. Para não aumentar os custos e riscos da cadeia logística, o sistema de movimentação, que é utilizado repetidamente em diferentes estágios, deve ser e cientemente projetado e operacionalizado.
Pergunta 3
0/0
"Antes de tentar ser um negociador de sucesso, você deve entender bem o significado do verbo negociar. Entre vários sentidos que se dão a negociar, o que mais gosto é o do processo que leva a “celebração de um acordo”. A palavra celebrar nos remete a alguma coisa na qual as partes comemoram e ficam felizes e satisfeitas. Logo, negociar é um processo que leva à satisfação das partes que fazem determinado acordo.
Respeitar a outra parte é fundamental assim como ganhar o respeito dela é fator crítico para que uma negociação chegue a um final feliz.
Negociar trata de se chegar a uma condição justa para que um determinado acordo seja firmado. Essa condição deve atender aos objetivos de todas as partes.
Assim, é importante entender e respeitar as motivações da outra parte para que a oferta possa ser justa para ela, assim como é necessário que ela valorize seu produto ou serviço na medida em que é útil para ela.
Negociar não trata de um acordo de preços que desvalorize seu produto ou serviço e muito menos um processo de “enfiar goela abaixo” sua oferta, pelo preço que você quer, só porque você sabe que seu cliente precisa dela. Pense na continuidade dos seus negócios com seu parceiro e não em uma venda oportunista.
Fonte: Revista Exame
Uma negociação poderá ser facilitada se o grau de confiança existente na relação for elevado. Desse modo, analise as afirmações a seguir e indique qual elemento de confiança é o correto:
 Dizer o que o a outra parte gostaria, para ganhar confiança.
 Ter credibilidade, prometer e cumprir o que foi prometido.
 Resposta correta
 Ser claro nos seus objetivos, inclusive compartilhando informações confidenciais para as outras partes. 
 Aceitação, buscar sempre que seu ponto de vista seja aceito.
 Analisar e considerar que suas necessidades devem prevalecer ante a outra parte.
Comentários
Conforme o capítulo 7, do livro da disciplina, a resposta correta é: ter credibilidade, prometer e cumprir o que foi prometido.
Pergunta 4
0/0
"Os Incoterms são importantes, pois eles têm o papel de deixar clara a alocação de riscos, custos e obrigações entre o comprador e o vendedor em um contrato de compra e venda de mercadorias. (Disponível em: https://www.fazcomex.com.br/blog/incoterms-2020-todos-termos/. Acesso em 29/04/2020).
Sobre os tipos deincoterms, relacione as colunas a seguir:
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
 EXW – Ex-Works
 FAS – Free Alongside Ship
 FOB – Free On Board
 FCA – Free Carrier
( )É referente a entrega de mercadorias no costado do navio e no cais do porto de origem, por meio de transporte marítimo internacional. São mercadorias enviadas para exportação com riscos e custos até o local
de destino por conta do vendedor e sem frete incluído.
( )É referente as mercadorias enviadas para exportação para o transportador internacional em um local planejado no país de origem por qualquer meio de transporte internacional.
( )É referente a entrega de mercadorias não despachadas para exportação no local do vendedor, no país de origem, para seja qual for o meio de transporte estrangeiro.
( )É referente a entrega de mercadorias carregadas a bordo do navio no cais do porto de origem, por meio de transporte marítimo internacional. São mercadorias enviadas para exportação com riscos e custos até o local de destino por conta do vendedor e sem frete incluído.
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo grupo:
 IV, III, II, I
 I, II, III, IV
 I, III, II, IV
 III, IV, II, I
 II, IV, I, III
 Resposta correta
Comentários
Conforme o capítulo 10, do livro da disciplina, a sequência correta é II, IV, I, III.
EXW – Ex-Works: Entrega das mercadorias não despachadas para exportação no estabelecimento do vendedor, no país de procedência; para qualquer meio de transporte internacional. Exemplo: Ex-Fac- tory Frankfurt.
 FAS – Free Alongside Ship: Entrega das mercadorias no costado do navio, no cais do porto de partida, despachadas para exportação, com riscos e custos até o local de entrega por conta do vendedor, frete não incluído; para transporte marítimo internacional. Exemplo: FAS Hamburg.
FOB – Free On Board: Entrega das mercadorias carregadas a bordo do navio, no cais do porto de partida, despachadas para exportação, com riscos e custos até o local de entrega por conta do vendedor, frete não incluído; para transporte marítimo internacional. Exemplo: FOB Genoa.
FCA – Free Carrier: Entrega das mercadorias despachadas para exportação ao transportador internacional em local combinado no país de procedência, com riscos e custos até o local de entrega por conta do vendedor, frete não incluído, para qualquer meio de transporte internacional. Exemplo: FCA Dallas.
Pergunta 5
0/0
Na administração de materiais, a função dos estoques é de suma importância para o êxito da empresa. Podemos afirmar que algumas funções importantes dos estoques são:
I - Especialização geográfica, possibilitando a entrega de sortimentos de produtos aos diversos mercados e obtendo maior cobertura;
II - Estoques de produtos acabados entre operações de expedição permitindo despachar mercadorias da fábrica para os clientes;
III - Equilíbrio entre suprimento e demanda, função reguladora para superar variações de demanda devido a sazonalidade e outras situações similares;
IV - Administração de incertezas mediante a manutenção de estoques de segurança para cobrir as incertezas de curto prazo tanto de demanda quanto de ressuprimento;
V - Administração de insumos produtivos e improdutivos, podendo ser utilizado seu espaço para armazenar produção excessiva, servindo de arquivo morto quando em épocas de ajuste administrativo.
Assinale a alternativa correta:
 Apenas a afirmativa II é verdadeira.
 Apenas a afirmativa I, III e IV estão corretas.
 Resposta correta
 Apenas a afirmativa I e III são verdadeiras.
 Apenas a afirmativa I e IV são verdadeiras.
 Apenas a afirmativa V é verdadeira.
Pergunta 6
0/0
"Transportadores contínuos são usados para itens pequenos e pesados como carvão, grãos e os vários tipos de embalagens e indicados para movimentar constantemente grande quantidade de itens ao longo da mesma rota, ou seja, entre dois pontos definidos. Dispõem de tração mecânica, por gravidade ou outras formas, como hidráulica e pneumática.
(GODINHO, Wagner B. Administração de materiais. Curitiba: Fael, 2015).
Cada equipamento são indicados para tarefas específicas na movimentação de cargas. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
 Transportes motorizados são usados para movimentar itens em média e longas distâncias, movimentando os produtos de uma estação a outra.
 As esteiras, ou qualquer outro tipo de transportador de roletes, são indicados para linhas de montagem e empacotamento de produtos acabados.
 Na movimentação de grandes volumes, é comum o uso de cabos de reboque para selecionar e separar materiais.
Assinale a alternativa correta:
 Apenas a afirmativa III está correta
 As afirmativas I e III estão corretas
 Resposta correta
 Incorreta:
 Apenas a afirmativa I está correta
 As afirmativas II e III está correta 
 As afirmativas I, II e III estão corretas
Comentários
Conforme o capítulo 9, do livro da disciplina, as afirmativas I e III estão corretas. Os transportadores de roletes são usados na preparação de lotes de expedição, empacotamento de produtos acabados, em linhas de montagem e no transporte entre andares diferentes por funcionar em declive, fazer curvas com orientação manual, ocupar pouco espaço com estrutura de sustentação simples e leve, sem requerer operador especializado. Inúmeras linhas de produção automatizadas utilizam combinações de transportadores de roletes, placas e rodas, para alimentar as estações de montagem e transportar o produto de uma estação a outra. Em depósitos que movimentam grandes volumes, cabos de reboque montados sobre estrutura elevada ou no nível do piso, servem como força motriz para movimentar mercadorias paletizadas e não paletizadas em trajetórias fixas, sendo usados para separação de pedidos em vagonetas de quatro rodas tracionadas pelo cabo por arrasto ao nível do solo. As principais vantagens dos transportadores incluem o movimento contínuo e a capacidade de combinar atividades de seleção ou separação com a movimentação dos itens. 
Pergunta 7
0/0
"A Amazon anunciou em 2019 que abrirá um centro de distribuição na região Nordeste, sua primeira operação física no Brasil fora de São Paulo. O armazém ficará em Pernambuco e, a partir do primeiro trimestre de 2020, permitirá entregas em até 2 dias úteis nas capitais Recife, João Pessoa, Natal, Maceió e Fortaleza.
O centro de distribuição ficará em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, dentro do complexo logístico Armazenna Suape. Ricardo Pagani, diretor de operações da Amazon no Brasil, diz em comunicado que a empresa continuará a se expandir no Nordeste e no país inteiro; ela já possui armazéns em Barueri e Cajamar, no interior de São Paulo.
A promessa da Amazon é que, com milhares de produtos armazenados localmente, a entrega poderá ser realizada em até dois dias úteis em cinco capitais do Nordeste. Atualmente, o prazo para essas cidades é de 3 a 5 dias úteis para entrega expressa, e 6 a 11 dias úteis para a modalidade padrão.
Isso pode tornar a assinatura Amazon Prime mais atraente no Nordeste: a entrega é gratuita nas modalidades expressa e padrão, mas os prazos são mais longos que em outras regiões. Atualmente, as mercadorias podem chegar em até 2 dias úteis em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Florianópolis e Vitória.
(Disponível em:https://www.mercadoeconsumo.com.br/2019/12/12/pernambuco-tera-armazem-da-amazon-para-acelerar-entregas-no-nordeste/ Acesso em 29/04/2020)
A localização de um armazém é um dos fatores mais importantes para se atender as demandas dos consumidores. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
 O aumento no número de armazéns causa a diminuição de estoque, devido a sua concentração em diferentes pontos.
 A localização do armazém não impacta no seu potencial de atender as demandas do consumidor.
 O aumento no numero de armazéns aumenta os custos, encarecendo o preço final ao cliente.
 Um novo armazém apenas aumenta a capacidade de estoque de uma empresa. 
 A proximidade do armazém ao cliente possibilita atender a um pedido com menor tempo de espera.
 Resposta correta
Comentários
Conforme o capítulo 9, do livro da disciplina, a proximidade do armazém ao cliente possibilita
atender a um pedido com menor tempo de espera.A proximidade ao cliente da armazenagem orientada para o mercado permite à empresa atender aos pedidos com menor tempo de espera. Mais importante ainda, a armazenagem aumenta a utilidade das mercadorias, ampliando a disponibilidade de tempo do Gerente de Logística para a prospecção de novos clientes. Portanto, através do uso de armazéns, as empresas podem disponibilizar mercadorias no momento e no local que os clientes desejarem.
Pergunta 8
0/0
"Uma licitação para contratação de empresa que será responsável para melhoramento de vias e obras de infraestrutura será realizada em Bom Despacho, no dia 30 de janeiro. O processo será na modalidade concorrência e terá o valor de mais de R$ 8,5 milhões.
Segundo o edital, publicado no site da Prefeitura, as obras de infraestrutura serão em conformidade com especificações do projeto básico e os serviços serão executados de acordo com Ordem de Serviço.
Os envelopes deverão ser entregues na Gerência de Licitações, Compras e Gestão de Contratos, na Praça Irmã Albuquerque, nº 36, Centro, até o horário da sessão pública, que será às 9h.
Os documentos, segundo o edital, também poderão ser enviados pelos Correios com Aviso de Recebimento até o momento do início da sessão.
De acordo com a Prefeitura, as obras serão em ruas que fazem ligação às principais localidades e bairros da cidade e mais qualidade na mobilidade do transporte coletivo, ao abastecimento de mercadorias e acesso dos moradores às residências, locais de trabalho, escolas, unidades de saúde.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I) A concorrência pública é aberta a todo e qualquer interessado que deseje participar.
Porque
II) Ela dispensa qualquer tipo de comprovação técnica, habilidade ou requisito minimo, levando em conta apenas o menor preço.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 Resposta correta
Comentários
 Conforme o capítulo 8, do livro da disciplina, a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A concorrência é convocada por edital público, entre os interessados que, para a devida habilitação, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto. É aplicada a contratos de qualquer valor, exigindo‐se dos interessados prova relativa à capacidade jurídica, regularidade fiscal, capacidade técnica e idoneidade financeira; na compra ou alienação de bens imóveis, concessões de direito real de uso e nas licitações internacionais, salvo exceções previstas em lei.
Pergunta 9
0/0
"A equipe que irá negociar deve construir uma relação de confiança mútua e terá a necessidade de apresentar de forma clara seus objetivos, para que isso se concretize a mesma precisa ter um processo de comunicação bem estabelecido. Com isso, a equipe deverá tomar postura, uma visão de acordo com a empresa que está negociando. Sabendo-se que esse contrato em negociação é importante para dar maior visibilidade à empresa e, consequentemente, para ampliar sua atuação no mercado. A boa comunicação entre a equipe e a empresa com quem está negociando tem que funcionar de forma efetiva e bem planejada. Tendo já analisado é possível obter um melhor feedback. O processo de comunicação tem dificuldades naturais, é necessário que a equipe envolvida, confirme o significado e a compreensão tanto da mensagem recebida quanto da emitida. É de se esperar, nessas circunstâncias, que a negociação seja um processo de razoável complexidade, cujo êxito demanda gerenciamento onde dentro do mesmo deverão existir três variáveis de grande importância para uma negociação de sucesso: o poder, o tempo e a informação.
(Disponível em:https://administradores.com.br/artigos/etapas-da-negociacao Acesso em 02/05/2020)
Negociações são complexas e possuem estágios definidos para que todos os detalhes sejam esclarecidos. Desse modo, analise as afirmativas a seguir.
 Estudar e conhecer a outra parte é fator crucial para um bom início em uma negociação.
 Os objetivos e metas a serem alcançados devem ser traçados no início e servirem como um norte para todo o processo.
 A apresentação da proposta deve ser clara e objetiva, pois não haverá possibilidades de se debater posteriormente.
 As objeções criadas são ferramentas de negociação, a fim de se obter vantagem.
Assinale a alternativa correta:
 I e II estão corretas
 Resposta correta
 Incorreta:
 I, II e IV estão corretas
 II e III estão corretas
 I e IV estão corretas
 II e IV estão corretas
Comentários
Conforme o capítulo 7, do livro da disciplina, as afirmativas I e II estão corretas.
Pergunta 10
0/0
"O armazém é o local do sistema logístico onde a empresa deposita e mantém matérias‐primas, produtos desmontados e acabados por vários períodos de tempo, interrompendo o fluxo de materiais, aumentando o custo dos produtos, sendo, portanto, evitado ao máximo. Entretanto, as exigências do consumidor fizeram com que a armazenagem agregasse mais valor que custo ao produto, inclusive levando distribuidores e atacadistas a estocar maiores quantidades e sortimento de itens possíveis.
(GODINHO, Wagner B.Administração de materiais.Curitiba: Fael, 2015).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I) Para ter uma gestão da armazenagem eficiente, é necessário a análise completa dos dois extremos.
Porque
II) Deve-se avaliar as vantagens e projetar um modelo de armazenagem que agregue ao valor máximo junto do menor custo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 Resposta correta
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Comentários
Conforme o capítulo 9, do livro da disciplina, as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. A gestão eficiente da armazenagem deve considerar os dois extremos, avaliar as vantagens relativas das duas abordagens e projetar um sistema de armazenagem com agregação máxima de valor e mínima de custo ao produto. Por outro lado, há áreas cujos custos conflitam, incluindo a armazenagem com transporte, processamento de pedidos, tempo de espera, falta de estoque e produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais