Buscar

N1A1_DIREITOSHUMANOSECIDADANIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	 
	
 Avaliação N1 – A1
 
Disciplina: Direitos Humanos e Cidadania
Nome do aluno: Lucas Weronka 
Data: 29/10/2022
Orientações:
1. Entregue a atividade no prazo estipulado.
1. Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
1. Encaminhe a atividade via Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
QUESTÃO ÚNICA: (Vale 10,0 pontos)
Leia o texto “O trabalho escravo contemporâneo e a pandemia Sars-Covid-19”, de autoria de Felipe Jacob Chaves e Larissa das Graças Freitas Sales, que se encontra no seguinte link:
https://www.migalhas.com.br/depeso/331836/o-trabalho-escravo-contemporaneo-e-a-pandemia-sars-covid-19
Depois, assista ao vídeo “Trabalho escravo na Pandemia: falta de fiscalização torna trabalhadores mais suscetíveis”, disponível no seguinte link:
https://www.youtube.com/watch?v=v-Fq8oF0_1s
Após a leitura do texto e ter assistido ao vídeo, construa um texto de no máximo 25 linhas, abordando o direito ao trabalho diante da responsabilidade social das empresas e da ética empresarial. Em seu texto, traga o conceito de responsabilidade social e de ética empresarial e apresente ao menos dois indicadores do Instituto Ethos que você observou que foram violados nas relações trabalhistas apresentadas no texto ou no vídeo. 
Como a pandemia do COVID 19, ouve um isolamento social muito grande por causa da contaminação causada pelo vírus.
Conseguentemente ouve uma paralisação na indústria, onde inúmeras pessoas foram despedidas ou que ficassem em suas casas por tempo indeterminado.O governo Federal,teve que encontrar uma maneira de segurar o virus ,com a criação de uma vacina, que por sua vez nunca tinha sido criado e nem pesquisada .Por conseguensia da demora nas pesquisas e da criação da vacina,muitas pessoas acabaram morrendo por causa do vírus.
Com a pandemia, muitos setores foram afetados por causa do Lockdown em masa . Avendo assim pessoas aderindo a serviços informais , para garantia de renda e o sustento a sua família. Entretanto avendo muitos casos de descumprimento das leis trabalhista e de seus direitos . Por onde muitas das vezes, avendo jornada de trabalho fora do que está previsto em lei.
No campo não foi diferente do ambiente urbano ,onde por sua vez empregador exigia longas jornada de trabalho exaustivas e mal remunerada .Com a pandemia ouve o aumento do trabalho escravo, principalmente em áreas onde a um grande número de pessoas que tem uma renda muito baixa , e uma qualidade de vida muito inferior ao restante do país .Os lugares mais afetado com o aumento da mão de obra escrava no país é a região Norte,que tem um grande número de pessoas ligadas nas atividades de extrativismo .
 Com o fim da pandemia, o governo federal pode voltar a fazer fiscalização contra abusos trabalhista , podendo assim garantia dos direitos humanos e trabalhista a toda a população do país .

Outros materiais