Buscar

Exercicios Unidade 4 - Sobrecarga em JAVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
Sobrecarga e polimorfismo são conceitos úteis na programação orientada a objetos. O que é sobrecarga de métodos?
E. 
Quando um ou mais métodos possuem o mesmo nome, mas devem possuir conjuntos de parâmetros diferentes.
Ocorre a sobrecarga de métodos quando um ou mais métodos da mesma classe têm o mesmo nome, mas com um conjunto de parâmetros diferente. Quando um método é declarado com void, significa que não terá um retorno. Quando declaramos um tipo de dado no método, estamos informando que ele terá um retorno daquele tipo. Quando um método é declarado com a palavra abstract, estamos nos referindo a um método abstrato. A sobrescrita ocorre quando um ou mais métodos têm a mesma assinatura, mas implementações específicas de acordo com a classe a que pertencem.
2. 
É comum, ao trabalharmos com métodos, utilizarmos a expressão "assinatura do método". Marque a alternativa que melhor explica do que se trata esta expressão.
D. 
A assinatura do método é composta por seu nome e parâmetros.
O nome e o conjunto de parâmetros do método é sua assinatura. Quando colocamos a palavra-chave public na declaração do método, estamos informando que ele é público, isto é, será visível para qualquer classe da aplicação. Ao declararmos variáveis e tipos nos argumentos do método, estamos especificando que ele receberá argumentos. A declaração do método tem o nome de cabeçalho do método, consistindo em modificador, tipo, nome e parâmetros (menos o corpo do método). O conjunto de parâmetros do método faz parte da assinatura, mas é necessário acrescentarmos o nome do método.
3. 
Para saber se um programa em Java apresenta sobrecarga, precisamos analisar o código-fonte. Analise os códigos a seguir e informe em qual deles existe sobrecarga de métodos.
D. 
public class Colaborador { String nome; String endereco; public Colaborador(){ } public Colaborador(String nome){ this.nome = nome; } public Colaborador(String nome, String endereco){ this.nome = nome; this.endereco = endereco; } }
o código “a)” apresenta uma classe abstrata com um método abstrato. O código “b)” apresenta uma classe com um atributo chamado nome, e por ele estar com o modificador de acesso privado, tem métodos de acesso. Já o código apresentado em “c)” apresenta uma classe com dois atributos e um construtor com argumentos. O código “d)” apresenta uma classe com dois atributos e três métodos construtores, os quais têm o mesmo nome, mas o conjunto de argumentos é diferente; nesse caso, temos sobrecarga de métodos. Por fim, o código “e)” apresenta uma classe com dois atributos, um construtor e métodos de acesso, já que os atributos estão declarados com o modificador de acesso private.
4. 
Podemos tratar a sobrecarga de métodos como sendo um tipo de polimorfismo. Marque a alternativa que melhor explique o polimorfismo.
C. 
Polimorfismo é quando utilizamos o mesmo método de maneiras diferentes de acordo com a necessidade de cada classe.
Polimorfismo deriva do grego e significa muitas formas. Em orientação a objeto, refere-se à utilização do mesmo método de formas diferentes, de acordo com a especificidade de cada classe. Herança é a técnica na qual subclasses herdam membros da superclasse. Quando uma classe implementa uma interface, ela deverá, obrigatoriamente, utilizar os métodos dessa interface, isto é, como um contrato de comprometimento. Sobrecarga é quando utilizamos o método com o mesmo nome, mas alterando seu conjunto de parâmetros. Os métodos set e get são métodos de acesso.
5. 
Sobrecarga e polimorfismo são muito úteis em Java, para facilitar o reúso de código já criado. Em relação à sobrecarga e ao polimorfismo, marque a alternativa incorreta.
C. 
Quando os métodos de uma mesma classe possuem a mesma assinatura, se tem a ocorrência de sobrecarga.
Quando os métodos têm a mesma assinatura, tem a ocorrência de sobrescrita (e não sobrecarga) de métodos. Na sobrecarga, deve alterar o conjunto de parâmetros dos métodos. Quando os métodos da mesma classe têm nomes iguais e parâmetros diferentes, ocorre a sobrecarga. Polimorfismo é o uso do mesmo método de forma diferente, dependendo da especificação de cada classe. Na sobrecarga, os métodos têm um conjunto de argumentos diferentes e, logo, sua implementação também será diferente.

Continue navegando