Buscar

FOMULARIO DE ENTREGA DO PROJETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome Completo: Nathália de Araújo Tenório Cavalcanti
	RGM: 31280960
	Universidade: Cruzeiro do Sul - UNICID
	Data de entrega: 10/09/2022
	Curso: CST EM MARKETING
	Disciplina: Integração de Competências Para Transformar o Eu, o Outro e a Sociedade
	Tema
	O PODER E OS BENÉFICIOS DOS ABRAÇOS PARA A SAÚDE MENTAL
	Desafio
	A depressão é considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “o mal do século XXI”. Uma doença silenciosa que ainda é incompreendida mesmo por quem a sofre. Já se fala em epidemia de depressão, pois atinge 10% da população mundial, e a taxa vem aumentando a cada ano. 
No Brasil os números são alarmantes! Estudos recentes mostram que o país ocupa o primeiro lugar na América Latina e o segundo em todas as Américas, ficando atrás dos Estados Unidos. Segundo dados da OMS, a doença atinge 11,5 milhões de brasileiros, representando 5,8% da população total.
Entretanto, um estudo conduzido por Sheldon Cohen, professor de psicologia da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, publicado na revista científica Psychological Science em 2014, comprovou que o abraço pode proteger as pessoas do estresse, depressão e ansiedade. 
Infelizmente, muitas pessoas não sabem que abraçar vai além de uma simples demonstração de afeto, proteção e conforto, visto que a ação afeta diretamente nosso bem-estar e saúde mental. 
	Inserir um registro fotográfico que seja possível identificar você estudante e o desafio relacionado ao tema.
	
	Qual é o contexto do meu projeto?
Qual será o território? Qual a relevância social?
	Muito além de um comprimento: um abraço pode curar a saúde física e metal. O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente humana. Os abraços reduzem os níveis de cortisol, denominado, hormônio do estresse. Altos níveis desse hormônio podem ser prejudiciais à saúde, podendo resultar em quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial e depressão. Abraçar libera oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. E por último, os abraços também estimulam a liberação de dopamina (o hormônio da felicidade) e serotonina (o hormônio do bem-estar), muito associado ao bom humor. A partir desse panorama, entende-se a importância de abraçarmos o próximo. Este “simples” ato pode abranger todo país/mundo. É fundamental que as pessoas compreendam os impactos positivos que os abraços exercem no combate de doenças como depressão e ansiedade.
	Quais são os objetivos?
	Minimizar o estresse causado pela depressão e a ansiedade – Ajudar a curar os sintomas causados por essas doenças – Emitir carinho, segurança e conforto – Promover a sensação de bem-estar – Gerar e transmitir emoções positivas. 
	Quem eu pretendo atender?
	Jovens, adultos e idosos diagnosticados com depressão e ansiedade. 
	Como pretendo desenvolver as etapas para solucionar o desafio?
	Compreender os impactos causados pela depressão e/ou ansiedade no corpo humano e as atividades que podem ser realizadas para combater e amenizar os sintomas de acometidos por esses distúrbios 
	Quais os recursos e/ou parcerias necessários?
	O uso de parcerias e/ou recursos monetários não são necessários para o comprimento do desafio. Serão necessários apenas, o uso da empatia e proatividade para abraçar pessoas diagnosticadas com depressão e/ou ansiedade, a fim de atuar no processo de cura e ajudar no combate dessas doenças. 
	Quais os resultados esperados e qual ODS pode ser relacionado?
	. A vista deste panorama

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando