Buscar

Ativ Pesquisa 01 - INTROD SEG DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 01: Introdução a Segurança do Trabalho - CT
Introdução a Segurança do Trabalho 
Aluno (a): Rosangela Cutolo Almeida
Data: 30/10/2022
Atividade de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
Esta Atividade contém 10 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
Nome / Data de entrega
Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade 01 (nome do aluno).
Envie o arquivo pelo sistema.
O que são as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT)?
A OIT – Organização Internacional do Trabalho, é a agencia da ONU – Organização das Nações Unidas, que tem por missão promover oportunidades de trabalho para homens e mulheres. Através da Convenções da OIT que são tratados internacionais sujeitos a ratificação pelos Estados Membros da Organização, as condições de trabalho são discutidas e também fiscalizadas as condições de trabalho em seus 185 Estados-membros.
Quando foi criada a Convenção sobre a Prevenção de Acidentes Industriais Maiores?
Essa convenção foi publicada em 1991, através da Convenção OIT nº 174.
Defina ambiente de trabalho.
Ambiente ou local de trabalho é onde se desenvolvem as atividades profissionais, convivencia e permanencia dos trabalhadores.
Quais condições de conforto são recomendadas nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam esforço intelectual e atenção constantes?
São recomendadas as condições de conforto nas Normas Brasileiras como : niveis de ruidos de acordo com a NBR 10152; indices de temperatura efetiva entr 20 oC e 23 oC; velocidade do ar não superior a 0,75m/s; umidade relativa do ar não inferior a 40%.
Defina acidente do trabalho pelo seu conceito prevencionista.
O conceito prevencionista de acidente de trabalho como qualquer ocorrência não programada, inesperada ou não, que interefere ou paralisa o processo de trabalho normal, trazendo como consequencia isolda ou simultanea, perda de tempo, dano material ou lesões a algum trabalhador.
As causas de um acidente do trabalho são, na maioria das vezes, complexas, porém há três fatores que diretamente ou indiretamente atuam no desencadeamento de qual- quer acidente: atos inseguros, condições inseguras e fator pessoal de insegurança. 
Explique cada um deles e dê exemplos. 
a. Atos inseguros: Ocorre quando um trabalhador desenvolve seu trabalho de forma insegura, é toda conduta ou comportamento, que gera uma decisão desnecessária a ocorrencia de acidentes.
b. Condições inseguras: São aquelas que envolvem a integridade do trabalhador, falhas, defeitos, irregularidades técnicas ou faltas de ações e/ou dispositivos que visem o trabalho e a estada segura de pessoas e instalações.
c. Fator pessoal de insegurança: Podemos considerar as atitudes impróprias qwue não levem a obediencias das normas de segurança ou excesso de confiança do trabalhador.
O que é pressão hiperbárica e hipobárica?
Pressão Hiperbárica: É a pressão acima da pressão atmosferica. Essa pressão ocorre abaixo do nivel da terra.
Pressão hipobárica também considerada quando o homem esta sob pressões menores, como as atividades em altitudes.
O que são radiações ionizantes e não ionizantes? Dê exemplos.
Radiações ionizantes: são ondas eletromasgneticas ou particulas que se propagam a altas velocidades portando energia eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagirem podem produzir variados efeitos sobre a materia, tendo como exemplo o uso em raio-x na medicina, radiação de cura nos tragamentos de doenças entre outros. 
Radiações Não Ionizantes: São as que não produzem ionizações, ou seja, não possuem energia suficiente para arranvar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas.
Cite três práticas seguras durante o manuseio de agentes biológicos.
Manipulados de forma segura, de acordo com a classe de risco; Transporte adequado para evitar derramamento acidental; Identificação – Descontaminação antes do descarte.
Dos conteúdos apresentados até o momento (nessa disciplina), descreva com suas palavras o que você julga ser mais importante. 
Em se tratando de Segurança do Trabalho, a comunicação é fundamental entre os colaboraqdores para que osa mesmos entendam a importancia da utilização correta de EPIs, EPCs e dos procedimentos corretos de segurança e saúde do trabalho. O objetivo é disseminar o comportamento seguro e a utilização de equipamentos de segurança a fim de evitar acidentes.

Outros materiais