Buscar

QUESTÕES OBJETIVAS DE NOÇÕES DE ATUÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-As operações de seguros consistem num ato de previdência e formam uma poupança coletiva, contribuindo para o desenvolvimento de uma nação. Como são classificados os seguros quanto à sua responsabilidade?
( X ) Pela sua operação.
( ) Pela sua garantia.
( ) Pela sua gestão.
( ) Pela sua classe econômica.
2-O atuário é o profissional que, entre outras atividades, tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas e, ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. Desta forma, o que deve existir para haver o trabalho atuário?
( ) Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos financeiros.
( X ) Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza medida por uma probabilidade de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
( ) Para existir o trabalho atuário, deve haver uma incerteza com relação aos controles de gestão de resultados da empresa, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
( ) Para existir o trabalho atuário, deve haver a certeza com relação ao desenvolvimento econômico e social do país, para gerar as probabilidades de ocorrência e a possibilidade de se mensurar o valor do risco em termos econômicos.
3-Com relação ao profissional de atuária, um dos objetivos está em desenvolver ações estratégicas para o diagnóstico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e a mensuração desses riscos. O atuário é também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais. Podemos esperar que o mercado de atuação do atuário cresça bastante em função de alguns fatores que envolvem a situação que o país vem enfrentando recentemente. A esse respeito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Está relacionado consequentemente com o aumento patrimonial, assim como a iniciação no mercado de investimentos. 
II- Nesse aspecto, estão conquistando o mercado mundial e, por consequência, muitos recursos financeiros estão adentrando no mercado brasileiro na forma de investimentos de risco em mercados voláteis de comercialização de ações. 
III- Demandam seguros de volumes financeiros em valores significativos para a cobertura de sinistros e se denomina de resseguro, fomentando este mercado, bem como o do cosseguro.
( II ) As notícias relativas às oportunidades oferecidas pelo país.
( III ) Aumento de investimentos em grandes projetos de infraestrutura.
( I ) Ampliação da classe consumidora e ascensão da classe C.
4-Com relação aos riscos na área de seguros, esses podem ser totalmente incertos, como a queda de um raio, um acidente de automóvel, ou acontecendo em data incerta, como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência. Dessa forma, há a necessidade de o profissional atuarial avaliar os riscos na área dos seguros. Sobre os riscos inerentes no campo atuarial, analise as sentenças a seguir:
I- O risco sistemático é aquele inerente às atividades operacionais da empresa. É um risco que dificilmente se conseguirá minimizar. ERRADA
II- O risco não sistemático é aquele inerente ao próprio investimento. Ressalta-se que esse é o tipo de risco que pode ser minimizado pela diversificação no momento do investimento. CORRETA
III- Os riscos financeiros dizem respeito à possibilidade de liquidez, capacidade de realização do investimento em termos monetários e cumprimento das obrigações assumidas pelo projeto. CORRETA
5-O atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatísticas, econômicas, de probabilidade e finanças, transformando-no em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Existem classificações da atuação desse profissional de acordo com o objeto de trabalho com o qual atua. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Elabora as suas atividades com o foco principal voltado para a área de seguros de vida, planos de previdência e previdência social.
II- Busca solucionar os problemas na área de seguros de danos em geral. 
III- Executa as suas atividades profissionais para o aprimoramento das atividades financeiras, mais conhecido fora do país, principalmente em países desenvolvidos.
( II ) Atuário não vida. 
( III ) Atuário financeiro. 
( I ) Atuário vida. 
6-O mercado de seguros surgiu da necessidade que as pessoas e as empresas têm de proteger seu patrimônio. Mediante o pagamento de uma quantia, denominada prêmio, os segurados recebem uma indenização que permite a reposição integral das perdas sofridas. Com relação às garantias ou coberturas de seguro, analise as sentenças a seguir:
I- Garantia básica: é a principal garantia, em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão dos ramos de seguro. CORRETA
II- Garantia especial: é, muitas vezes, confundida com a garantia adicional ou acessória, mas representa a garantia definida em função da necessidade de um segurado em particular; requer taxas especiais. CORRETA
III- Garantia adicional ou acessória: é aquela em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão do ramo de seguro. ERRADA
IV- Garantia especial: são aquelas em que o segurado paga prêmios adicionais, relativos às taxas dos riscos adicionais que deseja cobrir no seu contrato de seguro. ERRADA
7-Para que haja seguro, é necessário que existam pessoas que tenham interesses voltados para sua proteção financeira com relação à possibilidade de perdas. A reparação das perdas só acontecerá se houver no futuro o risco que é o motivo de preocupação. Daí a necessidade de estabelecer um acordo formal onde a seguradora assume o compromisso de garantir o interesse do segurado contra riscos predeterminados. Este acordo segue condições gerais, condições especiais e condições particulares, as quais são definidas pelos órgãos competentes do mercado de seguros. Sobre os tipos de condições, analise as sentenças a seguir:
I- Condições gerais compostas por cláusulas se aplicam a todos os contratos com riscos de mesma natureza. CORRETA
II- Condições especiais apresentam condições similares a todas as condições. ERRADA
III- Condições Particulares apresentam cláusulas que alteram as condições gerais de um ramo de seguro. CORRETA
8-Risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo, o qual pode ser expresso em termos monetários. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. Gerenciar riscos é um método científico similar ao processo de tomada de decisões gerais em negócios, os quais podem e devem ser tratados, o que não significa que os riscos estejam controlados. Para mantê-los sob controle, deve-se utilizar cinco técnicas, as quais devem considerar os principais objetivos da organização. Sobre essas etapas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Descrever riscos.
( V ) Tentar reduzir a freqüência dos eventos danosos.
( V ) Repassar para outrem a responsabilidade legal e financeira sobre um ativo ou uma determinada operação.
( V ) Segregar as exposições. 
( F ) Focar no aumento da severidade das perdas.
9-Dentre as características da existência dos seguros, podemos destacar a existência de alguma situação de ameaça de perda que possa afetar pessoas. Consequentemente, o interesse das pessoas em se proteger financeiramente é que estabelecerá um conjunto de regras, criando assim a existência do seguro. A teoria geral dos seguros ensina três elementos que caracterizam a atividade. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Previdência. 
II- Incerteza. 
III- Mutualismo. 
( II ) Não se sabe se o evento vai acontecer ou quando poderá acontecer.
( III ) Pessoas com interesses em comum, que no caso significaria a preocupação com o mesmo tipo de perdas.
( I ) Ato de uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os riscos a que estão expostos no seu dia a dia.
10-Com relação às atividades do profissional atuário, incumbe respeitar e fazer-se respeitado, preservando e dignificando a sua profissão, tendo-a sempre como o seu título mais precioso, dando, através de seus atos, o exemplo de elevação profissional e moral da classe. O profissional atuário também deverá ter sempre presente a honestidade, a perfeição e o respeito à legislação vigente e deverá resguardar os interesses dos seus clientes, sem prejuízo de sua dignidade profissional. Sobre as principais funções desenvolvidas pelo profissional atuário, analise as sentenças a seguir:
I- Desenvolver os cálculos das provisões trabalhistas. ERRADA
II- Elaborar as notas técnicas atuariais. CORRETA
III- Desenvolver a avaliação atuarial. CORRETA
IV- Efetuar a prestação de contas informacionais junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), incluindo aquelas constantes nas demonstrações financeiras das entidades analisadas para fomentar a equalização da perenidade da empresa no mercado. ERRADA
11-Os planos de seguro independem do tipo de cobertura para sua efetivação. Eles podem ser contratados de forma individual, ou seja, por qualquer pessoa física, ou de forma coletiva, por pessoas físicas vinculadas, direta ou indiretamente, a uma pessoa jurídica que realize o contrato. Sobre a que se referem os casos de vinculação indireta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Ao caso de contratação por uma sociedade civil envolvendo pessoas filiadas.
( V ) Ao caso de contratação por uma associação representativa de pessoas jurídicas.
( F ) Ao caso de contratação por uma associação representativa de pessoas físicas, com envolvimento de pessoas jurídicas afiliadas. 
( F ) Ao plano coletivo, que não precisa ser disponibilizado a todos os componentes do grupo.
12-Conforme menciona Boschetti (2009 apud GERBER, 2010), a Previdência na forma que conhecemos teve seu início na Alemanha quando foram promulgadas leis de seguro obrigatório contra acidentes do trabalho. Esta legislação de seguros sociais está voltada à proteção dos trabalhadores que apresentam crescente insatisfação oriunda da relação capital versus trabalho que se estabeleceram a partir das transformações sociais e econômicas surgidas no século XVIII e XIX. Este processo causou grande impacto na vida das pessoas e teve como característica marcante a exploração do trabalho pelo capital que provocou intensas reações da classe trabalhadora. Sobre os fatos que caracterizaram esse período, analise as sentenças a seguir:
I- As relações de trabalho e dominação foram transformadas radicalmente com o advento da Revolução Industrial e o modelo de produção voltada ao capitalismo. CORRETA
II- Grandes concentrações rurais e trabalho intelectual refletiram nas relações sociais e estilo de vida. ERRADA
III- Expansão do movimento político e do ideário socialista. ERRADA
IV- Grandes concentrações urbanas e trabalho precário decorrentes da industrialização refletiram nas relações sociais e no estilo de vida. CORRETA
FONTE: GERBER, Luiza Maria Lorenzini. Políticas sociais: saúde, previdência e assistência social. Indaial: UNIASSELVI, 2010.
13-Quando nos referimos aos planos de seguros, observamos que estes podem ser contratados de forma individual ou coletiva. O plano coletivo deve ser estendido a todos os componentes do grupo, obrigatoriamente, no entanto, sua adesão é facultativa. Os participantes que podem ser admitidos são o cônjuge ou companheiro, os filhos e os enteados menores que são dependentes. Sobre os planos de contratações coletivas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Plano coletivo de custeio projetado.
( F ) Plano coletivo anuente.
( V ) Plano coletivo averbado.
( V ) Plano coletivo instituído.
14-Os planos de Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC) são estruturados com o objetivo de conceder benefícios a pessoas físicas, relacionadas ou não a uma pessoa jurídica. Estes planos podem oferecer, separadamente ou agrupado, coberturas de morte e/ou invalidez total ou permanente e/ou cobertura por sobrevivência. Sobre os planos previdenciários por sobrevivência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Plano com Remuneração Garantida e Performance sem Atualização (PRSA) caracteriza-se por garantir remuneração por meio da constatação de índice de atualização de valores e taxa de juros.
( F ) Plano com Remuneração Garantida e Performance (PRGP) garante aos participantes remuneração por meio da contratação de taxa de juros e a reversão, parcial ou total, de resultados financeiros.
( V ) Plano de Renda Imediata (PRI) garante, mediante contribuição única, o pagamento do benefício sob forma de renda imediata.
( V ) Plano com Atualização Garantida e Performance (PAGP) caracteriza-se por garantir apenas a atualização de valores e a reversão, parcial ou total, de resultados financeiros.
15-O mercado de capitalização no Brasil está sujeito à fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, também submetido à política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Estas sociedades são classificadas em duas categorias: as sociedades ligadas a conglomerados financeiros e as independentes. Para um melhor controle do Estado, há uma divisão das modalidades de capitalização. De acordo com esta divisão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Modalidade Tradicional permite a acumulação de uma reserva por meio de pagamentos mensais ou únicos, devolvendo 100% do valor acumulado ao final do prazo.
( F ) Modalidade Popular tem como objetivo conquistar e fidelizar clientes em ações promocionais.
( F ) Modalidade Incetivo tem como foco principal a participação em sorteios.
( V ) Modalidade Compra Programada é a acumulação mensal de bens duráveis com sorteio de prêmios.
16-Capitalização é um processo difícil de entender, principalmente quando se misturam conceitos de título de capitalização e de caderneta de poupança, que são coisas totalmente diferentes. Nos casos de títulos de capitalização, o participante paga e tem como contrapartida os sorteios. Nos casos das poupanças não há o sorteio. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) As sociedades de capitalização não são obrigadas a constituir provisões técnicas por título subscrito.
( V ) A remuneração do capital investido em poupança é de 0,5% ao mês.
( F ) Os investimentos em poupança são assegurados pela Caixa Econômica Federal.
( V ) Do valor pago pelo título de capitalização, parte é destinada para a formação do montante capitalizado; parte para quotas de sorteio, e parte para quotas de carregamento para cobrir despesas administrativas.
17-Os planos de seguro com cobertura de risco preveem garantias de morte e também cobertura por invalidez, que pode ser total e/ou permanente. Nos planos para este tipo de cobertura, é comum estabelecer período de carência, porém, o período de carência deixa de
ser considerado se houver morte ou invalidez - total e permanente - decorrente de acidente. Com relação aos principais planos de riscos que o mercado brasileiro atua, identificando os planos que indenizam benefícios por invalidez, analise as sentenças a seguir:
I- Plano de renda por invalidez. CORRETA
II- Plano de renda por invalidez sem prazo de garantia. ERRADA
III- Plano de renda por invalidez com prazo mínimo garantido. CORRETA
IV- Plano de pecúlio por invalidez. CORRETA
18-Guildas ou corporações de ofício eram associações formadas por artesãos profissionais e independentes em igual nível de condições, que tinham por objetivo proteger seus interesses e manter os privilégios conquistados. Havia também guildas que não tinham relevância econômica, apenas caráter religioso, beneficente ou de lazer. O que complementavam as guildas eram as hansas, que consistiam em associações de comerciantes que se destacavam em determinados segmentos do mercado. Estes integrantes recolhiam valores anuais com a finalidade de utilizá-los na velhice, doença e/ou pobreza. A contribuição obrigatória para fins sociais foi instituída em 1601, na Inglaterra, e consolidou outras leis sobre a assistência pública. Sobre o surgimento de modelos previdenciários que exigiram grandes mudanças no ambiente social e econômico, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Surgiu a partir da concentração de pobreza em estado evolutivo.
( X ) Surgiu a partir da concentração urbana e novas formas de produção e trabalho decorrentes da Revolução Industrial.
( ) Surgiu a partir da concentração dos valores nas paróquias e administrado pelos inspetores cabendo às paróquias auxiliar indigentes.
( ) Surgiu a partir da concentração de valores para a subsistência de cidadãos infelizes, assegurando-lhes qualidade de vida.
19-Os planos com cobertura de risco incluem garantias de morte ou invalidez que pode ser total e permanente. Nesses tipos de planos se considera também como risco do participante os casos decorrentes da utilização de meio de transporte mais propenso a acidente, prestação de serviço militar, prática de esporte e até atos humanitários em assistência a outrem. Nos casos de pagamento de benefícios por morte do participante, são destacados quatro tipos de plano. Sobre esses tipos de planos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Plano de pecúlio.
( F ) Plano de pensão por prazo indeterminado.
( V ) Plano de pensão aos menores.
( V ) Plano de pensão por prazo certo. 
( V ) Plano de pensão ao cônjuge ou companheiro(a);
( F ) Plano de pensão ao filho maior, mais velho.
20-No início das civilizações não existiam ações por parte do governo no sentido de proteger as pessoas que vinham a se tornar incapacitadas pela velhice, por doença ou por qualquer outra limitação física. Os carentes eram atendidos pelas próprias famílias ou pela livre iniciativa de pessoas com ações assistencialistas. Com a finalidade de proteger seus interesses, é possível dizer que na Baixa Idade Média surgiram:
( ) Os governantes.
( X ) As guildas.
( ) Os imperadores.
( ) As comadres.
21-As pessoas pensam e agem de formas diferentes umas com as outras. Gerenciar riscos não é uma missão fácil e também não é para todas as pessoas. Sobre o papel de um gerente de riscos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Detectar as exposições a que uma corporação está sujeita.
( ) Identificar o cenário econômico do momento.
( ) Averiguar se há parcela de risco para suportar.
( ) Analisar as políticas de prevenção existentes no mercado.
22-Teixeira (2016) afirma que garantia ou cobertura é obrigação assumida pela seguradora, de pagar uma importância (uma renda, uma indenização, uma diferença de rendimento, uma reparação ou um reembolso) atendendo a um sinistro ocorrido. Destaca-se que as garantias ou coberturas podem ser classificadas de três formas. Com relação À classificação das garantias/coberturas e suas formas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Garantia básica.
II- Garantias adicionais ou acessórias.
III- Garantia especial. 
( II ) São aquelas em que o segurado paga prêmios adicionais, relativos às taxas dos riscos adicionais que deseja cobrir no seu contrato de seguro, garantindo-se dos prejuízos que esses riscos venham causar a ele.
( III ) Representa a garantia definida em função da necessidade de um segurado em particular e, pelas suas peculiaridades ou grau de agravação, requer previsões ou taxas especiais. 
( I ) É a principal garantia, em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão do ramo de seguro. Sem ela, não é possível emitir uma apólice.
FONTE: TEIXEIRA, Alessandra de Souza. Teoria geral do seguro. Rio de Janeiro: FUNENSEG, 2016.
23-O ser humano ao acordar já sabe que seu dia estará sujeito a risco e que muitas vezes o risco causa perdas, que pode ser de vida ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Desta forma, infere-se que risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo, o qual pode ser expresso em termos monetários. Esse evento pode ser totalmente incerto, como a queda de um raio, ou certo, mas acontecendo em data incerta como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. Gerenciar riscos é um método científico similar ao processo de tomada de decisões gerais em negócios que comporta cinco etapas lógicas, sistemáticas e contínuas. Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Identificar e analisar.
II- Verificar.
III- Selecionar.
IV- Implementar.
V- Monitorar. 
( IV ) As técnicas escolhidas.
( V ) Os resultados e análise da necessidade de mudanças ou aperfeiçoamento.
( I ) As exposições de riscos.
( III ) A combinação mais adequada dessas técnicas.
( II ) A viabilidade das várias técnicas disponíveis para tratamento das exposições. 
24-O risco é inerente a qualquer atividade na vida pessoal, profissional ou nas organizações, e pode envolver perdas, bem como oportunidades. Em Finanças, a relação risco-retorno indica que quanto maior o nível de risco aceito, maior o retorno esperado dos investimentos. Essa relação vale tanto para investimentos financeiros como para os negócios, cujo "retorno" é determinado pelos dividendos e pelo aumento do valor econômico da organização. Sobre a classificação dos riscos inerentes no campo atuarial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Risco do empreendimento: aquele relacionado às decisões e conduta do mercado econômico brasileiro. 
( V ) Risco do negócio: é aquele que afeta todas as empresas de um mesmo segmento, pois pertence ao próprio segmento. 
( F ) Risco país: é aquele relacionado às decisões operacionais da empresa e que pode colocar em risco o desenvolvimento econômico do país onde a empresa atua.
( V ) Risco cambial: aquele relacionado às políticas de câmbio, também encontrado como risco internacional.
25-O mercado de seguros é cada vez mais crescente no Brasil. Teixeira (2016, p. 25) define risco como sendo um "evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro". Dentro deste ramo, temos o processo de gerenciamento de riscos e sua classificação. Sobre os tipos de risco, analise as sentenças a seguir:
I- Risco especulativo é o risco que envolve as possibilidades de perder, não perder ou ganhar. CORRETA
II- Risco particular é aquele que afeta apenas indivíduos ou empresas em particular, e não a sociedade coletivamente. CORRETA
III- Risco fundamental é o risco em que só existem duas possibilidades: perder (caso ele ocorra) ou não perder ( caso ele não ocorra). ERRADA
IV- Risco puro é o risco que é chamado também de impessoal,
resultante de mutações sociais e econômicas, afetando a coletividade. ERRADA
26-Com a proliferação de empresas no âmbito de seguros e previdenciários, houve a necessidade de criar órgãos reguladores. A função desses órgãos é regulamentar as normas expedidas pelos órgãos normativos, assim como propor a adoção de regras para o melhor funcionamento de todas as entidades participantes do mercado financeiro e que busquem o desenvolvimento e a segurança do mercado e, em paralelo, que estejam de acordo com as necessidades de financiamento da dívida pública doméstica. Desta forma, a área de seguros tem crescido no Brasil, e há a necessidade de criar órgãos reguladores, que controlam essa área. Qual é o órgão que regula a área de Seguros Privados no Brasil?
( X ) SUSEP.
( ) FENAPREVI.
( ) IBRACON.
( ) CVM.
27-O risco causa perdas, de vidas ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Assim, estritamente falando, risco é um evento ou condição incerta, isto é, que pode ou não ocorrer no futuro, e cuja ocorrência tem um efeito negativo e que pode ser expresso em termos monetários. Esse evento pode ser totalmente incerto, como a queda de um raio, ou certo, mas acontecendo em data incerta, como a morte. O impacto financeiro de um sinistro pode atingir milhões de reais e levar a empresa que não se precaveu à falência, ou o indivíduo a perder parte substancial de um patrimônio que lhe exigiu anos para acumular. É nesse momento que o seguro se torna importante. De acordo com os aspectos dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco sistemático.
II- Risco não sistemático.
III- Risco econômico.
( II ) É aquele inerente ao próprio investimento, que pode ser minimizado pela diversificação no momento do investimento.
( III ) Existe mais em função de decisões que afetam o ambiente em termos de demanda e que podem interferir na rentabilidade do investimento.
( I ) É aquele inerente ao mercado, ou seja, dificilmente se poderá fugir de sua presença em qualquer tipo de investimento. É um risco que dificilmente se conseguirá minimizar.
28-Quando o gerente de riscos realiza a análise preliminar, deve utilizar-se de parâmetros dentre os quais encontra-se a frequência ou a probabilidade de ocorrência dos acidentes, que nos conduz a classificar em categorias. Sobre as categorias de frequência, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Remota.
II- Improvável.
III- Provável.
IV- Frequente.
( III ) Espera-se ocorrer até uma vez durante a vida útil do processo ou instalação.
( IV ) Espera-se que ocorra várias vezes durante a vida útil do processo ou instalação.
( I ) Não é esperado que ocorra durante a vida útil do processo ou instalação.
( II ) Considerado pouco provável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
29-A estruturação de programas de previdencia privada aos disponibilizados pelos governos é um tema relativamente novo. No final do século XVIII e início do século XIX, ocorreram algumas tentativas, porém foi em 1904 que os fundos de pensão tiveram seu marco inicial, com o surgimento da Caixa de Montepio dos Funcionários do Banco do Brasil, que atualmente é denominada Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI), foi criada por alguns funcionários do banco. Sobre o seu objetivo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Garantir apenas aos filhos um seguro privado após a morte dos pais.
( X ) Proporcionar aos seus dependentes o pagamento de uma pensão, a contar do seu falecimento.
( ) Canalizar aos herdeiros o resíduo financeiro deixado pelo representante legal.
( ) Proporcionar aos funcionários o recebimento do PPR - Programa de Participação nos Resultados.
30-Todo o campo de abrangência relativo ao Regime Geral da Previdência Social é atribuição e competência do INSS. A capacidade da previdência social está limitada ao atendimento dos anseios e necessidades de renda da população. No Brasil, todas as pessoas que realizam um trabalho formal estão obrigadas a contribuir para a Previdência Social. Sobre o que consiste a previdência complementar, popularmente denominada de previdência privada, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Formar uma poupança de médio prazo que não dá cobertura nos casos de morte e/ou invalidez.
( ) Contratar um seguro previdenciário que permita ao cidadão realizar viagens de lazer etc.
( ) Formar uma poupança de curto prazo.
( X ) Poupar uma parcela de recursos ao longo do tempo para garantir uma renda futura melhor.
31-As Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) são aquelas organizadas sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos. Elas são acessíveis exclusivamente aos empregados de uma empresa e também aos servidores da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, entre outros. As entidades fechadas encontram-se subordinadas ao Ministério da Previdência e Assistência Social e tem como órgão normativo o Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e como órgão fiscalizador a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).Sobre a Lei Complementar 109/01.
( V ) Restringiu a Constituição das entidades abertas unicamente à forma de sociedades anônimas.
( F ) Ampliou a figura do professor ao incluir nessa categoria a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, quando estes instituírem as entidades de Previdência Privada.
( F ) Passou a impedir que pessoas jurídicas de caráter profissional, optem por criar uma entidade fechada de previdência complementar.
( V ) Criou autarquia de natureza especial vinculada ao Ministério da Previdência Social, que atua como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de Previdência Complementar. 
FONTE: BRASIL. Lei complementar nº 109, de 29 de maio de 2001. Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp109.htm>. Acesso em: 25 maio 2017.
32-Além da taxa de administração, muitos planos de seguros sofrem também a incidência da taxa de carregamento. Esta taxa tem a função de arcar com algumas coisas que a administração aplica. Como o mercado segurador classifique os carregamentos?
( X ) Administrativos, comerciais e remuneração do capital do acionista.
( ) Quando se trata de planos de seguros, a questão da taxa de carregamento tem importância mais relevante ainda, porque o investimento é de longo prazo (10, 20 ou 30 anos).
( ) A taxa de carregamento estabelece limites máximos de investimento por carteira. A administradora de recursos também está proibida, por lei, de reivindicar carregamentos adicionais.
( ) Na hora de contratar um plano, a taxa de carregamento tem por finalidade, ao profissional atuário, avaliar o seu perfil de risco por meio de um questionário que permite uma classificação de maior ou menor aversão ao risco.
33-As Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC - são organizadas sob a forma de fundação ou de sociedade civil sem fins lucrativos. Os fundos multipatrocinados também são Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC - e são constituídos e administrados sob a forma de sociedade civil, sem fins lucrativos. Sobre a forma de gestão dos fundos multipatrocinados, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Terceirizada.
( ) Competência do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB.
( ) Privatizada.
( ) Especial.
34-A Lei complementar 109/2001 concedeu permissão às sociedades seguradoras que operam especificamente no plano de seguro de pessoas para comercializar planos de previdência complementar, que também é conhecida como previdência privada. No entanto, estas operadoras não podem meramente criar produtos e comercializar mediante critérios próprios sem devida regulamentação e controle do estado. Sobre as características da previdência complementar ou privada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F
) A previdência complementar não pode ser patrocinada por empregadores devido a este não ser considerado um benefício.
( V ) A previdência privada proporciona grandes investimentos e acaba tendo um importante papel na economia.
( V ) A previdência complementar ou privada garante uma aposentaria ao cidadão.
( F ) A previdência privada não possibilita cobertura em caso de morte, apenas de invalidez.
35-A esperança matemática aborda questões de probabilidades para as possibilidades de resultados sob uma análise aleatória, sendo que esse resultado deve ser multiplicado pelo seu valor. Em termos de atuária, a esperança matemática vem a ser o resultado que se tem a expectativa de sair, em função de uma variável aleatória, ou grupo delas. Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A esperança matemática pode ser conhecida pelo seu valor esperado, isso dentro de um contexto esperado. CORRETA
II- A esperança matemática acontece dentro do universo de análise, podendo existir valores aleatórios sob valores dispersos. ERRADA
III- A esperança matemática por representar um valor de tendências sob o contexto de determinadas receitas e despesas de um objeto de custos, e pode ser conhecida também como "valor de tendência". ERRADA
IV- A esperança matemática por representar um valor de equilíbrio sob o contexto de determinadas receitas e despesas de um produto ou serviço, e pode ser reconhecida também como "preço puro". CORRETA
36-O atuário é o profissional que, entre outras atividades, tem a habilitação para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas. No mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. Sobre o trabalho que o atuário desenvolve, assinale a alternativa CORRETA:
 ( ) Mensura o valor do risco em termos econômicos.
( ) Mensura o valor do risco em termos financeiros.
( X ) Projetos, pesquisas e planos de fundos de investimento, na política de gestão.
( ) Mensura o valor do risco em termos previdenciários.
37-Todas as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, tem como preocupação principal o custo. Numa seguradora, a principal preocupação está voltada à conta dos sinistros, pois nela se concentra o maior valor a ser desembolsado. O que o segurado paga para ter as garantias desejadas?
( ) Risco flutuante.
( X ) Prêmio de seguro.
( ) Indenização.
( ) Custo médio.
38-O Instituto Nacional de Previdência Social - INPS - foi criado pelo Decreto-Lei 72/1966 e unificou as CAPS e os IAPs, bem como todos os benefícios e serviços, além das estruturas político-administrativas de todas as agências. Em 1967, para quem a Constituição acrescentou a possibilidade de aposentadoria?
( ) Os índios.
( X ) A mulher.
( ) O trabalhador rural.
( ) Os cargos políticos.
39-A solvência das empresas é demonstrada pela capacidade que a empresa tem em saldar os seus compromissos. Para isso, deve haver muita cautela nos controles, tanto internos quanto externos, sejam eles os realizados por auditorias independentes ou pelo órgão regulamentador e fiscalizador. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Devemos comprar seguros de companhia com vigor financeiro duvidoso, assim conseguiremos prêmios mais baixos.
( V ) É obrigação dos corretores de seguros avaliar a solvência e solidez financeira das seguradoras com quem fazem negócios. 
( V ) Companhias com balanços fortes e resultados fracos precisam fazer mudanças em suas organizações para continuar a crescer.
40-segundo Jardim (2013), a proteção social no Brasil evoluiu de forma semelhante aos demais países, o que explica da seguinte forma: inicialmente a proteção social foi privada e voluntária, e, posteriormente a intervenção foi cada vez maior do Estado. Impulsionado pela fé cristã e atuação da Igreja Católica, e com o objetivo de prestar atendimento médico e hospitalar aos necessitados, o padre José de Anchieta fundou:
FONTE: JARDIM, Rodrigo Guimarães. Antecedentes históricos da seguridade social no mundo e no Brasil. 2013. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/26145/antecedentes-historicos-da-seguridade-social-no-mundo-e-no-brasil>. Acesso em: 5 out. 2017.
( X ) Santa Casa da Misericórdia.
( ) Hospital Adventista de São Paulo.
( ) Santas Ordens da Penitência.
( ) Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.
41-No âmbito atuarial, existe a questão dos fundos, e esses possuem a responsabilidade de manter as reservas que liquidarão suas obrigações, sendo que alguns merecem maior destaque. De qualquer forma, esses fundos (reservas) são determinados a partir da realidade de cada tipo de fundo e com base nos cálculos atuariais (para a apuração dos seus valores). As contribuições que dão origem aos fundos advêm basicamente de duas fontes. No que se refere à manutenção das reservas e às contribuições que dão origem aos fundos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Reserva matemática.
II- Reserva de contingência. 
III- Empregados. 
IV- Patrocinadores. 
( III ) São os representantes que, por pertencerem a determinada categoria, participam de determinado fundo para garantir sua previdência (planejamento ao futuro). 
( II ) É o que representa o valor determinado pela legislação e corresponde a 25% da reserva matemática para cobrir eventuais necessidades financeiras. 
( IV ) Estas são as entidades empregadoras e que em determinado percentual contribuem em prol do fundo de aposentadoria de seus colaboradores a título de benefício trabalhista.
( I ) Representa o valor determinado por meio dos cálculos atuariais, determinando a necessidade de recursos financeiros para garantir o pagamento das obrigações que geralmente estão na forma de benefícios futuros aos participantes do plano previdenciário.
42-O mercado atuarial tem se desenvolvido de tal maneira que ampliou o leque da oferta de seguros no mercado. Essa oferta de seguros tem áreas específicas que possuem determinadas particularidades de acordo com a demanda. Referente aos tipos de classes de seguros existentes no mercado, dependendo do tipo de garantia que se pretende atingir, analise as sentenças a seguir:
I- Ao tratarmos da classe de seguro "vida", é o que beneficia o dependente desse tipo de seguro, com o pagamento por uma remuneração ou o pagamento em uma única parcela do valor contratado em caso de morte do segurado. 
II- Com relação ao aspecto da classe de seguro "acidente", este é o que gera o benefício ao dependente com o pagamento de uma remuneração ou o pagamento em uma única parcela do valor contratado em caso de acidente que cause interrupção temporária do recebimento de renda do segurado.
III- O que envolve a classe de seguro "invalidez" é o que beneficia o contratado com o pagamento de uma remuneração ou o pagamento em uma única parcela do valor em caso de perda total ou parcial da capacidade de locomoção urbana. 
QUESTÃO CANCELADA
43-O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado ou seu beneficiário), mediante o recebimento de um valor monetário estipulado (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco) indicado no contrato. Sobre o segurador, assinale a alternativa CORRETA:
O segurador que trata de planos de seguros e da questão da taxa de carregamento tem importância mais relevante ainda, porque o investimento é de longo prazo (10, 20 ou 30 anos).
O segurador precisa ser submetido à aprovação prévia da SUSEP, autarquia subordinada ao Ministério da Fazenda, responsável pela fiscalização do setor.
O segurador é quem define por quanto tempo vai contribuir, respeitando
as características de cada produto. Vale lembrar que o montante acumulado dependerá do valor da contribuição, do tempo de aplicação e da rentabilidade do fundo.
O segurador é a empresa autorizada pela SUSEP a funcionar no Brasil e que, recebendo o prêmio, concorda em pagar ao segurado uma determinada quantia no caso de uma perda específica.
QUESTÃO CANCELADA
44-DPVAT é o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é o "Seguro Obrigatório" que é pago anualmente com a primeira parcela do IPVA, ou na Cota Única. O pagamento do DPVAT garante a indenização em caso de acidente de trânsito que resulte em morte ou invalidez permanente e o reembolso de despesas médicas e hospitalares devidamente comprovadas. Sobre as categorias do DPVAT para indenizações em acidentes de trânsito, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Categoria 1.
II- Categoria 2.
III- Categoria 3.
( ) É o que se aplica para o cálculo do seguro para cobertura de acidentes com ônibus, micro-ônibus e lotação com cobrança de frete (urbanos, interurbanos, rurais e interestaduais).
( ) Está relacionado com o cálculo do seguro aplicado aos táxis e carros de aluguel.
( ) Esse é o seguro que se aplica aos automóveis particulares.
QUESTÃO CANCELADA
45-Os pontos de vista variam a respeito das diferenças e das similaridades técnicas e funcionais entre corretores e agentes. Alguns fazem a distinção, considerando o corretor como um representante do segurado e o agente como representante de uma ou de diversas seguradoras. Os corretores têm uma responsabilidade contratual com o cliente, enquanto os agentes são indicados pelas seguradoras para vender seus produtos. Referente aos tipos de atividades decorrentes da área atuarial, analise as sentenças a seguir:
I- A atividade para a prospecção de novos clientes está relacionada com o objetivo de aumentar o volume de recursos que garantem as apólices de todos os contratantes.
II- Uma das atividades na área atuarial é a de reembolsar todos os casos de sinistros comunicados pelos contratantes, com o objetivo de evitar a fuga de clientes.
III- A atividade de vistoria dos contratos de financiamentos bancários e demais instrumentos financeiros como seguro na gestão do caixa da empresa é a atividade mais importante na área atuarial com o objetivo de validar todas as variáveis possíveis para o cálculo do seguro.
QUESTÃO CANCELADA
46-O resseguro é o seguro das seguradoras. É um contrato em que o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora (cedente) pelos danos que possam vir a ocorrer em decorrência de suas apólices de seguro. Referente aos tipos de risco dos contratos de resseguros, analise as sentenças a seguir:
I- Automático: funciona como se fosse uma cláusula fixa na apólice emitida pela empresa contratada originalmente. 
II- Facultativo: ocorre quando há um contrato que preveja resseguro periódico ou nos casos em que o valor do risco excede a capacidade ou o interesse da empresa de resseguro. 
III- Catástrofe: geralmente, a empresa de resseguro estabelece um limite de cobertura para os prejuízos ocasionados por esses eventos.
QUESTÃO CANCELADA
47-Com relação à previdência privada, é possível saber, no momento da contratação do plano, quanto você receberá da instituição ao se aposentar. Desta maneira, o valor da contribuição, ou seja, o quanto você contribuirá ao longo do tempo, é que varia, para que o valor predeterminado possa ser atingido. Qual é a modalidade de contratação da previdência em que é possível conhecer qual é o valor que a pessoa receberá ao se aposentar?
( ) Contribuição definida por valor futuro.
( ) Reciprocidade de contribuição social mútua.
( ) Benefício operativo da seguridade social.
( ) Benefício definido.
QUESTÃO CANCELADA
48-Os planos de previdência tem por objetivo garantir benefício ao participante que denominamos de indenização, o qual terá o direito no caso de vir acontecer algum infortúnio, como morte, invalidez etc., ou redução de capacidade laboral. Para o recebimento dos benefícios a que se programou, no caso de sobrevivência devem ser observados três períodos. Sobre esses períodos, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( F ) Período de investimento.
( V ) Período de pagamento do benefício.
( F ) Período investigatório.
( V ) Período de diferimento.
( V ) Período de cobertura.
49-Quando tratamos da formação de preços, não podemos nos esquecer da incidência dos impostos. No seguro, os impostos estão representados pelo IOC - Imposto sobre Operações de Crédito, câmbio e seguro, ou IOF - operações relativas a títulos e valores mobiliários. Sobre o IOF, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Incide em todas as operações de exportação.
( ) Incide em todas as operações de crédito.
( X ) Incide em todas as operações de seguros.
( ) Incide em todas as operações de resseguro.
50-A previdência social surgiu há muitos anos, durante o governo de Otto von Bismarck, na Alemanha. Ela surgiu da insatisfação dos trabalhadores. Na época, o retorno financeiro em troca do trabalho realizado era mínimo, praticamente um trabalho escravizado. A exploração se desenvolveu ainda mais com as mudanças sociais e econômicas dos séculos XVII e XIX. Diante disto, criou-se a previdência social que assegurava o futuro dos trabalhadores e também os abonava diante de qualquer acidente de trabalho. Essas mudanças foram bastante significativas e trouxeram segurança. Sobre os motivos que justificam a decisão do governo pela previdência social, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A revolta dos operários diante das mudanças realizadas pelo governo alemão.
( ) A falta de segurança para trabalhadores que operavam máquinas e a baixa remuneração poderiam trazer revoltas sociais incontroláveis.
( ) O amparo ao operador inválido.
( ) A evasão de operários da cidade para áreas rurais.
QUESTÃO CANCELADA
51-As atividades na área de seguros necessitam segregar os seguros por classificação de risco, que é o agrupamento correspondente ao objeto do seguro, sob o aspecto físico ou moral, no qual o risco deverá ser incluído. De acordo com a classificação dos riscos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Risco do empreendimento.
II- Risco do negócio.
III- Risco país.
IV- Risco cambial.
( IV ) Está relacionado com o risco cambial, devido às variações cambiais existentes na política financeira internacional. Também pode ser encontrado sob a denominação de risco internacional.
( I ) É o chamado risco estabelecido, e está relacionado com as decisões e conduta do empreendimento pelos seus gestores. 
( III ) É aquele relacionado às decisões econômicas, de legislação, entre outras que emanam no governo de um determinado país e que podem alterar substancialmente a situação interna (no mercado nacional) de tal forma a afetar as organizações que nele mantêm negócios.
( II ) É o tipo de risco que pode afetar todas as empresas em determinado segmento de atuação, pois pertence ao próprio segmento das atividades. 
52-Se o valor matemático do risco é uma medida de frequência relativa de sinistros obtida pela relação entre o número de sinistros ocorridos e o número de riscos pesquisados, identifique o valor matemático do risco de uma amostra com 30 edifícios residenciais segurados, dos quais apenas três prédios ocorreram sinistros:
( ) 1%.
( X ) 10%.
( ) 45%.
( ) 90%.
53-Na área de seguros, o perito atuarial precisa elaborar um documento técnico registrado no Instituto Brasileiro de Atuária, contendo as características gerais do plano de aposentadoria, com bases técnicas e as fórmulas de cálculo utilizadas para este documento. No que se refere ao parecer atuarial sobre o plano de aposentadoria, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Objetivo do parecer.
II- Características do plano.
III- Participantes.
( ) Esse item do parecer atuarial está relacionado à descrição exata da abrangência
da análise e ao que ela se propõe para a sua aplicabilidade. 
( ) Esse item está relacionado com o que indica quem são os beneficiários do plano, em números e em dados qualitativos que permitam o conhecimento da carteira analisada e a avaliação das capacidades de aportes de recursos ao longo do tempo.
( ) Está relacionado em especificar o detalhamento das condições para o início do plano previdenciário e identificar os possíveis valores para os recebimentos depois de finalizadas as capitalizações. Permite identificar se o plano prevê uma renda vitalícia ou não. 
QUESTÃO CANCELADA
54-Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma técnica de gerenciamento de risco que consiste em identificar os eventos perigosos, suas causas e suas consequências. Descreve-se como preliminar porque ela é utilizada como primeira abordagem do objeto de estudo em questão. Um dos parâmetros utilizados nesta técnica é a frequência ou probabilidade de ocorrência dos acidentes, que possuem uma categoria. Com relação às categorias e sua descrição, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Extremamente remota.
II- Remota.
III- Improvável.
IV- Provável.
V- Frequente.
( ) Esperado ocorrer várias vezes durante a vida útil do processo ou instalação.
( ) Pouco provável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
( ) Não esperado ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
( ) Esperado ocorrer até uma vez durante a vida útil do processo ou instalação.
( ) Conceitualmente possível, mas extremamente improvável de ocorrer durante a vida útil do processo ou instalação.
QUESTÃO CANCELADA
55-A Previdência Social brasileira é dividida em dois tipos de regimes: Regime Geral de Previdência Social (RGPS) direcionado a contribuintes de iniciativa privada, em que todo cidadão tem direito de vinculação mediante contribuição, e Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), neste se enquadram os servidores públicos e seu dependentes. O direito à previdência é uma garantia que a Constituição inclui no conjunto que compõe a seguridade social. Sobre o tratamento e as diferenças entre os regimes, analise as sentenças a seguir:
I- Não existem diferenças de tratamento entre o Regime Geral e o Regime Próprio. ERRADA
II- Algumas categorias do serviço público possuem privilégios. CORRETA
III- Existem graves dificuldades financeiras e diferenças no tratamento dos beneficiários. CORRETA
56-Os planos de Entidades Abertas de Previdência Complementar - EAPC -, podem oferecer, isoladamente ou em conjunto, coberturas de morte e/ou invalidez total e permanente, entre outros. Para os casos de invalidez total e permanente, o seu objetivo é a concessão de benefício ao próprio participante, desde que tenha cumprido o período de carência estabelecido pelo plano. Sobre esse plano, analise as opções a seguir:
I- Vinculado a uma associação. ERRADA
II- À vista. CORRETA
III- Sob a forma de renda. CORRETA
IV- Coletivo. ERRADA
57-O ser humano sempre busca, de alguma forma, economizar e fazer alguma reserva para futuros investimentos ou até mesmo para imprevistos. Além da economia pessoal, também acreditamos na sorte realizando apostas em lotéricas e compras de títulos de capitalização. Os títulos, por sua vez, podem reunir as duas coisas: investimentos e sorte. Ao longo dos anos, a capitalização passou por diversas mudanças com intuito de atender a cada nicho de mercado especificamente. As modalidades que surgiram com esta divisão são: título tradicional, popular, de incentivo e compra programada. Sobre o título tradicional, analise as sentenças a seguir:
I- O cliente concorre aos sorteios desde que esteja com os pagamentos em dia. CORRETA
II- É a melhor solução para empresas de diversos segmentos. ERRADA
III- Permite ao cliente o acúmulo de uma reserva, que pode ser resgatada 100%. CORRETA
IV- Tem intuito de conquistar ou fidelizar clientes em ações promocionais. ERRADA
58-A área atuária nasceu há cerca de 150 anos na Inglaterra e teve como objetivo estudar a mortalidade da população, e na época teve seus estudos voltados para o cálculo da aposentadoria e pensões. Essas atividades se estenderam para a área de seguros durante o século XX, e prosseguiram se expandindo. Nas últimas décadas, a ideia de que uma empresa de seguros ou de pensões faz parte do mercado financeiro fez crescer a necessidade de um maior treinamento na área administrativa e financeira, especialmente no que se refere aos riscos financeiros e econômicos. Desta forma, houve a necessidade de se ampliar o ramo de atuação dessa profissão. Sobre a ciência que está se tornando mais conhecida à medida que cresce o número de empresas atuantes no mercado de seguros e fundos de pensão no Brasil? 
( ) A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Política, em função dos movimentos sociais que determinam os aspectos na melhoria dos resultados na empresa. 
( ) É a Ciência Contábil, em função das necessidades que os gestores das empresas possuem em conhecer e aplicar os modelos propostos na elaboração das informações da Contabilidade. 
( ) A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Econômica, em função dos aspectos socioeconômicos e das prospecções governamentais para a melhoria na qualidade de vida das pessoas. 
( X ) A ciência que está se tornando conhecida é a Ciência Atuarial, que busca a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a necessidade de garantir a segurança do seu patrimônio.
59-A vida é cheia de riscos. A rigor, o ser humano acorda pela manhã e não sabe como estará ao final do dia. No ditado popular, quem arrisca, petisca. Contudo, em muitos casos, ocorre o inverso: o risco causa perdas, de vidas ou de propriedades, cujo impacto financeiro é negativo. Portanto, a teoria geral dos seguros ensina que três elementos caracterizam a atividade. Sobre esses elementos, analise as sentenças a seguir: 
I- A previdência: são pessoas com interesses em comum, que no caso significaria a preocupação com o mesmo tipo de perdas. 
II- O mutualismo: são pessoas com interesses em comum, que no caso significaria a preocupação com o mesmo tipo de perdas. 
III- A incerteza: são pessoas com interesses em comum, que no caso significaria a preocupação com o mesmo tipo de perdas. 
IV- A previdência: é o ato de uma pessoa que se preocupa em resguardar a si ou a seus bens contra os riscos a que estão expostos no seu dia a dia. 
QUESTÃO CANCELADA
60-Os planos podem ser contratados por qualquer pessoa física ou por pessoas físicas vinculadas a uma pessoa jurídica. O plano coletivo, como o próprio nome indica, deve estar disponível a todos os componentes com vínculo jurídico da mesma natureza. A adesão é facultativa, porém, nas contratações coletivas existem dois tipos de planos em que um deles a pessoa jurídica é denominada averbadora e a outra instituidora. Sobre os tipos de planos verdadeiros, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
I- Plano coletivo instituído. CORRETA
II- Plano coletivo participativo. ERRADA
III- Plano coletivo vinculados. ERRADA
IV- Plano coletivo averbado. CORRETA
61-A Constituição Federal 1988 e Leis Complementares, extinguiram o SINPAS - Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social -, na ocasião surgiu o modelo de Previdência Social que está em funcionamento até os dias atuais. Em 1991, o antigo INPS - Intituto Nacional de Previdência Social - foi incorporado ao IAPAS - Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social, originando a maior autarquia do Brasil, que se denomina INSS - Instituto Nacional de Seguro Social. O INSS não absorve integralmente o conceito de "seguridade social", o qual trata da previdência, assistência e saúde. Sobre a autarquia que refere-se e responde apenas pela Previdência, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Emendas Constitucionais de Revisão. Disponível em: . Acesso em: 4 out. 2017. 
( ) Assistência Social.
( X ) Seguro Social. 
( ) Contribuição Social. 
( ) Previdência Social.
62-Analisando o sistema de fundos de pensão, observa-se que nas décadas de 1980 e 1990 este evoluiu para as empresas privadas e também para os planos de contribuição definida. A sua estrutura é operada por entidades de previdência complementar, e o objetivo principal é instituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário. Sobre a classificação dessas entidades, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Abertas e semiabertas. 
( ) Flexível. 
( X ) Abertas e fechadas. 
( ) Abertas.
63-A previdência social é uma espécie de seguro que a pessoa contribui durante todos os anos de trabalho. Ao se aposentar, ou em caso de algum acidente, o contribuinte tem todo o direito de usufruir os benefícios pelo tempo de contribuição. Infelizmente, na realidade da maioria da população, os valores usufruídos através da previdência social são tão moderados que, ao longo dos anos, também optam pela previdência privada. Devido à grande procura por esta alternativa, cada vez mais surgem modalidades privadas. Sobre o conceito de previdência privada, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Previdência privada é uma espécie de poupança que o cidadão faz ao longo dos anos e só pode retirar caso seja demitido. 
( ) Previdência privada é um complemento do governo na previdência social. 
( ) Previdência privada é um tipo de sistema público. 
( X ) Previdência privada é uma espécie de poupança que o cidadão faz ao longo dos anos. Pode ser retirada ao se aposentar ou até mesmo ao longo dos anos, conforme a necessidade.
64-Dentre as técnicas de identificação, análise e avaliação de riscos, encontra-se a análise preliminar, que tem seu destaque decorrente do campo de utilização e aplicabilidade. Entretanto, não são exigidos conhecimentos técnicos de grande profundidade no estudo e análise dos riscos industriais. Sobre a Análise Preliminar de Riscos (APR), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Uma técnica de manutenção de propriedade. 
( V ) Uma técnica de gerenciamento. 
( F ) Uma técnica de conscientização do que pode ser transformado em lazer. 
( V ) Uma técnica utilizada antes de outros tipos de análise.
65-O gerente de riscos tem papel importante no processo de gestão. Para que as empresas possam competir no mercado nacional e no internacional, elas precisam encontrar alternativas para otimizar os resultados, evitando repassar os custos de perdas que podem ser controlados, o que significa desperdício. Infere-se que o papel do gerente de riscos está focado em detectar as exposições a que a corporação está sujeita, cabendo-lhe a implantação de políticas de prevenção e controle de perdas com os objetivos definidos no programa de gerenciamento. Sobre a gerência de riscos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) As oportunidades financeiras oriundas da exposição a riscos. 
( V ) A efetividade das várias técnicas de controle e de financiamento de riscos. 
( V ) O custo potencial das técnicas de controle.
66-No âmbito atuarial, há a necessidade da criação e a manutenção de determinados órgãos reguladores neste mercado e que merecem atenção ao se tratar de ciências atuariais e da atividade profissional do atuário. As áreas mais importantes de atuação do profissional atuário sofrem regulamentação devido principalmente à sua importância no contexto do mercado financeiro brasileiro. No que se refere à área de seguros e previdência, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- FENASEG - Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização. 
II- FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Capitalização. 
III- SUSEP - Superintendência de Seguros Privados. 
(II ) É um órgão que possui função bastante similar à Fenaseg, e tem por premissa atender a algumas regiões do país. 
( I) É um órgão que representa a federação sindical das empresas que estão envolvidas com o mercado de seguros no Brasil. 
(III ) Esse órgão representa a autarquia federal responsável pela atividade de seguros privados no Brasil.
67-O Plano de Regularização de Solvência - PRS - é um procedimento exigido quando a insuficiência do Patrimônio Líquido Ajustado com relação ao Capital Mínimo Requerido for de até 50% ou quando a sociedade apresentar insuficiência de liquidez. O prazo de apresentação é de no máximo 45 dias e deve conter propostas de ações corretivas que a sociedade supervisionada pretenda adotar. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O prazo máximo para saneamento da insuficiência de PLA será de dezoito meses. 
(V ) O prazo máximo para saneamento da insuficiência de liquidez com relação ao CR será de seis meses. 
( F ) Havendo situação econômica adversa no mercado supervisionado ou no financeiro, o prazo poderá ser estendido seis e sete meses respectivamente. 
( F ) O PRS não precisa atender às instruções complementares estabelecidas pela SUSEP, como adicional.
68-Quando tratamos de seguros de pessoas e previdência temos que considerar as tábuas de mortalidade, pois podemos estar nos referindo à morte ou à sobrevivência. Sua construção é feita a partir de um instrumento técnico e científico, e sua composição básica contempla duas colunas, podendo apresentar mais três elementos. Considerando a composição básica, identifique as duas colunas que compõem a tábua de mortalidade: 
( ) Idade e tempo de serviço. 
( X ) Idade e probabilidade de morte. 
( ) Idade e mortalidade masculina. 
( ) Idade e período de favorecimento.
69-O equilíbrio entre as receitas (prêmios de seguros) e as despesas (sinistros pagos) de um plano de seguro ao longo de um determinado período de cobertura, são decorrentes dos regimes financeiros, que é a maneira pela qual o seguro será financiado. Dependendo do regime financeiro adotado, o valor do prêmio cobrado poderá financiar os sinistros ocorridos ou ser suficiente para cobrir um período maior. Sobre os tipos de regimes financeiros, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) Juros simples. 
( V ) Repartição de capitais de cobertura. 
( V ) Capitalização. 
( V ) Repartição simples. 
( F ) Revisão matemática.
70-Os objetivos da seguridade social, conforme previsto no texto constitucional, têm em vista a execução de políticas públicas, destinadas ao atendimento nas áreas de saúde pública, assistência social e previdência social. Os princípios da Previdência Social, que estão previstos no art. 201 da Constituição Federal, também são mencionados no art. 2º da Lei 8.213/91. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) O princípio da universalidade da cobertura e do atendimento diz que todos têm direito à seguridade social, indistintamente. 
( V ) O princípio da irredutibilidade de valor dos benefícios impede que haja redução nominal nos pagamentos. 
( F ) O princípio da igualdade refere-se à igualdade do valor conforme a profissão exercida pelo contribuinte. 
( V ) O princípio da uniformidade de equivalência dos benefícios cita que trabalhadores rurais e urbanos têm os mesmos direitos.
FONTE: BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2017.
71-A partir do prêmio comercial, podemos calcular a TC - Taxa Comercial - utilizada em todos os negócios que tenham as características da amostra ou universo de seguros considerado. A obtenção da TC é obtida a partir da divisão do PC - Prêmio Comercial - pela importância segurada individual (IS), multiplicada por 100 se desejarmos a resposta em percentual. Com relação ao exposto, calcule a taxa comercial da seguinte situação: prêmio comercial de R$500,00 com importância segurada de R$ 20.000,00: 
( X ) 2,5%. 
( ) 25%. 
( ) 40%. 
( ) 8%.
72-O desenvolvimento da sociedade e o próprio progresso nos centros urbanos culminam com o aumento de riscos em acidentes automobilísticos, riscos de saúde, perigos, preocupações e medos ocasionados por estresse ou decorrentes de ansiedade. Neste sentido, a sociedade se preocupa em buscar segurança, tanto em manter o seu emprego quanto em preservar as riquezas conquistadas. Sobre a área que representa uma das maiores preocupações quanto ao futuro depois da insegurança relacionada à integridade física e da sobrevivência na sociedade, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A incerteza é a principal razão que conduz pessoas físicas e pessoas jurídicas a buscarem proteção por meio de contrato de seguros.
( ) A área de atuação das empresas de serviços mercantis, que objetivam oferecer certo grau de segurança para as pessoas, pelo menos no que se refere à área financeira.
( ) A área de atuação de empresas de gestão comercial com característica de gestão financeira.
( ) A área de atuação das empresas de gestão de pessoas e dos fundos de controle patrimonial, que objetivam oferecer certo grau de segurança para as pessoas, pelo menos no que se refere à área financeira.
73-Estando uma pessoa ou empresa exposta a riscos nos leva a imaginar que, caso ocorra um evento danoso, haverá perdas ou prejuízos. Portanto, tratar/gerenciar os riscos significa prevenir as perdas e reduzir as consequências financeiras no caso delas ocorrerem. O processo de gerenciamento ou de tratamento de riscos comporta cinco etapas lógicas, sistemáticas e contínuas. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( V ) Verificar a viabilidade das várias técnicas disponíveis para tratamento dessas exposições.
( F ) Selecionar a técnica mais adequada, sendo possível utilizar apenas uma.
( V ) Identificar e analisar as exposições ao risco.
( V ) Monitorar os resultados e analisar a necessidade de mudanças ou aperfeiçoamentos.
( F ) Implementar a técnica escolhida.
74-O psicólogo americano Abraham H. Maslow, para melhor retratar o ser humano e suas necessidades pessoais e profissionais, elaborou um esquema que apresenta uma divisão hierárquica, em forma de pirâmide. Como devem ser satisfeitas as necessidades consideradas de nível mais baixo?
( X ) Antes das necessidades de nível mais alto.
( )Em último nível de necessidade.
( ) Simultaneamente às necessidades de nível intermediário.
( ) Após as necessidades de nível mais alto.
75-A seguradora passa a assumir os riscos quando da contratação pelo segurado de uma apólice de seguros. Por meio desse documento, através do qual o segurado transfere a responsabilidade sobre seus riscos, a seguradora passa a ser responsável por indenizar, reparar ou ressarcir as consequências dos eventos previstos no contrato de seguros. De acordo com o risco de uma carteira, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Análise dos títulos. 
II- Análise das carteiras. 
III- Seleção de carteiras. 
( III ) Identifica a melhor combinação possível dos títulos, observando as preferências dos investidores. Cada um possui uma característica especial e individualizada quanto à aversão ao risco. 
( I ) Esse risco está relacionado com a análise do desempenho esperado do título a partir dos fluxos futuros esperados. 
( II ) Esse tipo de risco está representado pelos retornos esperados em conjunto. Seria a expectativa integrada de retorno dos títulos analisados em determinado portfólio.
76-O atuário é o profissional especializado em matemática superior e que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos, políticas de investimentos e amortizações. Na área de seguro privado ou social, este profissional calcula as probabilidades de eventos, avaliando riscos financeiros e fixando prêmios, indenizações, benefícios e provisões (reservas) matemáticas, constituídas com a finalidade de garantir benefícios futuros aos segurados. Sobre a classificação da atuação do profissional atuarial, analise as sentenças a seguir: 
I- O profissional "atuário vida" é aquele que desenvolve suas atividades profissionais com o foco principal voltado para as atividades de seguro para ressarcimento de danos monetários oriundos das políticas governamentais. ERRADA
II- O profissional que atua na área de "atuários não vida" é o que desenvolve suas atividades relacionadas com sinistros de acidentes de trânsito, pois, de acordo com o tipo de sinistro, o profissional se especializa em danos materiais. ERRADA
III- O profissional que atua como "atuário financeiro" é aquele que aplica suas atribuições com o foco nas atividades financeiras e tem a prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento e amortização. Esse é o tipo de profissional mais conhecido fora do país, principalmente em países desenvolvidos. CORRETA
77-Para o gerenciamento do sistema organizacional, utiliza-se os indicadores de desempenho organizacional. Eles são importantes no planejamento e controle dos processos da organização, com o intuito de estabelecer metas e analisar o desempenho empresarial. Assim, no que se refere aos tipos de indicadores de desempenho, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Estratégicos.
II-Produtividade.
III-Qualidade.
IV-Capacidade.
( ) Medem a proporção dos recursos consumidos com relação às saídas dos processos.
( ) Focam as medidas de satisfação dos clientes e as características do produto e/ou serviço.
( ) Refletem o desempenho com relação aos fatores críticos.
( ) Medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre as partes.
78-As sociedades supervisionadas devem fazer seu plano de trabalho e apresentar à SUSEP no prazo máximo de quarenta e cinco dias a contar da data do recebimento do comunicado da SUSEP, e deve ser aprovado pela diretoria e pelo conselho e administração ou conselho deliberativo da sociedade supervisionada, se houver. Seus prazos e metas devem ser bem definidos e as indicações sobre os procedimentos devem ser precisas com vistas ao saneamento da insuficiência, contemplando alguns elementos. Sobre o exposto, classifique V ou F:
( ) Identificação dos valores que formaram a insuficiência.
( ) Identificação dos fatores que contribuíram para a insuficiência.
( ) Identificação de problemas inerentes aos ativos e passivos, ao crescimento do negócio, diversificação de produtos, entre outros fatores que a sociedade julgar relevantes.
( ) Propostas de ações decisivas que a sociedade supervisionada pretenda julgar.
79-Os regimes financeiros são modelos que visam estabelecer equilíbrio entre receitas e despesas em um plano de seguro, em determinado período de cobertura. Desta forma, no que se refere aos tipos de regimes financeiros, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Repartição simples.
II-Repartição de capitais de cobertura.
III-Regime de capitalização.
( ) Nesta modalidade de repartição também há a participação mútua dos contribuintes com relação ao custeio de benefícios de outros participantes.
( ) Por esta modalidade, é possível encontrar a base dos contribuintes de um plano que estão na ativa, ou seja, os contribuintes que ainda têm a possibilidade de pagar pelo seu plano previdenciário, e por ocasião de estarem em exercício normal de trabalho assumem a responsabilidade do custeio dos aposentados e pensionistas em gozo de benefício, e assim sucessivamente.
( ) Por este tipo de modalidade, é possível prever quais contribuintes constituem um fundo individual ou comum, mas para a cobertura de sua própria aposentadoria. Cada um é o responsável pela formação de sua própria aposentadoria.
80-Entre as ferramentas importantes a atuária, é importante o uso das probabilidades de cenários futuros. A probabilidade
faz cálculos de ocorrência de números sob um contexto determinado com resultados aleatórios que marcam tendências. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
( ) A probabilidade é um número que se vincula com acontecimentos de um evento sob questão, objetivando medir a possibilidade de ocorrência sob intervalos de 0,1, isto é, 0,001%.
( ) A probabilidade é um cenário que se vincula com cenários de contextos diferentes, objetivando a possibilidade aleatória de ocorrência sob intervalos de 0,1, isto é, 0,100%.
( ) A probabilidade é um número que se vincula com acontecimentos de um evento sob questão, objetivando medir a possibilidade de ocorrência sob intervalos de 1,00, isto é, 1,00%.
( ) A probabilidade é um número que se vincula com acontecimentos de um evento sob questão, objetivando medir a possibilidade de ocorrência sob intervalos de 0,1, isto é, 0,100%.
81-A garantia ou cobertura de seguros correspondem à natureza da obrigação pecuniária, assumida pela seguradora, de pagar uma importância segurada, uma renda, uma indenização, uma diferença de rendimento, uma reparação ou um reembolso, tendo em vista a consequência do sinistro ocorrido de morte, invalidez, incapacidade, doença, perda, prejuízo, insolvência de clientes, avaria ou danos. Dessa forma, as garantias são classificadas em básicas, adicionais ou acessórias e especiais. Com relação à classificação das garantias, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Garantia básica. 
II- Garantias adicionais ou acessórias. 
III- Garantia especial. 
( III ) É definida em função da necessidade de um segurado em particular e, pelas suas peculiaridades ou grau de agravação, requer previsões ou taxas especiais. 
( I ) É a principal garantia, em que são especificados os riscos contra os quais é oferecida a cobertura padrão do ramo de seguro. 
( II ) São aquelas em que o segurado paga prêmios adicionais, relativos às taxas dos riscos adicionais que deseja cobrir no seu contrato de seguro, garantindo-se dos prejuízos que esses riscos venham causar a ele.
82-Para existir o seguro, é necessário que haja um grupo de pessoas que tenham o interesse de se proteger financeiramente das possíveis perdas. Para isso, é preciso formalizar um contrato de seguro. Este contrato baseia-se em condições. Sobre quais são essas condições, assinale a alternativa CORRETA: 
( X ) Condições especiais. 
( ) Condições profissionais. 
( ) Condições compulsórias. 
( ) Condições financeiras.
83-O papel do gerente de riscos consiste em detectar as exposições a que a corporação está sujeita, traçando seu cenário de risco. Cabe ao gerente de risco a função de implantar as políticas de prevenção e controle de perdas para que a empresa possa decidir qual parcela do risco absorver ou transferir a uma seguradora, assim como pesar a efetividade e a economia de cada técnica utilizada com os objetivos definidos no programa de gerenciamento. Quanto ao cenário do gerenciamento de risco, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( V ) A Técnica de Incidentes Críticos (TIC) detecta fatores causais em termos de erros e condições inseguras, que possibilitem acidentes com ou sem lesão, bem como as origens de acidentes potenciais. 
( V ) A Análise Preliminar de Riscos (APR) teve seu desenvolvimento na área militar e é uma técnica qualitativa aplicável à fase de projeto, visando determinar os riscos quando da fase operacional. 
( F ) A técnica de cenário consiste de análise geral e de simples aplicação, podendo ser aplicada na identificação de perigos no projeto, pré-operação e operação do processo. 
(F ) A técnica What-If (WI) é utilizada para a realização de reuniões de profissionais de diversas áreas com fins de identificar possíveis problemas futuros e as respectivas alternativas de solução em projetos.
84-O sinistro é a ocorrência do risco que se encontra previsto no contrato de seguro e que ocasiona um prejuízo ou uma responsabilidade de reparação. Se o evento que deu origem ao sinistro não estiver previsto no contrato do seguro, não haverá amparo técnico e, consequentemente, não caberá indenização. Com relação ao sinistro de bens, as operações compreendem três etapas: apuração de danos, regulação e liquidação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A liquidação de sinistros corresponde ao ato de pagar a indenização ou de encerrar o processo de sinistro sem indenização se ela não for devida, encaminhando-se a correspondente justificativa ao segurado. 
( ) A regulação tem por objetivo verificar se o sinistro está ou não coberto e definir, em caso de indenização, quem será o beneficiário e qual o valor dela. 
( ) A apuração de danos consiste no levantamento da causa, natureza e extensão do sinistro.
QUESTÃO CANCELADA
85-Um dos mais importantes mecanismos das operações de seguros é o da distribuição das responsabilidades assumidas, também conhecido como princípio da pulverização das responsabilidades, permite que as seguradoras assumam riscos acima da sua capacidade financeira e, ao mesmo tempo, não precisem responder sozinhas pelas indenizações que venham a ser devidas. Esses mecanismos são classificados como cosseguro, resseguro e retrocessão. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( F ) O resseguro é a operação em que duas ou mais sociedades seguradoras distribuem, entre si e percentualmente, os riscos de determinada apólice. 
( F ) As operações de cosseguro referem-se à distribuição de responsabilidades, ou transferência de riscos de uma seguradora para outras empresas legalmente constituídas, com a finalidade de operar o resseguro. 
( V ) A retrocessão é mais um dos mecanismos de pulverização ou distribuição de riscos e pode ser resumida como sendo o resseguro do resseguro.
86-No que diz respeito às operações de seguros, acrescenta que risco é a possibilidade de ocorrência de um evento aleatório que cause dano de ordem material, pessoal ou mesmo de responsabilidades. Para que exista seguro, deve-se ter o risco. Sobre a classificação do risco, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) Risco puro, coletivo, especulativo e particular. 
( ) Risco puro, especulativo, condicional e fundamental. 
( X ) Risco puro, especulativo, particulares e fundamentais. 
( ) Risco puro, probabilístico, particulares e fundamentais
87-O papel do gerente de risco consiste em detectar as exposições que uma corporação está sujeita, traçando seu cenário de risco. Entre suas atribuições, está a implementação de políticas de prevenção e controle para decidir qual parcela do risco absorver ou transferir a uma seguradora. Assim, o gerente de riscos realiza a análise preliminar de risco (APR), usando parâmetros como frequência ou probabilidade dentre os quais encontra-se a categoria de severidade dos perigos identificados. Segundo as categorias de severidade, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Desprezível. 
II- Marginal. 
III- Crítica. 
IV- Catastrófica. 
( ) Sem danos ou os danos são insignificantes aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente. 
( ) Os danos aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente são controláveis e/ou de baixo custo para reparos. 
( ) Os danos são severos aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente e exigem ações corretivas imediatas para evitar catástrofe. 
( ) Os danos aos equipamentos, à propriedade e/ou ao meio ambiente são irreparáveis, reparação lenta ou impossível (exemplo: morte ou lesões graves).
QUESTÃO CANCELADA
88-O risco é definido como um evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro. No que diz respeito às operações de seguros, acrescenta que risco é a possibilidade de ocorrência de um evento aleatório que cause dano de ordem material, pessoal ou mesmo de responsabilidades. Sobre os tipos de risco, assinale a alternativa CORRETA:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando