Buscar

PLANO DE MARKETING PARA COOPERATIVAS DE TÁXIS DE TERESINA

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO – MANHÃ
PLANO DE MARKETING PARA COOPERATIVAS DE TÁXIS DE TERESINA
GUILHERME ANDRADE
CAMILA GERMANO
LAIS ROCHA
FELIPE CAMILO
MURILLO GOMES
TERESINA-PI 2019
1. Analise da situação atual 
Quase 70% dos usuários do serviço de transporte individual de passageiros em Teresina aprova a regulamentação e fiscalização dos aplicativos disponíveis na internet. O dado foi revelado após pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) que apontou que 69,9% dos usuários apoiam a fiscalização de sistemas como o Uber e a 99 Táxis, por exemplo.
Foram entrevistados 369 usuários do sistema e destes 258 opinaram que gostariam de ter o transporte regulamentado. Outro dado relevante é que 80,2% dos usuários preferiam que o transporte feito por aplicativos fosse padronizado oferecendo a mesma qualidade de conforto e segurança. O aplicativo mais utilizado pelos entrevistados é o Uber com 327 usuários, representando 77,3% do universo da pesquisa. Seguido a este o 99POP táxi.
Os dados obtidos mostram ainda que a maior parte dos usuários são estudantes, sendo 35%. E a maioria dos entrevistados 50,7% tem de 18 a 25 anos. A pesquisa mostra também que 55% dos usuários optam pelo uso do táxi a noite. O horário menos procurado é o da tarde com apenas 10% de procura. Há ainda os que utilizam o transporte somente para emergências, cerca de 43,4%, seguidos aí de quem vai ou volta de eventos diversos, que são 38,2%.
Outro dado que chama a atenção é que 65,3% dos usuários do transporte público individual (táxis) usam o serviço várias vezes por ano. Número muito superior aos que usam diariamente que não passa dos 3,5%. A maior parte dos usuários são estudantes, sendo 35% e 50,7% tem de 18 a 25 anos.
Entre os aplicativos de serviço de transporte particular mais utilizados, estavam o UBER (43%), 99 Taxis (33%) e por último, o Easy Taxi (18%). Boa parte, com 36%, disseram não utilizar esse tipo de serviço.
Dos que nunca utilizaram o serviço do UBER, 34% disseram não o ter feito por motivos como: ainda não ter instalado o aplicativo (32%); dar preferência ao serviço de táxi (26%); utilizar carro próprio como única forma de transporte (25%) e não possuir cartão de crédito (16%). Apesar de uma boa parte ter respondido que ainda não instalou o app, a expectativa para que o faça nos próximos 3 meses é alta: 42% pretendem instalar e 47% talvez instalem, contra apenas 12% que se posicionam contra a instalação do app.
ANÁLISE DA SITUAÇÃO
De acordo com a utilização dos usuários de aplicativos de transportes:
· 69% possuem preferencias a utilizar outros serviços que não sejam táxi pelo motivo de seu preço altos;
· 60,4% consideram uma sugestão de melhoria a redução de valor para utilização dos táxis;
· 77,3% realização sua migração para utilização de outros aplicativo de transporte como o Uber pelo motivo de valor cobrado.
FONTE: Pesquisa de Opinião Serviço de Transporte Público e Privado Individual Urbano de Passageiros
UTILIZAÇÃO POR REGIÃO
Na cidade de Teresina a utilização de Táxi é ranqueada com as principais zonas de usuários, com uma utilização de 63,1% subdividido em:
· 26% Zona Sul;
· 18,7% Zona Norte;
· 18,4% Zona Leste.
FONTE: Pesquisa de Opinião Serviço de Transporte Público e Privado Individual Urbano de Passageiros
PRINCIPAIS USUÁRIOS
Uma média de 79,7%,são os principais clientes que realizam utilização do serviço de Táxi, subdivididos em:
· 35,5% Estudantes;
· 31,7% Setores privados;
· 12,5% Autônomos e/ou profissionais liberais.
FONTE: Pesquisa de Opinião Serviço de Transporte Público e Privado Individual Urbano de Passageiros
2 ANÁLISE DE PROJETO E ATUAÇÃO
SWOT TÁXIS
Pontos Fortes
· Serviço regulamentado
· Renovação de frota constante
· Possui isenção fiscal
· Ponto fixo na cidade
· Isenção de IPI, ICMS e ISS.
· Não precisam pagar IPVA anualmente aluguel
Pontos Fracos 
· Burocracia
· Valores altos
· Autonomia cerca de R$ 200 mil
· Antigos meios de comunicações
· Precisa ter a licença da prefeitura
· Mau atendimento e experiências desagradáveis
· A cada cinco anos, precisa fazer exame médico e psicotécnico. 
Oportunidades 
· Grande disponibilidade
· Atuação com valores dependendo de horarios
· Pode ter opções de pagamento em crédito, débito e dinheiro.
· O taxista autônomo fica com o valor integral da corrida Fixada 
Ameaças
· Grande numero de concorrentes
· Utilização de app para requerer corridas
· Não existe um padrão de conforto para os táxis
SWOT CONCORRENTES
Pontos Fortes 
· Praticidade aos usuários
· Base de motoristas extensa
· Motoristas educados 
· Custo operacional baixo
· Facilidade de pagamentos
· Escolha de motoristas bem avaliados por usuários
Pontos Fracos
· Motoristas despreparados
· Qualidade do serviço em queda
· Pagamento em espécie gera insegurança para usuários e motoristas
· Baixo ganho para motoristas
Oportunidades
· Carros sem motorista
· Desemprego Crescente
· Legalização em novas praças
· Serviços Adicionais (UBER Eats /Transporte de animais)
· Insegurança
Ameaças
· Competição crescente
· Preços altos em determinados horários
· Motoristas insatisfeitos
· Processos jurídicos crescentes
· Aumento do transito em capitais 
· Transportes alternativos
3 PROPOSTA
POSICIONAMENTO
Com a percepção obtida diante do mercado de aplicativos de transportes, os táxis procuram com isso se reposicionar no mercado consumidor tendo em vista a concorrência com os adversos, que o cliente pode utilizar.
Possuindo “privilégios” regulamentados pela união de cada estado, os taxistas desfrutam de possibilidades que serão apresentadas para atuar e reposicionar-se em um mercado antes dominado pelos mesmos.
4p’s 
Produto= Os maiores problemas encontrados hoje em dia nos táxis são, dificuldade de solicitar um taxi, atendimento ruim e forma de pagamento ser somente no dinheiro, mas contrapartida existe um grupo que ainda prefere o taxi, são pessoas mais com a faixa etária de 30 anos para cima. O indicador fundamenta para a análise do produto são, Falta de educação, respeito e ignorância do motorista, fazer corrida ficar mais cara, demora e desistência do motorista, cobrança indevidas e outros. 
Praça= Nos horários de manhã com 10,00% ; madrugada com 21,4% e noite com 55,0% são mais solicitados Taxis por meio de telefone e taxis encontrados nos pontos ou andando nas ruas. Os seus concorrentes dão toda comodidade para o cliente em relação a solicitação por meio de celular aonde já vem a análise do motorista, nota de serviço e possibilita mais formas de pagamento. 
Preço= Hoje em dia o preço estipulado pelos taxis na maioria das vezes fazendo um benchmark com seus concorrentes, o taxi tem um preço elevado, não só falando do valor final, mas o custo benefício em relação aos carros e comodidades.
Promoção= As promoções precisam ser bem realizadas e divulgas, pois, o meio de comunicação dos taxis está um pouco ultrapassada em relação aos concorrentes, muitas das vezes são utilizadas os rádios e o boca a boca para a divulgação das promoções, mesmo quando é estipulada uma promoção quase nunca bate o preço da concorrência aonde eles utilizam o celular do cliente para enviar as promoções com vouchers e outros cupons de descontos. 
4 ESTRATEGIAS
Penetração de reposicionamento dos táxis como um meio de transporte de facilidades;
· Redução de valores das bandeiras de corridas;
· Cotação de bandeira única (sem alteração perante turno, apenas em horários mais comerciais estudados perante o auto valor cobrado de aplicativos);
· Adoção de aplicativo mais eficiente para o cliente requisitar sua corrida via mobile;
· Viajem compartilhada, adotando a possibilidade do cliente realizar uma corrida com outras pessoas onde reduz o valor a todos;
· Avaliação do usuário, para que o cliente possa opinar sobre sua qualidade ou melhoria da cooperativa;
· Possibilidade de rotas alternativas para priorizar a agilidade do cliente devido seu principal fato da utilização do serviço é agilidade;
· Capacitação dos motoristas paraum melhor dialogo com o cliente, pela comunicação ser o fator chave de uma boa relação;
· Redefinição e atualização da logo, tornando mais atual e digital retirando a imagem obsoleta e antiquada;
· Adoção de diferentes formar de pagamento, pois estamos em outra época e o fácil sempre é mais pratico e cativante ao cliente; 
· Corridas com valores reduzidos nos horários em que os aplicativos cobram mais caros;
· Adoção de propagandas onde remetam o cliente a estratégia de lembrança para sua utilização e o que esta sendo realizado de alteração do meio na cooperativa;
· Conhecer o cliente e aproxima-lo a utilização por apps ofertando descontos.
5 CONCLUSÕES
Com essas implementações se baseando em um estudo dos formatos adotados aos poucos o serviço de táxis da capital retoma uma quantidade de porcentagem concorrente com os aplicativos, ou chegando a se manter consolidada novamente no mercado de transportes individuais.

Continue navegando