Buscar

Aap1 - Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap1 - Análises Laboratoriais Bioquímicas e Hematológicas
1)“Celulas-tronco dao origem a celulas progenitoras que, apos divisao e diferenciacao, formam eritrocitos, granulocitos (neutro´filos, eosino´filos e baso´filos), mono´citos, plaquetas e linfocitos B e T.”
Assinale a alternativa que apresenta duas características fundamentais das células-tronco que são de suma importância para uma hematopoiese eficaz:
Alternativas:
· a)Capacidade de meiose e germinação.
· b)Diferenciação e condensação.
· c)Expansão e apoptose.
· d)Proliferação e autorrenovação.
· e)Separação e capacidade de migração.
2)“Epigene´tica refere-se a alterac¸o~es no DNA e na cromatina que afetam a expressa~o de outros genes que na~o fazem parte da seque^ncia de DNA.”
 
Existem proteínas cuja modificação em genes que codificam receptores de fatores de crescimento nas células-tronco podem favorecer a diferenciação dessas células em linhagens hematopoiéticas específicas.
Assinale a alternativa que apresenta o nome dessas proteínas que ficam posicionadas sobre os genes, incluindo aqueles de fatores de crescimento, e que portanto podem ser modificadas e alterarem a diferenciação de células-tronco:
Alternativas:
· a)Hormônios.
· b)Histonas.
· c)Chaperonas.
· d)Globulinas.
· e)Glicanas.
3)“As ce´lulas indiferenciadas pluripotentes formam um compartimento que deve manter sua grandeza normal praticamente constante durante toda a vida do indivi´duo. Qualquer agente que atue sobre esse compartimento, reduzindo o nu´mero ou a qualidade dessas ce´lulas, perturbara´ toda a hemopoese normal.”
 
Tomando como referência a frase acima sobre as células pluripotentes (também chamadas de células-tronco), julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
 (   ) Caso essas células sofram a ação de uma radiação ionizante, as mesmas podem ter seus mecanismos de autorrenovação alterados e, portanto, prejudicar a hematopoiese.
(   ) A redução da quantidade de células pluripotentes na medula óssea não é prejudicial para a hematopoiese, uma vez que adultos possuem várias dessas células em outros órgãos.
(   ) Clones anormais, do ponto de vista genético, de células pluripotentes podem ser extremamente prejudiciais ao organismo, sendo a causa de várias neoplasias hematológicas.
(   ) Caso as células pluripotentes sofram lesões genéticas ao longo de sua vida, as mesmas podem ser facilmente substituídas por outras células maduras que retornam à indiferenciação original.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
 Alternativas
Alternativas:
· a)V – V – V – F.
· b)V – V – F – F.
· c)F – F – V – V.
· d)F – F – F – V.
· e)V – F – V – F.
4)“Tambe´m denominado polimorfonuclear em virtude de seu nu´cleo ter aspecto irregular ou segmentado, em lobos. Esses lobos costumam ser 2 ou 3, raramente mais (...) As granulac¸o~es prima´rias persistem ate´ essa fase, mas sa~o pouco visi´veis pelos corantes pano´ticos.”
Assinale a alternativa que apresenta a célula cuja descrição encontra-se acima:
Alternativas:
· a)Basófilo.
· b)Linfócito.
· c)Monócito.
· d)Neutrófilo.
· e)Eosinófilo.

Continue navegando