Buscar

Sistema Solar

Prévia do material em texto

Sistema Solar: Terra,	Lua e Sol
EF09CI16 Pesquisar e selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas, nas distâncias e tempo envolvido em viagens interplanetárias e interestelares.
EF09CI17 Descrever o ciclo evolutivo do Sol - nascimento, vida e morte - com base no conhecimento das etapas de evolução de estrelas e analisar possíveis efeitos desse processo em nosso planeta
https://youtu.be/zLFvrurSef8
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.
Que condições são estas? 
Essas condições são: 
• que tenha temperatura entre 0 °C e 100 °C, de forma a possibilitar a existência de água líquida. A água líquida é necessária para permitir o movimento das partículas e a eventual formação de moléculas orgânicas complexas; 
• que tenha fontes de energia (luz estelar, calor interno ou energia química ) para manter o metabolismo; 
• que seja estável e tenha durabilidade de bilhões de anos, para dar tempo de a vida se desenvolver. 
No caso da Terra:
-Distância ideal da Terra ao Sol;
-Atmosfera rica em oxigênio;
-Temperaturas médias de 22ºC;
-Existência de camada do Ozônio;
-Água no estado líquido;
-Substâncias nutritivas.
Forma e dimensões da Terra
Diâmetro equatorial: 12 756 Km
Diâmetro polar: 12 713 Km
Volume: 1.083.000.000.000 Km³
Massa: 6.000.000.000.000.000.000.000.000 Kg
O planeta Terra esta estruturado e classificado internamente em três principais camadas: a crosta, o manto e o núcleo, havendo entre elas algumas descontinuidades: a de Mohorovicic e a de Gutenberg.
Crosta Terrestre:
A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km (em algumas áreas oceânicas) e 70 km (em zonas continentais).
Essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de camada sial (composta predominantemente por silício e alumínio, abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas) , e crosta inferior, chamada de camada sima (composta por silício e magnésio e pode ser melhor visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina).
A descontinuidade de  Mohorovicic e de Gutenberg; 
São zonas de separação das camadas da Terra, separando a crosta do manto e manto do núcleo. 
Manto
O manto terrestre posiciona-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic, as rochas encontradas nesta região, estão em forma de material pastoso chamado de magma. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. 
Núcleo
O núcleo terrestre, posicionado abaixo da descontinuidade de Gutenberg e abaixo do manto, é o mais quente das camadas da Terra e também é dividido em exterior (encontra-se no estado líquido) e interior (encontra-se no estado sólido). Sua composição predominante é o NIFE (níquel e ferro).
Os movimentos da Terra
A Terra, assim como os demais planetas do Sistema Solar está em contínuo movimento: gira em torno de seu próprio eixo e orbita o Sol.
Seus movimentos provocam a alternância dos dias e das noites e determinam as estações do ano.
Rotação da Terra
Uma importante consequência da rotação da Terra é a sucessão dos dias e das noites. A Terra leva um dia solar, ou 24 horas, para realizar um giro completo. A hora é, portanto, a 24ª parte desse período.
Translação da Terra
Ao	mesmo	tempo	em	que	gira	sobre	seu	próprio	 eixo,	a	Terra	viaja continuamente em torno do Sol, descrevendo uma órbita elíptica. Uma órbita completa é feita em 365 dias, 5 horas e 48 minutos (1 ano, com 6 horas	“a	mais”),	por	isso	a		cada	4	anos	tem-se	1	dia	a		mais,	o		que caracteriza o ano bissexto.
O que causa as estações é o fato de a Terra orbitar o Sol com o eixo de rotação inclinado, e não perpendicular ao plano orbital.
https://youtu.be/cyVwCrYigew
A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar
Características:
Diâmetro equatorial: 3474,8 Km Volume: 22.000.000.000 Km³
Massa: 74.000.000.000.000.000.000.000 Kg
Assim como os outros planetas e satélites, a Lua apresenta uma órbita elíptica.
Afélio: 405.700 Km
Periélio: 363.100 km
Curiosidade
O nosso satélite é o único corpo celeste visitado por humanos até hoje.
Primeira visita em 20/07/1969: Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins na espaçonave Apollo 11
6 visitas até dezembro 1972.
Desde então nunca mais voltamos.
1969
1972
As fases da Lua
À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (˜ 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384-322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.
27
O Lado oculto da Lua
A	duração	do	período	de		rotação	da Lua é igual ao do período de translação (27,3 dias) e, consequentemente, a Lua tem uma face sempre voltada para a Terra	e	outra		que	não	é		visível		do nosso planeta: a face oculta da Lua.
A imagem ao lado foi tirada pela sonda de reconhecimento lunar da NASA em 2011, mas
a primeira observação por satélite ocorreu em 1959.
Rotação e translação demoram o mesmo tempo para serem completadas, porque, ao longo de bilhões de anos, a interação gravitacional entre a Terra e a Lua forçou essa sincronização. É o chamado acoplamento de maré.
Efeito das Marés
Marés são as alterações do nível das águas do mar causadas pela interferência gravitacional da Lua e do Sol (esta última com menor intensidade, devido à distância) sobre o campo gravitacional da Terra.
Por causa da rotação da Terra e da revolução da Lua, estas elevações se propagam pela superfície da Terra, causanda marés altas a cada 12 horas e 25 minutos, e marés baixas entre as marés altas.
As marés também acontecem com a crosta da Terra, elevando o chão por 10 cm durante maré alta.
Efeito das Marés
O efeito das marés é recíproco entre a Terra e a Lua. Como a Terra possui uma massa maior que a massa da Lua, ela causa uma força de maré muito maior na mesma. É muito provável que a sincronização dos períodos de rotação e translação da Lua tenham ocorrido devido esse efeito.
Por outro lado, isso implica que a interação entre esses dois corpos faz com que a velocidade de rotação da Terra diminua, aumentado a duração de um dia por 0,0016s a cada século, e consequentemente a distância entre a Terra e a Lua aumentam a uma taxa de 4 cm/ano por causa da conservação do momento angular.
Efeito das Marés
Precessão do Eixo da Terra
Outro efeito causado pelo Sol e pela Lua além das forças de maré, é o movimento de precessão do eixo da Terra, que se assemelha ao movimento de precessão de um pião.
Tamanho aparente da Lua e do Sol no céu
O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua é aprox. 3500 km. Portanto, o diâmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar. Mas o Sol também está cerca de 400 vezes mais longe de nós do que a Lua.
Desta coincidência espantosa resulta o fato de ambos os astros, vistos da Terra apresentarem o mesmo tamanho aparente.
https://youtu.be/GFsXnof_N_E

Continue navegando