Buscar

2 SIMULADO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Prévia do material em texto

2 SIMULADO 
		Disciplina: DGT0001 - CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS 
	Período: 2022.4 EAD (G) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Leia as afirmativas sobre os rebatimentos do neoliberalismo para as políticas sociais:
 
I- O neoliberalismo causa o desinteresse do Estado no trato da questão social, a qual passa a ser ignorada, a partir da adoção de uma postura de desresponsabilização do Estado, ao lado da focalização e aprofundamento da fragmentação das ações e políticas sociais.
II- No neoliberalismo as estratégias de atenção à questão social são o fortalecimento da defesa dos direitos sociais universais e do atendimento às necessidades sociais por meio da execução de políticas sociais governamentais.
III- Na proposta neoliberal observa-se uma clara tendência governamental para a privatização de suas ações no trato das necessidades sociais, com a instituição de critérios de seletividade no atendimento aos direitos sociais e à transferência para segmentos da sociedade civil de significativa parcela de prestação de serviços sociais.
 
Está(ão) CORRETA(S):
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	Apenas I e III
	
	
	Apenas II
	
	
	Apenas I e II
	
	
	Apenas II e III
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Diversos problemas sociais, principalmente nos grandes centros urbanos, vêm se constituindo num imenso desafio para o poder público no Brasil há muitos anos. Sobre os problemas sociais nas cidades do Brasil, avalie as proposições a seguir:
I) A questão da violência nas cidades tem ampliado a sensação de insegurança e a descrença nos serviços de segurança pública. Noticiários relatam assassinatos, assaltos, sequestros, agressões e outros tipos de violência diariamente.
II) Problemas relacionados com a infraestrutura (iluminação pública, redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento, segurança e lazer) não são considerados relevantes para a análise dos problemas sociais urbanos, como as questões de moradia.
III) A deficiência no planejamento e execução de políticas públicas no espaço urbano são alguns dos principais responsáveis pela gênese e perpetuação dos problemas sociais nas cidades brasileiras.
IV) A desigualdade social provoca o agravamento dos problemas sociais. Uma distribuição de renda mais igualitária contribuiria para a diminuição dos problemas de saúde, moradia, educação e segurança nos espaços urbanos brasileiros.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		No Brasil, como em outras partes do mundo, os conflitos são tratados em função de sua natureza: alguns são considerados menores, produto de relações de proximidade (vizinhança, parentesco, afinidade, amizade), outros são classificados no campo jurídico como macrocriminalidade, ou crime organizado. Acerca desse assunto, analise o item a seguir.
Os eventos classificados como macrocriminalidades distinguem-se da criminalidade comum (assaltos, roubos, furtos) por envolverem a incriminação de sujeitos que, antes, não estavam inseridos no sistema criminal - como grandes empresários, políticos, funcionários públicos. Esses indivíduos normalmente não recebem quaisquer benefícios, sendo submetidos aos mesmos processos de sujeição criminal que os criminosos comuns.
Considerando a diversidade de conflitos existentes na sociedade atualmente, é verdade que:
	
	
	
	
	A mediação desconsidera os direitos humanos.
	
	
	A mediação só pode ser realizada por técnicos.
	
	
	Todos os conflitos podem ser mediados.
	
	
	Os crimes são conflitos não mediáveis.
	
	
	A igreja é considerada uma instituição mediadora de criminosos
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		(Grupo Hospitalar Conceição - RS / 2018 - adaptada) Afirmar que a punição ou sua simples ameaça, usada para controlar crimes como o da agressão, é nitidamente eficaz, é uma condição:
	
	
	
	
	Incontroversa, a existência do sistema prisional é a evidência de que a punição controla a agressão.
	
	
	Incontroversa, ameaças inibem a agressão e outros crimes com probabilidade de ocorrência elevada.
	
	
	Incontroversa, punir crimes é uma ação altamente eficaz, os criminosos vão para a cadeia e, na captura, a punição é imediata.
	
	
	Controversa, ameaças são eficazes na eliminação da agressividade.
	
	
	Controversa, a punição não tem sido um instrumento satisfatório ou eficaz no controle de crimes.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		(IFAM/2014) O filósofo liberal John Stuart Mill, um dos principais expoentes do utilitarismo, colocou a liberdade como a "pedra de toque" de sua teoria política. Esta se baseia no princípio de que:
	
	
	
	
	O governo deve visar à felicidade para um número cada vez maior de pessoas.
	
	
	Os interesses da maioria não podem ser conciliados com os da minoria, já que no sistema democrático esta é governada por aquela.
	
	
	A esfera da liberdade individual deve ser ampliada, em nome do interesse próprio, a despeito de causar danos à sociedade como um todo.
	
	
	A liberdade se restringe ao direito do indivíduo de participar como cidadão nos negócios públicos (do Estado), através da elaboração da lei.
	
	
	A liberdade, entendida como a não interferência do Estado na esfera privada, é inconciliável com a igualdade entre os indivíduos na esfera pública.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		(CFP / 2016) O Estado Democrático de Direito baseia-se em uma sociedade livre, justa e solidária, como afirma nossa Constituição, na qual o poder deve emanar do povo, sendo exercido em seu proveito, diretamente, ou por meio de representantes eleitos. Deve ser um Estado promotor de justiça social, tendo a legalidade como princípio basilar. Porém, a lei não deve ficar adstrita em uma esfera puramente normativa e abstrata, mas, sim, deve influir na realidade social do povo. Os princípios que alicerçam o Estado Democrático de Direito são, exceto:
	
	
	
	
	Igualdade.
	
	
	Unificação de poderes.
	
	
	Segurança jurídica.
	
	
	Sistema de direitos fundamentais.
	
	
	Princípio da constitucionalidade.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Seu objetivo é a política focal para combater todo o tipo de discriminação (étnica, religiosa, racial, gênero) e aumentar a participação de determinado grupo social no processo político, bem como no acesso a questões básicas, como saúde, educação, emprego, reconhecimento cultural. 
Estamos nos referindo: 
	
	
	
	
	À política econômica; ao grupo social negros. 
	
	
	À política de inclusão; ao grupo social minorias. 
	
	
	Às ações afirmativas; e ao grupo social elites. 
	
	
	À política racial; ao grupo social homossexuais. 
	
	
	Às ações afirmativas; ao grupo social minorias. 
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		O Brasil enfrentou diferentes sistemas de governos em sua história. A partir da década de 1960, houve a ditadura civil-militar em que se defendeu que no governo do general Médici ocorrera o chamado "milagre econômico". Todavia, alguns autores criticam a maneira como se deu o "milagre econômico" apontando alguns elementos como responsáveis. De acordo com os estudos, assinale um dos motivos que levou ao que fora considerado "milagre econômico". 
	
	
	
	
	Ações afirmativas 
	
	
	Política de cotas 
	
	
	Privatizações
	
	
	Arrocho salarial 
	
	
	Impostos exorbitantes 
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		(FCC/2012)
No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.
Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de:
	
	
	
	
	pós-modernidade.
	
	
	exclusão social.
	
	
	socialismo.
	
	
	anarquismo.
	
	
	capitalismo.
	
	
	
		Quest.:10
	
		10.
		(Polícia Civil - PA / 2007 )  O termo "ação afirmativa" chega ao Brasil carregado de uma multiplicidade de sentidos, o que reflete os debates e as experiência históricas dos países em que essas funções foram desenvolvidas. Esse termo tem origem nos EUA, país que ainda hoje constitui importante referência no assunto. A ideia inicial de ação afirmativa exigia que o Estado, além de garantir leis antissegregacionistas, viesse também a assumir uma postura ativa para a melhoria das condições da população negra.  (MOEHLECKE, Sabrina. Ação Afirmativa: história e debates no Brasil.)
Considerando o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	Políticas de ação afirmativa não mantêm qualquer relação com as políticas de eqüidade social.
	
	
	O Estado brasileiro contemporâneo não tem institucionalizado o reconhecimento de direitos individuais exclusivos.
	
	
	Os direitos coletivos raras vezes são vistos como uma ameaça aos direitos do indivíduo / cidadão.
	
	
	Políticas de ação afirmativa nunca fizeram parte do regramento jurídico posto que se entende que sejam um atentado contra o princípio da igualdade.
	
	
	As políticas de ação afirmativa evidenciam que o Estado tem institucionalizado o reconhecimento de direitos coletivos das minorias e de segmentos sociais variados.

Continue navegando

Outros materiais