Logo Passei Direto
Buscar

Questões Contemporâneas- teste 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Instrumento considerado pela comunidade internacional como uma das piores violações aos direitos humanos, levando pessoas e famílias à pobreza, miséria e condições inadequadas de moradia, com consequências particularmente perversas para as crianças e impactos desproporcionais nos grupos já discriminados. (ROLNIK,2009)
Assinale a alternativa correta quanto ao instrumento mencionado no contexto habitacional:
Financiamento
Aluguel
Aquisição
Despejo

Leia e reflita: categoria que expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção. Contradição, esta, fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente: os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas. Machado (1999, p. 42)
Assinale a alternativa correta quanto a categoria que a autora refere na citação acima:
Questão Social
Questão Saudável
Questão Democráticas
Questão Educacional

A falta de moradia é um dos sintomas mais visíveis e graves do não usufruto do direito à moradia adequada. As causas desse fenômeno multifacetado são muitas e incluem não apenas a pobreza extrema, mas também a falta de moradias de interesse social, a especulação no mercado de terra e moradia, a migração urbana forçada ou não planejada e a destruição ou deslocamentos causados por conflitos, desastres naturais ou grandes projetos de desenvolvimento. (ROLNIK, 2009, p. 02)
Analise as afirmacoes abaixo: I) O texto argumenta que a falta de moradia é um fenômeno múltiplo quando a sua ocorrência. II) O texto faz uma crítica quanto a especulação imobiliária como disparadora do processo de exclusão no campo da oferta de moradia para baixa renda III) O texto reflete que faltas de moradias de interesse social agravam o problema habitacional. Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a falta de moradia é um fenômeno múltiplo quando a sua ocorrência.
II) O texto faz uma crítica quanto a especulação imobiliária como disparadora do processo de exclusão no campo da oferta de moradia para baixa renda.
III) O texto reflete que faltas de moradias de interesse social agravam o problema habitacional.
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas

As pessoas, sujeitos ou atores, na medida em que se encontram num processo de luta pela moradia, transformam seu cotidiano num aprendizado permanente: numa escola da luta. É um processo pedagógico de aprendizados, através do qual as pessoas coletivamente apreendem, em que a história de cada sujeito, o aprendizado individual, acúmulos subjetivos, são também importantes para as construções coletivas de novos sujeitos, que emergirão nos processos de reinvindicação por direito (COMARU,2016, p.85)
Analise as afirmações abaixo: I) O texto argumenta que a luta pelos direitos é um processo pedagógico II) O texto faz uma crítica quanto a mobilização e luta por moradia III) O texto reflete que o processo histórico de luta é fundamental para que o Estado assuma a questão da falta de moradias. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a luta pelos direitos é um processo pedagógico.
II) O texto faz uma crítica quanto a mobilização e luta por moradia.
III) O texto reflete que o processo histórico de luta é fundamental para que o Estado assuma a questão da falta de moradias.
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas I e II estão corretas

Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários. E tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
Assinale a alternativa correta quanto ao documento no qual a citação se refere:
Declaração Urbana Brasileira
Estatuto do Consumidor
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Lei das Terras

Vivendo na maioria das vezes em imóveis sem as mínimas condições de habitação, com grandes rachaduras, forro podre, encanamentos entupidos, em cômodos exíguos, úmidos, muitos sem janelas, cheios de ratos, à mercê de proprietários inescrupulosos, esta significativa parcela da população [...] jamais foi assistida pelo poder público [...]. A incidência de tuberculose, de anemia, os problemas psicológicos estão presentes nesses lugares insalubres [...]. Além disso, como os imóveis nunca foram reformados, encontram-se deteriorados (Folha de S. Paulo, 24/11/1980).
Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de moradia precária na qual o texto se refere:
Comércio
Barracos
Palafitas
Cortiços

Em cortiço a gente aprende a não gostar de ninguém, porque não tem privacidade. É humilhante ter que partilhar a vida íntima: acho que tem pouca gente que imagina o que é ter que usar um local de intimidade com todo mundo; é duro você trazer uma mina para este barraco [...]. Nunca tive em São Paulo um banheiro próprio [...]. Aqui só moramos em lugar lixo mesmo. Eu chorei mesmo, porque é muito triste você não ter um lugar seu, sem gente na sua orelha, sem ouvir bater em criança, sem sofrer com as brigas o tempo todo. (Folha de S. Paulo, 24/11/1980).
Analise as afirmações abaixo: I) Os cortiços são espaços precários e desumanos de vida II) A população que utiliza os cortiços enquanto espaço de moradia devido ao quadro de miserabilidade social III) O desabafo do morador denota claramente que déficit habitacional precisa ser enfrentado pelo Estado. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) Os cortiços são espaços precários e desumanos de vida.
II) A população que utiliza os cortiços enquanto espaço de moradia devido ao quadro de miserabilidade social.
III) O desabafo do morador denota claramente que déficit habitacional precisa ser enfrentado pelo Estado.
Apenas a alternativa II está correta
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
As alternativas I e II estão corretas

Segundo dados do IBGE ao longo de dez anos (2010/2019) o número de favelas dobrou e a ocorrência de novos aglomerados subnormais, como cortiços e palafitas, passou de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 743 cidades:
Analise as afirmações abaixo: I) O aumento de favelas no Brasil é uma realidade da contradição da sociedade II) Os dados demonstram que a realidade habitacional brasileira vem apresentando um aumento no déficit habitacional III) Os dados apontam uma melhora no quadro do déficit habitacional. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) O aumento de favelas no Brasil é uma realidade da contradição da sociedade.
II) Os dados demonstram que a realidade habitacional brasileira vem apresentando um aumento no déficit habitacional.
III) Os dados apontam uma melhora no quadro do déficit habitacional.
As alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas II e III estão incorretas
Todas as alternativas estão corretas

O impacto dessas precárias condições de vida e a consequente falta de reconhecimento legal ou administrativo vão além da privação material e ambiental impostas aos moradores das favelas. Viver em assentamentos não regularizados deixa os moradores sem o usufruto de um amplo espectro de outros direitos humanos, civis e políticos, ou econômicos, sociais e culturais. (ROLNIK, 2009, p. 02).
Analise as afirmações abaixo: I) Moradias precárias são a expressão da desigualdade social estrutural II) Residir em moradias ou assentamentos é uma violação de direitos sociais III) A favela é um espaço violador de direito. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) Moradias precárias são a expressão da desigualdade social estrutural.
II) Residir em moradias ou assentamentos é uma violação de direitos sociais.
III) A favela é um espaço violador de direito.
As alternativas I e II estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
Apenas a alternativa II está correta
Todas as alternativas estão corretas

No Brasil há uma visão distorcida do conceito de “cidadania”, que não se refere ao gozo dos direitos civis e políticos, o conceito se funda em bases diferentes, se funda na sociedade de consumo, mercantilização e na monetarização. Em lugar do cidadão surge o consumidor insatisfeito, alienado e com a cidadania mutilada. Onde cada homem vale pelo lugar onde está e o seu valor como produtor, consumidor, “cidadão” depende de sua localização no território, a possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende do ponto de vista onde se está. (SANTOS, 1987, p. 80)
Analise as afirmações abaixo: I) O texto argumenta que a cidadania foi distorcida pela lógica do consumo. II) O texto faz uma crítica quanto ao “cidadão” consumidor que limita sua condição cidadã ao consumo III) O texto afirma que a cidadania deve ser viabilizada apenas pelo consumo. Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a cidadania foi distorcida pela lógica do consumo.
II) O texto faz uma crítica quanto ao “cidadão” consumidor que limita sua condição cidadã ao consumo.
III) O texto afirma que a cidadania deve ser viabilizada apenas pelo consumo.
Todas as alternativas estão corretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas II e III estão incorretas
As alternativas I e II estão corretas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Instrumento considerado pela comunidade internacional como uma das piores violações aos direitos humanos, levando pessoas e famílias à pobreza, miséria e condições inadequadas de moradia, com consequências particularmente perversas para as crianças e impactos desproporcionais nos grupos já discriminados. (ROLNIK,2009)
Assinale a alternativa correta quanto ao instrumento mencionado no contexto habitacional:
Financiamento
Aluguel
Aquisição
Despejo

Leia e reflita: categoria que expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção. Contradição, esta, fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente: os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas. Machado (1999, p. 42)
Assinale a alternativa correta quanto a categoria que a autora refere na citação acima:
Questão Social
Questão Saudável
Questão Democráticas
Questão Educacional

A falta de moradia é um dos sintomas mais visíveis e graves do não usufruto do direito à moradia adequada. As causas desse fenômeno multifacetado são muitas e incluem não apenas a pobreza extrema, mas também a falta de moradias de interesse social, a especulação no mercado de terra e moradia, a migração urbana forçada ou não planejada e a destruição ou deslocamentos causados por conflitos, desastres naturais ou grandes projetos de desenvolvimento. (ROLNIK, 2009, p. 02)
Analise as afirmacoes abaixo: I) O texto argumenta que a falta de moradia é um fenômeno múltiplo quando a sua ocorrência. II) O texto faz uma crítica quanto a especulação imobiliária como disparadora do processo de exclusão no campo da oferta de moradia para baixa renda III) O texto reflete que faltas de moradias de interesse social agravam o problema habitacional. Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a falta de moradia é um fenômeno múltiplo quando a sua ocorrência.
II) O texto faz uma crítica quanto a especulação imobiliária como disparadora do processo de exclusão no campo da oferta de moradia para baixa renda.
III) O texto reflete que faltas de moradias de interesse social agravam o problema habitacional.
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas I e II estão corretas
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas

As pessoas, sujeitos ou atores, na medida em que se encontram num processo de luta pela moradia, transformam seu cotidiano num aprendizado permanente: numa escola da luta. É um processo pedagógico de aprendizados, através do qual as pessoas coletivamente apreendem, em que a história de cada sujeito, o aprendizado individual, acúmulos subjetivos, são também importantes para as construções coletivas de novos sujeitos, que emergirão nos processos de reinvindicação por direito (COMARU,2016, p.85)
Analise as afirmações abaixo: I) O texto argumenta que a luta pelos direitos é um processo pedagógico II) O texto faz uma crítica quanto a mobilização e luta por moradia III) O texto reflete que o processo histórico de luta é fundamental para que o Estado assuma a questão da falta de moradias. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a luta pelos direitos é um processo pedagógico.
II) O texto faz uma crítica quanto a mobilização e luta por moradia.
III) O texto reflete que o processo histórico de luta é fundamental para que o Estado assuma a questão da falta de moradias.
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas I e II estão corretas

Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários. E tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
Assinale a alternativa correta quanto ao documento no qual a citação se refere:
Declaração Urbana Brasileira
Estatuto do Consumidor
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Lei das Terras

Vivendo na maioria das vezes em imóveis sem as mínimas condições de habitação, com grandes rachaduras, forro podre, encanamentos entupidos, em cômodos exíguos, úmidos, muitos sem janelas, cheios de ratos, à mercê de proprietários inescrupulosos, esta significativa parcela da população [...] jamais foi assistida pelo poder público [...]. A incidência de tuberculose, de anemia, os problemas psicológicos estão presentes nesses lugares insalubres [...]. Além disso, como os imóveis nunca foram reformados, encontram-se deteriorados (Folha de S. Paulo, 24/11/1980).
Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de moradia precária na qual o texto se refere:
Comércio
Barracos
Palafitas
Cortiços

Em cortiço a gente aprende a não gostar de ninguém, porque não tem privacidade. É humilhante ter que partilhar a vida íntima: acho que tem pouca gente que imagina o que é ter que usar um local de intimidade com todo mundo; é duro você trazer uma mina para este barraco [...]. Nunca tive em São Paulo um banheiro próprio [...]. Aqui só moramos em lugar lixo mesmo. Eu chorei mesmo, porque é muito triste você não ter um lugar seu, sem gente na sua orelha, sem ouvir bater em criança, sem sofrer com as brigas o tempo todo. (Folha de S. Paulo, 24/11/1980).
Analise as afirmações abaixo: I) Os cortiços são espaços precários e desumanos de vida II) A população que utiliza os cortiços enquanto espaço de moradia devido ao quadro de miserabilidade social III) O desabafo do morador denota claramente que déficit habitacional precisa ser enfrentado pelo Estado. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) Os cortiços são espaços precários e desumanos de vida.
II) A população que utiliza os cortiços enquanto espaço de moradia devido ao quadro de miserabilidade social.
III) O desabafo do morador denota claramente que déficit habitacional precisa ser enfrentado pelo Estado.
Apenas a alternativa II está correta
Todas as alternativas estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
As alternativas I e II estão corretas

Segundo dados do IBGE ao longo de dez anos (2010/2019) o número de favelas dobrou e a ocorrência de novos aglomerados subnormais, como cortiços e palafitas, passou de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 743 cidades:
Analise as afirmações abaixo: I) O aumento de favelas no Brasil é uma realidade da contradição da sociedade II) Os dados demonstram que a realidade habitacional brasileira vem apresentando um aumento no déficit habitacional III) Os dados apontam uma melhora no quadro do déficit habitacional. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) O aumento de favelas no Brasil é uma realidade da contradição da sociedade.
II) Os dados demonstram que a realidade habitacional brasileira vem apresentando um aumento no déficit habitacional.
III) Os dados apontam uma melhora no quadro do déficit habitacional.
As alternativas I e II estão corretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas II e III estão incorretas
Todas as alternativas estão corretas

O impacto dessas precárias condições de vida e a consequente falta de reconhecimento legal ou administrativo vão além da privação material e ambiental impostas aos moradores das favelas. Viver em assentamentos não regularizados deixa os moradores sem o usufruto de um amplo espectro de outros direitos humanos, civis e políticos, ou econômicos, sociais e culturais. (ROLNIK, 2009, p. 02).
Analise as afirmações abaixo: I) Moradias precárias são a expressão da desigualdade social estrutural II) Residir em moradias ou assentamentos é uma violação de direitos sociais III) A favela é um espaço violador de direito. Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
I) Moradias precárias são a expressão da desigualdade social estrutural.
II) Residir em moradias ou assentamentos é uma violação de direitos sociais.
III) A favela é um espaço violador de direito.
As alternativas I e II estão corretas
As alternativas II e III estão incorretas
Apenas a alternativa II está correta
Todas as alternativas estão corretas

No Brasil há uma visão distorcida do conceito de “cidadania”, que não se refere ao gozo dos direitos civis e políticos, o conceito se funda em bases diferentes, se funda na sociedade de consumo, mercantilização e na monetarização. Em lugar do cidadão surge o consumidor insatisfeito, alienado e com a cidadania mutilada. Onde cada homem vale pelo lugar onde está e o seu valor como produtor, consumidor, “cidadão” depende de sua localização no território, a possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende do ponto de vista onde se está. (SANTOS, 1987, p. 80)
Analise as afirmações abaixo: I) O texto argumenta que a cidadania foi distorcida pela lógica do consumo. II) O texto faz uma crítica quanto ao “cidadão” consumidor que limita sua condição cidadã ao consumo III) O texto afirma que a cidadania deve ser viabilizada apenas pelo consumo. Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
I) O texto argumenta que a cidadania foi distorcida pela lógica do consumo.
II) O texto faz uma crítica quanto ao “cidadão” consumidor que limita sua condição cidadã ao consumo.
III) O texto afirma que a cidadania deve ser viabilizada apenas pelo consumo.
Todas as alternativas estão corretas
Apenas a alternativa II está correta
As alternativas II e III estão incorretas
As alternativas I e II estão corretas

Prévia do material em texto

Questões Contemporâneas: Serviço Social e Planejamento Habitacional
1. Página inicial
2. Teste 2
	Iniciado em
	sexta, 4 nov 2022, 12:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 4 nov 2022, 14:09
	Tempo empregado
	1 hora 12 minutos
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 10,00(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“Instrumento considerado pela comunidade internacional como uma das piores violações aos direitos humanos, levando pessoas e famílias à pobreza, miséria e condições inadequadas de moradia, com consequências particularmente perversas para as crianças e impactos desproporcionais nos grupos já discriminados. (ROLNIK,2009)”
Assinale a alternativa correta quanto ao instrumento mencionado no contexto habitacional:
Escolha uma opção:
Financiamento 
Aluguel 
Aquisição 
Despejo 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Despejo
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia e reflita:
“categoria que expressa a contradição fundamental do modo capitalista de produção. Contradição, esta, fundada na produção e apropriação da riqueza gerada socialmente: os trabalhadores produzem a riqueza, os capitalistas se apropriam dela. É assim que o trabalhador não usufrui das riquezas por ele produzidas”. Machado (1999, p. 42)
Assinale a alternativa correta quanto a categoria que a autora refere na citação acima:
Escolha uma opção:
Questão Social 
Questão Saudável 
Questão Democráticas 
Questão Educacional 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Questão Social
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“A falta de moradia é um dos sintomas mais visíveis e graves do não usufruto do direito à moradia adequada. As causas desse fenômeno multifacetado são muitas e incluem não apenas a pobreza extrema, mas também a falta de moradias de interesse social, a especulação no mercado de terra e moradia, a migração urbana forçada ou não planejada e a destruição ou deslocamentos causados por conflitos, desastres naturais ou grandes projetos de desenvolvimento”. (ROLNIK, 2009, p. 02)
Analise as afirmações abaixo:
I) O texto argumenta que a falta de moradia é um fenômeno múltiplo quando a sua ocorrência.
II) O texto faz uma crítica quanto a especulação imobiliária como disparadora do processo de exclusão no campo da oferta de moradia para baixa renda
III) O texto reflete  que faltas de moradias de interesse social agravam o problema habitacional  
Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
Apenas a alternativa II está correta 
As alternativas I e II estão corretas 
Todas as alternativas estão corretas 
As alternativas II e III estão incorretas 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“As pessoas, sujeitos ou atores, na medida em que se encontram num processo de luta pela moradia, transformam seu cotidiano num aprendizado permanente: numa escola da luta. É um processo pedagógico de aprendizados, através do qual as pessoas coletivamente apreendem, em que a história de cada sujeito, o aprendizado individual, acúmulos subjetivos, são também importantes para as construções coletivas de novos sujeitos, que emergirão nos processos de reinvindicação por direito (COMARU,2016, p.85)”
Analise as afirmações abaixo:
I)   O texto argumenta que a luta pelos direitos é um processo pedagógico 
II)  O texto faz uma crítica quanto a mobilização e luta por moradia
III) O texto reflete  que o processo histórico de luta é fundamental para que o Estado assuma a questão da falta de moradias
Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
Todas as alternativas estão corretas 
As alternativas II e III estão incorretas 
Apenas a alternativa II está correta 
As alternativas I e II estão corretas 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
““Toda pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários. E tem direito à segurança no desemprego, na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade” 
Assinale a alternativa correta quanto ao documento no qual a citação se refere:
Escolha uma opção:
Declaração Urbana Brasileira 
Estatuto do Consumidor 
Declaração Universal dos Direitos Humanos 
Lei das Terras 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Declaração Universal dos Direitos Humanos
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia e assinale a alternativa correta:
“Vivendo na maioria das vezes em imóveis sem as mínimas condições de habitação, com grandes rachaduras, forro podre, encanamentos entupidos, em cômodos exíguos, úmidos, muitos sem janelas, cheios de ratos, à mercê de proprietários inescrupulosos, esta significativa parcela da população [...] jamais foi assistida pelo poder público [...]. A incidência de tuberculose, de anemia, os problemas psicológicos estão presentes nesses lugares insalubres [...]. Além disso, como os imóveis nunca foram reformados, encontram-se deteriorados (Folha de S. Paulo, 24/11/1980). “
Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de moradia precária na qual o texto se refere:
Escolha uma opção:
Comércio 
Barracos 
Palafitas 
Cortiços 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Cortiços
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
[QUESTÃO ANULADA - ASSINALE QUALQUER ALTERNATIVA]
Leia e reflita
“Em cortiço a gente aprende a não gostar de ninguém, porque não tem privacidade. É humilhante ter que partilhar a vida íntima: acho que tem pouca gente que imagina o que é ter que usar um local de intimidade com todo mundo; é duro você trazer uma mina para este barraco [...]. Nunca tive em São Paulo um banheiro próprio [...]. Aqui só moramos em lugar lixo mesmo. Eu chorei mesmo, porque é muito triste você não ter um lugar seu, sem gente na sua orelha, sem ouvir bater em criança, sem sofrer com as brigas o tempo todo. (Folha de S. Paulo, 24/11/1980).” 
Analise as afirmações abaixo:
I)   Os cortiços são espaços precários e desumanos de vida 
II)  A população que utiliza os cortiços enquanto espaço de moradia devido ao quadro de miserabilidade social  
III) O desabafo do morador denota claramente que déficit habitacional precisa ser enfrentado pelo Estado.
Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
Apenas a alternativa II está correta 
Todas as alternativas estão corretas 
As alternativas II e III estão incorretas 
As alternativas I e II estão corretas 
Feedback
Sua resposta está correta.
As respostas corretas são: As alternativas I e II estão corretas, Todas as alternativas estão corretas, Apenas a alternativa II está correta, As alternativas II e III estão incorretas
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Lei e reflita:
Segundo dados do IBGE alongo de dez anos (2010/2019) o número de favelas dobrou e a ocorrência de novos aglomerados subnormais, como cortiços e palafitas, passou de 6.329 em 323 municípios para 13.151 em 743 cidades:
Analise as afirmações abaixo: 
I)   O aumento de favelas no Brasil é uma realidade da contradição da sociedade 
II)  Os dados demonstram que a realidade habitacional brasileira vem apresentando um aumento no déficit habitacional 
III) Os dados apontam uma melhora no quadro do déficit habitacional
Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
As alternativas I e II estão corretas 
Apenas a alternativa II está correta 
As alternativas II e III estão incorretas 
Todas as alternativasestão corretas 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: As alternativas I e II estão corretas
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O impacto dessas precárias condições de vida e a consequente falta de reconhecimento legal ou administrativo vão além da privação material e ambiental impostas aos moradores das favelas. Viver em assentamentos não regularizados deixa os moradores sem o usufruto de um amplo espectro de outros direitos humanos, civis e políticos, ou econômicos, sociais e culturais. (ROLNIK, 2009, p. 02).” 
Analise as afirmações abaixo:
I)   Moradias precárias são a expressão da desigualdade social estrutural 
II) Residir em moradias ou assentamentos é uma violação de direitos sociais  
III) A favela é um espaço violador de direito
Assinale a alternativa correta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
As alternativas I e II estão corretas 
As alternativas II e III estão incorretas 
Apenas a alternativa II está correta 
Todas as alternativas estão corretas 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as alternativas estão corretas
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“No Brasil há uma visão distorcida do conceito de “cidadania”, que não se refere ao gozo dos direitos civis e políticos, o conceito se funda em bases diferentes, se funda na sociedade de consumo, mercantilização e na monetarização. Em lugar do cidadão surge o consumidor insatisfeito, alienado e com a cidadania mutilada. Onde cada homem vale pelo lugar onde está e o seu valor como produtor, consumidor, “cidadão” depende de sua localização no território, a possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende do ponto de vista onde se esta”. (SANTOS, 1987, p. 80) 
Analise as afirmações abaixo:
I) O texto argumenta que a cidadania foi distorcida pela lógica do consumo.
II) O texto faz uma crítica quanto ao “cidadão” consumidor que limita sua condição cidadã ao consumo
III) O texto afirma que a cidadania deve ser viabilizada apenas pelo consumo. 
 
Assinale a alternativa incorreta quanto as afirmações acima:
Escolha uma opção:
Todas as alternativas estão corretas 
Apenas a alternativa II está correta 
As alternativas II e III estão incorretas 
As alternativas I e II estão corretas 
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: As alternativas I e II estão corretas
Parte inferior do formulário
Terminar revisão
◄ Fórum 2 
Parte superior do formulário
Seguir para... 
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina