Buscar

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO AMBIENTAL - atividades

Prévia do material em texto

INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO AMBIENTAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	CCE1569_A6_201902647301_V1
	
	
	
	
		Aluno: ROCHELI MARINA RIBEIRO NARDES
	Matr.: 201902647301
	Disc.: INFRAEST. SANEAM. AM 
	2022.2 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		As Grades são equipamentos simples constituídos por barras metálicas paralelas, igualmente espaçadas, que tem por objetivo a retenção de sólidos com dimensões superiores ao espaçamento entre as barras. A figura A mostra a vista de unidade de gradeamento de limpeza manual, ETE Ponta Negra/RN e a figura B de limpeza macanizada, ETE Leste Oeste/CE (Fotos FUNASA_SANEAMENTO). 
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	Quanto ao espaçamento: definido de acordo com o tipo de instalação, podem ser finas - ETE's sofisticadas (espaçamento entre 1,0 a 2,0 cm);
	
	
	Quanto à limpeza: Podem ser manuais, usadas antes de elevatórias e pequenas ETE's.
	
	
	Quanto ao espaçamento: definido de acordo com o tipo de instalação, podem ser médias - ETE's simples (espaçamento entre 2,0 a 4,0 cm).
	
	
	Quanto à limpeza: Podem ser mecânicas, usadas antes de ETE's sofisticadas.
	
	
	Quanto ao espaçamento: definido de acordo com o tipo de instalação, podem ser grosseiras - Depóis de elevatórias (espaçamento > 4,0 cm)
	
Explicação:
Quanto à conformidade das unidades de gradeamento de limpeza manual do ETE, podemos afirmar que:
Quanto à limpeza: Podem ser manuais, usadas antes de elevatórias e pequenas ETE's.
Quanto à limpeza: Podem ser mecânicas, usadas antes de ETE's sofisticadas.
Quanto ao espaçamento: definido de acordo com o tipo de instalação, podem ser finas - ETE's sofisticadas (espaçamento entre 1,0 a 2,0 cm);
Quanto ao espaçamento: definido de acordo com o tipo de instalação, podem ser médias - ETE's simples (espaçamento entre 2,0 a 4,0 cm).
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Quanto a classificação dos processos de tratamento nos Sistemas de coleta de esgotos sanitários, uma das alternativas abaixo é Falsa:
	
	
	
	Tratamento Químico: Só são utilizados após os processos físicos ou biológicos terem sido eficientes. Ex. precipitadores eletrostáticos, químicos, tanques de neutralização de pH, cloradores, etc.
	
	
	Tratamento Químico: São realizados em unidades que utilizam produtos químicos (operações unitárias químicas). Normalmente em algumas etapas dos processos industriais quando se deseja eliminar elementos ou produtos químicos necessitando portanto da utilização desse processo.
	
	
	Tratamento Físico: Utilizam apenas operações unitárias físicas. Basicamente tem a finalidade de separar substâncias em suspensão nos esgotos. Ex. Grades, caixas de areia, filtros, leitos de secagem, etc.
	
	
	Tratamento Biológico: São os que utilizam as operações unitárias biológicas. Dependem essencialmente de ações dos microorganismos presentes.
	
	
	Tratamento Biológico: Os processos biológicos procuram reproduzir, em dispositivos racionalmente projetados, os fenômenos biológicos observados na natureza. Ex. Oxidação biológica em lodos ativados, digestão de lodos em digestores, etc.
	
Explicação:
Podesse utilizar tratamento químico para adensar o lodo, este processo independe da eficiencia das etapas que normalmente ocorrem em uma ETE.
Portanto a resposta a sre assinalada deve ser:
Tratamento Químico: Só são utilizados após os processos físicos ou biológicos terem sido eficientes. Ex. precipitadores eletrostáticos, químicos, tanques de neutralização de pH, cloradores, etc.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		ABSORVÂNCIA UV: Na medição de matéria orgânica, quando utilizada qualquer técnica ótica, a amostra deve ser transparente e incolor, para que propicie leituras confiáveis.
	
	
	          
	Contudo, outros compostos, como os açúcares, não são detectados.
	
	          
	O teste analítico é fácil, automático e rápido. O resultado é expresso em unidades de absorvância a 254 nm.10-3.
	
	          
	Podemos afirmar que todos os compostos existentes são detectados
	
	          
	Devido ao fato de alguns compostos não serem detectados isso pode comportar conseqüentes erros na leitura de águas residuárias industriais.
	
	          
	A determinação engloba a matéria orgânica com duplas ligações, como se dá no caso dos ácidos húmicos;
	
Explicação:
A espectroscopia no ultravioleta visível (displaystyle UV/VIS \displaystyle UV/VIS) envolve a espectroscopia de fótons (espectrofotometria). Ela utiliza luz na faixa do visível, do ultravioleta ( displaystyle UV \displaystyle UV) próximo e do infravermelho próximo. Nessas faixas de energia as moléculas sofrem transições eletrônicas moleculares.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto: Nos tratamentos biológicos aeróbios, geralmente se recorre à oxigenação com oxigênio líquido, dado que a aeração mecânica não é suficiente; além disso, tanto neles como nos de digestão anaeróbia, há que operar com cepas de microrganismos habituados aos biotóxicos. Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como: Neste sentido, há uma série de parâmetros microbiológicos que afetam o tratamento biológico, como:
	
	
	
	- processos não enzimáticos;
	
	
	- população microbiana.
	
	
	- biodegradabilidade do substrato;
	
	
	- inibição e toxicidade;
	
	
	- fontes de energia e carbono (substrato);
	
Explicação:
Os microrganismos são capazes de transformarem as substâncias que consomem do meio, através do sistema enzimático que possuem. Portanto a opção a ser assinalada deve ser:
processos não enzimáticos;
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O sistema de lodos ativados é amplamente utilizado, a nível mundial, para o tratamento de despejos domésticos e industriais. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	No decantador secundário ocorre a flutuação dos sólidos.
	
	
	É usado em situações em que é necessária uma elevada qualidade do efluente e reduzidos requisitos de área, incluindo elevados índices de mecanização superior aos outros sistemas de tratamento, implicando numa operação mais sofisticada e em maiores consumos de energia elétrica.
	
	
	O sistema de lodos ativados convencional tem como parte integrante o tratamento primário através de um decantador antes do tanque de aeração. Nos lodos ativados de aeração prolongada não se tem esse decantador.
	
	
	No reator ocorrem reações bioquímicas de remoção da matéria orgânica.
	
	
	A recirculação do lodo do decantador para o reator aumenta a concentração da biomassa sendo responsável pela elevada eficiência do sistema.
	
Explicação:
No decantador secundário, ocorre mais uma fase de decantação, onde a matéria sólida no lodo é reduzida, e não a sua flutuação.
Portanto a opção a ser assinalada é:
	No decantador secundário ocorre a flutuação dos sólidos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Conforme a definição histórica dada por um grupo de especialistas reunidos pela Organização Mundial da Saúde (OSM), saneamento do meio, corresponde ao controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem estar físico, mental ou social (OLIVEIRA, 1975). Para o controle destes fatores, o saneamento do meio compreende a um conjunto de obras e medidas que promovem o saneamento. As atividades do saneamento do meio envolvem, principalmente:
	
	
	
	O impacto introduzidopelo despejo de esgotos domésticos em corpos de água ocorre principalmente pela diminuição da concentração de oxigênio dissolvido disponível na água.
	
	
	O excesso de nutrientes nos corpos de água, também corresponde a um importante poluente aquático, pois pode levar ao crescimento excessivo de alguns organismos aquáticos, acarretando prejuízo a determinados usos dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos.
	
	
	Os compostos orgânicos que não são biodegradáveis ou cuja taxa de biodegradação é muito lenta, devido a ausência de organismos capazes de digeri-la.
	
	
	Os poluentes orgânicos biodegradáveis, os quais correspondem à matéria orgânica biodegradável lançada na água. Esses compostos, constituídos principalmente por proteínas, carboidratos e gorduras, podem ser degradados na presença e na ausência de oxigênio.
	
	
	O abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição dos esgotos sanitários; drenagem de águas pluviais; proteção contra inundações; coleta, tratamento e disposição do lixo, controle de insetos e roedores; controle da poluição atmosférica; higiene das habitações; higiene industrial e educação sanitária.
	
Explicação: A alternativa correta é "O abastecimento de água; coleta, tratamento e disposição dos esgotos sanitários; drenagem de águas pluviais; proteção contra inundações; coleta, tratamento e disposição do lixo, controle de insetos e roedores; controle da poluição atmosférica; higiene das habitações; higiene industrial e educação sanitária", pois é a única que se insere no contexto de saneamento básico. Saneamento básico: conjunto de medidas adotadas em uma região, em uma cidade, para melhorar a vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A eficiência de um tratamento de esgotos do tipo primário em termos de redução de D.B.O. ¿ Demanda Bioquímica de Oxigênio ¿ é emmédia igual a:
	
	
	
	65% a 85%.
 
	
	
	05% a 20%.
 
	
	
	25% a 40%.
 
	
	
	50% a 60%.
 
	
	
	0%, ou seja, o tratamento primário não trata eficientemente os esgotos.
	
Explicação:
D.B.O. significa Demanda Bioquímica de Oxigênio, ou seja, é a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica. O método de tratamento com reator UASB + filtro biológico promove uma diminuição de até 90% do nível de DBO. Quanto menor o nível de DBO, menos poluente é o efluente.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A figura apresemta a vista de tratamento preliminar da ETE Ponta Negra/RN (caixa de areia)(Fonte: FUNASA-2004).
A caixa de areia, também denominada de desarenador, é uma unidade de tratamento preliminar necessária para remover do esgoto partículas de areia com diâmetro, via de regra, igual ou superior a 0,20 mm e peso específico de 2,65 g/cm3. Das alternativas abaixo, somente uma delas é Falsa no que tange a conformidade com o texto:
	
	
	
	A quantidade excessiva de areia no efluente indica que a velocidade do fluxo está muito alta ou que o tempo retirada de areia está longo.
	
	
	Essa remoção tem por finalidade evitar a abrasão nos equipamentos e nas tubulações e as obstruções nas unidades de transporte.
	
	
	A quantidade excessiva de areia no efluente indica que a velocidade do fluxo está muito baixa ou que o tempo retirada de areia está baixo.
	
	
	Um dos exemplos de perturbações freqüentes é o excesso de matéria orgânica no canal, o que indica que a velocidade está baixa ou o tempo de remoção do material está demasiadamente longo.
	
	
	Alguns sintomas de perturbações podem surgir devido a erros na operação da caixa de areia.
	
Explicação:
A caixa de areia, também denominada de desarenador, é uma unidade de tratamento preliminar necessária para remover do esgoto partículas de areia com diâmetro, no que tange a conformidade:
Essa remoção tem por finalidade evitar a abrasão nos equipamentos e nas tubulações e as obstruções nas unidades de transporte.
Alguns sintomas de perturbações podem surgir devido a erros na operação da caixa de areia.
Um dos exemplos de perturbações frequentes é o excesso de matéria orgânica no canal, o que indica que a velocidade está baixa ou o tempo de remoção do material está demasiadamente longo.
A quantidade excessiva de areia no efluente indica que a velocidade do fluxo está muito alta ou que o tempo retirada de areia está longo.
V
F
F
V
F

Continue navegando