Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PH: OS DISTÚRBIOS ACIDOBÁSICO SIMPLES DO PH
Lidiane Suelen Souza Serrão
26159415
Farmácia
TEXTO: 
O PH pode ser definido como o potencial hidrogeniônico de uma solução, podendo ser utilizado como indicador de uma amostra, caracterizando-a como ácida, básica ou neutra. O PH está relacionado com a concentração de [H+] em uma solução. Essa concentração é medida em uma logarítmica (escala de PH), com valores que variam de 0 a 14, sendo que os valores inferiores a 7 são caracterizados com ácidos, valores superiores a 7 são básicos, e as amostras que apresentam o valor 7 são neutras (MANUAL DA QUÍMICA, c2022). 
Os diversos sistemas fisiológicos são dependes do equilíbrio acidobásico, principalmente o sanguíneo. O PH sanguíneo compatível com a vida deve estar entre os limites de 6,8 e 8,0. Quando a concentração de íons de H+ aumenta, o PH fica inferior a 7,34 é configurado o estado de acidose. Entretanto, quando ocorre uma diminuição nos íons de H+, o PH fica superior a 7,44 ocorre a alcalose (FURONI, R.M., et al, 2010).
Alguns fatores podem causar alteração do PH, principalmente pela via respiratória. Quando ocorre elevação da concentração do CO2 no sangue, ocorre uma diminuição do PH (acidose), podendo ser causado por doenças respiratórias crônicas (asma, bronquite) ou uso de substancias que deprimem o sistema nervoso. Quando os níveis de CO2 diminuem na corrente sanguínea, ocorre uma elevação do PH (alcalose), causado principalmente pelo aumento da respiração em momentos de histeria, ansiedade ou por uso de drogas (FOGAÇA, c2022).
A acidose pode ser caracterizada pela diminuição do PH sanguíneo, e pode ter causa respiratória ou metabólica. A acidose respiratória se caracteriza pelo aumento da concentração de CO2, já a acidose metabólica ocorre uma queda na concentração de HCO3-, principal base do sangue. A alcalose é a condição onde ocorre a elevação do PH sanguíneo, podendo ser também metabólica ou respiratória. A alcalose respiratória é causada por hiperventilação pulmonar, onde ocorre uma diminuição CO2. A alcalose metabólica é ocasionada pela elevação da ingestão de álcalis, culminando na elevação de HCO3- (UFRGS, c2022).
Quando esses distúrbios aparecem no ser humano, é acionado vários sistemas de compensação, para estabilizar o PH sanguíneo, dependo do tipo (alcalose ou acidose) e da via (respiratória ou metabólica). O rim desenvolve papel importante para controlar a acidose respiratória, visto que esse órgão libera uma quantidade maior de H+, gerando uma reabsorção de bicarbonato para o sangue, uma substancia tampão, capaz de normalizar o PH do meio. Na acidose metabólica, o sistema que é acionado é de hiperventilação. Entretanto, quando ocorre um distúrbio do tipo alcalose respiratória, o rim acaba excretando pouco H+, ficando na corrente sanguínea, para normalizar o PH, enquanto que na alcalose metabólica, a hiperventilação é o sistema ativado.
Por fim, é necessário o cuidado com o PH, para que não desencadeei graves problemas a saúde. Os sistemas de compensação estão sempre se ativando, podendo, não só normalizar o sistema, como colocar no estado oposto (alcalose virando acidose ou vice-versa).
REFERÊNCIAS
· FOGAÇA, J. R.V. "Alcalose e acidose"; Brasil Escola. 
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/alcalose-acidose.htm. 
Acesso em 13 de outubro de 2022.
· FURONI, R. M., et al. Distúrbios do equilíbrio ácido-básico acid-base disorders. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v. 12, n. 1, p. 5 -12, 2010
· MANUAL DA QUÍMICA. Conceito de PH. Manual da química.
Disponível: https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/conceito-ph.htm 
Acesso em 13 de outubro de 2022.
· UFRGS. Controle do PH em mamíferos.  Laboratório de Estresse Oxidativo (LEO)- Departamento de Biofísica - Instituto de Biociências – UFRGS.
Disponível em: https://www.ufrgs.br/leo/site_ph/index.htm
Acesso em 13 de outubro de 2022.

Continue navegando