Buscar

Avaliação Final Objetiva Direito Tributario e Empresarial (1)

Prévia do material em texto

1As medidas provisórias são utilizadas somente em caso de relevância e urgência. Embora esses conceitos jurídicos sejam relativamente indeterminados, podem ser submetidos, ainda que excepcionalmente, ao controle do poder judiciário. Sobre medidas provisórias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Em caso de urgência, os direitos políticos poderão ser cassados através de medida provisória. ( ) São propostas pelo Presidente da República, e possuem força de lei. ( ) Não podem ser objetos de medida provisória matérias que disciplinem sobre direito penal. ( ) Após 60 dias, a medida provisória é automaticamente convertida em lei ordinária. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
F - V - V - F.
C
F - F - V - V.
D
V - F - F - F.
2A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competência para que as pessoas políticas os criem através de lei. À União cabe, por exemplo, instituir privativamente impostos sobre importação e exportação de produtos. Sobre a competência tributária prevista na Constituição Federal, analise as seguintes sentenças: I- A discriminação da competência elencada pela CF é rígida. II- Os tributos de competência residual cabem à União. III- A competência concorrente é exercida pelos estados e municípios e é rígida. IV- A competência extraordinária cabe aos municípios, em caso de calamidade pública. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e II estão corretas.
B
As sentenças II e IV estão corretas.
C
Somente a sentença I está correta.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
3Para que o sujeito possa ser tido como empresário, é necessário que ele seja capaz civilmente e não esteja legalmente impedido de exercer a atividade. A legislação brasileira contempla aquelas pessoas impedidas de exercer a atividade empresária. Sobre as pessoas impedidas, analise as seguintes afirmativas: I- Professores das escolas particulares, dentro dos limites do município. II- Prefeito e Presidente da República. III- Os médicos, enfermeiros e auxiliares, na exploração do ramo farmacêutico. IV- Governador do estado e prefeito. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas I e III estão corretas.
B
As afirmativas III e IV estão corretas.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas II e IV estão corretas.
4A Constituição Federal não cria tributos, apenas estabelece competências para que, através da lei, as pessoas políticas os possam criar. Com relação à competência residual tributária da União Federal outorgada pela Constituição Federal de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
A
É direito da União instituir impostos não previstos no artigo 153, da Carta Magna, desde que eles sejam não cumulativos e não tenham base de cálculo própria dos demais impostos descritos na Constituição.
B
Esse direito não está sujeito ao princípio de legalidade e somente pode ser utilizado em caso de guerra ou comoção interna grave.
C
É o direito de instituir taxas e contribuições de melhoria.
D
É o direto da União instituir impostos e contribuições sociais por portaria, desde que não cumulativos.
5Qualquer pessoa cuja atividade profissional gere lucro pode ser considerado empresário? Essa pergunta nos leva a refletir sobre o conceito de empresário, e a observar que para que o sujeito seja assim considerado deverão ser observadas algumas condições. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, assinale a alternativa CORRETA:
A
Exercer atividade individual, com até um empregado e registro profissional.
B
Exercer atividade organizada, profissional e/ou intelectual.
C
Exercer atividade intelectual, manufaturada e profissional.
D
Exercer atividade econômica, organizada e profissional.
6A sociedade empresária constitui-se pela união de pessoas que se obrigam a contribuir com bens ou serviços, que almejam o lucro com o exercício da atividade econômica. É constituída mediante contrato escrito, particular ou público. Desta forma, sobre quais cláusulas devem necessariamente estar contidas em um contrato social, analise as seguintes opções: I- Profissão e residência dos sócios. II- Órgão regulamentador do contrato. III- Sede e prazo da sociedade. IV- Grau de independência financeira dos sócios. V- Capital da sociedade. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A
As opções II, IV e V estão corretas.
B
As opções II, III e IV estão corretas.
C
As opções I, II e III estão corretas.
D
As opções I, III e V estão corretas.
7O direito tributário, assim como nas demais áreas jurídicas, age com caráter interdisciplinar, porque a autonomia de qualquer ramo do direito deve ser entendida em seu sentido relativo e não absoluto. Sobre o direito tributário e sobre sua relação com os outros ramos do direito, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Direito Administrativo. II- Direito Constitucional. III- Direito Internacional. IV- Direito Penal. ( ) É um ramo do direito público e mantém relação com o Direito Tributário, pois além de sancionar os ilícitos tributários, fornece um conjunto de princípios úteis no campo das infrações e penalidades fiscais de caráter não delituoso. ( ) Contém as bases do ordenamento jurídico tributário. ( ) Tem grande importância à matéria tributária, com vistas a facilitar o comércio internacional de bens, serviços e capitais. ( ) É um ramo do direito público e tem importância fundamental para o Direito Tributário, pois toda a operação visando à arrecadação e fiscalização de tributos é operada pelos órgãos que compõem a administração pública do Estado, que são subordinados ao direito administrativo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - I - III - II.
B
I - II - III - IV.
C
I - III - II - IV.
D
IV - II - III - I.
8O tributo é um valor cobrado pelo Estado sempre que surgir um fato gerador. O tributo é gênero, sendo que se divide em cinco espécies, estando entre elas a taxa. Sobre taxa, assinale a alternativa CORRETA:
A
Beneficia diretamente o contribuinte através de uma obra pública.
B
Não está vinculado a nenhuma contraprestação do Estado.
C
Existe uma contraprestação do Estado em favor do contribuinte.
D
É personalíssima e leva em condição a situação econômica do contribuinte.
9Por vezes, a lei por si só não é de comando suficientemente claro ou necessita de uma complementação para que possa ser efetivamente cumprida. Essa complementação é chamada de normas complementares. Sobre normas complementares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) São normas complementares os atos normativos expedidos pelas autoridades administrativas. ( ) São as normas editadas pelo Presidente da República, com autorização expressa do legislativo. ( ) São também conhecidas como convênios celebrados entre os entes federativos (União, Estado, Distrito Federal e municípios). ( ) Têm força de lei, e após sessenta dias precisam ser apresentados ao Congresso, para que a referende ou não. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - F.
10Sabe-se que uma das condições que caracterizam o sujeito como empresário é exercer atividade econômica. Contudo, além das condições, existem também alguns requisitos. Sobre tais requisitos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Obrigatoriedade de ter um empregado.
B
Inscrição do empresário no órgão competente.
C
Habilidade técnica e curso superior.
D
Plano de negócios registrado na junta comercial.
11(ENADE, 2015) Em 2005, o Brasil editou a Lei de Recuperação Judicial (Lei nº 11.101/2005). Antes disso, havia, no país, a concordata, que não permitia que credores e devedores negociassem livremente os termos de um acordo para o pagamentos das dívidas - o que, na prática, raramente evitava que empresas fossem à falência. Considerando só o número de empresas em crise que pedem a proteção dessa lei, ela pode ser considerada um sucesso. Somente em 2013, foram 675 casos, um recorde. Com relação à legislação pertinente, assinale a alternativa CORRETA: FONTE:Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2015.
A
A recuperação judicial tem importância no contexto nacional por permitir uma reorganização financeira da situação de crise do devedor com o intuito de promover a preservação da empresa e, com isso, manter sua função social e o estímulo à atividade econômica.
B
A decisão que conceder a recuperação judicial constituirá título executivo extrajudicial, podendo ser questionado por meio do recurso de apelação.
C
A decisão que rejeitar as contas do administrador judicial, na fase de encerramento da falência e extinção das obrigações do falido, fixará as responsabilidades do administrador, podendo ser questionada por meio de agravo de instrumento.
D
Os créditos de natureza trabalhista decorrentes de acidente de trabalho não podem ser incluídos no plano de recuperação extrajudicial.

Continue navegando