Logo Passei Direto
Buscar

prova 1 chamada sistema morfuncioonais do sistema imune e hematologico

User badge image
crysreis19

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No século XIX Rudolf Virchow, considerado o pai da patologia, que propôs que o dano a menor unidade de vida do corpo, a célula, é responsável por toda doença. Este conceito é até hoje considerado. Patologia é o estudo estrutural e funcional de anormalidades que são apresentadas como doenças de órgãos e sistemas. Por isso é fundamental a compreensão dos processos de adaptação celular que podem ser reversíveis ou não.
Sobre este tema, Faça a associação abaixo: Coluna 1- (A)Lesão reversível (B)Lesão irreversível. Coluna 2- ( ) Atrof ia. ( ) Metaplasia. ( ) Hiperplasia. ( ) Apoptose. Assinale a alternativa correta quanto a sequência adequada:
A) B, B, A, A.
B) A, A, A, B.
C) A, B, A, B.
D) B, B, A, B.
E) A, B, A, A.

As alergias são relativamente comuns na população geral e evidências apontam para um aumento da incidência destas doenças mais recentemente. Reações alérgicas graves, conhecidas como reações anafiláticas, podem ser potencialmente fatais se não tratadas a tempo. A etiopatologia das alergias, ou reações de hipersensibilidade, variam de acordo com os agentes, as células e os mediadores envolvidos.
De acordo com as af irmativas a seguir, complete corretamente as lacunas do texto: A – Também conhecida como imediata, é mediada por IgE e as principais células envolvidas são os mastócitos e basófilos. Pode ser tratada com o uso de anti-histamínicos e corticoides. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. B – Também conhecida como hipersensibilidade citotóxica é mediada pelos isotipos IgG ou IgM de anticorpos, sistema complemento, fagócitos e células NK. Se manifesta de cinco a oito horas após o contato com o antígeno. Seu tratamento é geralmente realizado com anti-inf lamatórios e imunossupressores. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. C – É mediada por imunocomplexos antígeno-anticorpo, ocorrendo até 10h após a exposição, com destruição tecidual. Suas manifestações clínicas são eritema, edema, necrose e hemorragias. O tratamento é realizado com anti-inf lamatórios. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. D – Também conhecida como celular ou tardia, é mediada por macrófagos e linfócitos. Manifesta-se geralmente após um dia de exposição ao alérgeno. Um exemplo desta hipersensibilidade a dermatite de contato. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta:
A) Tipo I – C; Tipo II – D; Tipo III – A; Tipo IV – B.
B) Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – D; Tipo IV – B.
C) Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – C; Tipo IV – D.
D) Tipo I – B; Tipo II – C; Tipo III – D; Tipo IV – A.
E) Tipo I – D; Tipo II – C; Tipo III – B; Tipo IV – A.

Em resposta ao estresse ou a um agente agressivo, a célula pode sofrer adaptações para sobreviver. Muitas vezes, para se adaptar, as células alteram-se estruturalmente, caracterizando a presença de lesões classif icadas como reversíveis.
Sobre as lesões reversíveis, assinale a alternativa correta:
A) A hipertrof ia é sempre patológica e nunca f isiológica.
B) A hipertrof ia é o aumento do número de células.
C) A hiperplasia é o aumento do volume celular.
D) A atrof ia é a redução do volume celular.
E) A metaplasia é a redução do número de células.

Nossa 'fábrica' das células sanguíneas como as hemácias, leucócitos, é imprescindível para o bom funcionamento de nosso corpo. Com relação a essa 'fábrica' de células sanguíneas, assinale a alternativa que indica o nome do processo de Sobre este assunto qual a definição do processo de formação, diferenciação e maturação das células sanguíneas e o local no qual esse processo ocorre?
A) Cariorrexe; medula óssea.
B) Hematopoiese; timo.
C) Cariorrexe; timo.
D) Hematopoiese; medula óssea.
E) Hematopoiese; f ígado.

A reposta imune adaptativa, conhecida também como adquirida, apresenta dois componentes: um celular e um humoral.
No que se refere ao componente celular da resposta adaptativa, podemos af irmar que:
A) Os linfócitos T são as células que apresentam antígenos para os linfócitos B via MHC-II.
B) Somente as células apresentadoras de antígenos possuem MHC-I.
C) Os linfócitos citotóxicos não precisam de apresentação de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos para serem ativados.
D) Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados pelas células apresentadoras de antígenos, tais como as células dendríticas e os macrófagos, via MHC-II.
E) Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados por linfócitos T citotóxicos via MCH-I.

Morte celular é um campo que tem crescido muito, na área da pesquisa, pois ao controlar a morte de uma célula podemos manipula-la da melhor maneira possível, como por exemplo, em uma célula cancerosa podendo determinar sua morte ou ao contrário podemos inibi-la em uma situação em que a morte celular é prejudicial.
Sobre o tema, considere as seguintes af irmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Entender sobre morte celular não se faz necessário, pois não temos como impedir sua ocorrência. ( ) Todo processo de morte celular do tipo necrose ou apoptose é patológico. ( ) A apoptose pode acontecer em situações f isiológicas como o envelhecimento celular. ( ) A apoptose se faz necessária quando uma célula está infectada por um vírus, para assim impedir a propagação viral. Assinale a alternativa correspondente:
A) F, F, F, V.
B) F, F, V, F.
C) V, F, V, V.
D) V, F, V, F.
E) F, F, V, V.

Os órgãos linfoides são muito importantes para a defesa de nosso organismo. O tecido linfoide contém muitos leucócitos e é classif icado em primário e secundário de acordo com a função específ ica que desempenha.
De acordo com essa classif icação, os órgãos linfoides primários e secundários são:
A) Primários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo. Secundário: medula óssea, timo e linfonodos.
B) Primários: medula óssea e timo. Secundários: baço, linfonodos, tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
C) Primários: medula óssea, timo, baço e linfonodos. Secundários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
D) Primários: timo e baço. Secundários: medula óssea e linfonodos.
E) Primários: linfonodos e baço. Secundários: medula óssea, timo e tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.

Leia as af irmativas abaixo sobre regeneração e cicatrização.
I – Toda inf lamação é resolvida por regeneração. II – O processo de cicatrização acontece quando o tecido danif icado é substituído pelo mesmo tecido de origem. III – Na regeneração ocorrem a restituição e a integridade estrutural e funcional do órgão. IV – Na cicatrização o tecido danif icado é substituído por tecido conjuntivo f ibroso constituído de f ibras colágenas depositadas pelos f ibroblastos. De acordo com os seus conhecimentos, assinale a alternativa com as af irmativas corretas:
A) I, II, III e IV estão corretas.
B) Apenas I e II estão corretas.
C) Apenas II, III e IV estão corretas.
D) Apenas III e IV estão corretas.
E) Apenas I, II e III estão corretas.

O sangue é um tecido que leva oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e tecidos do corpo humano.O sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo o plasma a parte líquida do sangue. No sangue, também encontramos as hemácias e os leucócitos, bem como as plaquetas. Com relação ao sangue e sua constituição, analise as seguintes af irmativas.
Assinale a alternativa correta:
I. As hemácias, leucócitos e proteínas fazem parte dos elementos f igurados do sangue.
II. Os eletrólitos, sais minerais e as plaquetas, fazem parte dos elementos do plasma sanguíneo.
III. A água é o principal constituinte do plasma sanguíneo.
A) Apenas II e III estão corretas.
B) Apenas I está correta.
C) Apenas II está correta.
D) Apenas III está correta.
E) Apenas I e II estão corretas.

Inf lamação é o conjunto de reações inespecíf icas locais em resposta a um agente agressor. Como resultado dessas reações, o tecido local apresenta cinco sinais padrões de inf lamação, os cinco sinais cardinais da inf lamação.
Assinale a alternativa com os cinco sinais da inf lamação:
A) Dor, tumor (edema), migração leucocitária, exsudato e necrose.
B) Calor, rubor, dor, exsudato e necrose.
C) Lesão, tumor (edema), migração leucocitária, necrose e apoptose.
D) Calor, rubor, dor, tumor (edema) e perda de função.
E) Lesão, rubor, dor, necrose e perda de função.

A inf lamação é um tipo de resposta do nosso organismo frente a uma agente agressor. Essa resposta pode ser de dois tipos: aguda ou crônica, sendo que cada tipo de inf lamação apresenta suas características próprias. Dentro desse panorama, podemos dizer que são características da inf lamação aguda:
Assinale a alternativa correta.
I. Curta duração.
II. Presença de sinais cardinais como dor, rubor e calor.
III. Presença de inf iltrado inf lamatório com predomínio de macrófagos e linfócitos.
A) Somente a af irmativa I está correta.
B) Somente as af irmativas II e III estão corretas.
C) Somente a af irmativa II está correta.
D) Somente as af irmativas I e II estão corretas.
E) Somente a af irmativa III está correta.

Há quatro tipos de reação de hipersensibilidade. O texto que segue descreve dois tipos, que identif icaremos como tipos A e B: O tipo A é aquele em que há a formação de imunocomplexos (anticorpos IgG ou IgM com antígenos solúveis) e está relacionado com a vasculite. O tipo B é uma resposta exagerada a antígenos externos, conhecidos como alérgenos, os quais promovem a degranulação de mastócitos via IgE.
Assinale a alternativa que identif ique os tipos A e B, respectivamente:
A) A – hipersensibilidade tipo IV (tardia) e B – hipersensibilidade tipo I (imediata).
B) A – hipersensibilidade tipo I (imediata) e B – hipersensibilidade tipo IV (tardia).
C) A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos).
D) A – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos) e B – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis).
E) A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B hipersensibilidade tipo I (imediata).

Leia o texto a seguir com atenção: A imunização ativa é aquela em que a pessoa é induzida a produzir anticorpos contra um antígeno, são as chamadas vacinas. Todas as vacinas provocam uma resposta imune no indivíduo vacinado que resulta na ativação apenas de linfócitos T que produzem anticorpos específ icos, e parte desses linfócitos se tornarão células de memória.
Julgue o texto e assinale a alternativa correta:
A) Texto falso porque a imunização ativa é recebimento de anticorpos de um doador.
B) Texto falso porque as vacinas são imunização passiva.
C) Texto falso porque há só um tipo de vacina.
D) Texto falso porque as vacinas ativam linfócitos T e B.
E) Texto verdadeiro.

As degenerações são alterações morfológicas que uma célula apresenta e se restringem a processos reversíveis. Para as microscopias de tumefação turva, degeneração hidrópica e esteatose hepática, o termo degeneração indica as lesões reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias no interior das células.
A respeito das degenerações celulares, analise as afirmativas abaixo:
I – Tumefação turva é causada pelo acúmulo intracelular de água e eletrólitos. Esse acúmulo é resultado, em geral, da depleção de ATP (energia intracelular).
II – A tumefação turva é um estado mais avançado da degeneração hialina. Portanto, o pequeno acúmulo de água e eletrólitos inicial é denominado degeneração hialina e o estado de grande acúmulo é a tumefação turva.
III – O acúmulo de pigmentos externos é conhecido como esteatose hepática. A esteatose ocorre quando substâncias coloridas são depositadas no fígado durante seu metabolismo, por exemplo, o metabolismo da molécula de hemoglobina.
IV – A esteatose hepática é causada pelo acúmulo de proteínas malformadas que se depositam no citoplasma. A síntese de proteínas deformadas é decorrente da desnutrição e do consumo excessivo e frequente de substâncias tóxicas, tal como o álcool.
A) Apenas I e III estão corretas.
B) Apenas II está correta.
C) Apenas II e IV estão corretas.
D) Apenas I está correta.
E) Apenas IV está correta.

Há dois tipos básicos de imunização, que são a passiva e a ativa. A imunização passiva é aquela em que a pessoa recebe anticorpos que foram produzidos em outro indivíduo. Exemplo de imunização passiva natural é a passagem de anticorpos da mãe para o feto durante a gravidez, e um exemplo de imunização passiva por injeção é a soroterapia contra o veneno de cobra.
Ao julgar a informação do texto, assinale a alternativa correta:
A) Texto verdadeiro.
B) Texto falso porque há três tipos básicos de imunização.
C) Texto falso porque na imunização passiva a pessoa recebe neutrófilos e não anticorpos.
D) Texto falso porque soroterapia é imunização ativa.
E) Texto falso porque uma imunização de mãe para o feto é do tipo ativa.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No século XIX Rudolf Virchow, considerado o pai da patologia, que propôs que o dano a menor unidade de vida do corpo, a célula, é responsável por toda doença. Este conceito é até hoje considerado. Patologia é o estudo estrutural e funcional de anormalidades que são apresentadas como doenças de órgãos e sistemas. Por isso é fundamental a compreensão dos processos de adaptação celular que podem ser reversíveis ou não.
Sobre este tema, Faça a associação abaixo: Coluna 1- (A)Lesão reversível (B)Lesão irreversível. Coluna 2- ( ) Atrof ia. ( ) Metaplasia. ( ) Hiperplasia. ( ) Apoptose. Assinale a alternativa correta quanto a sequência adequada:
A) B, B, A, A.
B) A, A, A, B.
C) A, B, A, B.
D) B, B, A, B.
E) A, B, A, A.

As alergias são relativamente comuns na população geral e evidências apontam para um aumento da incidência destas doenças mais recentemente. Reações alérgicas graves, conhecidas como reações anafiláticas, podem ser potencialmente fatais se não tratadas a tempo. A etiopatologia das alergias, ou reações de hipersensibilidade, variam de acordo com os agentes, as células e os mediadores envolvidos.
De acordo com as af irmativas a seguir, complete corretamente as lacunas do texto: A – Também conhecida como imediata, é mediada por IgE e as principais células envolvidas são os mastócitos e basófilos. Pode ser tratada com o uso de anti-histamínicos e corticoides. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. B – Também conhecida como hipersensibilidade citotóxica é mediada pelos isotipos IgG ou IgM de anticorpos, sistema complemento, fagócitos e células NK. Se manifesta de cinco a oito horas após o contato com o antígeno. Seu tratamento é geralmente realizado com anti-inf lamatórios e imunossupressores. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. C – É mediada por imunocomplexos antígeno-anticorpo, ocorrendo até 10h após a exposição, com destruição tecidual. Suas manifestações clínicas são eritema, edema, necrose e hemorragias. O tratamento é realizado com anti-inf lamatórios. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. D – Também conhecida como celular ou tardia, é mediada por macrófagos e linfócitos. Manifesta-se geralmente após um dia de exposição ao alérgeno. Um exemplo desta hipersensibilidade a dermatite de contato. Esta é uma reação alérgica do tipo ____. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta:
A) Tipo I – C; Tipo II – D; Tipo III – A; Tipo IV – B.
B) Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – D; Tipo IV – B.
C) Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – C; Tipo IV – D.
D) Tipo I – B; Tipo II – C; Tipo III – D; Tipo IV – A.
E) Tipo I – D; Tipo II – C; Tipo III – B; Tipo IV – A.

Em resposta ao estresse ou a um agente agressivo, a célula pode sofrer adaptações para sobreviver. Muitas vezes, para se adaptar, as células alteram-se estruturalmente, caracterizando a presença de lesões classif icadas como reversíveis.
Sobre as lesões reversíveis, assinale a alternativa correta:
A) A hipertrof ia é sempre patológica e nunca f isiológica.
B) A hipertrof ia é o aumento do número de células.
C) A hiperplasia é o aumento do volume celular.
D) A atrof ia é a redução do volume celular.
E) A metaplasia é a redução do número de células.

Nossa 'fábrica' das células sanguíneas como as hemácias, leucócitos, é imprescindível para o bom funcionamento de nosso corpo. Com relação a essa 'fábrica' de células sanguíneas, assinale a alternativa que indica o nome do processo de Sobre este assunto qual a definição do processo de formação, diferenciação e maturação das células sanguíneas e o local no qual esse processo ocorre?
A) Cariorrexe; medula óssea.
B) Hematopoiese; timo.
C) Cariorrexe; timo.
D) Hematopoiese; medula óssea.
E) Hematopoiese; f ígado.

A reposta imune adaptativa, conhecida também como adquirida, apresenta dois componentes: um celular e um humoral.
No que se refere ao componente celular da resposta adaptativa, podemos af irmar que:
A) Os linfócitos T são as células que apresentam antígenos para os linfócitos B via MHC-II.
B) Somente as células apresentadoras de antígenos possuem MHC-I.
C) Os linfócitos citotóxicos não precisam de apresentação de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos para serem ativados.
D) Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados pelas células apresentadoras de antígenos, tais como as células dendríticas e os macrófagos, via MHC-II.
E) Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados por linfócitos T citotóxicos via MCH-I.

Morte celular é um campo que tem crescido muito, na área da pesquisa, pois ao controlar a morte de uma célula podemos manipula-la da melhor maneira possível, como por exemplo, em uma célula cancerosa podendo determinar sua morte ou ao contrário podemos inibi-la em uma situação em que a morte celular é prejudicial.
Sobre o tema, considere as seguintes af irmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Entender sobre morte celular não se faz necessário, pois não temos como impedir sua ocorrência. ( ) Todo processo de morte celular do tipo necrose ou apoptose é patológico. ( ) A apoptose pode acontecer em situações f isiológicas como o envelhecimento celular. ( ) A apoptose se faz necessária quando uma célula está infectada por um vírus, para assim impedir a propagação viral. Assinale a alternativa correspondente:
A) F, F, F, V.
B) F, F, V, F.
C) V, F, V, V.
D) V, F, V, F.
E) F, F, V, V.

Os órgãos linfoides são muito importantes para a defesa de nosso organismo. O tecido linfoide contém muitos leucócitos e é classif icado em primário e secundário de acordo com a função específ ica que desempenha.
De acordo com essa classif icação, os órgãos linfoides primários e secundários são:
A) Primários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo. Secundário: medula óssea, timo e linfonodos.
B) Primários: medula óssea e timo. Secundários: baço, linfonodos, tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
C) Primários: medula óssea, timo, baço e linfonodos. Secundários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
D) Primários: timo e baço. Secundários: medula óssea e linfonodos.
E) Primários: linfonodos e baço. Secundários: medula óssea, timo e tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.

Leia as af irmativas abaixo sobre regeneração e cicatrização.
I – Toda inf lamação é resolvida por regeneração. II – O processo de cicatrização acontece quando o tecido danif icado é substituído pelo mesmo tecido de origem. III – Na regeneração ocorrem a restituição e a integridade estrutural e funcional do órgão. IV – Na cicatrização o tecido danif icado é substituído por tecido conjuntivo f ibroso constituído de f ibras colágenas depositadas pelos f ibroblastos. De acordo com os seus conhecimentos, assinale a alternativa com as af irmativas corretas:
A) I, II, III e IV estão corretas.
B) Apenas I e II estão corretas.
C) Apenas II, III e IV estão corretas.
D) Apenas III e IV estão corretas.
E) Apenas I, II e III estão corretas.

O sangue é um tecido que leva oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e tecidos do corpo humano.O sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo o plasma a parte líquida do sangue. No sangue, também encontramos as hemácias e os leucócitos, bem como as plaquetas. Com relação ao sangue e sua constituição, analise as seguintes af irmativas.
Assinale a alternativa correta:
I. As hemácias, leucócitos e proteínas fazem parte dos elementos f igurados do sangue.
II. Os eletrólitos, sais minerais e as plaquetas, fazem parte dos elementos do plasma sanguíneo.
III. A água é o principal constituinte do plasma sanguíneo.
A) Apenas II e III estão corretas.
B) Apenas I está correta.
C) Apenas II está correta.
D) Apenas III está correta.
E) Apenas I e II estão corretas.

Inf lamação é o conjunto de reações inespecíf icas locais em resposta a um agente agressor. Como resultado dessas reações, o tecido local apresenta cinco sinais padrões de inf lamação, os cinco sinais cardinais da inf lamação.
Assinale a alternativa com os cinco sinais da inf lamação:
A) Dor, tumor (edema), migração leucocitária, exsudato e necrose.
B) Calor, rubor, dor, exsudato e necrose.
C) Lesão, tumor (edema), migração leucocitária, necrose e apoptose.
D) Calor, rubor, dor, tumor (edema) e perda de função.
E) Lesão, rubor, dor, necrose e perda de função.

A inf lamação é um tipo de resposta do nosso organismo frente a uma agente agressor. Essa resposta pode ser de dois tipos: aguda ou crônica, sendo que cada tipo de inf lamação apresenta suas características próprias. Dentro desse panorama, podemos dizer que são características da inf lamação aguda:
Assinale a alternativa correta.
I. Curta duração.
II. Presença de sinais cardinais como dor, rubor e calor.
III. Presença de inf iltrado inf lamatório com predomínio de macrófagos e linfócitos.
A) Somente a af irmativa I está correta.
B) Somente as af irmativas II e III estão corretas.
C) Somente a af irmativa II está correta.
D) Somente as af irmativas I e II estão corretas.
E) Somente a af irmativa III está correta.

Há quatro tipos de reação de hipersensibilidade. O texto que segue descreve dois tipos, que identif icaremos como tipos A e B: O tipo A é aquele em que há a formação de imunocomplexos (anticorpos IgG ou IgM com antígenos solúveis) e está relacionado com a vasculite. O tipo B é uma resposta exagerada a antígenos externos, conhecidos como alérgenos, os quais promovem a degranulação de mastócitos via IgE.
Assinale a alternativa que identif ique os tipos A e B, respectivamente:
A) A – hipersensibilidade tipo IV (tardia) e B – hipersensibilidade tipo I (imediata).
B) A – hipersensibilidade tipo I (imediata) e B – hipersensibilidade tipo IV (tardia).
C) A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos).
D) A – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos) e B – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis).
E) A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B hipersensibilidade tipo I (imediata).

Leia o texto a seguir com atenção: A imunização ativa é aquela em que a pessoa é induzida a produzir anticorpos contra um antígeno, são as chamadas vacinas. Todas as vacinas provocam uma resposta imune no indivíduo vacinado que resulta na ativação apenas de linfócitos T que produzem anticorpos específ icos, e parte desses linfócitos se tornarão células de memória.
Julgue o texto e assinale a alternativa correta:
A) Texto falso porque a imunização ativa é recebimento de anticorpos de um doador.
B) Texto falso porque as vacinas são imunização passiva.
C) Texto falso porque há só um tipo de vacina.
D) Texto falso porque as vacinas ativam linfócitos T e B.
E) Texto verdadeiro.

As degenerações são alterações morfológicas que uma célula apresenta e se restringem a processos reversíveis. Para as microscopias de tumefação turva, degeneração hidrópica e esteatose hepática, o termo degeneração indica as lesões reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias no interior das células.
A respeito das degenerações celulares, analise as afirmativas abaixo:
I – Tumefação turva é causada pelo acúmulo intracelular de água e eletrólitos. Esse acúmulo é resultado, em geral, da depleção de ATP (energia intracelular).
II – A tumefação turva é um estado mais avançado da degeneração hialina. Portanto, o pequeno acúmulo de água e eletrólitos inicial é denominado degeneração hialina e o estado de grande acúmulo é a tumefação turva.
III – O acúmulo de pigmentos externos é conhecido como esteatose hepática. A esteatose ocorre quando substâncias coloridas são depositadas no fígado durante seu metabolismo, por exemplo, o metabolismo da molécula de hemoglobina.
IV – A esteatose hepática é causada pelo acúmulo de proteínas malformadas que se depositam no citoplasma. A síntese de proteínas deformadas é decorrente da desnutrição e do consumo excessivo e frequente de substâncias tóxicas, tal como o álcool.
A) Apenas I e III estão corretas.
B) Apenas II está correta.
C) Apenas II e IV estão corretas.
D) Apenas I está correta.
E) Apenas IV está correta.

Há dois tipos básicos de imunização, que são a passiva e a ativa. A imunização passiva é aquela em que a pessoa recebe anticorpos que foram produzidos em outro indivíduo. Exemplo de imunização passiva natural é a passagem de anticorpos da mãe para o feto durante a gravidez, e um exemplo de imunização passiva por injeção é a soroterapia contra o veneno de cobra.
Ao julgar a informação do texto, assinale a alternativa correta:
A) Texto verdadeiro.
B) Texto falso porque há três tipos básicos de imunização.
C) Texto falso porque na imunização passiva a pessoa recebe neutrófilos e não anticorpos.
D) Texto falso porque soroterapia é imunização ativa.
E) Texto falso porque uma imunização de mãe para o feto é do tipo ativa.

Prévia do material em texto

Questão 1
No século XIX Rudolf Virchow, considerado o pai da patologia, que propôs que o dano a menor unidade de vida do corpo, a célula, é responsável por toda doença. Este conceito é até hoje considerado. Patologia é o estudo estrutural e funcional de anormalidades que são apresentadas como doenças de órgãos e sistemas. Por isso é fundamental a compreensão dos processos de adaptação celular que podem ser reversíveis ou não. Sobre este tema, Faça a associação abaixo:
Coluna 1-
(A)Lesão reversível
(B)Lesão irreversível.
Coluna 2-
( ) Atrofia.
( ) Metaplasia.
( ) Hiperplasia.
( ) Apoptose.
Assinale a alternativa correta quanto a sequência adequada:
A)
 
B, B, A, A.
B)
 
A, A, A, B.
C)
 
A, B, A, B.
D)
 
B, B, A, B.
E)
 
A, B, A, A.
Questão 2
As alergias são relativamente comuns na população geral e evidências apontam para um aumento da incidência destas doenças mais recentemente. Reações alérgicas graves, conhecidas como reações anafiláticas, podem ser potencialmente fatais se não tratadas a tempo. A etiopatologia das alergias, ou reações de hipersensibilidade, variam de acordo com os agentes, as células e os mediadores envolvidos.
De acordo com as afirmativas a seguir, complete corretamente as lacunas do texto:
A – Também conhecida como imediata, é mediada por IgE e as principais células envolvidas são os mastócitos e basófilos. Pode ser tratada com o uso de anti-histamínicos e corticoides. Esta é uma reação alérgica do tipo ____.
B – Também conhecida como hipersensibilidade citotóxica é mediada pelos isotipos IgG ou IgM de anticorpos, sistema complemento, fagócitos e células NK. Se manifesta de cinco a oito horas após o contato com o antígeno. Seu tratamento é geralmente realizado com anti-inflamatórios e imunossupressores. Esta é uma reação alérgica do tipo ____.
C – É mediada por imunocomplexos antígeno-anticorpo, ocorrendo até 10h após a exposição, com destruição tecidual. Suas manifestações clínicas são eritema, edema, necrose e hemorragias. O tratamento é realizado com anti-inflamatórios. Esta é uma reação alérgica do tipo ____.
D – Também conhecida como celular ou tardia, é mediada por macrófagos e linfócitos. Manifesta-se geralmente após um dia de exposição ao alérgeno. Um exemplo desta hipersensibilidade a dermatite de contato. Esta é uma reação alérgica do tipo ____.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta:
A)
 
Tipo I – C; Tipo II – D; Tipo III – A; Tipo IV – B.
B)
 
Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – D; Tipo IV – B.
C)
 
Tipo I – A; Tipo II – B; Tipo III – C; Tipo IV – D.
D)
 
Tipo I – B; Tipo II – C; Tipo III – D; Tipo IV – A.
E)
 
Tipo I – D; Tipo II – C; Tipo III – B; Tipo IV – A.
Questão 3
Em resposta ao estresse ou a um agente agressivo, a célula pode sofrer adaptações para sobreviver. Muitas vezes, para se adaptar, as células alteram-se estruturalmente, caracterizando a presença de lesões classificadas como reversíveis.
Sobre as lesões reversíveis, assinale a alternativa correta:
A)
 
A hiperplasia é o aumento do volume celular.
B)
 
A atrofia é a redução do volume celular.
C)
 
A hipertrofia é sempre patológica e nunca fisiológica.
D)
 
A metaplasia é a redução do número de células.
E)
 
A hipertrofia é o aumento do número de células.
Questão 4
Nossa "fábrica" das células sanguíneas como as hemácias, leucócitos, é imprescindível para o bom funcionamento de nosso corpo. Com relação a essa "fábrica" de células sanguíneas, assinale a alternativa que indica o nome do processo de Sobre este assunto qual a definição do processo de formação, diferenciação e
maturação das células sanguíneas e o local no qual esse processo ocorre?
A)
 
Cariorrexe; medula óssea.
B)
 
Hematopoiese; timo.
C)
 
Cariorrexe; timo.
D)
 
Hematopoiese; medula óssea.
E)
 
Hematopoiese; fígado.
Questão 5
A reposta imune adaptativa, conhecida também como adquirida, apresenta dois componentes: um celular e um humoral. 
No que se refere ao componente celular da resposta adaptativa, podemos afirmar que:
A)
 
Os linfócitos T são as células que apresentam antígenos para os linfócitos B via MHC-II.
B)
 
Somente as células apresentadoras de antígenos possuem MHC-I.
C)
 
Os linfócitos citotóxicos não precisam de apresentação de antígenos pelas células apresentadoras de antígenos para serem ativados.
D)
 
Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados pelas células apresentadoras de antígenos, tais como as células dendríticas e os macrófagos, via MHC-II.
E)
 
Os linfócitos T auxiliares reconhecem antígenos apresentados por linfócitos T citotóxicos via MCH-I.
Questão 6
O sistema imunológico humano é constituído por todos os mecanismos de defesa do corpo. Dentro deste tema, faça a associação entre as colunas 1 (Resposta imune) e 2 (Características).
Coluna 1-
(A) Imunidade Inata.
(B) Imunidade adquirida.
Coluna 2-
( ) Baixa especificidade.
( ) Alta especificidade.
( ) Produção de anticorpos.
( ) Fagocitose.
A)
 
A, A, B, A.
B)
 
A, B, B, A.
C)
 
B, B, B, B.
D)
 
B, B, B, A.
E)
 
A, B, A, A.
Questão 7
Morte celular é um campo que tem crescido muito, na área da pesquisa, pois ao controlar a morte de uma célula podemos manipula-la da melhor maneira possível, como por exemplo, em uma célula cancerosa podendo determinar sua morte ou ao contrário podemos inibi-la em uma situação em que a morte celular é prejudicial.
Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Entender sobre morte celular não se faz necessário, pois não temos como impedir sua ocorrência.
( ) Todo processo de morte celular do tipo necrose ou apoptose é patológico.
( ) A apoptose pode acontecer em situações fisiológicas como o envelhecimento celular.
( ) A apoptose se faz necessária quando uma célula está infectada por um vírus, para assim impedir a propagação viral.
Assinale a alternativa correspondente:
A)
 
F, F, F, V.
B)
 
F, F, V, F.
C)
 
V, F, V, V.
D)
 
V, F, V, F.
E)
 
F, F, V, V.
Questão 8
Os órgãos linfoides são muito importantes para a defesa de nosso organismo. O tecido linfoide contém muitos leucócitos e é classificado em primário e secundário de acordo com a função específica que desempenha.
De acordo com essa classificação, os órgãos linfoides primários e secundários são:
A)
 
Primários: medula óssea, timo, baço e linfonodos. Secundários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
B)
 
Primários: tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo. Secundário: medula óssea, timo e linfonodos.
C)
 
Primários: medula óssea e timo. Secundários: baço, linfonodos, tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
D)
 
Primários: linfonodos e baço. Secundários: medula óssea, timo e tecidos linfoides associados a mucosa e cutâneo.
E)
 
Primários: timo e baço. Secundários: medula óssea e linfonodos.
Questão 9
Leia as afirmativas abaixo sobre regeneração e cicatrização.
I – Toda inflamação é resolvida por regeneração.
II – O processo de cicatrização acontece quando o tecido danificado é substituído pelo mesmo tecido de origem.
III – Na regeneração ocorrem a restituição e a integridade estrutural e funcional do órgão.
IV – Na cicatrização o tecido danificado é substituído por tecido conjuntivo fibroso constituído de fibras colágenas
depositadas pelos fibroblastos.
De acordo com os seus conhecimentos, assinale a alternativa com as afirmativas corretas:
A)
 
I, II, III e IV estão corretas.
B)
 
Apenas I e II estão corretas.
C)
 
Apenas II, III e IV estão corretas.
D)
 
Apenas III e IV estão corretas.
E)
 
Apenas I, II e III estão corretas.
Questão 10
"O sangue é um tecido que leva oxigênio e nutrientes a todos os órgãos e tecidos do corpo humano.O sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas, sendo o plasma a parte líquida do sangue. No sangue, também encontramos as hemácias e os leucócitos, bem como as plaquetas. Com relação ao sangue e sua constituição, analise as seguintes afirmativas.
I. As hemácias, leucócitos e proteínas fazem parte dos elementos figurados do sangue.
II. Os eletrólitos, sais minerais e as plaquetas, fazem parte dos elementos do plasma sanguíneo.III. A água é o principal constituinte do plasma sanguíneo.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Apenas II e III estão corretas.
B)
 
Apenas I e II estão corretas.
C)
 
Apenas III está correta.
D)
 
Apenas I está correta.
E)
 
Apenas II está correta.
Questão 11
Inflamação é o conjunto de reações inespecíficas locais em resposta a um agente agressor. Como resultado dessas reações, o tecido local apresenta cinco sinais padrões de inflamação, os cinco sinais cardinais da inflamação.
Assinale a alternativa com os cinco sinais da inflamação:
A)
 
Dor, tumor (edema), migração leucocitária, exsudato e necrose.
B)
 
Calor, rubor, dor, exsudato e necrose.
C)
 
Lesão, tumor (edema), migração leucocitária, necrose e apoptose.
D)
 
Calor, rubor, dor, tumor (edema) e perda de função.
E)
 
Lesão, rubor, dor, necrose e perda de função.
Questão 12
A inflamação é um tipo de resposta do nosso organismo frente a uma agente agressor. Essa resposta pode ser de dois tipos: aguda ou crônica, sendo que cada tipo de inflamação apresenta suas características próprias. Dentro desse panorama, podemos dizer que são características da inflamação aguda:
I. Curta duração.
II. Presença de sinais cardinais como dor, rubor e calor.
III. Presença de infiltrado inflamatório com predomínio de macrófagos e linfócitos.
Assinale a alternativa correta.
A)
 
Somente a afirmativa III está correta.
B)
 
Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C)
 
Somente as afirmativas I e II estão corretas.
D)
 
Somente a afirmativa II está correta.
E)
 
Somente a afirmativa I está correta.
Questão 13
Há quatro tipos de reação de hipersensibilidade. O texto que segue descreve dois tipos, que identificaremos como tipos A e B:
O tipo A é aquele em que há a formação de imunocomplexos (anticorpos IgG ou IgM com antígenos solúveis) e está relacionado com a vasculite. O tipo B é uma resposta exagerada a antígenos externos, conhecidos como alérgenos, os quais promovem a degranulação de mastócitos via IgE.
Assinale a alternativa que identifique os tipos A e B, respectivamente:
A)
 
A – hipersensibilidade tipo IV (tardia) e B – hipersensibilidade tipo I (imediata).
B)
 
A – hipersensibilidade tipo I (imediata) e B – hipersensibilidade tipo IV (tardia).
C)
 
A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos).
D)
 
A – hipersensibilidade tipo II (antígenos nos tecidos) e B – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis).
E)
 
A – hipersensibilidade tipo III (antígenos solúveis) e B hipersensibilidade tipo I (imediata).
Questão 14
Leia o texto a seguir com atenção:
A imunização ativa é aquela em que a pessoa é induzida a produzir anticorpos contra um antígeno, são as chamadas vacinas. Todas as vacinas provocam uma resposta imune no indivíduo vacinado que resulta na ativação apenas de linfócitos T que produzem anticorpos específicos, e parte desses linfócitos se tornarão células de memória.
Julgue o texto e assinale a alternativa correta:
A)
 
Texto falso porque as vacinas são imunização passiva.
B)
 
Texto falso porque as vacinas ativam linfócitos T e B.
C)
 
Texto falso porque a imunização ativa é recebimento de anticorpos de um doador.
D)
 
Texto falso porque há só um tipo de vacina.
E)
 
Texto verdadeiro.
Questão 15
As degenerações são alterações morfológicas que uma célula apresenta e se restringem a processos reversíveis. Para as microscopias de tumefação turva, degeneração hidrópica e esteatose hepática, o termo degeneração indica as lesões reversíveis decorrentes de alterações bioquímicas que resultam no acúmulo de substâncias no interior das células.
A respeito das degenerações celulares, analise as afirmativas abaixo:
I – Tumefação turva é causada pelo acúmulo intracelular de água e eletrólitos. Esse acúmulo é resultado, em geral, da depleção de ATP (energia intracelular).
II – A tumefação turva é um estado mais avançado da degeneração hialina. Portanto, o pequeno acúmulo de água e eletrólitos inicial é denominado degeneração hialina e o estado de grande acúmulo é a tumefação turva.
III – O acúmulo de pigmentos externos é conhecido como esteatose hepática. A esteatose ocorre quando substâncias coloridas são depositadas no fígado durante seu metabolismo, por exemplo, o metabolismo da molécula de hemoglobina.
IV – A esteatose hepática é causada pelo acúmulo de proteínas malformadas que se depositam no citoplasma. A síntese de proteínas deformadas é decorrente da desnutrição e do consumo excessivo e frequente de substâncias tóxicas, tal como o álcool.
Assinale a alternativa correta:
A)
 
Apenas I e III estão corretas.
B)
 
Apenas II está correta.
C)
 
Apenas II e IV estão corretas.
D)
 
Apenas I está correta.
E)
 
Apenas IV está correta.
Questão 16
Leia o texto abaixo:
Há dois tipos básicos de imunização, que são a passiva e a ativa. A imunização passiva é aquela em que a pessoa recebe anticorpos que foram produzidos em outro indivíduo. Exemplo de imunização passiva natural é a passagem de anticorpos da mãe para o feto durante a gravidez, e um exemplo de imunização passiva por injeção é a soroterapia contra o veneno de cobra.
Ao julgar a informação do texto, assinale a alternativa correta:
A)
 
Texto verdadeiro.
B)
 
Texto falso porque há três tipos básicos de imunização.
C)
 
Texto falso porque na imunização passiva a pessoa recebe neutrófilos e não anticorpos.
D)
 
Texto falso porque soroterapia é imunização ativa.
E)
 
Texto falso porque uma imunização de mãe para o feto é do tipo ativa.

Mais conteúdos dessa disciplina