Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As preocupações com o relacionamento entre o homem e natureza têm sido palco de grandes discussões desde meados do século XX, sobretudo devido aos prejuízos causados pela ação antrópica ao meio ambiente. Tais inquietações culminaram em diversos eventos, reuniões e conferências que resultaram em acordos internacionais em prol da proteção ambiental, sendo liderados pela Organização das Nações Unidas.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I - A Rio+10, ocorrida em 2004 na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, teve como principal discussão o desmatamento da Amazônia.
II - A partir das conferências ambientais surgiram diversas organizações não governamentais que lutam pela proteção e conservação os ecossistemas.
III - A Conferência de Tibilisi, ocorrida em 1982 na cidade de Estocolmo, enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo, adotando práticas mais sustentáveis.
IV - O Relatório Nosso Futuro Comum alerta para o eventual colapso ambiental e ecológico, caso a humanidade não adotasse práticas sustentáveis para o desenvolvimento.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A Lei nº 9.433/1997, sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, baseia-se no fundamento de que a água é um bem de domínio público. Trata-se de um recurso natural limitado e dotado de valor econômico, sendo que a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. No Art. 2º da referida lei, dispõe-se sobre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Com base nos objetivos dessa lei, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I - Assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água somente em quantidade adequada aos respectivos usos.
II - A utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável.
III - A prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As conferências ambientais internacionais se configuram como o principal evento de tomada de decisão e recomendações que os países devem seguir para garantir a proteção do meio ambiente. Nessas conferências, os países assumem compromissos em reduzir a poluição e degradação em seus territórios e, alguns, ainda, comprometem-se em ajudar aqueles com menos recursos.
De acordo com os principais encontros ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O protocolo de Kyoto recomenda que os países industrializados que não conseguirem reduzir as emissões de gases do efeito estufa podem comprar créditos de carbono das nações que menos poluem. ( ) Na Carta do Rio de Janeiro denominada de: “O Futuro que Queremos”, resultado da Conferência Rio+20, ocorrida em 2012, os países estabeleceram metas para serem alcançadas até o ano de 2022 em prol da proteção do meio ambiente através do desenvolvimento sustentável. ( ) O Protocolo de Kyoto foi elaborado durante a Rio+10 e tinha por objetivo estabelecer metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa. ( ) A Conferência de Estocolmo proclamou que a proteção do meio ambiente humano é fundamental e afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico em todo o mundo, além de ser um desejo urgente dos povos e dever do Estado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – F – F.
B V – V – F – V.
C V – V – F – F.
D F – V – V – F.

A Lei nº 14.026, que trata do novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020, é considerada uma conquista histórica, pois tem como premissa que todo o território brasileiro deverá ter acesso à água potável e ao esgoto tratado. Tal documento também tem um grande desafio pela frente, que é o de superar os antigos modelos, estatizante e privatizante, demandando para tanto, segurança jurídica e flexibilidade para permitir diferentes formas de parceria.
Com base artigo 3º da referida lei, analise as afirmativas a seguir: I- Saneamento básico é o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. II - Controle social é o conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participação nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados com os serviços públicos de saneamento básico. III - Prestação regionalizada é uma modalidade de prestação integrada de um ou mais componentes dos serviços públicos de saneamento básico em determinada região cujo território possa abranger apenas um Município. IV - Gestão associada refere-se à associação voluntária entre entes federativos, por meio de consórcio público ou privado, ou convênio de cooperação, conforme disposto no art. 241 da Constituição Federal. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. A PNMA tem por objetivo geral a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.
De acordo com os objetivos da PNMA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. ( ) A educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. ( ) A definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico. ( ) Definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territórios e dos Municípios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – F – V – F.
C F – V – V – F.
D V – V – V – F.

Criada em 8 de janeiro de 1997, a Lei Federal nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, tem como objetivo promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos para a atual e as futuras gerações. A lei tem como princípios a premissa de que a água é um bem público, que não pode ser privatizado e sua gestão deve ser baseada em usos múltiplos e também deve ser descentralizada, tendo a participação de usuários da sociedade civil e do governo.
Com base no Art. 12 da lei, que dispõe acerca dos usos de recursos hídricos, os quais estão sujeitos à outorga dos direitos de uso pelo Poder Público, analise as afirmativas a seguir: I - Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final. II - Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos. III - Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos. IV - Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2010) estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também dispõe acerca das responsabilidades dos geradores, do poder público e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis.
Sobre um plano de resíduos sólidos, conforme essa lei, em seu art. 14, assinale a alternativa CORRETA:
A Os planos intermunicipais de resíduos sólidos e os planos de contingenciamento de resíduos sólidos.
B O Plano Internacional de Resíduos Sólidos e os planos estaduais de resíduos sólidos.
C Os planos estaduais de resíduos sólidos e os planos municipais de gestão descentralizada de resíduos sólidos.
D Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos sólidos de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas.

As decisões ambientais devem ser tomadas mediante a participação dos órgãos governamentais competentes e com a comunidade civil. Assim, como estabelece a Lei nº 10.650/2003 que garante a todos os cidadãos o acesso às informações ambientais constantes nos arquivos públicos, com exceção do sigilo industrial.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O Direito Ambiental brasileiro admite, de maneira expressa, sem qualquer sombra de dúvidas, a reparação do dano e a supressão da atividade ou omissão lesiva ao meio ambiente, como efeitos da responsabilidade civil, passíveis de imposição cumulativa, na ação civil pública, relativamente a uma mesma degradação ambiental.
B O objeto principal da ação coletiva ambiental, observadas as condições para a imputação do dano, é o de instrumentalizar o legitimado para uma pretensão estritamente indenizatória.
C Se responsabilidade civil for utilizada como meio de fazer cessar a atividade ou omissão que se encontra na origem do dano, seu efeito vai ser a reparação do dano.
D A Lei nº 9.605/1998, no Art 3º, assegura que as pessoas físicas devem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por danos ambientais.

A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações. Esta lei visa organizar a dinâmica de ações que o país adota quanto ao gerenciamento dos resíduos sólido, passando a exigir dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
Sobre a lei, assinale a alternativa CORRETA:
A A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
B A destinação final ambientalmente adequada é a ordenada de rejeitos em aterros sem controle, observando-se normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
C Os resíduos são classificados, quanto à periculosidade, como resíduos domiciliares e resíduos industriais.
D A área órfã contaminada é uma área em que há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos, cujos responsáveis pela disposição são identificáveis.

Os princípios são bases normativas que promovem uma organização lógica a determinado ramo jurídico que proporciona metas interpretativas e possuem força normativa para a solução de um caso concreto. Existem diversas classificações dos princípios do direito ambiental que são difundidos.
De acordo com os princípios do Direito Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Princípio ao meio ambiente como direito fundamental está na Constituição Federal de 1988 em seu Art. 225. ( ) O Princípio do desenvolvimento sustentável é assegurado no capítulo 7 do Art. 225 da Constituição Federal de 1988, que determina que proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. ( ) O Princípio da Preservação legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a coletividade e dos grupos empresariais. ( ) Jurisprudencialmente, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que as atividades econômicas e proteção da natureza devem coexistir, sendo que quando não for possível, prevaleça a proteção ambiental.
A V – V – F – V.
B V – F – V – F.

A Lei nº 6.938/1981, conhecida como Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, define em seu Art. 3º, inciso I, que o meio ambiente corresponde ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Sobre o direito ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A O direito ambiental está diretamente relacionado ao direito constitucional, administrativo, civil, penal e processual, uma vez que a sustentação jurídica age essencialmente no reconhecimento do direito das futuras gerações a usufruíram do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
B Incumbe às organizações não governamentais e ao poder público a proteção da fauna e da flora, sendo vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco as funções ecológicas e provoquem a extinção de espécies.
C O estudo de impacto ambiental não promove a efetivação do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
D O direito fundamental do homem ao meio ambiente considera, exclusivamente, os seus interesses individuais.

Para o Superior Tribunal de Justiça, a existência da área de reserva legal no âmbito das propriedades rurais caracteriza-se como uma limitação administrativa necessária à tutela do meio ambiente para as presentes e futuras gerações e em harmonia com a função social da propriedade, o que legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a coletividade.
Sobre a tutela do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
A Os instrumentos para a proteção ambiental não encontram proteção nas esferas cível e administrativa.
B As situações jurídicas protegidas são tuteladas não só pelo caminho da abstenção, mas, sobretudo, pela viabilidade da obtenção de prestações positivas junto ao Estado.
C As tutelas civis e públicas não podem ser exercidas através da ação direta de inconstitucionalidade.
D O mandado de segurança coletivo não é instrumento jurídico de proteção ao meio ambiente e, por essa razão, não pode ser concedido.

Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio ambiente é um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas, que evitem ao máximo o possível risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente.
Sobre os princípios de direito ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A O princípio da função social da propriedade não estabelece a necessidade da existência da área de reserva legal no âmbito das propriedades rurais.
B Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio ambiente é um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas, que evitem ao máximo possível o risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente.
C Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela Lei nº 12.305/2010, a responsabilidade da adequada destinação ambiental dos produtos passa a ser de exclusiva responsabilidade dos fabricantes.
D O Princípio da precaução baseia-se em estudos científicos para saber os possíveis impactos ambientais que podem ocorrer nas atividades desenvolvidas, porém dispensa aqueles sobre modificações genéticas.

O novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020 sob a lei nº 14.026, traz em seu Artigo 54 que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos deverá ser implantada até 31 de dezembro de 2020, exceto para os municípios que até essa data tenham elaborado plano intermunicipal de resíduos sólidos ou plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e que disponham de mecanismos de cobrança que garantam sua sustentabilidade econômico-financeira, nos termos do art. 29 da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, e, para isso, são estabelecidos alguns prazos.
Com base nestes prazos estabelecidos na Lei nº 14.026, analise as afirmativas a seguir: I - Até 2 de agosto de 2021, para capitais de Estados e Municípios integrantes de Região Metropolitana (RM) ou de Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) de capitais. II - Até 2 de agosto de 2022, para Municípios com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes no Censo 2014, bem como para Municípios cuja mancha urbana da sede municipal esteja situada a menos de 10 (dez) quilômetros da fronteira com países limítrofes. III - Até 2 de agosto de 2023, para Municípios com população entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes no Censo 2010. IV- Até 2 de agosto de 2024, para Municípios com população inferior a 50.000 (cinquenta mil) habitantes no Censo 2010.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Um dos principais objetivos da Lei nº 9.433/1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, é assegurar a disponibilidade da água às futuras gerações, devendo, para isso, utilizá-la de forma racional e se prevenir contra eventos hidrológicos de grandes impactos. Para tratar da gestão de recursos hídricos no Brasil, a referida lei, baseada em uma gestão descentralizada da água, enumera alguns instrumentos, que são ferramentas importantes.
Sobre os instrumentos definidos pela Lei nº 9.433/1997, assinale a alternativa CORRETA:
A A cobrança pelo uso de recursos hídricos; a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, a compensação a municípios.
B Articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo; a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
C O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
D A compensação a municípios, a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

Cada conferência ambiental é marcada por um tema geral, no qual os países irão debater e apresentar propostas com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas apresentados.
De acordo com as conferências mundiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) ECO-92 teve como um dos seus principais resultados a elaboração da Agenda 21. ( ) Rio+10 promoveu debates sobre preservação do meio ambiente e questões de cunho social, realizada na África do Sul. ( ) Rio+20 teve como principal tema os maus-tratos aos animais. ( ) Conferência de Estocolmo teve como principal objetivo reforçar o compromisso dos Estados com a sustentabilidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – V – F – F.
C F – V – V – F.
D V – V – F – V.

A Lei federal nº 12.305/2010, em seu Art. 8°, cita os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, entre estes, estão os planos de resíduos sólidos, os quais englobam, entre outros, os planos de gerenciamento de recursos sólidos, um recurso muito importante para uma eficiente gestão de tais resíduos.
Sobre os planos de gerenciamento de recursos sólidos, assinale a alternativa CORRETA:
A Dirigidos exclusivamente aos entes públicos e concessionárias prestadoras de serviços de saneamento básico e coleta de lixo.
B Obrigatórios apenas para os resíduos industriais ou gerados por empreendimento sujeitos a licenciamento ambiental.
C Também denominados logística reversa, decorrentes de obrigação imposta a produtores de produtos classificados como perigosos.
D Não são exigíveis para os geradores de resíduos sólidos urbanos, correspondentes aos domiciliares e aos de limpeza urbana.

A preservação e conservação do meio ambiente é algo que está em discussão desde meados do século XX, sobretudo, a partir de Conferência de Estocolmo em 1972. A partir daquele momento, os países assumiram o compromisso em garantir a preservação ambiental através de legislações específicas que atendessem os anseios de cada nação.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A reserva legal estabelecida pela Lei nº 12.651/2012 assegura ao proprietário rural total autonomia na exploração dos recursos naturais da sua propriedade rural.
B Os objetivos da cobrança sobre os recursos hídricos são estabelecidos pela Lei nº 9.433/1997.
C Área de Preservação Permanente a urbanas é 100 (cem) metros em zonas urbanas, conforme estabelece o Código Florestal Lei nº 12.651/2012.
D O Estatuto da Cidade define que os empreendimentos e atividades, privados ou públicos, em área urbana, não precisam apresentar o estudo de impacto de vizinhança.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As preocupações com o relacionamento entre o homem e natureza têm sido palco de grandes discussões desde meados do século XX, sobretudo devido aos prejuízos causados pela ação antrópica ao meio ambiente. Tais inquietações culminaram em diversos eventos, reuniões e conferências que resultaram em acordos internacionais em prol da proteção ambiental, sendo liderados pela Organização das Nações Unidas.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I - A Rio+10, ocorrida em 2004 na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, teve como principal discussão o desmatamento da Amazônia.
II - A partir das conferências ambientais surgiram diversas organizações não governamentais que lutam pela proteção e conservação os ecossistemas.
III - A Conferência de Tibilisi, ocorrida em 1982 na cidade de Estocolmo, enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo, adotando práticas mais sustentáveis.
IV - O Relatório Nosso Futuro Comum alerta para o eventual colapso ambiental e ecológico, caso a humanidade não adotasse práticas sustentáveis para o desenvolvimento.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e IV estão corretas.
C As afirmativas I e IV estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.

A Lei nº 9.433/1997, sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, baseia-se no fundamento de que a água é um bem de domínio público. Trata-se de um recurso natural limitado e dotado de valor econômico, sendo que a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas. No Art. 2º da referida lei, dispõe-se sobre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
Com base nos objetivos dessa lei, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I - Assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água somente em quantidade adequada aos respectivos usos.
II - A utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável.
III - A prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As conferências ambientais internacionais se configuram como o principal evento de tomada de decisão e recomendações que os países devem seguir para garantir a proteção do meio ambiente. Nessas conferências, os países assumem compromissos em reduzir a poluição e degradação em seus territórios e, alguns, ainda, comprometem-se em ajudar aqueles com menos recursos.
De acordo com os principais encontros ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O protocolo de Kyoto recomenda que os países industrializados que não conseguirem reduzir as emissões de gases do efeito estufa podem comprar créditos de carbono das nações que menos poluem. ( ) Na Carta do Rio de Janeiro denominada de: “O Futuro que Queremos”, resultado da Conferência Rio+20, ocorrida em 2012, os países estabeleceram metas para serem alcançadas até o ano de 2022 em prol da proteção do meio ambiente através do desenvolvimento sustentável. ( ) O Protocolo de Kyoto foi elaborado durante a Rio+10 e tinha por objetivo estabelecer metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa. ( ) A Conferência de Estocolmo proclamou que a proteção do meio ambiente humano é fundamental e afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico em todo o mundo, além de ser um desejo urgente dos povos e dever do Estado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – F – F.
B V – V – F – V.
C V – V – F – F.
D F – V – V – F.

A Lei nº 14.026, que trata do novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020, é considerada uma conquista histórica, pois tem como premissa que todo o território brasileiro deverá ter acesso à água potável e ao esgoto tratado. Tal documento também tem um grande desafio pela frente, que é o de superar os antigos modelos, estatizante e privatizante, demandando para tanto, segurança jurídica e flexibilidade para permitir diferentes formas de parceria.
Com base artigo 3º da referida lei, analise as afirmativas a seguir: I- Saneamento básico é o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. II - Controle social é o conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participação nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados com os serviços públicos de saneamento básico. III - Prestação regionalizada é uma modalidade de prestação integrada de um ou mais componentes dos serviços públicos de saneamento básico em determinada região cujo território possa abranger apenas um Município. IV - Gestão associada refere-se à associação voluntária entre entes federativos, por meio de consórcio público ou privado, ou convênio de cooperação, conforme disposto no art. 241 da Constituição Federal. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providências. A PNMA tem por objetivo geral a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana.
De acordo com os objetivos da PNMA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. ( ) A educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. ( ) A definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico. ( ) Definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territórios e dos Municípios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – F – V – F.
C F – V – V – F.
D V – V – V – F.

Criada em 8 de janeiro de 1997, a Lei Federal nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, tem como objetivo promover a disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos para a atual e as futuras gerações. A lei tem como princípios a premissa de que a água é um bem público, que não pode ser privatizado e sua gestão deve ser baseada em usos múltiplos e também deve ser descentralizada, tendo a participação de usuários da sociedade civil e do governo.
Com base no Art. 12 da lei, que dispõe acerca dos usos de recursos hídricos, os quais estão sujeitos à outorga dos direitos de uso pelo Poder Público, analise as afirmativas a seguir: I - Extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final. II - Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos. III - Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos. IV - Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo final. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2010) estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também dispõe acerca das responsabilidades dos geradores, do poder público e dos consumidores, bem como os instrumentos econômicos aplicáveis.
Sobre um plano de resíduos sólidos, conforme essa lei, em seu art. 14, assinale a alternativa CORRETA:
A Os planos intermunicipais de resíduos sólidos e os planos de contingenciamento de resíduos sólidos.
B O Plano Internacional de Resíduos Sólidos e os planos estaduais de resíduos sólidos.
C Os planos estaduais de resíduos sólidos e os planos municipais de gestão descentralizada de resíduos sólidos.
D Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos sólidos de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas.

As decisões ambientais devem ser tomadas mediante a participação dos órgãos governamentais competentes e com a comunidade civil. Assim, como estabelece a Lei nº 10.650/2003 que garante a todos os cidadãos o acesso às informações ambientais constantes nos arquivos públicos, com exceção do sigilo industrial.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A O Direito Ambiental brasileiro admite, de maneira expressa, sem qualquer sombra de dúvidas, a reparação do dano e a supressão da atividade ou omissão lesiva ao meio ambiente, como efeitos da responsabilidade civil, passíveis de imposição cumulativa, na ação civil pública, relativamente a uma mesma degradação ambiental.
B O objeto principal da ação coletiva ambiental, observadas as condições para a imputação do dano, é o de instrumentalizar o legitimado para uma pretensão estritamente indenizatória.
C Se responsabilidade civil for utilizada como meio de fazer cessar a atividade ou omissão que se encontra na origem do dano, seu efeito vai ser a reparação do dano.
D A Lei nº 9.605/1998, no Art 3º, assegura que as pessoas físicas devem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por danos ambientais.

A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações. Esta lei visa organizar a dinâmica de ações que o país adota quanto ao gerenciamento dos resíduos sólido, passando a exigir dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.
Sobre a lei, assinale a alternativa CORRETA:
A A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
B A destinação final ambientalmente adequada é a ordenada de rejeitos em aterros sem controle, observando-se normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
C Os resíduos são classificados, quanto à periculosidade, como resíduos domiciliares e resíduos industriais.
D A área órfã contaminada é uma área em que há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos, cujos responsáveis pela disposição são identificáveis.

Os princípios são bases normativas que promovem uma organização lógica a determinado ramo jurídico que proporciona metas interpretativas e possuem força normativa para a solução de um caso concreto. Existem diversas classificações dos princípios do direito ambiental que são difundidos.
De acordo com os princípios do Direito Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O Princípio ao meio ambiente como direito fundamental está na Constituição Federal de 1988 em seu Art. 225. ( ) O Princípio do desenvolvimento sustentável é assegurado no capítulo 7 do Art. 225 da Constituição Federal de 1988, que determina que proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade. ( ) O Princípio da Preservação legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a coletividade e dos grupos empresariais. ( ) Jurisprudencialmente, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que as atividades econômicas e proteção da natureza devem coexistir, sendo que quando não for possível, prevaleça a proteção ambiental.
A V – V – F – V.
B V – F – V – F.

A Lei nº 6.938/1981, conhecida como Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, define em seu Art. 3º, inciso I, que o meio ambiente corresponde ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.
Sobre o direito ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A O direito ambiental está diretamente relacionado ao direito constitucional, administrativo, civil, penal e processual, uma vez que a sustentação jurídica age essencialmente no reconhecimento do direito das futuras gerações a usufruíram do meio ambiente ecologicamente equilibrado.
B Incumbe às organizações não governamentais e ao poder público a proteção da fauna e da flora, sendo vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco as funções ecológicas e provoquem a extinção de espécies.
C O estudo de impacto ambiental não promove a efetivação do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
D O direito fundamental do homem ao meio ambiente considera, exclusivamente, os seus interesses individuais.

Para o Superior Tribunal de Justiça, a existência da área de reserva legal no âmbito das propriedades rurais caracteriza-se como uma limitação administrativa necessária à tutela do meio ambiente para as presentes e futuras gerações e em harmonia com a função social da propriedade, o que legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a coletividade.
Sobre a tutela do meio ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
A Os instrumentos para a proteção ambiental não encontram proteção nas esferas cível e administrativa.
B As situações jurídicas protegidas são tuteladas não só pelo caminho da abstenção, mas, sobretudo, pela viabilidade da obtenção de prestações positivas junto ao Estado.
C As tutelas civis e públicas não podem ser exercidas através da ação direta de inconstitucionalidade.
D O mandado de segurança coletivo não é instrumento jurídico de proteção ao meio ambiente e, por essa razão, não pode ser concedido.

Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio ambiente é um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas, que evitem ao máximo o possível risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente.
Sobre os princípios de direito ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A O princípio da função social da propriedade não estabelece a necessidade da existência da área de reserva legal no âmbito das propriedades rurais.
B Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio ambiente é um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas, que evitem ao máximo possível o risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente.
C Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela Lei nº 12.305/2010, a responsabilidade da adequada destinação ambiental dos produtos passa a ser de exclusiva responsabilidade dos fabricantes.
D O Princípio da precaução baseia-se em estudos científicos para saber os possíveis impactos ambientais que podem ocorrer nas atividades desenvolvidas, porém dispensa aqueles sobre modificações genéticas.

O novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020 sob a lei nº 14.026, traz em seu Artigo 54 que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos deverá ser implantada até 31 de dezembro de 2020, exceto para os municípios que até essa data tenham elaborado plano intermunicipal de resíduos sólidos ou plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e que disponham de mecanismos de cobrança que garantam sua sustentabilidade econômico-financeira, nos termos do art. 29 da Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007, e, para isso, são estabelecidos alguns prazos.
Com base nestes prazos estabelecidos na Lei nº 14.026, analise as afirmativas a seguir: I - Até 2 de agosto de 2021, para capitais de Estados e Municípios integrantes de Região Metropolitana (RM) ou de Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) de capitais. II - Até 2 de agosto de 2022, para Municípios com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes no Censo 2014, bem como para Municípios cuja mancha urbana da sede municipal esteja situada a menos de 10 (dez) quilômetros da fronteira com países limítrofes. III - Até 2 de agosto de 2023, para Municípios com população entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes no Censo 2010. IV- Até 2 de agosto de 2024, para Municípios com população inferior a 50.000 (cinquenta mil) habitantes no Censo 2010.
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.

Um dos principais objetivos da Lei nº 9.433/1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, é assegurar a disponibilidade da água às futuras gerações, devendo, para isso, utilizá-la de forma racional e se prevenir contra eventos hidrológicos de grandes impactos. Para tratar da gestão de recursos hídricos no Brasil, a referida lei, baseada em uma gestão descentralizada da água, enumera alguns instrumentos, que são ferramentas importantes.
Sobre os instrumentos definidos pela Lei nº 9.433/1997, assinale a alternativa CORRETA:
A A cobrança pelo uso de recursos hídricos; a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, a compensação a municípios.
B Articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo; a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
C O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
D A compensação a municípios, a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos.

Cada conferência ambiental é marcada por um tema geral, no qual os países irão debater e apresentar propostas com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas apresentados.
De acordo com as conferências mundiais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) ECO-92 teve como um dos seus principais resultados a elaboração da Agenda 21. ( ) Rio+10 promoveu debates sobre preservação do meio ambiente e questões de cunho social, realizada na África do Sul. ( ) Rio+20 teve como principal tema os maus-tratos aos animais. ( ) Conferência de Estocolmo teve como principal objetivo reforçar o compromisso dos Estados com a sustentabilidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – V – F – F.
C F – V – V – F.
D V – V – F – V.

A Lei federal nº 12.305/2010, em seu Art. 8°, cita os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, entre estes, estão os planos de resíduos sólidos, os quais englobam, entre outros, os planos de gerenciamento de recursos sólidos, um recurso muito importante para uma eficiente gestão de tais resíduos.
Sobre os planos de gerenciamento de recursos sólidos, assinale a alternativa CORRETA:
A Dirigidos exclusivamente aos entes públicos e concessionárias prestadoras de serviços de saneamento básico e coleta de lixo.
B Obrigatórios apenas para os resíduos industriais ou gerados por empreendimento sujeitos a licenciamento ambiental.
C Também denominados logística reversa, decorrentes de obrigação imposta a produtores de produtos classificados como perigosos.
D Não são exigíveis para os geradores de resíduos sólidos urbanos, correspondentes aos domiciliares e aos de limpeza urbana.

A preservação e conservação do meio ambiente é algo que está em discussão desde meados do século XX, sobretudo, a partir de Conferência de Estocolmo em 1972. A partir daquele momento, os países assumiram o compromisso em garantir a preservação ambiental através de legislações específicas que atendessem os anseios de cada nação.
Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A reserva legal estabelecida pela Lei nº 12.651/2012 assegura ao proprietário rural total autonomia na exploração dos recursos naturais da sua propriedade rural.
B Os objetivos da cobrança sobre os recursos hídricos são estabelecidos pela Lei nº 9.433/1997.
C Área de Preservação Permanente a urbanas é 100 (cem) metros em zonas urbanas, conforme estabelece o Código Florestal Lei nº 12.651/2012.
D O Estatuto da Cidade define que os empreendimentos e atividades, privados ou públicos, em área urbana, não precisam apresentar o estudo de impacto de vizinhança.

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:667608)
Peso da Avaliação
10,00
Prova
42151467
Qtd. de Questões
20
Nota
7,00
As preocupações com o relacionamento entre o homem e natureza têm sido palco de grandes discussões desde meados do século XX,
sobretudo devido aos prejuízos causados pela ação antrópica ao meio ambiente. Tais inquietações culminaram em diversos eventos, reuniões e
conferências que resultaram em acordos internacionais em prol da proteção ambiental, sendo liderados pela Organização das Nações Unidas.
Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir: I - A Rio+10, ocorrida em 2004 na cidade de Johanesburgo, na África do Sul, teve como
principal discussão o desmatamento da Amazônia. II - A partir das conferências ambientais surgiram diversas organizações não
governamentais que lutam pela proteção e conservação os ecossistemas. III - A Conferência de Tibilisi, ocorrida em 1982 na cidade de
Estocolmo, enfatizou a necessidade de a população mundial modificar seu modelo de consumo, adotando práticas mais sustentáveis. IV - O
Relatório Nosso Futuro Comum alerta para o eventual colapso ambiental e ecológico, caso a humanidade não adotasse práticas sustentáveis
para o desenvolvimento. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas I e IV estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas III e IV estão corretas.
A Lei nº 9.433/1997, sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, baseia-se no fundamento de que a água é um bem de domínio
público. Trata-se de um recurso natural limitado e dotado de valor econômico, sendo que a gestão dos recursos hídricos deve sempre
proporcionar o uso múltiplo das águas. No Art. 2º da referida lei, dispõe-se sobre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com
base nos objetivos dessa lei, analise as afirmativas a seguir: I - Assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água
somente em quantidade adequada aos respectivos usos. II - A utilização racional e integrada dos recursos hídricos, incluindo o transporte
aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável. III - A prevenção e a defesa contra eventos hidrológicos críticos de origem natural ou
decorrentes do uso inadequado dos recursos naturais. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D As afirmativas II e III estão corretas.
As conferências ambientais internacionais se configuram como o principal evento de tomada de decisão e recomendações que os países
devem seguir para garantir a proteção do meio ambiente. Nessas conferências, os países assumem compromissos em reduzir a poluição e
degradação em seus territórios e, alguns, ainda, comprometem-se em ajudar aqueles com menos recursos. De acordo com os principais
encontros ambientais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O protocolo de Kyoto recomenda que os países
industrializados que não conseguirem reduzir as emissões de gases do efeito estufa podem comprar créditos de carbono das nações que menos
poluem. ( ) Na Carta do Rio de Janeiro denominada de: “O Futuro que Queremos”, resultado da Conferência Rio+20, ocorrida em 2012, os
países estabeleceram metas para serem alcançadas até o ano de 2022 em prol da proteção do meio ambiente através do desenvolvimento
sustentável. ( ) O Protocolo de Kyoto foi elaborado durante a Rio+10 e tinha por objetivo estabelecer metas para a redução da emissão de
gases de efeito estufa. ( ) A Conferência de Estocolmo proclamou que a proteção do meio ambiente humano é fundamental e afeta o bem-estar
dos povos e o desenvolvimento econômico em todo o mundo, além de ser um desejo urgente dos povos e dever do Estado. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – V – F – F.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8
B V – V – F – V.
C V – V – F – F.
D F – V – V – F.
A Lei nº 14.026, que trata do novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020, é considerada uma
conquista histórica, pois tem como premissa que todo o território brasileiro deverá ter acesso à água potável e ao esgoto tratado. Tal
documento também tem um grande desafio pela frente, que é o de superar os antigos modelos, estatizante e privatizante, demandando para
tanto, segurança jurídica e flexibilidade para permitir diferentes formas de parceria. Com base artigo 3º da referida lei, analise as afirmativas a
seguir: I- Saneamento básico é o conjunto de serviços públicos, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável,
esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. II - Controle social é o
conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participação nos processos de
formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados com os serviços públicos de saneamento básico. III - Prestação
regionalizada é uma modalidade de prestação integrada de um ou mais componentes dos serviços públicos de saneamento básico em
determinada região cujo território possa abranger apenas um Município. IV - Gestão associada refere-se à associação voluntária entre entes
federativos, por meio de consórcio público ou privado, ou convênio de cooperação, conforme disposto no art. 241 da Constituição Federal.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
A Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e
aplicação e dá outras providências. A PNMA tem por objetivo geral a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à
vida, visando assegurar condições ao desenvolvimento socioeconômico e à proteção da dignidade da vida humana. De acordo com os
objetivos da PNMA, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A compatibilização do desenvolvimento econômico-
social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. ( ) A educação ambiental a todos os níveis de ensino,
inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. ( ) A definição de áreas
prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico. ( ) Definição de áreas prioritárias de ação governamental
relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico, atendendo aos interesses da União, dos Estados, do Distrito Federal, do Territórios e dos
Municípios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – F – V – F. 
C F – V – V – F.
D V – V – V – F.
Criada em 8 de janeiro de 1997, a Lei Federal nº 9.433, mais conhecida como Lei das Águas, tem como objetivo promover a
disponibilidade de água e a utilização racional e integrada dos recursos hídricos para a atual e as futuras gerações. A lei tem como princípios a
premissa de que a água é um bem público, que não pode ser privatizado e sua gestão deve ser baseada em usos múltiplos e também deve ser
descentralizada, tendo a participação de usuários da sociedade civil e do governo. Com base no Art. 12 da lei, que dispõe acerca dos usos de
recursos hídricos, os quais estão sujeitos à outorga dos direitos de uso pelo Poder Público, analise as afirmativas a seguir: I - Extração de água
de aquífero subterrâneo para consumo final. II - Lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos. III -
Aproveitamento dos potenciais hidrelétricos. IV - Derivação ou captação de parcela da água existente em um corpo de água para consumo
final. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativaII está correta.
B As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.
4
5
6
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305 de 2010) estabelece princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão
e gerenciamento dos resíduos sólidos. Também dispõe acerca das responsabilidades dos geradores, do poder público e dos consumidores, bem
como os instrumentos econômicos aplicáveis. Sobre um plano de resíduos sólidos, conforme essa lei, em seu art. 14, assinale a alternativa
CORRETA:
A Os planos intermunicipais de resíduos sólidos e os planos de contingenciamento de resíduos sólidos.
B O Plano Internacional de Resíduos Sólidos e os planos estaduais de resíduos sólidos.
C Os planos estaduais de resíduos sólidos e os planos municipais de gestão descentralizada de resíduos sólidos.
D
 Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos e os planos microrregionais de resíduos sólidos e os planos de resíduos
sólidos de regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas.
As decisões ambientais devem ser tomadas mediante a participação dos órgãos governamentais competentes e com a comunidade civil.
Assim, como estabelece a Lei nº 10.650/2003 que garante a todos os cidadãos o acesso às informações ambientais constantes nos arquivos
públicos, com exceção do sigilo industrial. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
 A Lei nº 9.605/1998, no Art 3º, assegura que as pessoas físicas devem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por danos
ambientais. 
B
 O objeto principal da ação coletiva ambiental, observadas as condições para a imputação do dano, é o de instrumentalizar o legitimado
para uma pretensão estritamente indenizatória.
C
 O Direito Ambiental brasileiro admite, de maneira expressa, sem qualquer sombra de dúvidas, a reparação do dano e a supressão da
atividade ou omissão lesiva ao meio ambiente, como efeitos da responsabilidade civil, passíveis de imposição cumulativa, na ação civil
pública, relativamente a uma mesma degradação ambiental.
D
 Se responsabilidade civil for utilizada como meio de fazer cessar a atividade ou omissão que se encontra na origem do dano, seu efeito
vai ser a reparação do dano.
A Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem
como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações.
Esta lei visa organizar a dinâmica de ações que o país adota quanto ao gerenciamento dos resíduos sólido, passando a exigir dos setores
públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos. Sobre a lei, assinale a alternativa CORRETA:
A
 A logística reversa é o instrumento de desenvolvimento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a
viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final
ambientalmente adequada.
B
 A destinação final ambientalmente adequada é a ordenada de rejeitos em aterros sem controle, observando-se normas operacionais
específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos.
C Os resíduos são classificados, quanto à periculosidade, como resíduos domiciliares e resíduos industriais.
D
 A área órfã contaminada é uma área em que há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou
resíduos, cujos responsáveis pela disposição são identificáveis.
Os princípios são bases normativas que promovem uma organização lógica a determinado ramo jurídico que proporciona metas
interpretativas e possuem força normativa para a solução de um caso concreto. Existem diversas classificações dos princípios do direito
ambiental que são difundidos. De acordo com os princípios do Direito Ambiental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as
falsas: ( ) O Princípio ao meio ambiente como direito fundamental está na Constituição Federal de 1988 em seu Art. 225. ( ) O Princípio do
desenvolvimento sustentável é assegurado no capítulo 7 do Art. 225 da Constituição Federal de 1988, que determina que proteger a fauna e a
flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os
animais à crueldade. ( ) O Princípio da Preservação legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a
coletividade e dos grupos empresariais. ( ) Jurisprudencialmente, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que as atividades econômicas e
proteção da natureza devem coexistir, sendo que quando não for possível, prevaleça a proteção ambiental.
A V – V – F – V.
B V – F – V – F.
7
8
9
10
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8
C V – F – F – V.
D F – F – F – V.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída pela Lei nº 12.305/2010 e tal documento apresenta vários instrumentos e também
um sistema de incentivos para o cumprimento de suas diretrizes. De modo geral, a lei busca organizar a forma com que o país lida com os
resíduos sólidos, demandando dos setores públicos e privados, maior transparência no gerenciamento de seus resíduos. Com base na Política
Nacional de Resíduos Sólidos, analise as afirmativas a seguir: I - A União está obrigada a repassar anualmente aos Municípios com menos de
20.000 habitantes os recursos necessários para implantação de programa mínimo de gestão de recursos sólidos, com foco na reciclagem e
desativação de aterros sanitários irregulares. II - A elaboração de plano estadual de resíduos sólidos, nos termos previstos no referido diploma
legal, constitui condição para os estados serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento
destinados a empreendimentos e serviços relacionados à gestão de resíduos sólidos. III - Os municípios que implantarem a coleta seletiva com
a participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas
de baixa renda terão prioridade no acesso a recursos da União destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao
manejo de resíduos sólidos. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e III estão corretas. 
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.
O Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, foi criado pelo Art. 8º da Lei nº 6.938/1981 que institui a Política Nacional do
Meio Ambiente. Esse órgão se caracteriza por assessorar, estudar e propor ao Governo Federal as medidas e direcionamentos para o
desenvolvimento das políticas governamentais em prol da preservação e exploração do meio ambiente e dos recursos naturais. Com base nas
competências do CONAMA, analise as afirmativas a seguir: I - Determinar, quando julgar necessário, a realização de estudos das alternativas
e das possíveis consequências ambientais de projetos públicos ou privados, requisitando aos órgãos federais, estudais e municipais, assim
como para entidades privadas, as informações indispensáveis para apreciação dos estudos de impactos ambiental e respectivos relatórios, no
caso de obras ou atividades de significativa degradação ambiental, especialmente nas áreas consideradas patrimônio nacional. II - Determinar,
mediante representação do IBAMA, a perda ou restrição de benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público, em caráter geral ou condicional
e a perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito. III - Estabelecer, privativamente,
normas e padrões nacionais de controle da poluição por veículos automotores, aeronaves e embarcações,mediante audiência dos Ministérios
competentes. IV - Estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente com vistas ao
uso racional dos recursos ambientais, principalmente os hídricos. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.
A Lei nº 6.938/1981, conhecida como Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA, define em seu Art. 3º, inciso I, que o meio
ambiente corresponde ao conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física e biológica que permite, abriga e rege a vida em
todas as suas formas. Sobre o direito ambiental, assinale a alternativa CORRETA:
A
 O direito ambiental está diretamente relacionado ao direito constitucional, administrativo, civil, penal e processual, uma vez que a
sustentação jurídica age essencialmente no reconhecimento do direito das futuras gerações a usufruíram do meio ambiente ecologicamente
equilibrado.
B
 Incumbe às organizações não governamentais e ao poder público a proteção da fauna e da flora, sendo vedadas, na forma da lei, as
práticas que coloquem em risco as funções ecológicas e provoquem a extinção de espécies. 
C O estudo de impacto ambiental não promove a efetivação do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.
D O direito fundamental do homem ao meio ambiente considera, exclusivamente, os seus interesses individuais.
11
12
13
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8
Para o Superior Tribunal de Justiça, a existência da área de reserva legal no âmbito das propriedades rurais caracteriza-se como uma
limitação administrativa necessária à tutela do meio ambiente para as presentes e futuras gerações e em harmonia com a função social da
propriedade, o que legitima haver restrições aos direitos individuais em benefício dos interesses de toda a coletividade. Sobre a tutela do meio
ambiente, assinale a alternativa CORRETA:
A Os instrumentos para a proteção ambiental não encontram proteção nas esferas cível e administrativa.
B
 As situações jurídicas protegidas são tuteladas não só pelo caminho da abstenção, mas, sobretudo, pela viabilidade da obtenção de
prestações positivas junto ao Estado. 
C As tutelas civis e públicas não podem ser exercidas através da ação direta de inconstitucionalidade.
D O mandado de segurança coletivo não é instrumento jurídico de proteção ao meio ambiente e, por essa razão, não pode ser concedido.
Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a
interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio ambiente é
um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas, que evitem ao
máximo o possível risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente. Sobre os princípios de direito ambiental, assinale a alternativa
CORRETA:
A
 O princípio da função social da propriedade não estabelece a necessidade da existência da área de reserva legal no âmbito das
propriedades rurais.
B
 Os princípios do desenvolvimento sustentável e da prevenção, previstos no art. 225, da Constituição da República, devem orientar a
interpretação das leis, tanto no direito ambiental, no que tange à matéria administrativa, quanto no direito penal, porquanto o meio
ambiente é um patrimônio para essa geração e para as futuras, bem como direito fundamental, ensejando a adoção de condutas cautelosas,
que evitem ao máximo possível o risco de dano, ainda que potencial, ao meio ambiente.
C
 Com a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos pela Lei nº 12.305/2010, a responsabilidade da adequada destinação ambiental
dos produtos passa a ser de exclusiva responsabilidade dos fabricantes.
D
 O Princípio da precaução baseia-se em estudos científicos para saber os possíveis impactos ambientais que podem ocorrer nas atividades
desenvolvidas, porém dispensa aqueles sobre modificações genéticas. 
O novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em 15 de julho de 2020 sob a lei nº 14.026, traz em seu Artigo 54 que a
disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos deverá ser implantada até 31 de dezembro de 2020, exceto para os municípios que até
essa data tenham elaborado plano intermunicipal de resíduos sólidos ou plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos e que
disponham de mecanismos de cobrança que garantam sua sustentabilidade econômico-financeira, nos termos do art. 29 da Lei nº 11.445, de 5
de janeiro de 2007, e, para isso, são estabelecidos alguns prazos. Com base nestes prazos estabelecidos na Lei nº 14.026, analise as afirmativas
a seguir: I - Até 2 de agosto de 2021, para capitais de Estados e Municípios integrantes de Região Metropolitana (RM) ou de Região Integrada
de Desenvolvimento (Ride) de capitais. II - Até 2 de agosto de 2022, para Municípios com população superior a 100.000 (cem mil) habitantes
no Censo 2014, bem como para Municípios cuja mancha urbana da sede municipal esteja situada a menos de 10 (dez) quilômetros da fronteira
com países limítrofes. III - Até 2 de agosto de 2023, para Municípios com população entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil)
habitantes no Censo 2010. IV- Até 2 de agosto de 2024, para Municípios com população inferior a 50.000 (cinquenta mil) habitantes no Censo
2010. Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e III estão corretas.
B As afirmativas I, III e IV estão corretas.
C As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Um dos principais objetivos da Lei nº 9.433/1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, é assegurar a disponibilidade
da água às futuras gerações, devendo, para isso, utilizá-la de forma racional e se prevenir contra eventos hidrológicos de grandes impactos.
Para tratar da gestão de recursos hídricos no Brasil, a referida lei, baseada em uma gestão descentralizada da água, enumera alguns
instrumentos, que são ferramentas importantes. Sobre os instrumentos definidos pela Lei nº 9.433/1997, assinale a alternativa CORRETA:
A
 A cobrança pelo uso de recursos hídricos; a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, a compensação a
municípios.
14
15
16
17
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8
B Articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo; a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
C O Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos, a cobrança pelo uso de recursos hídricos, a compensação a municípios.
D
 A compensação a municípios, a articulação da gestão de recursos hídricos com a do uso do solo, o Sistema de Informações sobre
Recursos Hídricos.
Cada conferência ambiental é marcada por um tema geral, no qual os países irão debater e apresentar propostas com o objetivo de
encontrar uma solução para os problemas apresentados. De acordo com as conferências mundiais, classifique V para as sentenças verdadeiras
e F para as falsas: ( ) ECO-92 teve como um dos seus principais resultados a elaboração da Agenda 21. ( ) Rio+10 promoveu debates sobre
preservação do meio ambiente e questões de cunho social, realizada na África do Sul. ( ) Rio+20 teve como principal tema os maus-tratos aos
animais. ( ) Conferência de Estocolmo teve como principal objetivo reforçar o compromisso dos Estados com a sustentabilidade. Assinale a
alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – F – V – V.
B V – V – F – F.
C F – V – V – F.
D V – V – F – V.
A Lei federal nº 12.305/2010, em seu Art. 8°, cita os instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos e, entre estes, estão os
planos de resíduos sólidos, os quais englobam, entre outros, os planos de gerenciamento de recursos sólidos,um recurso muito importante
para uma eficiente gestão de tais resíduos. Sobre os planos de gerenciamento de recursos sólidos, assinale a alternativa CORRETA:
A Também denominados logística reversa, decorrentes de obrigação imposta a produtores de produtos classificados como perigosos.
B Dirigidos exclusivamente aos entes públicos e concessionárias prestadoras de serviços de saneamento básico e coleta de lixo.
C Obrigatórios apenas para os resíduos industriais ou gerados por empreendimento sujeitos a licenciamento ambiental.
D Não são exigíveis para os geradores de resíduos sólidos urbanos, correspondentes aos domiciliares e aos de limpeza urbana.
A preservação e conservação do meio ambiente é algo que está em discussão desde meados do século XX, sobretudo, a partir de
Conferência de Estocolmo em 1972. A partir daquele momento, os países assumiram o compromisso em garantir a preservação ambiental
através de legislações específicas que atendessem os anseios de cada nação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
 Área de Preservação Permanente a urbanas é 100 (cem) metros em zonas urbanas, conforme estabelece o Código Florestal Lei nº
12.651/2012.
B
 O Estatuto da Cidade define que os empreendimentos e atividades, privados ou públicos, em área urbana, não precisam apresentar o
estudo de impacto de vizinhança. 
C
 A reserva legal estabelecida pela Lei nº 12.651/2012 assegura ao proprietário rural total autonomia na exploração dos recursos naturais
da sua propriedade rural. 
D Os objetivos da cobrança sobre os recursos hídricos são estabelecidos pela Lei nº 9.433/1997.
18
19
20
Bárbara Panisson Lopes
Educação Ambiental e Sustentabilidade (3815452) 
8

Mais conteúdos dessa disciplina