Buscar

A1 - DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sustentabilidade, de acordo com Mikhailova (2004), é um conceito de extrema importância, sendo um dos mais citados na atualidade. Dessa forma, a sustentabilidade vem sendo aplicada em diferentes áreas do conhecimento, consequentemente, gerando uma alta gama de visões do que é realmente a sustentabilidade. A sustentabilidade e outras questões ligadas ao meio ambiente se popularizaram a partir da segunda metade do século XX, principalmente a partir da publicação de “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, e pelas conferências da ONU relacionadas ao meio ambiente, principalmente a de Estocolmo em 1972 e a do Rio de Janeiro em 1992. Junqueira, Maior e Pinheiro (2011) apontam que gradualmente a sustentabilidade deixou de ser um conceito desconhecido para sociedade para ser um dos principais aspectos discutidos na atualidade. Considerando o texto anteriormente apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, disserte sobre quais foram os principais marcos históricos da sustentabilidade e como esses eventos cooperaram para que a sustentabilidade se consolidasse como um conceito de tanta relevância na atualidade.
Referências
JUNQUEIRA, L. A. P.; MAIOR, J. S.; PINHEIRO, F. Sustentabilidade: a produção científica brasileira entre os anos de 2000 e 2009. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 3, 2011.
MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Economia e Desenvolvimento, n. 16, 2004.
Pensar em educação ambiental, significa preparar a sociedade para que ela possa entregar às gerações futuras uma via de consumo e comportamento sustentáveis. Com isso, o estudo da aplicação da sustentabilidade em toda a cadeia de processos e produção é reconhecer que os recursos dispostos hoje são finitos e em sua grande maioria não renováveis. A sustentabilidade nos ensina que podemos usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, sem esgotá-los.
O primeiro ato de conscientização sobre a finidade dos recursos naturais, se deu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano ou Conferência de Estocolmo, ocorrida em 1972, onde foi cunhado o lema "Uma Só Terra". Reunindo chefes de Estado de 113 países, instituições governamentais e não governamentais, jornalistas e observadores, a reunião pautou sobre os impactos da poluição na atmosfera, consumismo exacerbado e acendeu um alerta vermelho sobre o esgotamento de recursos naturais.
No evento foram estabelecidas 8 metas e 26 princípios que permeiam o manifesto ambiental, inspirando a sociedade a assumir um compromisso com o planeta Terra e sua preservação para as gerações futuras, estabelecendo assim, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Tal manifesto foi cunhado em 1975 com a elaboração da carta de Belgrado, que trazia como meta a implementação da educação ambiental na sociedade mundial, sinalizando a responsabilidade de todos os setores da sociedade para com a preservação do meio ambiente.
Já em 1992 ocorreu a RIO-92, uma nova conferência realizada pela ONU. Como resultado deste encontro está a Agenda 21, um documento que guia como países, Estados e cidades podem avançar em seu crescimento e resoluções socioambientais sem deixar de adotar medidas sustentáveis para frear a degradação da natureza no processo, assinado por 179 países.
Os marcos históricos citados consolidam a inserção de um conceito sustentável em nossa sociedade, que permeiam desde a criação de produtos a comportamentos em relação ao consumo e destinação do descarte do que produzimos. Eles nos mostram que todo e qualquer indivíduo é responsável pela manutenção do meio ambiente, desde as esferas governamentais, às industriais e sociedade. Uma vez que o desenvolvimento humano depende do equilíbrio ambiental, devemos nos ater ao nosso compromisso com nosso planeta, pois como citado na conferência de 1972: "temos apenas um planeta Terra".

Outros materiais