Buscar

Simulado de Produção Textual I - Estácio - 2022

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A escrita tem uma função social, que traz consigo a ideia de representação, com base nesta afirmação podemos dizer que o comentário abaixo está relacionado a qual função. Assinale a resposta correta. "(...) segundo essa função, escrevemos para armazenar informações, o que, atualmente, pode ser feito também por meio de outros recursos"(Excerto da aula 1): Função de preservação
2) São características da introdução de um texto, EXCETO: Apresentar um resumo marcante do que foi trabalhado.
3) O texto não verbal: é caracterizado pela ausência de palavras.
4) Parágrafo é: uma estrutura composta por apenas um período escrito.
5)  Assinale a alternativa que classifica corretamente a forma de desenvolvimento empregada no parágrafo abaixo:
"Já a fronteira sul de seus empreendimentos ficava em Rio Grande, quase na divisa com o Uruguai, onde o comércio local girava em torno da agência de seu banco, com filias em Pelotas e Porto Alegre. Um pouco mais ao norte, em São Paulo, Mauá iniciava seu maior empreendimento nas províncias brasileiras. Para tocá-lo, teve que montar três agências bancárias, uma em São Paulo, outra em Santos, a terceira em Campina" Exploração de aspectos espaciais.
6) Observe o parágrafo a seguir:
"A distribuição de renda no Brasil é injusta. Embora a renda per capta brasileira seja estimada em U2.000anuais,amaioriadopovoganhamenos,enquantoumaminoriaganhadezenasoucentenadevezesmais.Amaioriadostrabalhadoresganhaosaláriomínimo,quevaleU2.000anuais,amaioriadopovoganhamenos,enquantoumaminoriaganhadezenasoucentenadevezesmais.Amaioriadostrabalhadoresganhaosaláriomínimo,quevaleU112 mensais; muitos nordestinos recebem a metade do salário mínimo."
O tópico frasal desse  parágrafo é: A distribuição de renda no Brasil é injusta
7) A coesão é estabelecida no texto por meio de diversos elementos gramaticais. Assinale a ) alternativa que se refere a um tipo de coesão referencial: Sinônimos
8) Na frase: Estudemos PARA QUE possamos entender, o conectivo destacado tem sentido de; 
finalidade
9) Assinale o erro de acentuação: jovem
10) Dentre as opções abaixo, assinale a que está com pontuação correta: Ao jovem casal, os pais deram um carro, ainda que estivessem em sérias dificuldades financeiras.
1 )Sobre a relação entre fala e escrita, pode-se dizer que: a escrita apresenta elementos significativos próprios.      
2) Planejar é preciso para escrever bem. Um bom planejamento divide o texto em três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Baseados nessa estrutura, podemos encontrar na introdução os seguintes itens, EXCETO: Desenvolve o tema proposto.
3)Para se comunicar, o ser humano necessariamente recorre a textos, sejam eles verbais ou não-verbais, orais ou escritos PORQUE sem texto não há comunicação, pois o texto é a unidade básica da comunicação, uma unidade linguística concreta, que é tomada pelos usuários da língua em uma situação de comunicação.
A esse respeito, pode-se concluir que: As duas afirmações são corretas e a segunda justifica a primeira.
4)O tópico-frasal (ou frase-síntese) se caracteriza pela ideia central contida no período do texto.  Ele passa para o leitor a direção do texto, a partir do tópico-frasal surgem novos perídos secundáfrios.  A partir do texto abaixo, identifique o tópico-frasal.   
"A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.  Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural".
A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo.
5) Analise o fragmento a seguir e assinale a tipologia textual à qual ele pertence.
Novas tecnologias
Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas às atividades de telecomunicações. Expressões frequentes como "o futuro já chegou", "maravilhas tecnológicas" e "conexão total com o mundo" ,"fetichizam" novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o "futuro" tão festejado.
Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
(SAMPAIO, A. S. A microfísica do espetáculo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).) Dissertação.
6) Assinale a opção que apresenta incoerência: 
Eu concordo com você, mas acho que está errado.
7) Assinale a opção correta:
 A mãe disse para o filho: -_____livro que você está lendo não é tão bom quanto_____que está comigo, nem quanto_____que está com seu irmão.esse, este, aquele
8) Tendo em mente o conceito de coesão sequencial, analise o exemplo abaixo.
"Maria ganhou um prêmio porque mereceu."
No exemplo apresentado, o conectivo "porque" atribui um valor de: Explicação
9)Em situações formais de comunicação, clichês devem ser evitados. Assinale a alternativa que contém a expressão que poderia ter sido usada no lugar de "de mão beijada" em "Meu chefe pensou que nossa equipe fosse entregar o projeto de mão beijada para a concorrência". gratuitamente.
10) Na produção textual, os sinais de pontuação são empregados com diferentes finalidades. Assinale a opção que apresenta uma das funções do emprego do dois pontos.Introduzir um exemplo.

Outros materiais

Outros materiais