Buscar

A3 - DESIGN E SUSTENTABILIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segundo Weule (1993), as empresas somente serão capazes de ser competitivas se desenvolverem produtos ambientalmente adequados e tecnologias limpas. Além disso, segundo o autor, o design do produto deve ser cada vez mais orientado para os efeitos ecológicos ao longo do ciclo de vida dos produtos. De acordo com Ribeiro, Gianneti e Almeida (2003), a análise do ciclo de vida de um determinado produto envolve identificar todo o fluxo de materiais e energia ao longo do ciclo de vida deste produto. Sendo assim, é possível identificar em quais momentos do ciclo de vida há mais consumo ou desperdício de recursos e adotar medidas para tornar o processo de produção do produto mais sustentável.
Considerando o texto anteriormente apresentado e os conteúdos abordados no texto-base, disserte sobre quais são os principais benefícios da análise do ciclo de vida dos produtos e como esse conceito pode ser aplicado na prática no desenvolvimento de produtos, principalmente no tocante às atividades da área de design.
 
Referências
RIBEIRO, C. M.; GIANNETI, B. F.; ALMEIDA, C. M. V. B. Avaliação do ciclo de vida (ACV): uma ferramenta importante da ecologia industrial. Revista de Graduação da Engenharia Química, v. 11, p. 13-23, 2003.
WEULE, H. Life-Cycle Analysis: a strategic element for future products and manufacturing technologies. CIRP annals, v. 42, n. 1, p. 181-184, 1993.
Um desenvolvimento de planejamento estratégico sustentável na concepção de um produto otimiza e melhora a identificação dos impactos que o produto causará ao meio ambiente. Neste processo é preciso estabelecer critérios que favoreçam um bom ciclo de vida, como por exemplo: a escolha de matéria prima, da qual possa ser renovável - como uso de madeira reflorestada -, impactos gerados na produção - como gasto de energia e lançamento de poluentes na atmosfera -, e se é possível reutilizar este produto uma vez que ele já cumpriu com sua função. Ou seja, traçar uma análise de gestão ambiental desde seu desenvolvimento até a composição final, sendo assim se adequando às seguintes etapas: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. Seguindo esta fórmula é possível notar todo o impacto causado pelo produto, podendo avaliar possíveis melhorias, adaptar etapas e ressignificar o custo e valor da produção.
Com isso, este conceito analítico impacta no desenvolvimento do design do produto e suas embalagens, possibilitando implementar medidas mais rentáveis quanto a sua produção, que agridam menos o meio ambiente e promovam uma redução da utilização de recursos naturais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais