Buscar

Segundo Vaz

Prévia do material em texto

Segundo Vaz (2008, p. 63) “não saber usar a internet em um futuro próximo será como não saber abrir um livro ou acender um fogão, não sabermos algo que nos permita viver a cidadania na sua completitude”.
Atualmente, mais que uma ferramenta de trabalho, meio de pesquisas, desenvolvimento ou lazer, a internet se tornou uma necessidade, onde bilhões de usuários navegam diariamente.
Seu surgimento ocorreu em plena Guerra Fria na década de 1960. Onde com objetivos militares, o projeto Arpanet da agência de projetos avançados (Arpa) do Departamento de Defesa norte-americano confiou, em 1969, à Rand Corporation a elaboração de um sistema de telecomunicações que garantisse que um ataque nuclear russo não interrompesse a corrente de comando dos Estados Unidos. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos Estados unidos, trocavam informações, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial. Mas ainda assim, seu impacto tardou para ser notável.
 	Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos alegam que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
 	A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuíram para este crescimento. Contudo a Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens a utilizavam para diversão em sites de jogos. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.
 
Diante do exposto fica evidenciado que atualmente é impossível pensar num mundo sem a Internet, tendo em vista a sua propagação fatual. como dispõe Liliana Minardi Paesani:
“A explosão da Internet determinou uma transformação qualitativa e quantitativa das informações e a possibilidade de comunicação imediata criou um novo domínio social do indivíduo: o poder informático.”
Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet está presente em todo lugar para os seus mais variados fins conectando o mundo inteiro em apenas um click.
A importância da internet na atualidade

Continue navegando