Buscar

Maquinas Equipamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.:  PREVEN. E CONTR. DE RISCOS EM MAQS.EQPS. E INS
	
	Aluno: 
		Professor: MAURO CESAR CANTARINO GIL
	Turma: 9001/AA
	
	Avaliação:
8,00
	Nota Trab.:
	Nota Partic.:
	Nota SIA:
9,0 pts
	
	 1.
	Ref.: 1055226
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Existem diversos tipos de instalações elétricas que caracterizam ambientes especiais, assim são variadas as recomendações para os componentes existentes onde se inclui também as condições ambientais: No que tange aos cuidados para prevenir os riscos em eletricidade em tais ambientes, qual das alternativas abaixo está errada:
		
	
	As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes, conforme previsto na NR-10.
	
	Todo motor elétrico deve possuir dispositivo que desligue automaticamente, toda vez que, por funcionamento irregular, represente risco iminente de acidente;
	
	Os processos ou equipamentos susceptíveis de gerar ou acumular eletricidade estática devem dispor de proteção específica e dispositivos de descarga elétrica.
	 
	As instalações elétricas, nos locais de trabalho, devem possuir dispositivos que permitam o aterramento do equipamento. Mas as ferramentas elétricas portáteis não necessitam destas proteções pois possuem proteções internas.
	
	Uma Subestação é uma instalação elétrica de alta potência, contendo equipamentos para transmissão, distribuição, proteção e controle de energia elétrica.
	Respondido em 31/05/2022 17:31:28
	
	
	 2.
	Ref.: 1055370
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto ao artigo 187 da CLT, as alternativas abaixo estão em conformidade com o texto, exceto:
		
	
	As caldeiras serão periodicamente submetidas a inspeções de segurança, por engenheiro ou empresa especializada, inscritos no Ministério do Trabalho, de conformidade com as instruções que, para esse fim, forem expedidas.
	
	O proprietário da caldeira deverá organizar manter atualizado e apresentar, quando exigido pela autoridade competente, o Registro de Segurança no qual serão anotadas, sistematicamente, as indicações das provas efetuadas, inspeções, reparos e quaisquer outras ocorrências.
	 
	Toda caldeira será acompanhada de "Prontuário", com documentação cujo conteúdo é definido por profissional autorizado da própria empresa.
	
	O Ministério do Trabalho expedirá normas complementares quanto à segurança das caldeiras, fornos e recipientes sob pressão, especialmente quanto ao revestimento interno, à localização, à ventilação dos locais e outros meios de eliminação de gases ou vapores prejudiciais à saúde, e demais instalações ou equipamentos necessários à execução segura das tarefas de cada empregado. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977);
	
	As caldeiras, equipamentos e recipientes em geral que operam sob pressão deverão dispor de válvula e outros dispositivos de segurança, que evitem seja ultrapassada a pressão interna de trabalho compatível com a sua resistência. (Redação dada pela Lei nº 6.514, de 22.12.1977).
	Respondido em 31/05/2022 17:28:41
	
	
	 3.
	Ref.: 1055246
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Dentre os maiores impactos positivos da NR-10, qual das alternativas abaixo está em não conformidade:
		
	 
	Permite o trabalho individual, com as devidas proteções, para atividades com AT ou no SEP;
	
	Define o entendimento de desenergização;
	
	Torna obrigatória a elaboração de procedimentos operacionais contendo, passo a passo, as instruções de segurança;
	
	Cria as zonas de ¿risco¿ e ¿controlada¿ no entorno de pontos ou conjuntos energizados;
	
	Cria a obrigatoriedade de certificação de equipamentos, dispositivos e materiais destinados à aplicação em áreas classificadas;
	Respondido em 31/05/2022 19:32:37
	
	
	 4.
	Ref.: 1055220
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste: No que tange ao acidente do trabalho e as medidas de controle para prevenir os riscos em eletricidade, qual das alternativas abaixo está errada:
		
	
	Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
	
	A correta identificação da corrente de curto circuito permite diemsionar a proteção elétrica por exemplo de geradores, linhas de transmissão e de redes de distribuição de energia elétrica.
	
	Os curto-circuitos ocorrem quando uma ligação errada é feita eliminando componente(s) do circuito, a diferença de potencial elétrico (ddp) vale zero e a corrente elétrica passa pelo fio que não tem resistência.
	 
	Os engenheiros devem cuidar da classificação de um curto circuito como sendo uma região num circuito elétrico na qual a d.v.p. (diferença de variação potencial) é infinita.
	
	Geralmente os curto-circuitos provocam reações violentas devido à dissipação instantânea de energia, tais como: explosões, calor e faíscas. É uma das principais causas de incêndios em instalações elétricas mal conservadas ou com erros de dimensionamento.
	Respondido em 31/05/2022 19:17:50
	
	
	 5.
	Ref.: 1055379
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Numa atmosfera de risco devemos conhecer para as análises os seguintes itens abaixo, exceto:
		
	 
	Exemplo de substância Asfixiante é o Monóxido de carbono (CO); Gás Sulfídrico (H2S).
	 
	TLV-TWA - Limite de Exposição considerado para um período de 8 Horas/dia, durante 40horas/semana.
	
	A concentração de oxigênio encontrada em nossa atmosfera é de 20,9%, em volume e os limites permissíveis para trabalhos concentram-se na faixa de 19,5 % a 23%, em volume de oxigênio.
	
	STEL- (Short Term Exposure Limit) - Limite de Exposição por Curto Período - 15 minutos
	
	Dispositivo intrinsicamente seguro, IS, adota método de proteção empregado em atmosferas potencialmente explosivas. As ferramentas IS certificadas são projetadas para evitar a liberação de energia suficiente para causar a ignição de materiais inflamáveis.
	Respondido em 31/05/2022 19:17:57
	
	
	 6.
	Ref.: 1055320
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto aos dispositivos de parada de emergência previstos na NR-12, uma das alternativas abaixo é não conforme:
		
	
	Os dispositivos de parada de emergência não devem ser utilizados como dispositivos de partida ou de acionamento.
	
	Os dispositivos de partida, acionamento e parada das máquinas devem ser projetados, selecionados e instalados de modo que impeçam acionamento ou desligamento involuntário pelo operador ou por qualquer outra forma acidental;
	
	Os comandos de partida ou acionamento das máquinas devem possuir dispositivos que impeçam seu funcionamento automático ao serem energizadas.
	
	Quando forem utilizados dispositivos de acionamento do tipo comando bimanual os mesmos devem possuir dispositivos de comando que exijam uma atuação intencional a fim de minimizar a probabilidade de comando acidental.
	 
	Quando forem utilizados dispositivos de acionamento do tipo comando bimanual, visando a manter as mãos do operador fora da zona de perigo, esses devem possuir atuação síncrona, ou seja, um sinal de saída deve ser gerado somente -quando os dois dispositivos de atuação do comando - botões - forem atuados com um retardo de tempo menor ou igual a 5 s( cinco segundos);
	Respondido em 01/06/2022 07:48:25
	
	
	 7.
	Ref.: 1055243
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Existem Normas Regulamentadoras que se relacionam de certa forma especificamente com a Norma Regulamentadora NR-10. Nesta premissa, assinale a alternativa errada:
		
	
	A NR26, Sinalização de Segurança, estabelece a padronização das cores a serem utilizadas como condições de segurança e pictogramas nos ambientes de trabalho, de modo a proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores também quanto aos riscos elétricos.
	
	NR7 - PCMSO: Estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados,do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores, portanto, se relaciona com a NR-10 uma vez que a saúde do Trabalhador deva ser verificada periodicamente em função dos riscos das atividades além daqueles da eletricidade.
	
	A NR-20 estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, portanto, se relaciona com a NR-10 em ambientes onde possam ocorrer presença de arcos voltaicos.
	
	A NR-17 recomenda e estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho e às condições psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, portanto se relaciona com a NR-10.
	 
	A NR-35 não se relaciona com a NR-10, pois trabalhos da área elétrica em altura estão sempre fora da zona controlada e de riscos, ou seja, muito abaixo da rede de energia primária em qualquer situação.
	Respondido em 31/05/2022 17:24:56
	
	
	 8.
	Ref.: 1055376
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Quanto às instalações elétricas em atmosferas explosivas, no que tange diretamente conhecimento da Engenharia de Segurança visando as ações preventivas, qual das alternativas abaixo está errada:
		
	
	ZONA 0: É o Local onde a ocorrência de mistura inflamável / explosiva é contínua, o de maior perigo.
	
	Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca a explosão.
	
	Área Classificada: Área na qual uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamento elétrico.
	
	Máquinas ou equipamentos elétricos móveis só podem ser ligados por intermédio de conjunto plugue e tomada.
	 
	Somente profissionais com registro no CREA de sua região podem trabalhar em instalações e manutenção elétricas numa área classificada.
	Respondido em 31/05/2022 19:43:25
	
	
	 9.
	Ref.: 1037991
	Pontos: 1,00  / 1,00
	
	Com base no programa de condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção (PCMAT), assinale a opção correta.
		
	
	O PCMAT deve ser elaborado pela CIPA com anuência do Ministério do Trabalho.
	
	Junto ao PPRA e PCMSO da empresa e elaborado pelos técnicos de segurança e de meiuo ambiente.
	 
	O memorial sobre as condições e meio ambiente de trabalho nas atividades e operações integra o PCMAT.
	
	O PCMAT deve ser elaborado em consonância com o programa de prevenção aos riscos de incêndios.
	
	O PCMAT é composto pela especificação técnica dos equipamentos de proteção individual de cada trabalhador a serem utilizados conforme as orientações do empregador.
	Respondido em 31/05/2022 19:23:41
	
	
	 10.
	Ref.: 1055313
	Pontos: 0,00  / 1,00
	
	Todas as máquinas e equipamentos cujas partes móveis apresentam riscos de lesão deverão possuir algum tipo de proteção que impeça o contato do operador. Sobre a proteção móvel é correto afirmar:
		
	
	Neste caso, nas grades de proteção os parafusos devem ser inseridos e retirados no processo de produção.
	 
	é geralmente vinculada à estrutura da máquina ou elemento de fixação adjacente, por meios mecânicos (basculante ou deslizante) e pode ser aberta sem o auxílio de ferramentas.
	
	não cobre completamente a zona de perigo, mas que impede ou reduz o acesso, em razão de suas dimensões e sua distância à zona de perigo, como grades de proteção.
	 
	é associada a um dispositivo de intertravamento, com ou sem bloqueio, de tal forma que as funções perigosas da máquina cobertas por essa proteção, não podem operar, até que a proteção seja fechada.
	
	é mantida em sua posição permanentemente, por meio de solda ou fixadores, tornando sua remoção ou abertura impossível, sem o uso de ferramentas.
	Respondido em 31/05/2022 19:19:03
	
	
	
Anotações: Avaliação realizada no navegador SIA.

Continue navegando