Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE ONLINE1 2 - AV22022_4

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As normativas sobre o Serviço Social na Previdência Social comumente indicam o objetivo da profissão na referida política, sendo alteradas ao longo do tempo, a partir das necessidades da população e da compreensão ampliada do trabalho do assistente social.
Com relação à legislação em vigor, qual é o objetivo da profissão dentro da Previdência Social?
a. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar em conjunto com os serviços de segurança e saúde do trabalhador, sendo esse seu principal foco, além de realizar atividades externas às agências previdenciárias com o objetivo de socialização de informações aos usuários.
b. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve articular a política previdenciária com as demais políticas sociais, por compreender que os direitos garantidos legalmente dentro da política de Previdência Social não têm condições de dar conta das necessidades que os usuários apresentam.
c. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar exclusivamente junto ao serviço de reabilitação profissional, realizando atividades interdisciplinares com o restante da equipe multiprofissional que compõe esse serviço, além de contribuir para a reinserção no mercado de trabalho.
d. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos aos direitos que lhes são garantidos legalmente, considerando que a política previdenciária tem condições de atender todas as necessidades dos usuários e que suas normativas garantam a proteção social plena.
e. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos aos direitos que lhes são assegurados legalmente, além de articular a política previdenciária com as demais políticas, por entender a necessidade de vislumbrar amplamente as necessidades dos usuários.

A Constituição de 1988 apontou para um direcionamento democrático e participativo, colocando o controle social na agenda nacional em um país com pouca tradição democrática. Ainda na década de 1990, houve muitos avanços na participação social, sendo criados muitos conselhos gestores e realizadas conferências em níveis municipal, estadual e nacional.
O controle social da política pública de assistência social é realizado por meio do(a):
a. Conselho Nacional de Seguridade Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como dos fóruns de assistência social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
b. Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS) e Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Assistência Social.
c. Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
d. Conselho Nacional de Assistência Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como as Conferências de Assistência Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
e. Audiência pública sobre o tema assistência social e as Conferências de Assistência Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.

As políticas sociais são moldadas conforme o contexto histórico-social-político de cada época. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o país viveu um período marcado pela limitação da intervenção estatal na economia, pelas políticas de privatização e pelo enxugamento dos gastos sociais. O Estado deveria assumir o mínimo necessário de encargos sociais e utilizar os recursos com a máxima eficiência.
Qual alternativa descrita a seguir apresenta a doutrina que representa as características citadas?
a. Marxismo.
b. Neoliberalismo.
c. Capitalismo.
d. Keynesianismo.
e. Estado de bem-estar social.

O período republicano inicia uma nova fase na dinâmica entre sociedade civil e Estado, já que se consolida a constituição do Brasil como Estado-nação, e novas práticas de atenção à saúde pública são instituídas. Embora ainda não se constitua como um direito social, há o delineamento de políticas específicas para a saúde e a designação de órgãos de controle e pesquisa das situações-problema enfrentadas pelo país.
Na transição do século XIX para o XX, o médico Oswaldo Cruz constitui um novo sistema de práticas de atenção à saúde, baseado em:
a. criação de faculdades de medicina.
b. segurança alimentar e seguridade social.
c. incentivo à participação social.
d. descentralização da gestão da saúde.
e. controle e erradicação de epidemias.

Enquanto uma profissão inserida na política de Previdência Social, que tem particularidades na operacionalização do seu trabalho, o Serviço Social deve ter um objetivo estabelecido, para que se crie um horizonte a ser atingido com seu trabalho. Entendendo que esse objetivo se alterou ao longo das mudanças das normativas legais e da sociedade,
qual foi o objetivo do Serviço Social elencado pela Lei n.° 8.213, promulgada em 1991?
a. O objetivo elencado por essa normativa é a definição do Serviço Social enquanto um serviço dentro da política previdenciária, tal qual a assistência médica e a reabilitação profissional, tornando-se parte oficial da estrutura da instituição.
b. O objetivo elencado por essa normativa é esclarecer os beneficiários da política sobre seus direitos sociais e como alcançá-los, estabelecendo conjuntamente com eles a solução de problemas que possam emergir da sua relação com a Previdência.
c. O objetivo elencado por essa normativa é o completo rompimento com as práticas previamente estabelecidas dentro dessa política, as quais tinham lógicas tradicionais, burocráticas e tarefeiras que reduziam o acesso dos usuários aos benefícios.
d. O objetivo elencado por essa normativa é orientar os usuários com relação à existência dos benefícios previdenciários e como acessá-los, pois a população tem menos acesso a esse tipo de informação; o assistente social deve informá-los.
e. O objetivo elencado por essa normativa é que a atividade principal do assistente social passou a ser a avaliação para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), considerando que esta se tornou o foco principal dos benefícios previdenciários.

Na trajetória da composição da saúde como um direito social no Brasil, é preciso situá-la na definição do conjunto de elementos que compõem a seguridade social. Esta é composta por políticas sociais que primam pelo bem-estar social, cuja implementação pode dar origem à justiça social e apoiar o enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais.
Sendo assim, quais são as políticas sociais que formam o chamado “tripé da seguridade social”?
a. Democracia, cidadania e previdência social.
b. Segurança nacional, assistência social e saúde.
c. Assistência social, saúde e previdência social.
d. Saúde, segurança nacional e democracia.
e. Previdência social, saúde e cidadania.

Muitos argumentos são utilizados com o objetivo de tentar legitimar as reformas previdenciárias. Entre eles, o impacto dos benefícios assistenciais sem base contributiva é amplamente difundido.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:
a. Isso é visto pelos progressistas como assistencialização da previdência e, pelos segmentos liberais, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
b. Para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, é necessário ter contribuído para a previdência.
c. Isso é visto por segmentos liberais como assistencialização da previdência e, pelos progressistas, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
d. A assistência social estabelecida como política pública na Constituição Federal de 1988 não é utilizada como argumento para incentivar as reformas da previdência.
e. Os benefícios da assistência social a partir de uma concepção crítica devem ser vistos como onerosos para a previdência social.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o Brasil passa a ter a agenda social como eixo estruturante do novo desenvolvimentismo brasileiro, adotando uma orientação genericamente participativa, que implicou uma forte expansão do controle social. Levando-se em conta a heterogeneidade e desigualdade sócioterritorial entre os municípios brasileiros, criou-se, em 2003, um sistema de base nacional para operacionalizar as ações de proteção social.
Esse sistema foi chamado de _________________________, que normatiza a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios e ações da assistência social.
a. Sistema Nacional de Emprego (SINE).
b. Sistema Único de Saúde (SUS).
c. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
d. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
e. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

O SUAS é um modelo de gestão participativa e descentralizada que regula e organiza as ações socioassistenciais no Brasil. Ele define padrões de qualidade e de atendimento, a nomenclatura das ofertas socioassistenciais e as funções principais da assistência social brasileira.
Indique abaixo a alternativa que contempla as funções principais do SUAS:
a. Matricialidade sociofamiliar; controle social; financiamento dos recursos humanos.
b. Participação popular; monitoramento; avaliação.
c. A informação, o monitoramento e a avaliação; novas bases para relação entre Estado e Sociedade Civil; a Vigilância Social.
d. A vigilância social; a proteção social; a defesa social e institucional.
e. Matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa; territorialização.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As normativas sobre o Serviço Social na Previdência Social comumente indicam o objetivo da profissão na referida política, sendo alteradas ao longo do tempo, a partir das necessidades da população e da compreensão ampliada do trabalho do assistente social.
Com relação à legislação em vigor, qual é o objetivo da profissão dentro da Previdência Social?
a. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar em conjunto com os serviços de segurança e saúde do trabalhador, sendo esse seu principal foco, além de realizar atividades externas às agências previdenciárias com o objetivo de socialização de informações aos usuários.
b. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve articular a política previdenciária com as demais políticas sociais, por compreender que os direitos garantidos legalmente dentro da política de Previdência Social não têm condições de dar conta das necessidades que os usuários apresentam.
c. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar exclusivamente junto ao serviço de reabilitação profissional, realizando atividades interdisciplinares com o restante da equipe multiprofissional que compõe esse serviço, além de contribuir para a reinserção no mercado de trabalho.
d. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos aos direitos que lhes são garantidos legalmente, considerando que a política previdenciária tem condições de atender todas as necessidades dos usuários e que suas normativas garantam a proteção social plena.
e. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos aos direitos que lhes são assegurados legalmente, além de articular a política previdenciária com as demais políticas, por entender a necessidade de vislumbrar amplamente as necessidades dos usuários.

A Constituição de 1988 apontou para um direcionamento democrático e participativo, colocando o controle social na agenda nacional em um país com pouca tradição democrática. Ainda na década de 1990, houve muitos avanços na participação social, sendo criados muitos conselhos gestores e realizadas conferências em níveis municipal, estadual e nacional.
O controle social da política pública de assistência social é realizado por meio do(a):
a. Conselho Nacional de Seguridade Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como dos fóruns de assistência social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
b. Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS) e Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Assistência Social.
c. Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
d. Conselho Nacional de Assistência Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como as Conferências de Assistência Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
e. Audiência pública sobre o tema assistência social e as Conferências de Assistência Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.

As políticas sociais são moldadas conforme o contexto histórico-social-político de cada época. Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o país viveu um período marcado pela limitação da intervenção estatal na economia, pelas políticas de privatização e pelo enxugamento dos gastos sociais. O Estado deveria assumir o mínimo necessário de encargos sociais e utilizar os recursos com a máxima eficiência.
Qual alternativa descrita a seguir apresenta a doutrina que representa as características citadas?
a. Marxismo.
b. Neoliberalismo.
c. Capitalismo.
d. Keynesianismo.
e. Estado de bem-estar social.

O período republicano inicia uma nova fase na dinâmica entre sociedade civil e Estado, já que se consolida a constituição do Brasil como Estado-nação, e novas práticas de atenção à saúde pública são instituídas. Embora ainda não se constitua como um direito social, há o delineamento de políticas específicas para a saúde e a designação de órgãos de controle e pesquisa das situações-problema enfrentadas pelo país.
Na transição do século XIX para o XX, o médico Oswaldo Cruz constitui um novo sistema de práticas de atenção à saúde, baseado em:
a. criação de faculdades de medicina.
b. segurança alimentar e seguridade social.
c. incentivo à participação social.
d. descentralização da gestão da saúde.
e. controle e erradicação de epidemias.

Enquanto uma profissão inserida na política de Previdência Social, que tem particularidades na operacionalização do seu trabalho, o Serviço Social deve ter um objetivo estabelecido, para que se crie um horizonte a ser atingido com seu trabalho. Entendendo que esse objetivo se alterou ao longo das mudanças das normativas legais e da sociedade,
qual foi o objetivo do Serviço Social elencado pela Lei n.° 8.213, promulgada em 1991?
a. O objetivo elencado por essa normativa é a definição do Serviço Social enquanto um serviço dentro da política previdenciária, tal qual a assistência médica e a reabilitação profissional, tornando-se parte oficial da estrutura da instituição.
b. O objetivo elencado por essa normativa é esclarecer os beneficiários da política sobre seus direitos sociais e como alcançá-los, estabelecendo conjuntamente com eles a solução de problemas que possam emergir da sua relação com a Previdência.
c. O objetivo elencado por essa normativa é o completo rompimento com as práticas previamente estabelecidas dentro dessa política, as quais tinham lógicas tradicionais, burocráticas e tarefeiras que reduziam o acesso dos usuários aos benefícios.
d. O objetivo elencado por essa normativa é orientar os usuários com relação à existência dos benefícios previdenciários e como acessá-los, pois a população tem menos acesso a esse tipo de informação; o assistente social deve informá-los.
e. O objetivo elencado por essa normativa é que a atividade principal do assistente social passou a ser a avaliação para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), considerando que esta se tornou o foco principal dos benefícios previdenciários.

Na trajetória da composição da saúde como um direito social no Brasil, é preciso situá-la na definição do conjunto de elementos que compõem a seguridade social. Esta é composta por políticas sociais que primam pelo bem-estar social, cuja implementação pode dar origem à justiça social e apoiar o enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais.
Sendo assim, quais são as políticas sociais que formam o chamado “tripé da seguridade social”?
a. Democracia, cidadania e previdência social.
b. Segurança nacional, assistência social e saúde.
c. Assistência social, saúde e previdência social.
d. Saúde, segurança nacional e democracia.
e. Previdência social, saúde e cidadania.

Muitos argumentos são utilizados com o objetivo de tentar legitimar as reformas previdenciárias. Entre eles, o impacto dos benefícios assistenciais sem base contributiva é amplamente difundido.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:
a. Isso é visto pelos progressistas como assistencialização da previdência e, pelos segmentos liberais, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
b. Para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, é necessário ter contribuído para a previdência.
c. Isso é visto por segmentos liberais como assistencialização da previdência e, pelos progressistas, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
d. A assistência social estabelecida como política pública na Constituição Federal de 1988 não é utilizada como argumento para incentivar as reformas da previdência.
e. Os benefícios da assistência social a partir de uma concepção crítica devem ser vistos como onerosos para a previdência social.

Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o Brasil passa a ter a agenda social como eixo estruturante do novo desenvolvimentismo brasileiro, adotando uma orientação genericamente participativa, que implicou uma forte expansão do controle social. Levando-se em conta a heterogeneidade e desigualdade sócioterritorial entre os municípios brasileiros, criou-se, em 2003, um sistema de base nacional para operacionalizar as ações de proteção social.
Esse sistema foi chamado de _________________________, que normatiza a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios e ações da assistência social.
a. Sistema Nacional de Emprego (SINE).
b. Sistema Único de Saúde (SUS).
c. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
d. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
e. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

O SUAS é um modelo de gestão participativa e descentralizada que regula e organiza as ações socioassistenciais no Brasil. Ele define padrões de qualidade e de atendimento, a nomenclatura das ofertas socioassistenciais e as funções principais da assistência social brasileira.
Indique abaixo a alternativa que contempla as funções principais do SUAS:
a. Matricialidade sociofamiliar; controle social; financiamento dos recursos humanos.
b. Participação popular; monitoramento; avaliação.
c. A informação, o monitoramento e a avaliação; novas bases para relação entre Estado e Sociedade Civil; a Vigilância Social.
d. A vigilância social; a proteção social; a defesa social e institucional.
e. Matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa; territorialização.

Prévia do material em texto

21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 1/11
Painel / Meus cursos / Seguridade Social / AVALIAÇÕES DO PERÍODO 2022/4
/ ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
Iniciado em domingo, 20 nov 2022, 14:12
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 21 nov 2022, 15:40
Tempo
empregado
1 dia 1 hora
Avaliar 0,40 de um máximo de 2,00(20%)
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=681
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=681#section-8
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=31774
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 2/11
Questão 1
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
 As normativas sobre o Serviço Social na Previdência Social comumente indicam o objetivo da
profissão na referida política, sendo alteradas ao longo do tempo, a partir das necessidades da
população e da compreensão ampliada do trabalho do assistente social.
Com relação à legislação em vigor, qual é o objetivo da profissão dentro da Previdência Social?
 
Escolha uma opção:
a. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar em conjunto com os serviços
de segurança e saúde do trabalhador, sendo esse seu principal foco, além de realizar
atividades externas às agências previdenciárias com o objetivo de socialização de
informações aos usuários.
b. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve articular a política previdenciária com
as demais políticas sociais, por compreender que os direitos garantidos legalmente dentro
da política de Previdência Social não têm condições de dar conta das necessidades que os
usuários apresentam.
c. O objetivo indicado é que o Serviço Social passa a atuar exclusivamente junto ao
serviço de reabilitação profissional, realizando atividades interdisciplinares com o restante
da equipe multiprofissional que compõe esse serviço, além de contribuir para a reinserção
no mercado de trabalho.
d. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos
aos direitos que lhes são garantidos legalmente, considerando que a política previdenciária
tem condições de atender todas as necessidades dos usuários e que suas normativas
garantam a proteção social plena.
e. O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso dos cidadãos
aos direitos que lhes são assegurados legalmente, além de articular a política
previdenciária com as demais políticas, por entender a necessidade de vislumbrar
ampliadamente as necessidades dos usuários.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O objetivo indicado é que o Serviço Social deve contribuir para o acesso
dos cidadãos aos direitos que lhes são assegurados legalmente, além de articular a política
previdenciária com as demais políticas, por entender a necessidade de vislumbrar
ampliadamente as necessidades dos usuários.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 3/11
Questão 2
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
A Constituição de 1988 apontou para um direcionamento democrático e participativo,
colocando o controle social na agenda nacional em um país com pouca tradição democrática.
Ainda na década de 1990, houve muitos avanços na participação social, sendo criados muitos
conselhos gestores e realizadas conferências em níveis municipal, estadual e nacional. O
controle social da política pública de assistência social é realizado por meio do(a): 
Escolha uma opção:
a. Audiência pública sobre o tema assistência social e as Conferências de Assistência
Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
b. Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS) e
Conselho Nacional de Assistência Social, os Conselhos Estaduais, do Distrito Federal e
Municipais de Assistência Social.
c. Conselho Nacional de Assistência Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito
Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como as Conferências de Assistência
Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
d. Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
e. Conselho Nacional de Seguridade Social, dos Conselhos Estaduais, do Distrito
Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como dos fóruns de assistência social
em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Conselho Nacional de Assistência Social, dos Conselhos Estaduais, do
Distrito Federal e dos Municipais de Assistência Social, bem como as Conferências de
Assistência Social em nível nacional, estadual, Distrito Federal e municipal.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 4/11
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
As políticas sociais são moldadas conforme o contexto histórico-social-político de cada época.
Após a promulgação da Constituição Federal de 1988, o país viveu um período marcado pela
limitação da intervenção estatal na economia, pelas políticas de privatização e pelo
enxugamento dos gastos sociais. O Estado deveria assumir o mínimo necessário de encargos
sociais e utilizar os recursos com a máxima eficiência.
Qual alternativa descrita a seguir apresenta a doutrina que representa as características
citadas? 
 
Escolha uma opção:
a. Capitalismo.
b. Marxismo.
c. Estado de bem-estar social.
d. Neoliberalismo. 
e. Keynesianismo.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Neoliberalismo.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 5/11
Questão 4
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,20
No site do Ministério de Desenvolvimento Social, podem-se obter informações e orientações
sobre a política de assistência social, como política pública não contributiva, dever do Estado e
direito de todo cidadão que dela necessitar. Entre os principais pilares da assistência social no
Brasil estão a Constituição Federal de 1988, que dá as diretrizes para a gestão das políticas
públicas, e a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), de 1993, que estabelece os objetivos,
princípios e diretrizes das ações. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) determina que a
assistência social seja organizada em um sistema descentralizado e participativo, composto
pelo poder público e pela sociedade civil. A IV Conferência Nacional de Assistência Social
deliberou, então, a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Cumprindo
essa deliberação, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) implantou
o SUAS, que passou a articular meios, esforços e recursos para a execução dos programas,
serviços e benefícios socioassistenciais. 
 
Sobre estas ações, podemos dizer que a intersetorialidade no âmbito da proteção social básica
e especial corresponde a: 
Escolha uma opção:
a. a oferta de serviços e benefícios nos equipamentos CRAS e CREAS, com interface
nas demais políticas públicas e seus equipamentos, sistemas de informação,
monitoramento, avaliação e controle social de forma descentralizada, participativa com
composição paritária entre governo e sociedade civil.
b. um dos principais pilares da assistência social no Brasil é a Constituição Federal de
1988, não necessitando, portanto de outras regulamentações e normativas para a
execução intersetorial. 
c. um Conselho de caráter descentralizado e participativo, composto pelo poder público e
pela sociedade civil, dando ao Conselho Municipal o caráter intersetorial; ofertando e
executando os serviços e ações da assistência social.
d. um sistema que gerencia, no âmbito do governo, a política pública de assistência
social e saúde de forma a utilizar os mesmos equipamentos públicos.
e. um conjunto de programas, serviços e benefícios sociassistenciais que, por seu
caráter intersetorial, é executadonas capitais dos estados, com gestão estadual para
controle social.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: a oferta de serviços e benefícios nos equipamentos CRAS e CREAS,
com interface nas demais políticas públicas e seus equipamentos, sistemas de informação,
monitoramento, avaliação e controle social de forma descentralizada, participativa com
composição paritária entre governo e sociedade civil.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 6/11
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
O período republicano inicia uma nova fase na dinâmica entre sociedade civil e Estado, já que
se consolida a constituição do Brasil como Estado-nação, e novas práticas de atenção à saúde
pública são instituídas. Embora ainda não se constitua como um direito social, há o
delineamento de políticas específicas para a saúde e a designação de órgãos de controle e
pesquisa das situações-problema enfrentadas pelo país.
Na transição do século XIX para o XX, o médico Oswaldo Cruz constitui um novo sistema de
práticas de atenção à saúde, baseado em:
 
Escolha uma opção:
a. criação de faculdades de medicina.
b. segurança alimentar e seguridade social.
c. incentivo à participação social.
d. descentralização da gestão da saúde.
e. controle e erradicação de epidemias. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: controle e erradicação de epidemias.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 7/11
Questão 6
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
Enquanto uma profissão inserida na política de Previdência Social, que tem particularidades na
operacionalização do seu trabalho, o Serviço Social deve ter um objetivo estabelecido, para
que se crie um horizonte a ser atingido com seu trabalho.
Entendendo que esse objetivo se alterou ao longo das mudanças das normativas legais e da
sociedade, qual foi o objetivo do Serviço Social elencado pela Lei n.° 8.213, promulgada em
1991?
 
Escolha uma opção:
a. O objetivo elencado por essa normativa é o completo rompimento com as práticas
previamente estabelecidas dentro dessa política, as quais tinham lógicas tradicionais,
burocráticas e tarefeiras que reduziam o acesso dos usuários aos benefícios.
b. O objetivo elencado por essa normativa é que a atividade principal do assistente social
passou a ser a avaliação para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC),
considerando que esta se tornou o foco principal dos benefícios previdenciários.
c. O objetivo elencado por essa normativa é orientar os usuários com relação à
existência dos benefícios previdenciários e como acessá-los, pois a população tem menos
acesso a esse tipo de informação; o assistente social deve informá-los.
d. O objetivo elencado por essa normativa é a definição do Serviço Social enquanto um
serviço dentro da política previdenciária, tal qual a assistência médica e a reabilitação
profissional, tornando-se parte oficial da estrutura da instituição.
e. O objetivo elencado por essa normativa é esclarecer os beneficiários da política sobre
seus direitos sociais e como alcançá-los, estabelecendo conjuntamente com eles a solução
de problemas que possam emergir da sua relação com a Previdência.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O objetivo elencado por essa normativa é esclarecer os beneficiários da
política sobre seus direitos sociais e como alcançá-los, estabelecendo conjuntamente com eles
a solução de problemas que possam emergir da sua relação com a Previdência.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 8/11
Questão 7
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
Na trajetória da composição da saúde como um direito social no Brasil, é preciso situá-la na
definição do conjunto de elementos que compõem a seguridade social. Esta é composta por
políticas sociais que primam pelo bem-estar social, cuja implementação pode dar origem à
justiça social e apoiar o enfrentamento da pobreza e das desigualdades sociais.
Sendo assim, quais são as políticas sociais que formam o chamado “tripé da seguridade
social”?
 
Escolha uma opção:
a. Democracia, cidadania e previdência social.
b. Segurança nacional, assistência social e saúde.
c. Assistência social, saúde e previdência social.
d. Saúde, segurança nacional e democracia.
e. Previdência social, saúde e cidadania.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Assistência social, saúde e previdência social.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 9/11
Questão 8
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
Muitos argumentos são utilizados com o objetivo de tentar legitimar as reformas
previdenciárias. Entre eles, o impacto dos benefícios assistenciais sem base contributiva é
amplamente difundido.
Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma opção:
a. Isso é visto pelos progressistas como assistencialização da previdência e, pelos
segmentos liberais, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
b. Isso é visto por segmentos liberais como assistencialização da previdência e, pelos
progressistas, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
c. Os benefícios da assistência social a partir de uma concepção crítica devem ser vistos
como onerosos para a previdência social.
d. A assistência social estabelecida como política pública na Constituição Federal de
1988 não é utilizada como argumento para incentivar as reformas da previdência.
e. Para ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada – BPC, é necessário ter
contribuido para a previdência.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Isso é visto pelos progressistas como assistencialização da previdência e,
pelos segmentos liberais, como agravante do déficit, a demandar aportes fiscais.
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 10/11
Questão 9
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, o Brasil passa a ter a agenda social como
eixo estruturante do novo desenvolvimentismo brasileiro, adotando uma orientação
genericamente participativa, que implicou uma forte expansão do controle social. Levando-se
em conta a heterogeneidade e desigualdade sócioterritorial entre os municípios brasileiros,
criou-se, em 2003, um sistema de base nacional para operacionalizar as ações de proteção
social. Esse sistema foi chamado de _________________________, que normatiza a
hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema de serviços, benefícios e ações da
assistência social. 
 
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE o espaço acima: 
Escolha uma opção:
a. Sistema Nacional de Emprego (SINE).
b. Sistema Único de Saúde (SUS).
c. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
d. Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
e. Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
21/11/2022 14:43 ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/4
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=2140431 11/11
Questão 10
Não respondido
Vale 0,20 ponto(s).
O SUAS é um modelo de gestão participativa e descentralizada que regula e organiza as
ações socioassistenciais no Brasil. Ele define padrões de qualidade e de atendimento, a
nomenclatura das ofertas socioassistenciais e as funções principais da assistência social
brasileira. Indique abaixo a alternativa que contempla as funções principais do SUAS: 
Escolha uma opção:
a. Participação popular; monitoramento; avaliação.
b. A vigilância social; a proteção social; a defesa social e institucional.
c. A informação, o monitoramento e a avaliação; novas bases para relação entre Estado
e Sociedade Civil; a Vigilância Social.
d. Matricialidadesociofamiliar; controle social; financiamento dos recursos humanos.
e. Matricialidade sociofamiliar; descentralização político-administrativa; territorialização.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A vigilância social; a proteção social; a defesa social e institucional.

Mais conteúdos dessa disciplina