Buscar

Perspectivas Profissionais Avaliação 1 Individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O processo de submissão de um artigo científico para ser publicado em uma revista envolve algumas etapas. Segundo Barrass (1979), ao submeter um artigo científico a uma revista é necessário ter conhecimento sobre o escopo da revista, ou seja, verificar quais os temas são de interesse da revista. Caso seu artigo esteja fora de escopo, automaticamente ele será rejeitado. Com relação ao processo de publicação de artigos, analise as sentenças a seguir:
I- O artigo deve apresentar conhecimento relevante do assunto.
II- O artigo precisa ser escrito em linguagem rebuscada, direcionada ao público especializado.
III- O artigo deve ser completo, original e imparcial.
IV- O artigo deve apresentar referências fieis às fontes bibliográficas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARRASS, R. Os cientistas precisam escrever: guia de redação para cientistas, engenheiros e estudantes. São Paulo: T. A. Queiroz: EDUSP, 1979.
A. As sentenças I, II e III estão corretas.
B. Somente a sentença II está correta.
C. As sentenças II, III e IV estão corretas.
D. As sentenças I, III e IV estão corretas.
2. O conhecimento científico pode ser compreendido como um saber sistematizado e ordenado em torno de uma teoria. Além disso, o conhecimento científico é considerado falível, ou seja, não é verdade absoluta ou definitiva, pois é passível de contestação e verificabilidade. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A. Os conhecimentos científicos são cumulativos e indiscutíveis, tendo em vista que sua estrutura é construída por metodologias quantitativas.
B. Os saberes tradicionais e a realidade cotidiana podem servir de estímulo para a realização de pesquisas e estudos científicos.
C. Os principais elementos que caracterizam o conhecimento científico são a credibilidade, a confiança, a convicção e a aceitabilidade.
D. As práticas cotidianas não exercem influência sobre o conhecimento científico, tendo em vista que este privilegia a indústria da inovação.
3. Através do resgate histórico do ensino superior no Brasil é possível afirmar que a Família Real contribuiu com a implantação do ensino superior no Brasil. Ao estudarem sobre o assunto, Santos e Cerqueira (2009) explicam que Proclamada a República, a Carta Magna permitiu a descentralização do ensino superior e, assim, o aparecimento de novas instituições, tanto as de caráter público (estaduais e municipais) como as da iniciativa privada. Esse novo momento no cenário educacional permitiu, pela primeira vez, a criação de estabelecimentos confessionais no país. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. P. dos; CERQUEIRA, E. A. de. Ensino Superior: trajetória histórica e políticas recentes. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 9., 2009, Florianópolis, SC. Anais. Florianópolis, SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
A. A chegada das atividades acadêmicas e universitárias ao Brasil está atrelada ao período militar.
B. A implementação do ensino superior no Brasil é considerada tardia, surgindo apenas no século XIX.
C. A Região Centro-Oeste é reconhecida como o berço do ensino superior no Brasil.
D. O ensino superior no Brasil surgiu com o interesse de formar mestres aptos para trabalhar na área rural.
4. Quando finalizamos uma pesquisa há a necessidade de publicar seus resultados, pois a ciência só evolui com a divulgação de trabalhos. Assim, um modo de publicar nossos resultados é através de um artigo científico. Qual parte do artigo deve ser apresentada com poucas palavras, comumente, no máximo 250 palavras e serve como um dos primeiros locais do trabalho em que o público de interesse entrará em contato?
A. Resultados.
B. Resumo.
C. Introdução.
D. Metodologia.
5. Muitos pesquisadores tentaram reunir modelos baseados em sala de aula ou em escolas que descrevem o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo é uma ajuda ou imagem visual que destaca as principais ideias e variáveis em um processo ou sistema. Sobre o modelo ideal de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas na atualidade possibilitaram o retorno no modelo tradicional de ensino, isso ocorreu pelo fracasso de todos os outros modelos e suas promessas, com o modelo tradicional, em que temos um professor respeitado e um aluno receptivo, obtemos uma educação integral.
II- São diversas as variáveis que devem ser levadas em consideração quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, provavelmente não é uma questão de um único modelo, e sim ter em mente o contexto, o perfil do estudante, as tecnologias, a formação do docente, a finalidade da formação, entre outras variáveis.
III- O modelo ideal de ensino-aprendizagem no ensino superior, não se delimita à uma única abordagem, mas é provável que uma de suas principais características é aliar ensino, pesquisa e extensão utilizando para isso de diversas estratégias de acordo com as variáveis envolvidas no processo.
IV- A responsabilidade de oferecer o melhor modelo de ensino recai sobre as IES somente, quando levamos em consideração a Educação Básica fraca dos ingressantes ao Ensino Superior, nosso modelo de ensino fica fraco não temos mais excelência, é necessário não levar isso mais em consideração e simplesmente buscar excelência.
Assinale a alternativa CORRETA:
A. As afirmativas II e IV estão corretas.
B. As afirmativas I, II e III estão corretas.
C. Somente a afirmativa IV está correta.
D. As afirmativas II e III estão corretas.
6. Tal como nos explica Ribeiro (2012, p. 81), "a extensão universitária assume na universidade atual sua função de prática social, tendo como objetivo primeiro o ato educativo, porque, além de promover o aprimoramento do ensino na formação de profissionais, também presta serviços à comunidade". Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A extensão trouxe contribuições ao ensino e à pesquisa, uma vez que professores e pesquisadores estão abertos às provocações feitas a partir da extensão universitária.
PORQUE
II- Na visão atual de universidade há um trânsito, uma comunicação, uma vinculação entre setores e grupos da sociedade e a universidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Dialogos, v. 15, n. 1, p. 81-88, 2012.
A. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
C. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
D. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
7. Publicar um artigo científico é uma tarefa que demanda atenção e esforço. Além disso, o processo de avaliação do artigo por parte da revista muitas vezes é longo. Depois de terminar de escrever um artigo, caso a intenção seja publicá-lo, é necessário encontrar uma revista que se adéque ao conteúdo de sua pesquisa. Com relação à publicação do artigo em periódico especializado, assinale a alternativa CORRETA:
A. A formatação dos artigos científicos, no que se refere ao número de páginas, obedece à regra universal das 25 páginas, com o intuito de unificar a produção científica.
B. As regras para formatação de artigos científicos que serão publicados em periódicos especializados variam de acordo com as regras de cada revista.
C. O elemento mais importante na publicação de um artigo científico é a originalidade, ficando a critério do autor definir se irá ou não seguir as normas de publicação.
D. As diferentes áreas do conhecimento possuem em comum o fato de publicarem os artigos nas mesmas revistas científicas, denominadas Revistas Plenas.
8. O desenvolvimento da pesquisa científica perpassa pelo exercício de perguntar, procurar respostas, buscar uma solução e de tentar explicar. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação propostaentre elas:
I- Atualmente, o modelo de ensino superior vigente no Brasil permite a criação de universidades centradas exclusivamente nas atividades de pesquisa. 
PORQUE 
II- Quando realizadas de modo adequado, as pesquisas científicas podem contribuir com produção de conhecimento útil, tanto internamente, aos pares, àqueles que estão inseridos na instituição, assim como para a sociedade como um todo.
Assinale a alternativa CORRETA:
A. A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B. As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C. As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D. A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
9. As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função. Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
A. Pessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.
B. Pessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.
C. Pessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.
D. Pessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.
10. Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A. As afirmativas I e IV estão corretas.
B. As afirmativas I, II e III estão corretas.
C. Somente a afirmativa III está correta.
D. As afirmativas II e III estão corretas.

Continue navegando