Buscar

Exercícios - Mediação e Arbitragem - Conceitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Perícia: objetivos e tipos
Desafio
Daniela e Laura são amigas e estudantes que pretendem se inscrever para um curso gratuito de língua estrangeira.
As amigas correm até a instituição de ensino no último dia da inscrição, porém, quando chegam, resta somente uma vaga para o processo. Como as duas chegaram juntas, inicia-se então uma discussão entre as amigas.
O atendente explica que apenas uma delas poderá participar da inscrição e concorrer às vagas em aberto e a outra terá que aguardar o próximo processo, mas elas não se entendem e acabam discutindo novamente. Dessa forma o atendente conversa com seu superior e, depois de um tempo, retorna informando que o seu superior optou em fazer um processo de inspeção, vistoria, investigação e indagação, a fim de entender os dois lados, ou seja, verificar quem possui menos condições de pagar por uma mensalidade, até porque possuir uma renda baixa é uma das exigências da instituição, e quem possui todos os requisitos exigidos pela instituição a fim de atender ao processo, entre outros.
O superior marca com as meninas para que retornem em outra data, na semana seguinte, munidas de toda a documentação. A instituição contrata um profissional não vinculado para verificar o caso, buscando informações suficientes a fim de constatar o que as meninas relataram e a sua veracidade. Após receber a documentação exigida, o superior informa que em dois dias a situação será resolvida pelo profissional que foi contratado, a fim de declarar, por meio de um laudo pericial, a sentença ou a decisão sobre o caso de Daniela e Laura.
Ambas possuem a informação de que será um profissional contratado que decidirá sobre o caso, que será analisado com todo o cuidado para que se tome a melhor decisão.
O responsável pelo caso, após ter ouvido o relato das partes e analisado toda documentação apresentada, como, por exemplo, certificados de ensino médio, comprovantes de renda familiar, atestado de pobreza, entre outros, pronuncia que emitiu o laudo pericial fundamentado nos documentos apresentados e nos testemunhos que ouviu, expressando assim, em documento escrito, conforme definido em Lei nº 9.307/96, Art. nº 24.
Acompanhe na imagem o que deve conter no relatório e qual a o resultado obtido pelo profissional contratado.
Com base na situação apresentada, você deve responder que tipo de perícia está sendo tratada e por quê.
Padrão de resposta esperado
A situação demonstra que Daniela e Laura não decidiram sozinhas com a instituição sobre o caso, ou seja, este foi decidido por um terceiro, que foi contratado para verificar a situação apresentada. Dessa forma, pode-se afirmar que se refere a uma arbitragem.
O árbitro foi contratado a fim de tomar a decisão, com base nas informações relatadas pelas partes envolvidas e na documentação apresentada que foi inspecionada quanto à sua veracidade. Foi mediante à busca de informações das partes envolvidas que o árbitro descobriu que uma das meninas já havia cursado um curso de línguas, fazendo com que ela não se enquadrasse mais nas exigências da vaga gratuita. Diante da situação, fica evidente um caso de arbitragem. O árbitro emitiu o laudo pericial com a decisão tomada de acordo com os relatos e a documentação apresentados.
Exercícios
Respostas enviadas em: 07/12/2022 15:02
1.  Com base nas afirmativas relacionadas à perícia, analise e indique a única alternativa CORRETA:
Você acertou!
C.  É de conhecimento que a perícia deve esclarecer maiores informações para todos, considerando as partes interessadas, aos advogados e, especialmente, do julgador.
De fato, a perícia precisa explicar maiores informações para os interessados, que são as partes envolvidas, aos advogados e, especialmente, do julgador.
2.  Quanto aos usuários da perícia, analise e indique a opção CORRETA:
Você acertou!
D.  Os árbitros e os mediadores possuem como atribuições buscar as informações técnicas sobre uma área específica, auxiliando na tomada de decisão do litígio.
É possível afirmar que árbitros e mediadores têm a função de buscar informações técnicas relacionadas a uma área definida, assessorando, dessa forma, na tomada de decisão sobre o conflito.
3.  Com base nos métodos considerados caracteres essenciais da perícia, analise e aponte a opção CORRETA:
Você acertou!
C.  É fundamental que o profissional da perícia tenha total imparcialidade sobre seu pronunciamento.
O profissional deverá ser imparcial diante de seu pronunciamento.
4.  Com relação à perícia judicial, indique a opção CORRETA:
Você acertou!
C.  A perícia judicial é efetuada sob o comando de um juiz.
A perícia judicial ocorre pelo domínio de um juiz.
5.  Avalie as afirmativas com bastante atenção e responda qual delas representa a resposta CORRETA:
Você acertou!
E.  Uma das diferenças entre a perícia e a auditoria é que a perícia ocorre mediante um perito-contador, enquanto a auditoria externa é efetuada por um auditor.
A perícia ocorre por meio de um perito-contador, já a auditoria ocorre mediante um auditor, apresentando assim uma de suas principais diferenças.

Continue navegando