Buscar

Pesquisar principais equipamentos e metodos de producao de granulos

Prévia do material em texto

Pesquisar principais equipamentos e métodos de produção de grânulos.
O objetivo da granulação é converter partículas de pó cristalinas ou amorfas em agregados sólidos de resistência e porosidade variáveis.
Granulação por via seca - Na qual o agente efetor é a pressão, que causa a densificação do leito pulvéreo. Na granulação, a rigidez ou coesão é representada pela resistência mecânica do grânulos e traduz a intensidade e a efetividade das forças coesivas no seu interior.
Para entender a coesão de pós ou aglomerados sob forças compressivas, os fenômenos moleculares envolvidos devem ser analisados. Nesse sentido, o aumento da energia de ativação pode ser considerado como a fonte do aumento da adesão. A ação dessa força, combinada com o fenômeno de atrito causado pelo movimento forçado das partículas e pela deformação da estrutura, é convertida em energia, que por sua vez é convertida em calor.
A compactação é realizada com o auxílio de prensas, prensas hidráulicas, compressores alternativos, compactadores de cilindros ou rolos, lisos, dentados ou perfurados. A cominuição de compactos resultando na formação de grânulos pode ser realizada por meio de moinhos, granuladores rotativos ou oscilantes ou granuladores de tela. As especificações do equipamento utilizado nesta técnica determinarão as propriedades dos granulados resultantes. Hervieu e Dehont (1994) desenvolveram um granulador compactador estudando como variáveis ​​operacionais como pressão e velocidade de compactação alteram as propriedades dos granulados.
Para garantir a coesão adequada, é necessário adicionar ao pó a ser granulado adjuvantes primários tecnológicos com capacidade coesivas, denominados de aglutinantes, sob a forma de pós secos.

Continue navegando