Buscar

Exercícios de Fixação Economia

Prévia do material em texto

TEMA 1
Os sistemas econômicos são formados por mecanismos, criados pela humanidade ao longo da história, que objetiva criar condições para o atendimento das suas necessidades. Considerando seus estudos sobre sistemas econômicos, assinale a única opção correta.
Escolha uma opção:
a. O sistema econômico é moldado pela sociedade para definir as formas de produção, de distribuição e de consumo dos bens e serviços demandados por ela. 
b. Os sistemas econômicos não consideram os aspectos políticos e sociais na sua formação.
c. Um dos princípios presentes na Constituição Federal Brasileira, que organiza nosso sistema econômico, é o da economia planificada (centralizada).
d. Uma economia de mercado é aquela que o Estado tem um órgão planejador central para definir que produto deve ser produzido, como deve ser produzido e para quem deve ser distribuído.
Feedback - Sua resposta está correta.
Os sistemas econômicos se caracterizam por utilizar os aspectos políticos e sociais para definir as suas escolhas econômicas. Um exemplo disso é que, no caso brasileiro, a Constituição Federal define que um dos princípios norteadores da ordem econômica é a economia de mercado. Excluindo, portanto, a intervenção centralizadora por parte do Estado nas decisões econômicas. 
A resposta correta é: O sistema econômico é moldado pela sociedade para definir as formas de produção, de distribuição e de consumo dos bens e serviços demandados por ela.
Texto da questão
José é um estudante universitário que comprou seu primeiro carro para ir até a faculdade todos os dias. Como ele já teve estudou sobre noções de economia e estava com o tempo ocioso, pois esperava pela entrega do carro, decidiu classificar o bem que estava comprando. Quais foram as opções escolhidas por José para classificar, adequadamente, o produto que comprou? Assinale as opções corretas.
I - Trata-se de um bem livre.
II - Conforme a utilização a ser dada por José o carro será um bem privado.
III - José sonhava com ele há muito tempo, portanto, era para ele algo intangível.
IV - José não tem a intenção de utilizá-lo como taxi, portanto, para ele é um bem de consumo final.
Agora identifique as opções que indicam quais assertivas estão corretas.
Escolha uma opção:
a. Estão corretas as assertivas: II e IV. 
b. Estão corretas as assertivas: II e III.
c. Estão corretas as assertivas: I, III e IV.
d. Estão corretas as assertivas: I, II e IV.
Feedback - Sua resposta está correta.
Perceba que o carro que José comprou pode ser pelos seguintes aspectos: bem privado e de consumo final. A justificativa é que o carro será utilizado somente por José e por quem ele permitir, e não será utilizado para atender as suas necessidades próprias de locomoção.
A resposta correta é: Estão corretas as assertivas: II e IV.
Texto da questão
Os bens são, nas suas essências, a materialização das soluções que a sociedade encontrou para o atendimento das suas necessidades. Sobre a classificação dos bens é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. o ar, por ser necessário para a nossa sobrevivência, é considerado um bem econômico muito precioso.
b. os bens intermediários são aqueles destinados aos consumidores finais para serem consumidos in natura.
c. a geladeira é um bem de produção quando tem por função manter congelado o sorvete que compramos no mercado e que vamos consumir no domingo com a nossa família em casa.
d. para que seja considerado um bem econômico, um determinado artefato requer, simultaneamente, dois aspectos: escassez relativa e trabalho humano para a sua obtenção. 
Feedback - Sua resposta está correta.
Para que se justifique a qualificação de um bem como econômico há a necessidade de que ele seja gerado por meio do uso dos recursos produtivos escassos, portanto, para a sua obtenção é preciso a aplicação de trabalho, a fim de disponibilizá-lo à sociedade.
A resposta correta é: para que seja considerado um bem econômico, um determinado artefato requer, simultaneamente, dois aspectos: escassez relativa e trabalho humano para a sua obtenção.
Texto da questão
No dia a dia o ser humano tem um conjunto de necessidades dos mais variados tipos que são atendidos por bens. Considerando as classificações dos tipos de bens, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira
	(1) Bem livre
	(  ) É um tipo de bem considerado exclusivo no ato do seu consumo. Quando está sendo consumido por uma pessoa, não pode ser consumido por outra.
	(2) Bem econômico
	(  ) É um bem considerado escasso, com necessidade de aplicar trabalho para sua disponibilização.
	(3) Bem Privado
	(  ) Poderá ser consumido, simultaneamente, por um conjunto maior de consumidores. A sua característica é a não exclusividade no ato do consumo.
	(4) Bem Público
	(  ) Não é escasso e a sua obtenção não requer o trabalho humano.
Agora escolha a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a.
A sequência correta é 4 – 2 – 3 – 1.
b.
A sequência correta é 3 – 2 – 4 – 1. 
c.
A sequência correta é 3 – 1 – 4 – 2.
d. A sequência correta é 4 – 3 – 2 – 1.
Feedback - Sua resposta está correta.
Considerando os tipos de bens, há um conjunto de critérios que auxiliam na forma de classificá-los. O primeiro critério diz respeito à sua condição de escassez, sendo que o bem livre não é escasso e, portanto, não há necessidade de aplicar trabalho para a sua obtenção. Já o bem econômico possui a característica da escassez, e a sua obtenção requer aplicar o trabalho humano. O segundo critério de classificação trata da característica presente no ato do consumo. Esse critério nos remete a dois tipos de bens: público e privado.
A resposta correta é:
A sequência correta é 3 – 2 – 4 – 1..
Texto da questão
A economia é a área do conhecimento que estuda a forma como os indivíduos e a sociedade escolhem, entre as opções possíveis, o atendimento das suas necessidades. A partir desta afirmação, identifique as assertivas que estão corretas:
 Pode-se dizer que a economia é a ciência que estuda como os agentes econômicos decidem aplicar seus recursos escassos entre diversas alternativas possíveis.
 O processo de escolha por parte dos agentes econômicos é central para a  análise econômica.
 A produção de bens e serviços, do ponto de vista econômico, não é a única forma de satisfazer as necessidades humanas materiais.
 Se estivéssemos em um mundo em que não houvesse a escassez dos recursos, provavelmente, não haveria economia.
Agora indique a opção com as assertivas corretas:
Escolha uma opção:
a. Estão corretas as assertivas: I e IV.
b. Estão corretas as assertivas: I e III.
c. Estão corretas as assertivas: II, III e IV.
d. Estão corretas as assertivas: I, II e IV. 
Feedback - Sua resposta está correta.
O conceito de economia, proferido por Garcia e Vasconcelos (2014),  deixa claro os aspectos a que se refere o objeto de análise da economia enquanto disciplina. São eles: 1) o comportamento dos agentes econômicos frente o processo de escolha; 2) as escolhas ocorrem pelo fato de existirem recursos escassos que podem ser aplicados em fins alternativos; 3) só há a necessidade da análise econômica pelo simples fato de que os recursos são, necessariamente, escassos e, em um mundo em que os bens são livres, não haveria necessidade de aplicar trabalho para atender as necessidades humanas materiais.
GARCIA, Manuel Enriquez; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Fundamentos de economia. São Paulo: Saraiva, 2014.
A resposta correta é: Estão corretas as assertivas: I, II e IV..
TEMA 2
A remuneração dos fatores produtivos é a forma que o processo econômico tem para retribuir aos detentores destes fatores a disponibilização destes recursos. Tomando por base as remunerações dos fatores de produção, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A capacidade empresarial dos trabalhadores é muito similar a dos empreendedores.
b. O lucro decorrente da atividade empresarial é uma forma de remunerar os detentores dos recursos naturais.
c. O capital obtém sua remuneração na medida em que fornece ao sistema produtivo as máquinas, equipamentos e infraestrutura necessáriospara gerar os bens e serviços. 
d. Quanto ao trabalho não há nenhuma relação entre o valor pago a este fator e seu nível de qualificação.
Sua resposta está correta.
É função do capital disponibilizar as máquinas, equipamentos e infraestrutura necessários ao sistema produtivo, que associados ao trabalho conseguem gerar bens e serviços necessários para atender as necessidades materiais presentes no sistema econômico.
A resposta correta é: O capital obtém sua remuneração na medida em que fornece ao sistema produtivo as máquinas, equipamentos e infraestrutura necessários para gerar os bens e serviços..
Texto da questão
Embora existam mercados específicos para transacionar cada um dos fatores de produção, é no processo produtivo que os recursos se encontram. A seguir analise quais assertivas estão corretas quanto a esta perspectiva.
I. O sistema econômico não requer necessariamente a presença de todos os fatores de produção simultaneamente.
II. A produção dos bens e serviços decorre necessariamente das inter-relações entre todos os fatores de produção.
III. É possível gerar bens e serviços sem utilizar os recursos naturais ao longo da cadeia produtiva.
IV. O desenvolvimento tecnológico tende a substituir o fator de produção trabalho por mais capital.
 
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. II e III
b. II e IV 
c. I, II e III
d. I e II; IV
Sua resposta está correta.
Não há nenhuma possibilidade de que exista algum sistema produtivo e/ou empresa que esteja baseado somente em um ou em poucos fatores de produção. Mesmo se analisarmos as atividades de prestação de serviços, todos os fatores de produção estão lá presentes. Outro aspecto importante é saber que, historicamente, o capital substitui o trabalho em decorrência do desenvolvimento tecnológico nos processos produtivos e, quando isso ocorre, o fator trabalho que permanece envolvido na produção acaba se tornando mais produtivo. 
A resposta correta é: II e IV.
Texto da questão
Os fatores de produção são considerados os recursos básicos da economia e estão presentes em todas as atividades econômicos. Considerando as categorias dos fatores de produção, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira
 
(1) Trabalho                                      (            ) Suas formas de remuneração chamadas de aluguéis e são pagas aos proprietários.
 
(2) Capital                                        (            ) Relaciona-se com a capacidade laboral do agente econômico denominado empresário.
 
(3) Terra                                           (            ) Materializa-se na forma de infraestrutura física (prédios), máquinas, equipamentos, recursos financeiros e softwares aplicados aos processos produtivos.
 
(4)  Capacidade empresarial                   (            ) Relaciona-se com a força humana e o uso dos conhecimentos técnicos necessários aplicados aos processos produtivos; sua remuneração é o salário.
 
Agora, assinale a opção com a sequência correta:
Escolha uma opção:
a.
2 – 3 – 1 – 4
b.
4 – 1 – 2 - 3
c.
3 – 4 – 2 – 1 
d. 3 – 4 – 1 – 2
Sua resposta está correta.
Os recursos naturais têm como remuneração os aluguéis, que decorrem do direito de propriedade dos seus detentores. Já a capacidade empresarial é um elemento essencial de um empresário, com ela o empresário consegue organizar as atividades dentro e fora da sua empresa, tornando-a competitiva. O capital é materializado pela infraestrutura física, máquinas e equipamentos aplicados ao processo produtivo e junto com o trabalho transformam as matérias-primas em produtos acabados. Por fim, o trabalho está associado a força humana, aos conhecimentos técnicos dos trabalhadores direcionados ao processo produtivo; e tem o salário como forma de remuneração. Quanto maior for a qualificação maior será a remuneração.
A resposta correta é:
3 – 4 – 2 – 1.
Texto da questão
Além das condições de disponibilidade, os fatores de produção são também afetados por outros aspectos, tais como: qualidade e possibilidade de ser substituído por outro recurso. Analise as assertivas, a seguir, e identifique a correta.
Escolha uma opção:
a. O fator de produção trabalho apresenta maior nível de remuneração na medida em que se torna mais abundante e menos qualificado.
b. Os recursos naturais têm seu nível de escassez elevado na medida em que são substituídos por outros recursos decorrentes das inovações tecnológicas.
c. A remuneração da capacidade empresarial está relacionada com a qualificação técnica dos empreendedores. 
d. Em geral, nas condições econômicas normais, o capital é um recurso mais abundante que o fator trabalho.
Sua resposta está correta.
Empreendedores mais qualificados é fator de sucesso na sustentabilidade dos negócios. Os empreendedores precisam ter visão estratégica de crescimento, além de conhecer todos os aspectos que impactam o cotidiano da empresa. É a qualificação que permite o olhar no futuro sem descuidar do presente.
A resposta correta é: A remuneração da capacidade empresarial está relacionada com a qualificação técnica dos empreendedores..
Texto da questão
A escassez é o fator-chave do processo de atribuição de valor no sistema econômico. Considerando o fenômeno da escassez, aplicado aos fatores de produção, analise quais assertivas estão corretas.
 
I. Os recursos naturais são infinitos, portanto não sofrem os efeitos da escassez na sua exploração.
II. Os trabalhadores que recebem salários mais elevados têm como principal característica a alta qualificação na sua capacidade laboral.
III. O desenvolvimento tecnológico é um dos fatores que contribui para elevar a remuneração do capital, já que a relação capital/trabalho se eleva.
IV. O que diferencia o empresário dos trabalhadores, quanto às suas características, é que o empresário não se sujeita a assumir riscos pessoais e econômicos nas suas atividades.
 
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. II e IV
b. I e II
c. I, II e III
d. II e III 
Sua resposta está correta.
Quanto maior for a qualificação do trabalho maior será a remuneração, pois mais produtivo será esse fator. Já o capital tende a ter o seu retorno mais elevado na medida em que se intensifica, em decorrência de dois processos: 1) por meio do aumento da quantidade de capital alocada no processo produtivo; e 2) Melhoria na sua qualidade que é fruto do processo de inovação tecnológica. Tais processos ampliam a sua produtividade. 
A resposta correta é: II e III.
TEMA 3
O crescimento econômico faz parte das decisões públicas e privadas dentro de um sistema econômico. No setor privado, empresas crescem quando podem obter maior volume de receitas por meio da produção de bens e serviços que serão colocados em seus mercados respectivos. Deste modo, aplicando a análise da Curva de Possibilidades de Produção (CPP) na questão do crescimento econômico, analise as assertivas a seguir e identifique a correta.
Escolha uma opção:
a. Pela análise da CPP somente é possível considerar o crescimento econômico quando há um aumento dos fatores de produção que sustentam o deslocamento da CPP para cima e à direita da sua situação original. 
b. O crescimento de um agente econômico produtor de bens independe do grau de capacidade ociosa de seus fatores produtivos.
c. Reduzir a capacidade ociosa é compatível com o conceito de crescimento considerado pela análise da CPP.
d. Tendo por base única e exclusivamente a CPP, uma economia não cresce quando a produção sai de uma situação de capacidade ociosa e se situa em um ponto em cima da CPP.
Sua resposta está correta.
Para compreender o conceito de crescimento por meio da análise da CPP deve-se atrelar o crescimento da capacidade produtiva ao aumento da produção, o que implica em deslocamentos para cima e à direita da CPP.
A resposta correta é: Pela análise da CPP somente é possível considerar o crescimento econômico quando há um aumento dos fatores de produção que sustentam o deslocamento da CPP para cima e à direita da sua situação original..
Texto da questãoA Curva de Possibilidades de Produção (CPP) é um recurso analítico importante, que tem por base o problema da escassez dos recursos aplicados às alternativas possíveis na geração de produtos a serem disponibilizados na economia. Considerando os aspectos teóricos envolvidos na CPP enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
	(1)   Escassez
	(            ) Situação econômica na qual os fatores de produção estão sendo utilizados na sua totalidade.
	(2)   Capacidade Ociosa
	(            ) É uma característica que os recursos produtivos têm que limita a geração dos bens e serviços na economia.
	(3)   Curva de Possibilidades de Produção
	(             ) Demonstra um conjunto de escolhas alternativas e compostas por combinações entre bens que podem ser produzidos considerando a utilização de todos os fatores produtivos da economia.
	(4)   Pleno emprego
	(             ) É a situação onde nem todos os fatores de produção do agente estão sendo empregados em pleno emprego.
 
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. 2 – 4 – 3 – 1
b. 1 – 4 – 3 – 2
c. 4 – 1 – 3 – 2 
d. 4 – 1 – 2 – 3
Sua resposta está correta.
A análise da Curva de Possibilidades de Produção (CPP) se justifica pela existência da escassez como problema central da economia. Com a CPP é possível compreender as situações de pleno emprego e de desemprego econômico. A capacidade ociosa, por sua vez, denota a não-utilização plena dos fatores de produção do agente econômico (tal como as empresas e indústrias, por exemplo). Por fim, o pleno emprego denota o uso total dos recursos do agente em torno da atividade produtiva. 
A resposta correta é: 4 – 1 – 3 – 2.
Texto da questão
A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) consiste em um importante instrumento teórico utilizado pelas Ciências Econômicas que visa analisar as diferentes combinações de produtos que podem ser gerados por meio do uso de fatores de produção. A partir do exposto, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Caso a produção de um agente esteja abaixo e à esquerda da CPP é possível elevar a produção sem incorrer em novos investimentos. 
b. A capacidade ociosa é verificada sempre que há uma possibilidade de produção acima e à direita da CPP.
c. Pontos situados sobre a curva são pontos de capacidade ociosa.
d. Sob total desemprego dos fatores de produção, não há capacidade ociosa.
Sua resposta está correta.
Quando a produção de um agente encontra-se abaixo e à esquerda da CPP observa-se que há capacidade ociosa, que pode ser ocupada sem a necessidade de novos investimentos por parte deste mesmo agente. 
A resposta correta é: Caso a produção de um agente esteja abaixo e à esquerda da CPP é possível elevar a produção sem incorrer em novos investimentos..
Texto da questão
A realidade econômica é mais complexa do que pode ser apresentada teoricamente. Porém, algumas simplificações nos permitem compreender os elementos fundamentais contidos nos fenômenos. Este é o caso da aplicação do instrumento bidimensional da Curva de Possibilidades de Produção (CPP). Tendo por base o seu conhecimento e a questão do crescimento econômico abordado pela questão, analise quais assertivas estão corretas quanto a esta perspectiva:
I. Os fatores de produção estão na base do processo de produção e, portanto, são importantes também para o fenômeno do crescimento.
II. O crescimento pressupõe ampliação do uso dos fatores produtivos, a fim de gerar mais produtos e reduzir o quanto for possível a capacidade ociosa de um agente produtivo.
III. O crescimento da produção do agente não é limitado pelo ponto de impossibilidade técnica.
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. Todas estão corretas.
b. Apenas I e III.
c. Apenas III.
d. Apenas I e II. 
Sua resposta está correta.
Não é possível desenvolver uma análise sobre o crescimento econômico sem levar em conta os fatores de produção, não só quanto aos seus aspectos quantitativos. O crescimento econômico pressupõe produzir mais e melhor, e isso somente é alcançado com a intensificação e qualificação dos fatores de produção. Deste modo, a primeira afirmação está correta. A segunda afirmação também é correta à medida que, quando há crescimento, a expansão do uso dos fatores de produção reduz a capacidade ociosa dos agentes produtores.
A resposta correta é: Apenas I e II..
Texto da questão
No estudo da Microeconomia, enfocando-se em especial as relações de produção, observa-se que a busca da ‘prosperidade’, medida pela realização de receitas e lucros, é um foco dos agentes econômicos, com especial ênfase à necessidade de manutenção, pelo maior tempo, do emprego dos seus fatores produtivos. Neste sentido, analise quais assertivas estão corretas.
I. Aplicada a análise da Curva de Possibilidades de Produção (CPP), a situação de capacidade ociosa é aquela em que o nível produtivo está acima e à direita da CPP.
II. Na mesma análise citada no item anterior, a situação em que a produção está abaixo e à esquerda da CPP é a de pleno emprego dos fatores produtivos.
III. Uma situação em que o nível produtivo está em cima da CPP é aquela que está empregando plenamente todos os fatores produtivos dessa economia.
IV. Estar um ponto acima e à direita da CPP é considerada impossibilidade técnica, pois não há recursos produtivos no momento que permitam à produção ir além da CPP.
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas II e IV.
b. Apenas I, II e III.
c. Apenas III e IV. 
d. Apenas I e II.
Sua resposta está correta.
A aplicação da Curva de Possibilidades de Produção, ainda que teórica, permite uma boa compreensão das situações possíveis e presentes no sistema econômico. No estudo da CPP, as situações onde o nível de produção encontra-se exatamente sobre a Curva indicam o pleno emprego dos fatores de produção, estando a afirmação III correta. A afirmação IV também é correta, pois situações acima e à direita da CPP configuram-se pontos de impossibilidade técnica, onde a produção é impossível dadas as condições do agente naquele momento. 
A resposta correta é: Apenas III e IV..
TEMA 4
Um aluno, desejando estudar a chamada Lei de Okun, que estuda a relação entre desemprego e produto interno bruto, estabeleceu seguinte equação inicial:
μ=f(gy) 
Em que µ representa o desemprego e gyo crescimento econômico, ambos em um determinado período de tempo. Pode-se afirmar que essa função representa:
Escolha uma opção:
a. um modelo teórico. 
b. um modelo estocástico.
c. um modelo determinístico.
d. um modelo econométrico.
Sua resposta está correta.
Ao explicitar somente os pontos fundamentais, nas relações básicas que dão sustentação a um referencial teórico, o modelo também assume uma natureza teórica.
A resposta correta é: um modelo teórico..
Texto da questão
Um referencial teórico é constituído por diferentes elementos, dentre os quais podemos citar as definições, argumentos e hipóteses, que são instrumentalizadas e, quando possível, “materializadas” por meio de modelos de diferentes tipos e perfis. Com base nessas considerações, analise as assertivas a seguir e identifique a opção correta.
Escolha uma opção:
a. As definições estabelecem os elementos relevantes dos fenômenos e suas relações funcionais. 
b. Os modelos são instrumentos complexos que nunca se aproximam da realidade, por representarem os principais elementos e todos os demais detalhes envolvidos em torno de uma série de dados.
c. Uma hipótese sempre busca ressaltar uma condição que está fora do modelo analisado.
d. Hipótese e premissa têm o mesmo significado.
Sua resposta está correta.
As teorias buscam representar os elementos centrais de um fenômeno presente na realidade. Para tanto, utiliza um conjunto de elementos que cumprem a função de simplificar a análise no que é essencial e as suas relações para explicar os fenômenos considerados. Tem nos modelos a sua representação mais estrita.
A resposta correta é: As definições estabelecem os elementos relevantes dos fenômenos e suas relaçõesfuncionais..
Texto da questão
As ciências, enquanto fronteira do conhecimento, são constituídas pela observação e análise de diferentes fenômenos da realidade e transcritas em teorias que explicam-nas ou, ao menos, apontam suas tendências históricas e possíveis movimentos futuros. Neste sentido, considerando-se as teorias e os diferentes modelos das Ciências Econômicas, observe as afirmações e assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. O modelo não tem necessidade de explicar as relações funcionais expressas nas teorias.
b. Pode-se dizer que uma hipótese é como as coisas se comportam. 
c. É possível construir um modelo econômico sem a necessidade de ter teorias que o justifiquem.
d. Uma boa teoria é ineficaz em compreender a complexidade dos fenômenos econômicos.
Sua resposta está correta.
A teoria busca expressar a realidade eliminando o que é menos relevante e expressando o que é fundamental nas relações manifestadas nos fenômenos econômicos por meio das suas hipóteses. Assim, tem o modelo como forma de expressar as suas relações funcionais e que serve também para poder projetar um evento futuro.
A resposta correta é: Pode-se dizer que uma hipótese é como as coisas se comportam..
Texto da questão
A elaboração de modelos tem por objetivo maior realizar a expressão das diferentes relações entre os elementos e as variáveis que estão presentes em uma dada teoria, na forma mais precisa possível. Neste sentido, a análise econômica emprega diferentes modelos para a elaboração de teorias em sua área de conhecimento. A respeito dos modelos empregados na análise econômica, analise quais assertivas estão corretas.
 
 I. A representação do tipo Qd =f(Pr) é a expressão de um modelo econométrico.
II. Um modelo econométrico parte do princípio de que os fenômenos econômicos não apresentam soluções exatas, portanto, utiliza-se do método econométrico para inferir resultados mais adequados à realidade.
III. Um modelo determinístico pode ser expresso da seguinte maneira: Y =a + b (X).
IV.  No modelo econométrico, a existência da variável erro (u) justifica-se, pois é ela que captará a variabilidade causada por fatores não previstos no modelo ou por problemas nas imprecisões dos dados.
 
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. II, III e IV. 
b. II e III.
c. I, II e IV.
d. I, II e III.
Sua resposta está correta.
Os modelos formam a expressão funcional das teorias. São apresentados de três maneiras que complementam-se quanto à compreensão das relações existentes nas teorias. Partindo da simples identificação da existência de uma relação funcional (modelo teórico) até a possibilidade de identificar e eliminar qualquer possibilidade de aleatoriedade quanto aos resultados presentes nas relações (modelo econométrico), passando pelo modelo determinístico, que informa o sentido das relações entre as variáveis.
A resposta correta é: II, III e IV..
Texto da questão
Nas ciências em geral, é possível verificar que, ao longo de um esforço de análise de um determinado fenômeno, ou de uma série deles, pesquisadores elaboram construções teóricas visando explicar, por exemplo, sua natureza e seus fatores determinantes. Neste sentido, considerando seu conhecimento a respeito da temática dos modelos, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Modelos não são típicos apenas das ciências econômicas.
II. Ao explicitar-se uma hipótese, a expressão “considerando todos os demais fatores inalterados” tem por finalidade limitar a análise na relação funcional expressa na definição. Qualquer outro elemento não poderá interferir nessa análise.
 
Agora, assinale a opção que identifica as proposições corretas:
Escolha uma opção:
a. apenas II.
b. apenas I.
c. A resposta é impossível por insuficiência de dados a respeito dos modelos anunciados.
d. todas estão corretas. 
Sua resposta está correta.
A primeira afirmação é correta, pois outras ciências também constroem modelos, como a Astronomia, por exemplo. Para a segunda afirmação, a redução de variáveis que podem afetar o modelo torna-se necessária para, como simplificação, favorecer o entendimento de um fenômeno da forma mais direta possível.
A resposta correta é: todas estão corretas..
TEMA 5
Entendemos o mercado como um espaço de interação entre compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. As transações assim efetuadas determinam a oferta e a demanda desses bens. Neste sentido, analise as afirmativas que seguem.
I – Em um modelo de concorrência perfeita, os produtores determinam os preços de mercado a partir de sua ação coletiva.
II – Se a participação de uma empresa em seu respectivo mercado (market share) é alta, o mercado converge, no limite, a uma estrutura de monopólio.
III – O modelo de concorrência perfeita pressupõe que não haja barreiras à entrada de novos produtores.
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
Escolha uma opção:
a. II e III. 
b. Apenas I.
c. Apenas II.
d. I e III.
Sua resposta está correta.
A afirmativa II é correta, pois, à medida que uma empresa passa a concentrar a maior parte de seu mercado, ela tenderá a ter capacidade de fixar preços e, conforme for aumentando seu market share, poderá, inclusive, converter-se, no limite, a uma estrutura de monopólio. A terceira afirmação também é correta, pois, sob concorrência perfeita, não há barreiras à entrada ou saída de produtores.
A resposta correta é: II e III..
Texto da questão
Dados de 2015 mostram que, no Brasil, o mercado de um determinado produto, ligado ao setor de ferramentaria, estava distribuído da seguinte forma: a empresa líder de mercado detinha 55% das vendas, seguida pela empresa B, com 26%, e pela empresa C, com 14%. Outras duas mil microempresas formavam o restante do mercado, com 5% do total de produtos vendidos.
Desconsiderando-se outras possíveis variáveis relacionadas ao exemplo, a estrutura de mercado que melhor define esta organização é:
Escolha uma opção:
a. concorrência perfeita.
b. oligopólio. 
c. Nenhuma das opções estão corretas.
d. cartel.
Sua resposta está correta.
Quando consideramos que três empresas, em conjunto, detêm cerca de 95% das vendas de um determinado mercado, seu grau de concorrência faz com que essa estrutura tenda a um oligopólio.
A resposta correta é: oligopólio..
Texto da questão
No estudo das estruturas de mercado, uma das possíveis manifestações, em termos da relação entre consumidores e empresas, é a estrutura de monopólio, baseada em uma única empresa que domina a produção. Com base neste conceito, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A determinação dos preços é efetuada pela relação entre oferta e demanda no mercado.
b. Há impedimentos, legais ou não, à entrada de novos concorrentes no mercado. 
c. Nenhuma das opções estão corretas.
d. A ação do Estado é sempre irrelevante para a existência de um monopólio.
Sua resposta está correta.
O conceito de barreiras à entrada é mais intenso no caso dos monopólios, seja por restrições legais (como concessões governamentais), seja pela necessidade de investimentos que vão além da capacidade dos potenciais concorrentes à empresa monopolista.
A resposta correta é: Há impedimentos, legais ou não, à entrada de novos concorrentes no mercado..
Texto da questão
A estrutura de mercado denominada modelo de concorrência perfeita possui algumas especificidades do ponto de vista do perfil dos bens e produtos ofertados em seus respectivos mercados.
Com base no enunciado, assinale a opção que representa uma característica do modelo de concorrência perfeita.
Escolha uma opção:
a. Existência de produtos diferenciados conforme cada produtor.
b. Produtos perfeitamente homogêneos. 
c. Produtores atomizados, mas com capacidade de organização coletiva.
d. Barreiras à saída de produtores.
Sua resposta está correta.
A estrutura de concorrência perfeita traz como ponto fundamental que o mercado de um bem que opere sob essa estrutura seja perfeitamente homogêneo, ou seja, não traga qualquer diferenciação em termos de marca, sabor, aroma ou outras característicassemelhantes.
A resposta correta é: Produtos perfeitamente homogêneos..
Texto da questão
Suponha que uma empresa opere em um mercado de concorrência perfeita no setor de parafusos, em que o preço do parafuso de 8mm é dado pelo mercado a R$ 0,08 por unidade. Acreditando no potencial de qualidade de seu produto, o proprietário da empresa resolve reajustar o preço de seu produto para R$ 0,09. Assinale a opção que traduz a variação esperada para as vendas deste produto.
Escolha uma opção:
a. Aumento de 12,5%.
b. Queda de 100%. 
c. Queda de 12,5%.
d. É impossível prever o comportamento dos compradores.
Sua resposta está correta.
Em um modelo de concorrência perfeita, sabemos que os compradores possuem informações amplas sobre o mercado, o que inclui o nível geral de preços. Se um vendedor quiser aumentar seu preço, não venderá mais nada, pois os outros vendedores manterão as mesmas posições.
A resposta correta é: Queda de 100%..
TEMA 6
“Sabendo-se que a moeda possui diferentes funções nos sistemas econômicos modernos, podemos observar que ela expressa e realiza o somatório do valor de todas as mercadorias disponíveis e produzidas em seus mercados”. Dentro dos conceitos tradicionais a respeito da moeda, a expressão mencionada faz menção à seguinte função da moeda:
Escolha uma opção:
a. unidade de conta 
b. reserva de valor
c. meio de troca
d. moeda escritural
Sua resposta está correta.
A função unidade de conta, inerente à moeda, consiste no referencial de valor dos bens produzidos. Em outros termos, é uma medida de valor e não uma reserva de valor. Ela estipula e permite a soma do valor das mercadorias em função de um equivalente comum.
A resposta correta é: unidade de conta.
Texto da questão
Dentro do estudo da moeda nas economias contemporâneas verificou-se que a moeda possui um caráter, essencialmente, fiduciário, por meio de instrumentos como o papel-moeda, por exemplo. Considerando como o caráter fiduciário da moeda para se amparar, assinale V para as opções verdadeiras e F para as falsas.
(             ) No fato do papel-moeda em circulação poder ser substituído inteiramente por reservas de metais preciosos guardados em casas bancárias.
(             ) Na capacidade do governo de fornecer estabilidade ao papel-moeda e garantir seu valor.
(             ) No fato dos indivíduos e instituições demonstrarem confiança no valor expresso no papel-moeda.
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta. 
Escolha uma opção:
a. V, V, F
b. F, V, V 
c. V, F, V
d. F, F, V
Sua resposta está correta.
A afirmação I é falsa, pois o papel-moeda em circulação não possui lastro, ou seja, não pode ser convertido inteiramente em reservas de metal precioso disponíveis. A afirmação II é verdadeira, pois é o Estado que garante a estabilidade e o valor do papel-moeda. Por fim, a afirmação III é verdadeira, pois os indivíduos e instituições também precisam demonstrar confiança no valor do papel-moeda a partir das garantias do governo. Se isso não acontece, o governo poderá imprimir quanto papel-moeda quiser, mas ele não valerá nada, como ocorre em situações de alta inflação.
A resposta correta é: F, V, V.
Texto da questão
“Em muitas oportunidades, como consta das próprias Balanças do Comércio, moedas eram despachadas para a África para aquisição de escravos, mas, em geral os negros eram obtidos pelo escambo (variadas mercadorias eram utilizadas nesta prática), mas o produto principal era sem dúvida o tabaco”.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. O Brasil no Comércio Colonial. São Paulo: Ática, 1980, p. 191.
A partir das proposições do professor José Jobson Arruda, e considerando os conceitos expostos sobre o escambo, bem como moeda e sua evolução histórica, considere e analise as afirmações a seguir.
I – Nos sistemas que não se baseiam no escambo não há moeda como meio de troca, sendo as mercadorias trocadas por outras mercadorias.
II – O papel-moeda evoluiu a partir dos certificados de depósito com lastro em reservas metálicas, principalmente ouro.
III – As mercadorias-moeda expressaram-se de diversas formas, como no sal, gado, tabaco, entre outras.
Estão corretas as opções:
Escolha uma opção:
a. II e III 
b. I, II e III
c. I e III
d. I e II
Sua resposta está correta.
Na evolução do capitalismo, dados os problemas em carregar metais preciosos, as pessoas preferiam mantê-los em casas comerciais, que dariam origem futuramente aos bancos, recebendo certificados de depósito baseados, lastreados, em ouro. Da mesma forma, o conceito de mercadoria-moeda envolve a existência de bens que pudessem ser usados como moeda, mas sem o grau de liquidez que somente a moeda tem, como o sal e o gado. 
A resposta correta é: II e III.
Texto da questão
A realização de operações de troca de bens existe desde os primórdios da civilização, sendo uma das formas que caracterizam a nossa vida em sociedade e como nos relacionamos com as outras pessoas. Com base nesta realidade, analise as afirmações a seguir.
I - Em uma sociedade baseada no escambo, o processo de divisão do trabalho pode ocorrer livremente por meio das relações de troca.
II - As relações de troca dependem da utilidade dos bens para os agentes e da demanda destes recursos entre si.
III – Nas sociedades baseadas no escambo, a fixação do valor das mercadorias é efetuada por meio de uma mercadoria que expresse o valor de todas as outras.
Agora identifique as opções que indicam quais assertivas estão corretas.
Escolha uma opção:
a. Apenas I.
b. Apenas II. 
c. As opções I e III.
d. Apenas III.
Sua resposta está correta.
A afirmação II está correta à medida que a utilidade dos bens, conceito subjetivo e, portanto, inerente a cada indivíduo, determina a possibilidade de realização do jogo das trocas conforme a necessidade de cada um.
A resposta correta é: Apenas II..
Texto da questão
“O dinheiro retido para um propósito é um substituto perfeito para o dinheiro guardado para outros propósitos. (...) Parte do total pode se reservar primordialmente para um propósito e secundariamente para outro, de forma que nem seu próprio possuidor tenha consciência clara de quanto (de dinheiro) tem para cada motivo.”
DILLARD, Dudley. A Teoria Econômica de John Maynard Keynes. 4 ed. São Paulo: Pioneira Editora, 1982.
John Maynard Keynes foi um economista notável por seus estudos sobre a moeda no capitalismo contemporâneo. Por meio da reflexão proposta por Dillard, enfatizando o uso livre do dinheiro pelos agentes, está principalmente implícita a seguinte característica da moeda-dinheiro:
Escolha uma opção:
a. A função de meio de troca, como equivalente geral para o estabelecimento de transações.
b. o dinheiro como moeda manual, disponível em bancos, que pode ser convertido em ações e imóveis.
c. a alta liquidez da moeda-dinheiro, que permite ao agente realizar qualquer tipo de transação, a qualquer tempo e de forma imediata. 
d. O conceito de moeda fiduciária, de ampla aceitação por todos os agentes em um sistema monetário.
Sua resposta está correta.
O conceito de preferência pela liquidez, de acordo com John Maynard Keynes, enfoca a noção de que os agentes pretendem, por diferentes motivos, manter dinheiro consigo ao invés de aplicá-lo em outros projetos, sobretudo em conjunturas de crise.
A resposta correta é: a alta liquidez da moeda-dinheiro, que permite ao agente realizar qualquer tipo de transação, a qualquer tempo e de forma imediata..
TEMA 7
Diferentes conceitos são utilizados na Teoria do Consumidor para definir as suas preferências no momento de efetuar uma decisão de consumo e os elementos determinantes para que ocorra tal decisão. Considere o enunciado e seus conhecimentos sobre o tema e assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. A escolha do consumidor, em termos de utilidade marginal, leva em conta a maior utilidade que ele terá na escolha de um bem no momento de efetuar sua decisão de consumo. 
b. Estão corretas todas as afirmações.
c. Um mapa de indiferenças contém apenas as cestas de mercado que atendem à renda do consumidor.
d. A utilidade marginal tem tendência crescente conformeo consumo de um bem aumenta.
Sua resposta está correta.
A escolha do consumidor leva em conta suas necessidades imediatas, e elas definem a utilidade marginal do consumo dos bens que compõem a cesta de mercado do consumidor. Se, por exemplo, o consumidor estiver em um deserto, com sede, e sua cesta de mercado for composta de água gelada e CDs de música ele irá, primeiro, optar por consumir água.
A resposta correta é: A escolha do consumidor, em termos de utilidade marginal, leva em conta a maior utilidade que ele terá na escolha de um bem no momento de efetuar sua decisão de consumo..
Texto da questão
A demanda fundamentada no comportamento dos consumidores é um importante ramo de estudo da microeconomia, por meio das relações de produção e consumo. Dentro deste ramo, diferentes conceitos resumem as preferências dos consumidores em suas decisões de compra. Neste sentido, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a. Estão corretas todas as afirmações.
b. Não há evidências na Teoria do Consumidor que, necessariamente, um consumidor tende a usar toda a sua renda na escolha de uma cesta de mercado.
c. Uma cesta de mercado somente pode conter um tipo de bem.
d. Se possível, o consumidor opta por consumir a maior cesta de mercado possível. 
Sua resposta está correta.
A hipótese da monotonicidade, ou insaciabilidade, faz com que o consumidor sempre opte por consumir a maior cesta de mercado que puder.
A resposta correta é: Se possível, o consumidor opta por consumir a maior cesta de mercado possível..
Texto da questão
Uma das questões mais discutidas na Teoria do Consumidor é o conceito de utilidade marginal, que deriva da noção de utilidade. Neste sentido, considerando apenas a existência de bens não-indesejáveis para um consumidor médio, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. a utilidade marginal na aquisição de mais uma unidade de um bem é positiva, mas com tendência decrescente, dado que esta aquisição não lhe garante tanta satisfação quanto à unidade anteriormente consumida. 
b. a utilidade marginal na aquisição de mais uma unidade de um bem é positiva e com tendência crescente, dado que ela agrega mais satisfação à preferência do consumidor com a cesta de mercado adotada.
c. a utilidade marginal na aquisição de mais uma unidade de um bem é sempre negativa, mas com tendência crescente, pois está no limite; embora o consumidor use toda a sua renda, comprometendo a utilidade de sua curva de indiferença, ele tenderá a ter sua utilidade garantida.
d. a utilidade marginal na aquisição de mais uma unidade de um bem é sempre negativa e com tendência decrescente, uma vez que cada desembolso de renda por parte do consumidor para esta compra o leva a abrir mão de um outro bem da sua preferência.
Sua resposta está correta.
O conceito de utilidade marginal decrescente preconiza que a aquisição de um bem agregará um grau de utilidade marginal menor a cada aquisição, tendendo a valores próximos a zero. 
A resposta correta é: a utilidade marginal na aquisição de mais uma unidade de um bem é positiva, mas com tendência decrescente, dado que esta aquisição não lhe garante tanta satisfação quanto à unidade anteriormente consumida..
Texto da questão
Ao preparar-se para um exame, um aluno procurava decorar as três hipóteses fundamentais da Teoria do Consumidor, porém esqueceu-se de nomear os conceitos, tendo anotado somente suas explicações, conforme verificamos a seguir.
I – O consumidor pode migrar de cesta de mercado livremente, escolhendo aquela que atenda mais aos seus critérios de satisfação; se ele prefere uma cesta Z a uma cesta Y, e uma cesta J em relação a uma cesta Y, logo ele prefere a cesta Z em relação à Cesta J.
II – O critério de satisfação deve ser sempre absoluto, não havendo cestas de mercado subótimas. As preferências do consumidor são completas, ele pode ordenar e comparar suas preferências.
III – O consumidor estará sempre tentado a obter mais quantidades de bens.
Os conceitos cujos nomes o aluno esqueceu referem-se, respectivamente:
Escolha uma opção:
a. I – Monotonicidade; II – Integralidade; III – Transitividade
b. I – Integralidade; II – Transitividade; III – Monotonicidade
c. I – Transitividade; II – Monotonicidade; III – Integralidade
d. I – Transitividade; II – Integralidade; III – Monotonicidade 
Sua resposta está correta.
Conforme mencionado na Teoria do Consumidor, a possibilidade do consumidor ordenar suas preferências resume o conceito de transitividade.  A satisfação absoluta, com cestas ótimas, embute a idéia da integralidade. E, por fim, o conceito de monotonicidade baseia-se no conceito de que mais é melhor do que menos, quando se trata das escolhas de bens pelo consumidor.
A resposta correta é: I – Transitividade; II – Integralidade; III – Monotonicidade.
Texto da questão
A Teoria do Consumidor tem, como parte de seu referencial teórico, os conceitos de cesta de mercado, curva de indiferença e restrição orçamentária. Todos eles conectam-se às preferências do consumidor em um mercado de bens. Nesta linha de raciocínio, considere as afirmativas a seguir.
I – A curva de indiferença de um consumidor de um certo bem, ao tangenciar a curva de restrição orçamentária, indica a cesta de mercado que maximiza a satisfação do consumidor.
II – O conceito de cesta de mercado envolve a quantidade de bens que um consumidor pode adquirir com uma certa renda e que atenda ao menos o mínimo de suas necessidades.
III – A curva de restrição orçamentária indica as possíveis cestas de mercado que podem ser adquiridas sob um determinado montante de renda.
 
Agora, assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
Escolha uma opção:
a. Apenas I e II.
b. Apenas II.
c. Todas estão corretas.
d. Apenas I e III. 
Sua resposta está correta.
A afirmação I demonstra que uma curva de indiferença, que tangencia a reta de restrição orçamentária, maximiza a utilidade do consumidor, que não estará poupando nem gastando além de sua renda. Da mesma forma, a afirmação III é coerente com o conceito da reta de restrição orçamentária, estando também correta.
A resposta correta é: Apenas I e III..
TEMA 8
Sabemos que a demanda em um mercado é determinada pelo consumidor em função do nível de preços. Considerando, assim, o comportamento da demanda em condições de concorrência perfeita, assinale a opção correta que  associa-se à curva de demanda, mantendo-se o preço constante em conjunturas de aumento da renda do consumidor.
Escolha uma opção:
a. Haverá a formação de uma nova curva de demanda, de tendência ascendente (inclinação positiva), com manutenção dos preços de equilíbrio e quantidades maiores demandadas.
b. Há a formação de uma nova curva de demanda, de tendência descendente (inclinação negativa), com manutenção do nível de preços e quantidades maiores demandadas. 
c. Há um deslocamento ao longo da curva de demanda original, com maiores quantidades demandadas e preçosmenores.
d. Haverá a formação de uma nova curva de demanda, de tendência ascendente, com quantidades maiores demandadas a preços igualmente maiores.
Sua resposta está correta.
Pelo enunciado da questão, você sabe que espera-se analisar o comportamento da demanda do consumidor a partir de um aumento da renda, mantendo-se os preços constantes. Pela Teoria do Consumidor, a inclinação da curva de demanda é negativa (exceto para bens indesejáveis, não tratados aqui) e aumentos de renda gerarãonovas curvas de demanda em direção a uma quantidade maior de produtos.
A resposta correta é: Há a formação de uma nova curva de demanda, de tendência descendente (inclinação negativa), com manutenção do nível de preços e quantidades maiores demandadas..
Texto da questão
Você conhece o comportamento dos consumidores através de uma curva de demanda. Sabe que ela guarda correlação com o nível de preços através da equação:
Qd = Qd (P) 
Considere, então, que haja uma alteração negativa dos preços de um produto (uma promoção, por exemplo) que influenciará o comportamento dos consumidores. Sabendo que haverá um deslocamento das escolhas do consumidor e considerandoque a renda seja fixa, esse deslocamento se dará:
Escolha uma opção:
a. ao longo da curva e com aumento das quantidades consumidas. 
b. ao longo da curva e com diminuição das quantidades consumidas.
c. com a formação de uma nova curva de demanda e manutenção das unidades consumidas.
d. não haverá deslocamento ao longo da curva.
Sua resposta está correta.
No comportamento da curva de demanda, considerando-se uma diminuição de preços e mantendo-se tudo o mais constante (do latim coeterisparibus), haverá uma alteração do comportamento dos consumidores no sentido de um aumento das quantidades adquiridas, mas ao longo da curva e não com a formação de uma nova curva (como em situações de aumento da renda do consumidor, por exemplo).
A resposta correta é: ao longo da curva e com aumento das quantidades consumidas..
Texto da questão
Quando verificamos o processo de escolha dos consumidores como parte da chamada Teoria do Consumidor, percebemos que o nível de preços exerce um papel importante para essas escolhas sob condições de concorrência perfeita.
Neste sentido, considere as afirmações que seguem.
 
I – No modelo de concorrência perfeita, o Estado garante o funcionamento das atividades de produtores e consumidores através da regulação econômica.
II – A demanda dos bens é dada em função do nível de preços, de forma diretamenteproporcional ao seu aumento.
III – No modelo de concorrência perfeita, nenhum dos consumidores tem a capacidade de influenciar individualmente o nível de preços.
 
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. As opções I e III estão corretas.
b. Apenas II.
c. Apenas I.
d. Apenas III. 
Sua resposta está correta.
A afirmação III está correta na medida em que o modelo de concorrência perfeita prevê a existência apenas de consumidores de pequeno porte incapazes de alterar o nível de preços ou a demanda de um produto por conta própria.
A resposta correta é: Apenas III..
Texto da questão
Um dos conceitos enfocados no processo de escolha dos agentes e seu comportamento, no campo de estudos da Microeconomia, diz respeito à curva de demanda de mercado em situações de concorrência perfeita. Neste sentido, podemos efetuar a seguinte afirmação:
“Caso haja um choque externo que mantenha a renda dos consumidores e diminua os preços dos produtos, pode-se esperar __________ de demanda, conduzindo o sistema a um ________ ponto de equilíbrio de preços e quantidades demandadas.”
 
A opção que completa corretamente as lacunas é:
Escolha uma opção:
a. a formação de nova curva  – mesmo
b. um deslocamento ao longo da curva – novo 
c. a formação de nova curva – novo
d. um deslocamento ao longo da curva – mesmo
Sua resposta está correta.
Conforme a Teoria do Consumidor, caso haja um impacto nos preços dos produtos que afete as variáveis de demanda, haverá um deslocamento ao longo da curva – os consumidores demandarão mais produtos.Conduz-se o sistema, assim, a um novo ponto de equilíbrio através da mesma curva de demanda (formações de novas curvas ocorrem, por exemplo, quando a renda dos consumidores se altera).
A resposta correta é: um deslocamento ao longo da curva – novo.
Texto da questão
Um dos conceitos enfatizados na Teoria do Consumidor, como parte do processo de escolha dos agentes e seu comportamento, é o da curva de demanda do mercado. Sabe-se que ela possui uma correlação com as demandas dos consumidores individuais. De posse desta informação, em relação a mercados de concorrência perfeita, assinale (V) para as opções verdadeiras e (F) para as falsas:
 
(           ) Caso haja um choque de preços que eleve o seu nível, haverá um excesso de demanda, deslocando a Curva de Demanda do Mercado, com formação de estoques e inflação, ambas ao longo de alguns anos, até que o Estado intervenha.
(           )A demanda por bens por parte de um consumidor é diretamente proporcional à sua restrição orçamentária.
(           ) A curva de demanda do mercado consiste no somatório das demandas individuais.
 
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F; F; V.
b. F; V; V. 
c. V; V; F.
d. V; F; F.
Sua resposta está correta.
A afirmativa I está incorreta, pois, em situações de concorrência perfeita, um choque positivo de preços irá derrubar a demanda, e não causar o seu excesso. Da mesma forma, não há formação de estoques e inflação em médio e longo prazos, tampouco intervenção do Estado. A afirmativa II está correta, pois a demanda é proporcional à renda do consumidor, que determina a sua restrição orçamentária. A terceira afirmação também é correta, pois a curva de demanda do mercado é o somatório das demandas individuais, ou seja, da combinação ideal de quantidades de bens aos consumidores mediante um determinado nível de preços.
A resposta correta é: F; V; V..
TEMA 9
Considere uma cesta de mercado composta pelos bens X, Y e Z. Se o consumidor for indiferente ao aceitar trocar o consumo de qualquer quantidade a mais de X por uma quantidade igual ou menor que de Z, mas não aceitar trocar nenhuma unidade de Y por qualquer unidade a mais de X, observa-se que os bens (X, Z) e (X, Y) são, respectivamente:
Escolha uma opção:
a. substitutos e complementares. 
b. complementares, ambos.
c. complementares e substitutos.
d. substitutos, ambos.
Sua resposta está correta.
Dado o perfil de demanda desse consumidor, o fato de ele ser indiferente em abrir mão de uma unidade de X por uma unidade de Y configura que os bens X e Y são substitutos. Por sua vez, ao não substituir o consumo de qualquer Y por alguma unidade a mais de Z, observa-se que Y e Z são bens complementares.
A resposta correta é: substitutos e complementares..
Texto da questão
Quando discutimos as preferências do consumidor no mercado de bens, sabemos que ele pode trocar o consumo de um bem por outro, de acordo com suas preferências individuais, o volume de preços e outras características inerentes a cada consumidor. Neste sentido com base no enunciado proposto, analise as afirmações que seguem.
 
I – Em uma mapa de indiferença em que um consumidor aceita diante do aumento de preços de um bem, trocá-lo pelo consumo de duas unidades de outro ao longo de todas as curvas de indiferença, verifica-se que os bens demandados pelo consumidor são complementares entre si.
II – Se, diante do aumento de preços de um bem, o consumo do outro bem é alterado de forma proporcional em todo um mapa de indiferença, o consumidor tem perfil indiferente na ordenação de suas preferências de consumo.
 
A opção que contém as afirmativas corretas é:
Escolha uma opção:
a. I e II.
b. não é possível efetuar o cálculo sem conhecermos os preços dos bens e a renda do consumidor.
c. apenas II. 
d. apenas I.
Sua resposta está correta.
A afirmação II é verdadeira, pois, quando observamos um mapa de indiferença cujas curvas (que traduzem a preferência do consumidor em termos de demanda de bens e propensão à substituição) mostram que o consumidor pode abrir mão do consumo de um bem por outro de maneira proporcional, vemos que trata-se de um perfil de consumo indiferente.
A resposta correta é: apenas II..
Texto da questão
Considere que um consumidor demande todo mês certa quantidade dos produtos G, K e U. Um aumento de 100% de sua renda, no final do ano, fez com que ele dobrasse o consumo de U, mas preferiu não aumentar o consumo de K e, ainda, reduziu o consumo de G.
Respectivamente, as preferências desse consumidor indicam que os bens G, K e U, de acordo com sua renda, são:
Escolha uma opção:
a. normais, normais e inferiores.
b. inferiores, inferiores e normais. 
c. normais, inferiores e inferiores.
d. todos normais.
Sua resposta está correta.
Se, mediante um aumento na renda do consumidor, a variação do consumo de G foi menos que proporcional, trata-se de um bem inferior. Se o consumo de K manteve-se constante, o bem também é inferior. Se U, por sua vez, teve o consumo dobrado, trata-se de um bem normal (ou superior, dependendo do referencial teórico adotado).
A resposta correta é: inferiores, inferiores e normais..
Texto daquestão
As preferências do consumidor são determinadas pelo seu comportamento e, portanto, influenciam de forma decisiva a demanda pelos bens no mercado. Sabendo-se que há diferentes tipos de bens, considere as seguintes afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
 
(             ) Se sabemos que um consumidor prefere comprar menos farinha de mandioca quando sua renda aumenta na mesma proporção, a farinha de mandioca, para esse consumidor, configura-se em um bem normal.
(             ) Um produto cuja demanda não reage de maneira menos que proporcional à variação da renda do consumidor é um bem normal.
(             ) Um consumidor que desiste definitivamente de consumir salsicha quando sua renda aumenta, substituindo seu consumo por carne vermelha, considera a salsicha um bem inferior.
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. V; V; F
b. V; F; F
c. F; F; V
d. F; V; V 
Sua resposta está correta.
Na determinação da demanda, o efeito da variação de renda sobre o perfil da demanda determina se este bem é um bem normal ou um bem inferior. Na primeira afirmação, tem-se que um produto menos demandado mediante um aumento da renda implica neste bem ser um bem inferior. Logo, a primeira afirmação é falsa. Já na segunda afirmação, se um produto não reage de forma menos que proporcional à variação na renda, observa-se que esse bem é um bem normal, sendo a afirmativa verdadeira. Por fim, a terceira afirmação é verdadeira dado que, se o consumo de um bem cai a zero quando a renda do consumidor aumenta, esse bem é classificado como um bem inferior.
A resposta correta é: F; V; V.
Texto da questão
Quando investigamos as preferências do consumidor em torno da formação de sua cesta de mercado, percebemos que elas podem variar. Quando um consumidor é totalmente indiferente a demandar uma unidade a mais de um produto por uma unidade a menos de outro, trata-se de __________________.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna:
Escolha uma opção:
a. bens inferiores.
b. bens substitutos. 
c. bens complementares
d. bens normais.
Sua resposta está correta.
Na determinação da demanda pelos bens e serviços, quando o consumidor é indiferente ao ordenar suas preferências de cestas de mercado, temos que esses bens são substitutos.
A resposta correta é: bens substitutos..
TEMA 10
Recentemente, para tentar uma solução para a crise financeira, o estado do Rio de Janeiro propôs um aumento no ICMS dos cigarros. Sabemos, pela nossa observação cotidiana, que as pessoas não deixam de fumar simplesmente por conta de aumentos de preço. Porém, um estudo verificou que a elasticidade-preço da demanda de cigarros é de 0,45.
O perfil desta demanda é:
Escolha uma opção:
a. fracamente elástica.
b. é impossível a resposta sem a menção aos preços.
c. inelástica. 
d. altamente elástica ao preço.
Sua resposta está correta.
A elasticidade-preço da demanda com valor absoluto 0,45 significa que um aumento de preços de 1% gera uma queda no consumo de cigarros de 0,45%. Sendo assim, a demanda é inelástica ao preço.
A resposta correta é: inelástica..
Texto da questão
Um jornal de importante circulação no país trouxe, em sua edição online do dia 01 de dezembro de 2016, a seguinte notícia: “Viajar gera mais felicidade que casar”.
FOLHA de São Paulo. Turismo. Viajar gera mais felicidade que casar, diz pesquisa. dez. 2016. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2016/12/1837273-viajar-gera-mais-felicidade-que-casar-diz-pesquisa.shtml?cmpid=facefolha>. Acesso em: 16 dez. 2016.
Na matéria citada, 49% das pessoas afirmam que uma viagem as faz mais feliz do que o próprio dia do casamento.
Em uma agência de turismo, uma redução de preços nos pacotes de viagem no mês de maio, mês associado a casamentos, trouxe um aumento de vendas mais que proporcional à redução dos preços. Pode-se afirmar, portanto, que a da demanda por viagens no mês de maio em relação ao preço é:
Escolha uma opção:
a. não é possível avaliar por não sabermos os preços do pacote.
b. fracamente inelástica.
c. elástica. 
d. fortemente inelástica.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: elástica..
Texto da questão
“Esse é o show! Leite condensado, caramelizado, com flocos crocantes, recoberto com o delicioso chocolate...”
O jingle comercial associado a esse doce foi um dos grandes sucessos publicitários no ano de 1997. Associava o seu consumo com o desempenho escolar – uma professora cantando “[o doce] é muito bom e eu também quero, mas quem não estudar vai levar zero!”
Suponha que, numa escola de interior, o proprietário de uma cantina havia verificado que, em 1996, os alunos paravam de comprar o doce quando seu preço aumentava. Após a campanha publicitária, mesmo com aumentos no preço, o consumo não caía na mesma proporção.
Diante do exposto, considere as afirmações seguintes:
I – em 1997, a elasticidade-preço da demanda era maior do que em 1996.
II – o efeito da campanha publicitária foi positivo para o proprietário do ponto de vista do movimento da demanda em relação a possíveis mudanças no nível de preços.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma opção:
a. todas estão corretas.
b. é impossível afirmar a opção correta sem conhecermos os preços do bem.
c. apenas I.
d. apenas II. 
Sua resposta está correta.
A afirmação II está correta, pois a elasticidade-preço da demanda reduziu, ou seja, através da campanha publicitária, as pessoas ficaram menos dispostas a trocar o doce por outro produto.
A resposta correta é: apenas II..
Texto da questão
A década de 1990 foi muito interessante para observarmos determinados produtos que se tornaram “febre” entre os consumidores. Em 1997, lançou-se o “Tamagotchi”, ou “bichinho virtual”. Em 1998, veio a onda do “skate de dedo”, substituído no ano 2000 pelo patinete.
Sabe-se que as crianças são fortemente influenciadas pelas aquisições de seus amigos, o que ajuda a determinar suas escolhas individuais. Muitas ações de marketing dirigem-se a esta classe com base nestes conceitos: “todo mundo usa”, “todo mundo tem”, dentre outros. Com base nos pressupostos da Teoria do Consumidor, o conceito que sintetiza o comportamento dos consumidores infantis em relação às escolhas de outros consumidores da mesma faixa etária, trazendo potenciais aumentos nas vendas, é:
Escolha uma opção:
a. externalidade de difusão negativa por diferenciação de consumo.
b. externalidade de difusão positiva por efeito cumulativo de consumo. 
c. externalidade de difusão positiva por diferenciação de consumo.
d. externalidade de difusão negativa por efeito cumulativo de consumo.
Sua resposta está correta.
As decisões de compra dos consumidores que são baseadas em uma percepção positiva a respeito do volume de vendas com base nas compras de outros consumidores constituem um exemplo de externalidade de difusão positiva por efeito cumulativo de consumo.
A resposta correta é: externalidade de difusão positiva por efeito cumulativo de consumo..
Texto da questão
Em algumas situações da relação entre consumidores e vendedores nos diferentes mercados de bens, os consumidores são mais ou menos sensíveis a variações no preço no momento de efetuarem suas compras. Além disso, a demanda pode ser influenciada por efeitos externos, como a ação de outros consumidores. Deste modo, considere as seguintes afirmações e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(         ) Os possíveis efeitos negativos decorrentes de uma política de redução de preços de bens de luxo caracterizam uma externalidade por efeito cumulativo de consumo.
(         ) Se a demanda por um bem é fortemente elástica ao preço, um aumento de preços trará uma redução mais que proporcional de seu consumo.
(         ) Considerando-se que dois bens, A e B, possuam o mesmo preço, mas a demanda de A seja mais elástica ao preço que a do produto B, um esforço promocional levará a um maior aumento de vendas, em porcentagem, do produto A.
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta:
Escolha uma opção:
a. F; V; F. 
b. F; F; V.
c. V; F; V.
d.V; V; F.
Sua resposta está correta.
A primeira afirmação é falsa, pois a redução de preços de bens de luxo gera um aumento da demanda inferior ao esperado no efeito de diferenciação de consumo. A segunda afirmação está correta, pois, pela equação da elasticidade, a queda no preço do vestuário trará um aumento de vendas mais que proporcional. Por fim, a terceira afirmação é falsa, pois o produto B possui elasticidade maior, portanto, reagirá de forma mais significativa a uma queda de preços.
A resposta correta é: F; V; F..
TEMA 11
Na Teoria da Produção, o conceito de isoquanta consiste em uma expressão gráfica da aplicação de diferentes quantidades de produtos diferentes, também conhecidas por insumos, fatores de produção necessários à atividade de transformação que caracteriza a firma. Neste sentido, analise as opções a seguir e assinale a correta.
Escolha uma opção:
a. A isoquanta tem orientação crescente, pois mais insumos em quantidade proporcional sempre geram mais produto, mantendo-se tudo o mais constante.
b. Para cada isoquanta corresponde uma série infinita de funções de produção que demonstram a quantidade de produto gerado através da aplicação de certas quantidades de insumos.
c. Uma função de produção de curto prazo, formada pelos insumos capital e trabalho, dada a restrição tecnológica da firma, importa em uso constante de capital. 
d. As opções ‘b’ e ‘d’ estão corretas.
Sua resposta está correta.
Em curto prazo, assume-se que o uso do capital presente na firma é constante, haja vista que mudanças de capital, geralmente, envolvem recursos e tempo (aquisição de maquinários, construções, entre outros). Ainda que o conceito de longo prazo seja fluido, em curto prazo convenciona-se que o capital é constante.
A resposta correta é: Uma função de produção de curto prazo, formada pelos insumos capital e trabalho, dada a restrição tecnológica da firma, importa em uso constante de capital.
Texto da questão
A função de produção envolve a chamada atividade de transformação, ou seja, a conversão de determinados elementos, também conhecidos por fatores de produção, indispensáveis à atividade de transformação, em bens finais, destinados ao consumo.
Tendo estes conceitos por base, analise as afirmativas que seguem.
 
I – A produção de bens implica uso corrente de diferentes fatores produtivos, como capital, trabalho, terra e tecnologia. A adoção de capital e trabalho na função de produção, porém, implica que os demais fatores sejam dados como crescentes em curto prazo.
II – Uma isoquanta representa infinitas combinações de fatores de produção que contribuem para a fabricação de uma determinada quantidade de bens.
III – Em qualquer situação, somente o capital pode ser dado como constante em curto prazo.
 
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Escolha uma opção:
a. todas estão corretas.
b. apenas I e II.
c. apenas II e III.
d. apenas II. 
Sua resposta está correta.
A segunda afirmativa está correta, pois, em uma isoquanta, há combinações infinitas de aplicação de fatores de produção para a geração de um bem. Cabe lembrar ainda que, dentre essas infinitas combinações, caso sejam aplicados dois insumos, nenhum deles poderá ser igual a zero.
A resposta correta é: apenas II.
Texto da questão
A Teoria da Produção é um referencial teórico importante na área da microeconomia, uma vez que dedica-se ao estudo do comportamento da firma e de suas escolhas para o processo produtivo, mediante a combinação de fatores de produção.
Neste sentido, diante desses marcos teóricos, analise as afirmativas a seguir.
 
I – Em curto prazo, insumos, como capital e trabalho, costumam ser variáveis em função das escolhas da firma.
II – Bens intermediários não são insumos.
III – Uma função de produção que utilize oito unidades de trabalho para cada unidade de capital é intensiva em mão de obra.
 
Agora, assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
Escolha uma opção:
a. I e III.
b. I, II e III.
c. I e II.
d. apenas III. 
Sua resposta está correta.
A afirmação III está correta, pois verifica-se que, a cada unidade de capital incorporada na função de produção, a quantidade de trabalho é acrescida em oito unidades. Trata-se, assim, de um processo intensivo em trabalho/mão de obra.
A resposta correta é: apenas III.
Texto da questão
Um dos importantes pressupostos relacionados à Teoria da Produção é o emprego, por parte das empresas, de fatores de produção, conhecidos igualmente como insumos cuja combinação determina a atividade produtiva.
Com base no conteúdo enunciado e no seu conhecimento sobre o tema, assinale a opção que completa corretamente as lacunas que se seguem:
 
“______________ representa ____________ entre insumos, como capital e trabalho; porém, em _____________, as quantidades destes insumos podem ser variáveis.”
Escolha uma opção:
a. Uma única isoquanta – apenas uma função de produção – longo prazo. 
b. Uma única isoquanta – diversas funções de produção – curto prazo.
c. Um mapa de isoquantas – apenas uma função de produção – longo prazo.
d. Um mapa de isoquantas – diversas funções de produção – curto prazo.
Sua resposta está correta.
“Uma única isoquanta representa apenas uma função de produção entre insumos, como capital e trabalho; porém, em longo prazo, as quantidades destes insumos podem ser variáveis.” Na discussão a respeito da função de produção, sempre o capital está elencado entre os fatores de produção, representado por bens de capitale equipamentos, além de áreas construídas, entre outros aparatos, cuja finalidade é gerar bens, assumimos que o capital é constante a curto prazo. Mas, a longo prazo qualquer insumo pode ser variável em suas quantidades. Uma isoquanta, portanto, representa uma função de produção, mas ela possui esta especificidade quando trata da função de produção a longo prazo.
A resposta correta é: Uma única isoquanta – apenas uma função de produção – longo prazo.
Texto da questão
Considere uma firma cuja função de produção, em curto prazo, mostra uma relação de uso de 12 unidades de trabalho adicionais para uma unidade adicional de capital. Supondo que essa firma tenha recebido um financiamento que permitiu contratar funcionários mais experientes que aumentaram a quantidade ofertada de produto final em 12 peças, das 30 produzidas anteriormente, assinale a opção que determina corretamente a posição inicial da firma no uso de seus insumos.
Escolha uma opção:
a. o cálculo é impossível, pois não conhecemos o preço dos insumos.
b. intensiva em capital.
c. ambas estão corretas.
d. intensiva em trabalho. 
Sua resposta está correta.
A relação entre mão de obra e capital de 12 para um demonstra que a firma tem um uso intensivo de mão de obra.
A resposta correta é: intensiva em trabalho.
TEMA 12
O conceito de rendimentos de escala analisa a possibilidade da atividade produtiva de uma empresa alterar-se mediante uma variação das quantidades de insumos. Diante deste conceito, analise as afirmações que seguem.
 
I – Empresas sujeitas a rendimentos decrescentes de escala têm capacidade de aumento da produção menos que proporcional a variações do volume de insumos empregados.
II – Em uma função de produção, se verificamos que a aplicação de insumos gera um retorno mais que proporcional no volume de produção, temos que a firma opera sob rendimentos decrescentes de escala.
 
Agora, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. as afirmações estão ambas corretas.
b. apenas a afirmação I está correta. 
c. é impossível determinar a afirmação correta sem conhecer os preços dos insumos.
d. apenas a afirmação II está correta.
Sua resposta está correta.
A primeira afirmação está correta considerando-se que, quando um dado volume de insumos aumenta e a produção final não aumenta na mesma proporção, observa-se que a empresa possui rendimentos decrescentes de escala.
A resposta correta é: apenas a afirmação I está correta.
Texto da questão
Uma firma verificou, ao contratar um consultor na área de economia das empresas, que sua função de produção estava sujeita, por váriosfatores, a rendimentos decrescentes de escala. Para que essa empresa opere de forma minimamente eficiente sob rendimentos constantes de escala, é necessário que seja satisfeita a seguinte condição:
Escolha uma opção:
a. a aplicação de insumos deve gerar um retorno menos que proporcional ao volume de bens produzidos.
b. os bens fabricados, como resultado da produção, devem ser menos que proporcionais ao volume de insumos empregados.
c. a aplicação de insumos deve ser igualmente proporcional ao volume de bens produzidos. 
d. não é possível estabelecer este referencial sem o conhecimento da função de produção.
Sua resposta está correta.
Rendimentos de escala constantes pressupõem um retorno igualmente proporcional de bens produzidos em relação ao montante de insumos empregados.
A resposta correta é: a aplicação de insumos deve ser igualmente proporcional ao volume de bens produzidos.
Texto da questão
A partir das referências de estudo relacionadas à Teoria da Produção, você compreendeu que a noção de escala implica uma correlação entre o uso de insumos em meio a uma determinada atividade produtiva. Com base neste conceito, analise as seguintes afirmações e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
 
(             ) Rendimentos crescentes de escala são obtidos em uma empresa, por exemplo, quando um aumento da ordem de 100% do uso de capital e trabalho na atividade produtiva gera um aumento na produção de bens finais de 50%.
(             ) Rendimentos decrescentes de escala não são compatíveis com o crescimento contínuo da produção da firma, dado um certo volume de insumos.
(             ) A aplicação de bens intermediários à produção, por já terem sido anteriormente produzidos, inviabiliza o estudo de rendimentos de escala.
 
Agora, assinale a opção que contém a sequência correta.
Escolha uma opção:
a. V; F; V
b. F; F; V
c. F; V; F 
d. V; V; F
Sua resposta está correta.
A primeira afirmação é falsa, pois o aumento de 100% nos insumos, com aumento de 50% no produto, corresponde ao conceito de rendimentos decrescentes de escala (a produção não aumenta na mesma proporção do aumento dos insumos). A segunda afirmação está correta, uma vez que quando vemos rendimentos decrescentes de escala, o crescimento contínuo da produção da firma é inviabilizado – podemos observar crescimento da produção com uso mais que proporcional de insumos, porém a produção torna-se, no limite, inviável. Por fim, a terceira afirmação é falsa porque traz a ideia de que bens intermediários não são insumos, o que é inverídico.
A resposta correta é: F; V; F
Texto da questão
Dentro do referencial de estudos conhecido como rendimentos de escala, suponha que uma firma opere seus trabalhos sob uma determinada função de produção, cujos principais fatores de produção representam capital e trabalho, respectivamente. Diante de um aumento da demanda, foi necessário a aplicação do dobro de insumos para um aumento de 50% da produção. Assim, considera-se que essa firma possui:
Escolha uma opção:
a. rendimentos decrescentes de escala. 
b. as opções “a” e “c” estão corretas.
c. isoquantas de perfil positivo e crescente.
d. rendimentos crescentes de escala.
Sua resposta está correta.
A noção de rendimentos de escala consiste na razão entre bens produzidos e insumos empregados. Portanto, se o dobro de emprego de fatores de produção correspondeu a um aumento de 50% na produção, observamos que o aumento é menos que proporcional, logo observam-se rendimentos decrescentes de escala.
A resposta correta é: rendimentos decrescentes de escala.
Texto da questão
A busca de melhorias na escala de produção é uma preocupação e uma meta da maioria dos gestores de empresas, que procuram empregar diferentes métodos de elevação da produção com o uso de seus fatores, dentro do conceito de economias de escala.
A respeito deste tema, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. em curto prazo, somente o capital é um fator de produção que pode ser dado como fixo.
b. em longo prazo, todos os insumos são variáveis. 
c. todas as opções estão corretas.
d. o trabalho é sempre um fator de produção fixo em curto prazo.
Sua resposta está correta.
Nas relações de produção, um dos insumos costuma ser constante em curto prazo (geralmente o capital, mas também, eventualmente, o trabalho). Em longo prazo, porém, as relações de produção podem apresentar variações no uso de todos os insumos.
A resposta correta é: em longo prazo, todos os insumos são variáveis.
TEMA 13
Quando levamos em consideração os processos de uso de insumos e produção de bens em curto prazo, verificamos que as quantidades de bens finais produzidas são função direta da aplicação destes insumos. A partir disso, em uma firma que opera com os insumos capital e trabalho, analise as afirmações que se seguem.
I – O produto marginal é sempre crescente, de maneira proporcional às quantidades de bens produzidos.
II – O produto médio tende a permanecer sempre constante em curto prazo.
III – Dado um volume constante de capital, a sucessiva agregação de mão de obra à produção gerará volumes de bens finais de forma menos que proporcional, quando se observa que o produto marginal está em trajetória decrescente.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas.
Escolha uma opção:
a. Apenas III. 
b. Apenas II.
c. Apenas I.
d. I e III.
Sua resposta está correta.
Em curto prazo, com capital constante, o produto marginal tende a decair à medida que o insumo trabalho é acrescentado em unidades que superem um nível “ótimo”, ou seja, quando a variação de bens produzidos é proporcionalmente igual ou superior ao de insumos aplicados
A resposta correta é: Apenas III.
Texto da questão
O proprietário de uma empresa que fabrica ventiladores tem a necessidade de ajustar sua produção nos meses de calor, diante do aumento na demanda. Durante muitos anos, ele contratou trabalhadores a mais, porém nunca prestou atenção no impacto dessa variação de trabalhadores em termos de ventiladores produzidos. Em um determinado ano, ele verificou que, enquanto o número de funcionários aumentava de 1 para 7, o número de ventiladores produzidos variava da seguinte forma: 50, 75, 115, 130, 125, 115, 90.
Nesta empresa, o produto médio e o produto marginal do sétimo trabalhador, quando estão empregados sete funcionários, são, respectivamente, de:
Escolha uma opção:
a. 12,9 e -25 
b. 102,5 e -25
c. 70 e 40
d. 70 e -25
Sua resposta está correta.
Nesta empresa, o total de ventiladores produzidos quando são empregados sete funcionários é de 700 unidades. Logo, o produto médio é de 700/7=100. Por sua vez, o produto marginal do sétimo funcionário é igual a (90-115)/1=-25.
A resposta correta é: 12,9 e -25
Texto da questão
Levando-se em conta os enunciados da questão anterior, considere que o empresário responsável pela fábrica de ventiladores resolve, após um exame minucioso, manter um número de funcionários que garanta o melhor volume de ventiladores produzidos por trabalhador. Neste caso, quantos funcionários ele deverá manter para otimizar a linha de produção?
Escolha uma opção:
a. Apenas quatro.
b. Todos os sete.
c. Apenas cinco.
d. Apenas seis. 
Sua resposta está correta.
Calculando-se os produtos médios a partir de cada número de trabalhadores, você verá que a maior média é obtida quando são empregados seis funcionários (que produzirão 101,67 peças, em média).
A resposta correta é: Apenas seis.
Texto da questão
A lei de rendimentos decrescentes faz uma importante analogia a respeito da correlação entre a produção de um bem a partir da aplicação de fatores de produção, conhecidos como insumos, e as quantidades finais de produtos gerados a partir da aplicação destes insumos. Neste sentido, de acordo com a lei dos rendimentos decrescentes e seus desdobramentos, analise as seguintes afirmações e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(             ) A aplicação contínua de insumos à produção corresponderá, em algum momento, a um produto marginal com tendência decrescente.
(             ) Quando o produto marginal é decrescente, sempre

Continue navegando