Logo Passei Direto
Buscar

Atividades e prova bioetica

User badge image
Josy Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Antes da década de 1970, os direitos dos pacientes não eram exigidos. Como resultado do processo de exercício dos direitos dos pacientes, vários países começaram a promulgar leis específicas sobre o assunto na década de 1990, o que continuou até o início do século XXI. Esse processo anda de mãos dadas com a rejeição do paternalismo médico, o médico “pode tudo” e o movimento em direção ao cuidado centrado no paciente. Assim, A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde caracteriza-se como uma importante ferramenta para que o cidadão conheça seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento de saúde tanto público quanto privado. Este documento apresenta uma série de direitos que devem ser garantidos.
Sobre os direitos dos pacientes internados, assinale a alternativa correta:
a. O paciente deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida quaisquer procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo nos casos que acarretam risco à saúde pública.
b. As leis de direitos dos pacientes fundamentam-se no cuidado pautado pela vontade e preferências do próprio paciente, mas a decisão final, é sempre do médico.
c. O paciente tem direito a direito à confidencialidade das informações pessoais e dessa forma, não possui direito a uma segunda opinião e também não pode participar da tomada de decisão, pois não tem competência para isso.
d. O paciente, ou pessoa por ele autorizada, tem o direito de receber do médico, informação detalhada sobre seu tratamento, mas não pode sob hipótese alguma, acessar o conteúdo do seu prontuário.
e. O paciente tem direito à informação a respeito de diferentes possibilidades terapêuticas, entretanto, não pode opinar sobre escolha alternativa de tratamento ou mesmo recusar o tratamento proposto.

O termo bioética foi utilizado pela primeira vez em 1970 pelo americano Van Rensselaer Potter com o objetivo de contribuir para o futuro da humanidade e promover a formação de um novo campo do conhecimento.
Qual era o propósito de criar um novo campo do conhecimento?
a. Limitar as discussões e as ações aos princípios éticos, facilitando a tomada de decisões.
b. Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços da ciência na vida humana.
c. Criar um manual de comportamento e conduta ética para que não haja conflitos no exercício da atividade profissional.
d. Possibilitar os avanços científicos e impor o que seria eticamente inaceitável.
e. Facilitar a implementação de um único ponto de vista no campo da ética, dos valores e da conduta moral.

Alguns autores defendem que a equidade de acesso à saúde no mundo é o principal objetivo da saúde global, enquanto outros argumentam que o objetivo é reduzir os problemas sociais e de saúde no mundo. De qualquer forma, ao assumir a equidade e a justiça social como valores centrais na ética da saúde global, faz-se necessário priorizar países ou regiões mais desfavorecidas no âmbito da saúde.
Quanto ao princípio da equidade, podemos afirmar que:
a. Diferentemente da igualdade, a equidade enfoca nas diferenças, de forma a tratar desigualmente diferentes pessoas, conforme suas necessidades.
b. Significa reconhecer que todos precisam de atenção e necessariamente dos mesmos atendimentos.
c. A equidade, na saúde, é sinônimo de igualdade.
d. A equidade na saúde está relacionada a tratar com igualdade diferentes pessoas e comunidades, não levando em consideração, suas peculiaridades.
e. O princípio da equidade busca a diminuição das desigualdades, tratando todos da mesma forma.

No que se refere à ética da responsabilidade pública, um aspecto que não deve ser deixado de lado na reflexão sanitária é aquele que diz respeito à definição das prioridades nos investimentos do Estado, incluindo o estudo da destinação, alocação, distribuição e controle dos recursos financeiros dirigidos ao setor. Ao contrário dos países industrializados, no Brasil vivemos situações paradoxais que vão desde a presença persistente de doenças comuns nos países mais pobres do mundo até o registro significativo em nossas estatísticas de mortalidade dos problemas comuns aos países mais avançados.
Com base no texto sobre a ética da responsabilidade pública, assinale a alternativa correta:
a. Não é responsabilidade do Estado e das instituições públicas encontrar soluções morais que abordem a escassez; discriminação injusta e das minorias.
b. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com a distribuição equânime de bens e serviços, pois existem outras questões mais importantes.
c. A ética da responsabilidade pública está relacionada ao papel e às obrigações dos Estados em relação à saúde e à vida das pessoas.
d. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as desigualdades, doenças e vulnerabilidade de uma comunidade ou região, pois existem outras questões mais importantes.
e. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as prioridades de uma comunidade e região, pois existem outras questões mais importantes.

A Bioética é fundamentada em princípios que são por muitos estudiosos e pesquisadores denominados basilares ou princípios fundamentais da bioética.
É correto afirmar que: o princípio que aborda a relação médico-paciente e que determina que seja vedado ao médico executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou responsável, significa:
a. Equidade.
b. Autonomia.
c. Beneficência.
d. Não maleficência.
e. Justiça.

A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles estabelece que o médico deva evitar causar qualquer tipo de mal ao paciente, prevenindo e evitando riscos e danos. Expressa puramente a obrigatoriedade do profissional da saúde de não causar dano a saúde de seu paciente.
Esse é o princípio da:
a. Igualdade.
b. Autonomia.
c. Justiça.
d. Não maleficência.
e. Beneficência.

O contexto de qualquer exercício profissional deve ser pautado por uma ética responsável, conhecimento técnico, científico, ético e jurídico, postura profissional e compromisso com o grupo de trabalho e a sociedade. É fundamental para o bom funcionamento das atividades e das relações de trabalho entre os funcionários.
Podemos definir ética profissional como:
a. A obrigação defender somente os interesses do local de trabalho, não levando em consideração o respeito aos colegas e clientes.
b. As diretrizes que devem ser seguidas no âmbito profissional para a obtenção de facilidades e lucro.
c. O conjunto de normas, valores e condutas de comportamento que formam a consciência do profissional no ambiente de trabalho.
d. O conjunto de dicas e orientações para alavancar o sucesso no trabalho mesmo que isso signifique o não cumprimento de normas éticas e morais.
e. A conduta ideal adotada no ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar destaque e influência sem considerar valores como moral e ética.

O código de ética é o documento que reflete a deontologia de uma profissão e pode ser visto como a ética da intenção. Informa como as pessoas devem se comportar no campo profissional, com colegas, clientes e pacientes, parentes, professores, etc. Os códigos deontológicos referem-se estritamente à moralidade de uma profissão e ao comportamento exigido por um profissional, e, que norteiam a conduta e reflexões acerca de um conflito.
A respeito dos códigos de conduta, assinale a alternativa correta:
a. Ele regulamenta as ações dos indivíduos em determinado espaço de trabalho, dando suporte para que ações inadequadas dos profissionais, não resultem em penalidade judicial.
b. Sob o âmbito da ética, deve ser entendido como uma tabela pronta, onde basta regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada.
c. O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente ferramenta para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como profissionais.
d. É o governo que estabelece os códigos de conduta de uma profissão, informando qual a conduta certa e qual a errada.
e. Deve ser elaborado por um grande filósofo.

Desde os anos 1990 a bioética tem se aproximado cada vez mais das discussões internacionais relacionadas à saúde e às ciências da vida, o que levou alguns autores a referir-se à “bioética global”.
Nesse contexto, é objetivo da bioética:
a. Impor regras de condutas, a fim de acabar com as situações conflitantes no âmbito da saúde e das ciências da vida.
b. Revelar que o desenvolvimento tecnológico e avanços da ciência, assegura que tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável.
c. Destacar a fragilidade de todos os seres humanos diante de um mundo globalizado ressaltando a ineficácia de reflexões éticas sobre o respeito à vida e dignidade humana.
d. Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, capacitando-nos a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas.
e. Esclarecer o que é certo e errado, impondo regras de conduta e comportamentos, para que os conflitos e dilemas éticos deixem de existir.

Quando um profissional da área de saúde tem diante de si uma pessoa que busca seus serviços, por qualquer que seja o motivo, está ocorrendo um encontro clínico, o qual pode receber diferentes denominações: relação profissional de saúde-paciente, relação médico-paciente, interação médico-cliente, interação profissional-usuário, dentre outras. Considerando a relação médico-paciente, é CORRETO afirmar:
a. O paciente deve submeter-se a todas as decisões médicas sem questionamento, pois essa é a base da boa relação médico-paciente.
b. O conhecimento do contexto sociocultural e do sistema de saúde em que profissionais e pacientes estão inseridos não tem qualquer relevância no que se refere a relação médico-paciente.
c. O médico ideal é considerado aquele especialista sem a visão de integralidade no atendimento do paciente, mas profundo conhecedor de sua especialidade.
d. É de vital importância respeitar os princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, objetivando sempre o melhor cuidado dedicado ao paciente.

De acordo com o Código de Ética Profissional, sobre a relação médico-paciente, é vedado ao Médico:
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
I. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
II. Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente.
III. Executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente, uma vez que pode ocorrer interferência na autonomia do médico e na sua conduta clínica.
a. Os itens I e II estão corretos.
b. Somente o item III está correto.
c. Somente o item II está correto.
d. Somente o item I está correto.
e. Os itens I e II estão incorretos.

Falar de relação profissional de saúde-paciente é abordar o conceito de relação humana, de princípios, deveres e respeito mútuo e que isso reflete, portanto, discutir sobre humanização do cuidado em saúde e ponderar a respeito do encontro entre seres humanos, em todas as suas etapas e circunstâncias, cuja prioridade é a promoção da saúde. A relação médico-paciente, apesar de todo avanço tecnológico, ainda é considerada fundamental.
A esse respeito podemos afirmar que:
I. O médico, ao detalhar o tratamento, sempre que exista mais de uma alternativa, deve permitir ao paciente a escolha que melhor lhe aprouver.
II. O médico, ao explicar ao paciente sua doença e os tratamentos possíveis, deve ao final, impor o que julga ser melhor ao seu paciente, impossibilitando ao paciente, a tomada de decisão.
III. O médico deve respeitar as decisões pessoais dos pacientes em caso de recusa do tratamento oferecido; respeitar os limites contratuais estabelecidos e preservar o sigilo profissional tendo em vista a privacidade do paciente.
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. Somente a II está correta.
d. I e II estão corretas.
e. I, II, III estão corretas.

O Principialismo, traz quatro princípios fundamentais da bioética. O princípio que estabelece que o profissional deve potencializar os benefícios do tratamento e evitar ao máximo a ocorrência de danos ao paciente é conhecido como:
a. Justiça.
b. Equidade.
c. Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência.
d. Autonomia.
e. Igualdade.

Marque a alternativa CORRETA: I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui o estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do código de ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem como os padrões morais e éticos. II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão. III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria.
I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui o estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do código de ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem como os padrões morais e éticos.
II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão.
III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Hans Jonas foi um dos autores que mais abordou questões de ética da responsabilidade neste século. O "princípio universal de responsabilidade" não deve ser ignorado em qualquer discussão ética, ao contrário, sempre deverá pautar as mais inusitadas situações. Esse princípio deve permear todas as questões éticas e está relacionado aos aspectos éticos da responsabilidade individual que cada um de nós assume.
Sobre a ética da responsabilidade, assinale a alternativa correta:
a. A liberdade de criar e usar novos conhecimentos deve estar atrelada à responsabilidade individual e pública na aplicação das descobertas e seus desdobramentos.
b. A responsabilidade de criar e usar novos conhecimentos não tem nenhuma implicação e relevância com relação às futuras gerações.
c. Não existem limites para a criação e uso de novos conhecimentos e descobertas, independente dos riscos que ofereçam.
d. O "princípio universal de responsabilidade" em algumas situações deve ser ignorado, para que a liberdade de criar e usar novos conhecimentos não seja limitado.
e. A ética da responsabilidade pode ser entendida como uma tabela pronta, onde bastam regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada.

Analise o caso abaixo: Paciente M. R. de 64 anos, portador de câncer, já foi submetido à repetidas seções de quimioterapia. Nesse caso, o médico, optou por uma nova abordagem terapêutica e imediatamente, comunicou o paciente e familiares sobre sua nova conduta e aguardou o consentimento do paciente para tal procedimento.
O princípio que assegura ao paciente o direito ao autogoverno, a autodeterminação sobre a sua integridade biopsicossocial, à liberdade de escolha é conhecido como:
a. Justiça.
b. Não maleficência.
c. Igualdade.
d. Beneficência.
e. Autonomia.

Os princípios da bioética foram propostos no Relatório Belmont em 1978 e têm como objetivo fornecer orientação adicional para a pesquisa científica em seres humanos. Em 1979, essas diretrizes, inicialmente propostas apenas para pesquisas científicas, foram estendidas também à área médica, abrangendo não apenas os médicos, mas também todos os profissionais de saúde.
A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base quatro princípios básicos da bioética definidos abaixo: I. Capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se; II. Respeito a equidade dos indivíduos; III. Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida; IV. Não causar mal e/ ou danos ao paciente de forma intencional. Marque a opção que apresenta a ordem correta de definição destes princípios:
a. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia.
b. I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
c. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Autonomia e IV - Beneficência.
d. I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV – Beneficência.
e. I - Beneficência, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Justiça.

A respeito dos temas pertinentes à bioética, relacione os princípios listados a seguir à exigência ética fundamental correspondente.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
( ) Consentimento livre e esclarecido de cada ser humano para usufruir serviços profissionais de saúde.
( ) Distribuição equitativa dos bens e serviços de acordo com as diversas necessidades sociais e de oportunidades.
( ) Ação para maximizar os benefícios e assegurar o bem-estar, diminuindo os danos potenciais à vida humana.
a. 2 – 3 – 1.
b. 3 – 1 – 2.
c. 1 – 3 – 2.
d. 3 – 2 – 1.
e. 2 – 1 – 3.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Antes da década de 1970, os direitos dos pacientes não eram exigidos. Como resultado do processo de exercício dos direitos dos pacientes, vários países começaram a promulgar leis específicas sobre o assunto na década de 1990, o que continuou até o início do século XXI. Esse processo anda de mãos dadas com a rejeição do paternalismo médico, o médico “pode tudo” e o movimento em direção ao cuidado centrado no paciente. Assim, A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde caracteriza-se como uma importante ferramenta para que o cidadão conheça seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento de saúde tanto público quanto privado. Este documento apresenta uma série de direitos que devem ser garantidos.
Sobre os direitos dos pacientes internados, assinale a alternativa correta:
a. O paciente deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida quaisquer procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo nos casos que acarretam risco à saúde pública.
b. As leis de direitos dos pacientes fundamentam-se no cuidado pautado pela vontade e preferências do próprio paciente, mas a decisão final, é sempre do médico.
c. O paciente tem direito a direito à confidencialidade das informações pessoais e dessa forma, não possui direito a uma segunda opinião e também não pode participar da tomada de decisão, pois não tem competência para isso.
d. O paciente, ou pessoa por ele autorizada, tem o direito de receber do médico, informação detalhada sobre seu tratamento, mas não pode sob hipótese alguma, acessar o conteúdo do seu prontuário.
e. O paciente tem direito à informação a respeito de diferentes possibilidades terapêuticas, entretanto, não pode opinar sobre escolha alternativa de tratamento ou mesmo recusar o tratamento proposto.

O termo bioética foi utilizado pela primeira vez em 1970 pelo americano Van Rensselaer Potter com o objetivo de contribuir para o futuro da humanidade e promover a formação de um novo campo do conhecimento.
Qual era o propósito de criar um novo campo do conhecimento?
a. Limitar as discussões e as ações aos princípios éticos, facilitando a tomada de decisões.
b. Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços da ciência na vida humana.
c. Criar um manual de comportamento e conduta ética para que não haja conflitos no exercício da atividade profissional.
d. Possibilitar os avanços científicos e impor o que seria eticamente inaceitável.
e. Facilitar a implementação de um único ponto de vista no campo da ética, dos valores e da conduta moral.

Alguns autores defendem que a equidade de acesso à saúde no mundo é o principal objetivo da saúde global, enquanto outros argumentam que o objetivo é reduzir os problemas sociais e de saúde no mundo. De qualquer forma, ao assumir a equidade e a justiça social como valores centrais na ética da saúde global, faz-se necessário priorizar países ou regiões mais desfavorecidas no âmbito da saúde.
Quanto ao princípio da equidade, podemos afirmar que:
a. Diferentemente da igualdade, a equidade enfoca nas diferenças, de forma a tratar desigualmente diferentes pessoas, conforme suas necessidades.
b. Significa reconhecer que todos precisam de atenção e necessariamente dos mesmos atendimentos.
c. A equidade, na saúde, é sinônimo de igualdade.
d. A equidade na saúde está relacionada a tratar com igualdade diferentes pessoas e comunidades, não levando em consideração, suas peculiaridades.
e. O princípio da equidade busca a diminuição das desigualdades, tratando todos da mesma forma.

No que se refere à ética da responsabilidade pública, um aspecto que não deve ser deixado de lado na reflexão sanitária é aquele que diz respeito à definição das prioridades nos investimentos do Estado, incluindo o estudo da destinação, alocação, distribuição e controle dos recursos financeiros dirigidos ao setor. Ao contrário dos países industrializados, no Brasil vivemos situações paradoxais que vão desde a presença persistente de doenças comuns nos países mais pobres do mundo até o registro significativo em nossas estatísticas de mortalidade dos problemas comuns aos países mais avançados.
Com base no texto sobre a ética da responsabilidade pública, assinale a alternativa correta:
a. Não é responsabilidade do Estado e das instituições públicas encontrar soluções morais que abordem a escassez; discriminação injusta e das minorias.
b. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com a distribuição equânime de bens e serviços, pois existem outras questões mais importantes.
c. A ética da responsabilidade pública está relacionada ao papel e às obrigações dos Estados em relação à saúde e à vida das pessoas.
d. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as desigualdades, doenças e vulnerabilidade de uma comunidade ou região, pois existem outras questões mais importantes.
e. A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as prioridades de uma comunidade e região, pois existem outras questões mais importantes.

A Bioética é fundamentada em princípios que são por muitos estudiosos e pesquisadores denominados basilares ou princípios fundamentais da bioética.
É correto afirmar que: o princípio que aborda a relação médico-paciente e que determina que seja vedado ao médico executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou responsável, significa:
a. Equidade.
b. Autonomia.
c. Beneficência.
d. Não maleficência.
e. Justiça.

A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles estabelece que o médico deva evitar causar qualquer tipo de mal ao paciente, prevenindo e evitando riscos e danos. Expressa puramente a obrigatoriedade do profissional da saúde de não causar dano a saúde de seu paciente.
Esse é o princípio da:
a. Igualdade.
b. Autonomia.
c. Justiça.
d. Não maleficência.
e. Beneficência.

O contexto de qualquer exercício profissional deve ser pautado por uma ética responsável, conhecimento técnico, científico, ético e jurídico, postura profissional e compromisso com o grupo de trabalho e a sociedade. É fundamental para o bom funcionamento das atividades e das relações de trabalho entre os funcionários.
Podemos definir ética profissional como:
a. A obrigação defender somente os interesses do local de trabalho, não levando em consideração o respeito aos colegas e clientes.
b. As diretrizes que devem ser seguidas no âmbito profissional para a obtenção de facilidades e lucro.
c. O conjunto de normas, valores e condutas de comportamento que formam a consciência do profissional no ambiente de trabalho.
d. O conjunto de dicas e orientações para alavancar o sucesso no trabalho mesmo que isso signifique o não cumprimento de normas éticas e morais.
e. A conduta ideal adotada no ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar destaque e influência sem considerar valores como moral e ética.

O código de ética é o documento que reflete a deontologia de uma profissão e pode ser visto como a ética da intenção. Informa como as pessoas devem se comportar no campo profissional, com colegas, clientes e pacientes, parentes, professores, etc. Os códigos deontológicos referem-se estritamente à moralidade de uma profissão e ao comportamento exigido por um profissional, e, que norteiam a conduta e reflexões acerca de um conflito.
A respeito dos códigos de conduta, assinale a alternativa correta:
a. Ele regulamenta as ações dos indivíduos em determinado espaço de trabalho, dando suporte para que ações inadequadas dos profissionais, não resultem em penalidade judicial.
b. Sob o âmbito da ética, deve ser entendido como uma tabela pronta, onde basta regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada.
c. O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente ferramenta para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como profissionais.
d. É o governo que estabelece os códigos de conduta de uma profissão, informando qual a conduta certa e qual a errada.
e. Deve ser elaborado por um grande filósofo.

Desde os anos 1990 a bioética tem se aproximado cada vez mais das discussões internacionais relacionadas à saúde e às ciências da vida, o que levou alguns autores a referir-se à “bioética global”.
Nesse contexto, é objetivo da bioética:
a. Impor regras de condutas, a fim de acabar com as situações conflitantes no âmbito da saúde e das ciências da vida.
b. Revelar que o desenvolvimento tecnológico e avanços da ciência, assegura que tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável.
c. Destacar a fragilidade de todos os seres humanos diante de um mundo globalizado ressaltando a ineficácia de reflexões éticas sobre o respeito à vida e dignidade humana.
d. Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, capacitando-nos a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas.
e. Esclarecer o que é certo e errado, impondo regras de conduta e comportamentos, para que os conflitos e dilemas éticos deixem de existir.

Quando um profissional da área de saúde tem diante de si uma pessoa que busca seus serviços, por qualquer que seja o motivo, está ocorrendo um encontro clínico, o qual pode receber diferentes denominações: relação profissional de saúde-paciente, relação médico-paciente, interação médico-cliente, interação profissional-usuário, dentre outras. Considerando a relação médico-paciente, é CORRETO afirmar:
a. O paciente deve submeter-se a todas as decisões médicas sem questionamento, pois essa é a base da boa relação médico-paciente.
b. O conhecimento do contexto sociocultural e do sistema de saúde em que profissionais e pacientes estão inseridos não tem qualquer relevância no que se refere a relação médico-paciente.
c. O médico ideal é considerado aquele especialista sem a visão de integralidade no atendimento do paciente, mas profundo conhecedor de sua especialidade.
d. É de vital importância respeitar os princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, objetivando sempre o melhor cuidado dedicado ao paciente.

De acordo com o Código de Ética Profissional, sobre a relação médico-paciente, é vedado ao Médico:
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
I. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
II. Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente.
III. Executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente, uma vez que pode ocorrer interferência na autonomia do médico e na sua conduta clínica.
a. Os itens I e II estão corretos.
b. Somente o item III está correto.
c. Somente o item II está correto.
d. Somente o item I está correto.
e. Os itens I e II estão incorretos.

Falar de relação profissional de saúde-paciente é abordar o conceito de relação humana, de princípios, deveres e respeito mútuo e que isso reflete, portanto, discutir sobre humanização do cuidado em saúde e ponderar a respeito do encontro entre seres humanos, em todas as suas etapas e circunstâncias, cuja prioridade é a promoção da saúde. A relação médico-paciente, apesar de todo avanço tecnológico, ainda é considerada fundamental.
A esse respeito podemos afirmar que:
I. O médico, ao detalhar o tratamento, sempre que exista mais de uma alternativa, deve permitir ao paciente a escolha que melhor lhe aprouver.
II. O médico, ao explicar ao paciente sua doença e os tratamentos possíveis, deve ao final, impor o que julga ser melhor ao seu paciente, impossibilitando ao paciente, a tomada de decisão.
III. O médico deve respeitar as decisões pessoais dos pacientes em caso de recusa do tratamento oferecido; respeitar os limites contratuais estabelecidos e preservar o sigilo profissional tendo em vista a privacidade do paciente.
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. Somente a II está correta.
d. I e II estão corretas.
e. I, II, III estão corretas.

O Principialismo, traz quatro princípios fundamentais da bioética. O princípio que estabelece que o profissional deve potencializar os benefícios do tratamento e evitar ao máximo a ocorrência de danos ao paciente é conhecido como:
a. Justiça.
b. Equidade.
c. Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência.
d. Autonomia.
e. Igualdade.

Marque a alternativa CORRETA: I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui o estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do código de ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem como os padrões morais e éticos. II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão. III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria.
I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui o estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do código de ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem como os padrões morais e éticos.
II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta ou deveres de uma determinada profissão.
III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria.
a. Somente a afirmativa I está correta.
b. Somente a afirmativa II está correta.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
e. As afirmativas I, II e III estão corretas.

Hans Jonas foi um dos autores que mais abordou questões de ética da responsabilidade neste século. O "princípio universal de responsabilidade" não deve ser ignorado em qualquer discussão ética, ao contrário, sempre deverá pautar as mais inusitadas situações. Esse princípio deve permear todas as questões éticas e está relacionado aos aspectos éticos da responsabilidade individual que cada um de nós assume.
Sobre a ética da responsabilidade, assinale a alternativa correta:
a. A liberdade de criar e usar novos conhecimentos deve estar atrelada à responsabilidade individual e pública na aplicação das descobertas e seus desdobramentos.
b. A responsabilidade de criar e usar novos conhecimentos não tem nenhuma implicação e relevância com relação às futuras gerações.
c. Não existem limites para a criação e uso de novos conhecimentos e descobertas, independente dos riscos que ofereçam.
d. O "princípio universal de responsabilidade" em algumas situações deve ser ignorado, para que a liberdade de criar e usar novos conhecimentos não seja limitado.
e. A ética da responsabilidade pode ser entendida como uma tabela pronta, onde bastam regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada.

Analise o caso abaixo: Paciente M. R. de 64 anos, portador de câncer, já foi submetido à repetidas seções de quimioterapia. Nesse caso, o médico, optou por uma nova abordagem terapêutica e imediatamente, comunicou o paciente e familiares sobre sua nova conduta e aguardou o consentimento do paciente para tal procedimento.
O princípio que assegura ao paciente o direito ao autogoverno, a autodeterminação sobre a sua integridade biopsicossocial, à liberdade de escolha é conhecido como:
a. Justiça.
b. Não maleficência.
c. Igualdade.
d. Beneficência.
e. Autonomia.

Os princípios da bioética foram propostos no Relatório Belmont em 1978 e têm como objetivo fornecer orientação adicional para a pesquisa científica em seres humanos. Em 1979, essas diretrizes, inicialmente propostas apenas para pesquisas científicas, foram estendidas também à área médica, abrangendo não apenas os médicos, mas também todos os profissionais de saúde.
A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base quatro princípios básicos da bioética definidos abaixo: I. Capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se; II. Respeito a equidade dos indivíduos; III. Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida; IV. Não causar mal e/ ou danos ao paciente de forma intencional. Marque a opção que apresenta a ordem correta de definição destes princípios:
a. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia.
b. I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência.
c. I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Autonomia e IV - Beneficência.
d. I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV – Beneficência.
e. I - Beneficência, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Justiça.

A respeito dos temas pertinentes à bioética, relacione os princípios listados a seguir à exigência ética fundamental correspondente.
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.
( ) Consentimento livre e esclarecido de cada ser humano para usufruir serviços profissionais de saúde.
( ) Distribuição equitativa dos bens e serviços de acordo com as diversas necessidades sociais e de oportunidades.
( ) Ação para maximizar os benefícios e assegurar o bem-estar, diminuindo os danos potenciais à vida humana.
a. 2 – 3 – 1.
b. 3 – 1 – 2.
c. 1 – 3 – 2.
d. 3 – 2 – 1.
e. 2 – 1 – 3.

Prévia do material em texto

Antes da década de 1970, os direitos dos pacientes não eram exigidos. Como 
resultado do processo de exercício dos direitos dos pacientes, vários países 
começaram a promulgar leis específicas sobre o assunto na década de 1990, o que 
continuou até o início do século XXI. Esse processo anda de mãos dadas com a 
rejeição do paternalismo médico, o médico “pode tudo” e o movimento em direção 
ao cuidado centrado no paciente. Assim, A Carta dos Direitos dos Usuários da 
Saúde caracteriza-se como uma importante ferramenta para que o cidadão 
conheça seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento de saúde 
tanto público quanto privado. Este documento apresenta uma série de direitos que 
devem ser garantidos. 
Sobre os direitos dos pacientes internados, assinale a alternativa correta: 
a. 
O paciente deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida quaisquer 
procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo nos casos que 
acarretem risco à saúde pública. 
b. 
As leis de direitos dos pacientes fundamentam-se no cuidado pautado pela 
vontade e preferências do próprio paciente, mas a decisão final, é sempre do 
médico. 
c. 
O paciente tem direito a direito à confidencialidade das informações pessoais e 
dessa forma, não possui direito a uma segunda opinião e também não pode 
participar da tomada de decisão, pois não tem competência para isso. 
d. 
O paciente, ou pessoa por ele autorizada, tem o direito de receber do médico, 
informação detalhada sobre seu tratamento, mas não pode sob hipótese alguma, 
acessar o conteúdo do seu prontuário. 
e. 
O paciente tem direito à informação a respeito de diferentes possibilidades 
terapêuticas, entretanto, não pode opinar sobre escolha alternativa de tratamento 
ou mesmo recusar o tratamento proposto. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O paciente deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida quaisquer 
procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo nos casos que 
acarretem risco à saúde pública. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O termo bioética foi utilizado pela primeira vez em 1970 pelo americano Van 
Rensselaer Potter com o objetivo de contribuir para o futuro da humanidade e 
promover a formação de um novo campo do conhecimento. 
Qual era o propósito de criar um novo campo do conhecimento? 
a. 
Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços 
da ciência na vida humana. 
b. 
Criar um manual de comportamento e conduta ética para que não haja conflitos no 
exercício da atividade profissional. 
c. 
Facilitar a implementação de um único ponto de vista no campo da ética, dos 
valores e da conduta moral. 
d. 
Limitar as discussões e as ações aos princípios éticos, facilitando a tomada de 
decisões. 
e. 
Possibilitar os avanços científicos e impor o que seria eticamente inaceitável. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços 
da ciência na vida humana. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Alguns autores defendem que a equidade de acesso à saúde no mundo é o 
principal objetivo da saúde global, enquanto outros argumentam que o objetivo é 
reduzir os problemas sociais e de saúde no mundo. De qualquer forma, ao assumir 
a equidade e a justiça social como valores centrais na ética da saúde global, faz-se 
necessário priorizar países ou regiões mais desfavorecidas no âmbito da saúde. 
Quanto ao princípio da equidade, podemos afirmar que: 
a. 
A equidade na saúde está relacionada a tratar com igualdade diferentes pessoas e 
comunidades, não levando em consideração, suas peculiaridades. 
b. 
A equidade, na saúde, é sinônimo de igualdade. 
c. 
Diferentemente da igualdade, a equidade enfoca nas diferenças, de forma a tratar 
desigualmente diferentes pessoas, conforme suas necessidades. 
d. 
Significa reconhecer que todos precisam de atenção e necessariamente dos 
mesmos atendimentos. 
e. 
O princípio da equidade busca a diminuição das desigualdades, tratando todos da 
mesma forma. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Diferentemente da igualdade, a equidade enfoca nas diferenças, de forma a tratar 
desigualmente diferentes pessoas, conforme suas necessidades. 
Questão 4 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Nas relações entre as pessoas durante o exercício profissional, nos diversos ramos 
de atividade, é a qualidade do encontro que determina o seu sucesso, por exemplo, 
na formação de um bom médico, a relação médico-paciente é fundamental. Assim, 
um dos aspectos mais relevantes da relação médico-paciente é a obtenção de 
consentimento livre e esclarecido (TCLE). 
Com relação ao tema, é correto afirmar que: 
a. 
O TCLE visa assegurar o pesquisador caso algum problema ocorra com o paciente 
voluntário em situações de risco à saúde. 
b. 
A necessidade de TCLE comprometeu a relação médico-paciente porque criou uma 
relação burocratizada onde antes imperava uma relação de confiança mútua. 
c. 
O TCLE deve ser obtido antes de qualquer informação detalhada sobre os riscos da 
pesquisa, a fim de evitar a recusa de participação do paciente. 
d. 
O TCLE visa garantir o máximo de benefícios, mas não garante que danos 
previsíveis serão evitados. 
e. 
O TCLE visa esclarecer os indivíduos e proteger grupos vulneráveis e os legalmente 
incapazes (autonomia). 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: 
O TCLE visa esclarecer os indivíduos e proteger grupos vulneráveis e os legalmente 
incapazes (autonomia). 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
No que se refere à ética da responsabilidade pública, um aspecto que não deve ser 
deixado de lado na reflexão sanitária é aquele que diz respeito à definição das 
prioridades nos investimentos do Estado, incluindo o estudo da destinação, 
alocação, distribuição e controle dos recursos financeiros dirigidos ao setor. Ao 
contrário dos países industrializados, no Brasil vivemos situações paradoxais que 
vão desde a presença persistente de doenças comuns nos países mais pobres do 
mundo até o registro significativo em nossas estatísticas de mortalidade dos 
problemas comuns aos países mais avançados. 
Com base no texto sobre a ética da responsabilidade pública, assinale a alternativa 
correta: 
 
 
a. 
A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as prioridades de 
uma comunidade e região, pois existem outras questões mais importantes. 
b. 
A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com as desigualdades, 
doenças e vulnerabilidade de uma comunidade ou região, pois existem outras 
questões mais importantes. 
c. 
A ética da responsabilidade pública está relacionada ao papel e às obrigações dos 
Estados em relação à saúde e à vida das pessoas. 
d. 
Não é responsabilidade do Estado e das instituições públicas encontrar soluções 
morais que abordem a escassez; discriminação injusta e das minorias. 
e. 
A ética da responsabilidade pública não deve se preocupar com a distribuição 
equânime de bens e serviços, pois existem outras questões mais importantes. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A ética da responsabilidade pública está relacionada ao papel e às obrigações dos 
Estados em relação à saúde e à vida das pessoas. 
Questão 6 
Incorreto 
Atingiu 0,00 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões conflitantes 
que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém 
consegue enfrentar um dilema, um conflito, e se posicionar diante dele de maneira 
ética. Assim, esses conceitos devem ser muito claros e fundamentados, pois a ideianão é impor regras de comportamento, pois as leis existem justamente para isso; a 
ideia é ter subsídios para que as pessoas possam pensar e saber se comportar nas 
diferentes relações e situações da vida profissional em que surgem conflitos éticos. 
De acordo com o texto, qual o objetivo da bioética: 
a. 
Facilitar o enfrentamento de questões éticas. 
b. 
Ensinar o “politicamente correto”. 
c. 
Impor regras de comportamento. 
d. 
Acabar com os conflitos na vida profissional. 
e. 
Acabar com os dilemas éticos. 
Feedback 
Sua resposta está incorreta. 
A resposta correta é: 
Facilitar o enfrentamento de questões éticas. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Bioética é fundamentada em princípios que são por muitos estudiosos e 
pesquisadores denominados basilares ou princípios fundamentais da bioética. 
É correto afirmar que: o princípio que aborda a relação médico-paciente e que 
determina que seja vedado ao médico executar qualquer procedimento sem o 
esclarecimento e consentimento prévios do paciente ou responsável, significa: 
a. 
Equidade. 
b. 
Beneficência. 
c. 
Autonomia. 
d. 
Justiça. 
e. 
Não maleficência. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: Autonomia. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles estabelece que o médico 
deva evitar causar qualquer tipo de mal ao paciente, prevenindo e evitando riscos e 
danos. Expressa puramente a obrigatoriedade do profissional da saúde de não 
causar dano a saúde de seu paciente. 
Esse é o princípio da: 
a. 
Autonomia. 
b. 
Não maleficência. 
c. 
Justiça. 
d. 
Igualdade. 
e. 
Beneficência. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Não maleficência. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O contexto de qualquer exercício profissional deve ser pautado por uma ética 
responsável, conhecimento técnico, científico, ético e jurídico, postura profissional e 
compromisso com o grupo de trabalho e a sociedade. É fundamental para o bom 
funcionamento das atividades e das relações de trabalho entre os funcionários. 
Podemos definir ética profissional como: 
a. 
O conjunto de normas, valores e condutas de comportamento que formam a 
consciência do profissional no ambiente de trabalho. 
b. 
O conjunto de dicas e orientações para alavancar o sucesso no trabalho mesmo 
que isso signifique o não cumprimento de normas éticas e morais. 
c. 
As diretrizes que devem ser seguidas no âmbito profissional para a obtenção de 
facilidades e lucro. 
d. 
A conduta ideal adotada no ambiente de trabalho, com o objetivo de alcançar 
destaque e influência sem considerar valores como moral e ética. 
e. 
A obrigação defender somente os interesses do local de trabalho, não levando em 
consideração o respeito aos colegas e clientes. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O conjunto de normas, valores e condutas de comportamento que formam a 
consciência do profissional no ambiente de trabalho. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O código de ética é o documento que reflete a deontologia de uma profissão e 
pode ser visto como a ética da intenção. Informa como as pessoas devem se 
comportar no campo profissional, com colegas, clientes e pacientes, parentes, 
professores, etc. Os códigos deontológicos referem-se estritamente à moralidade 
de uma profissão e ao comportamento exigido por um profissional, e, que 
norteiam a conduta e reflexões acerca de um conflito. 
A respeito dos códigos de conduta, assinale a alternativa correta: 
a. 
Deve ser elaborado por um grande filósofo. 
b. 
Sob o âmbito da ética, deve ser entendido como uma tabela pronta, onde basta 
regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada. 
c. 
O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente 
ferramenta para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como 
profissionais. 
d. 
Ele regulamenta as ações dos indivíduos em determinado espaço de trabalho, 
dando suporte para que ações inadequadas dos profissionais, não resultem em 
penalidade judicial. 
e. 
É o governo que estabelece os códigos de conduta de uma profissão, informando 
qual a conduta certa e qual a errada. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente 
ferramenta para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como 
profissionais. 
 
 
Desde os anos 1990 a bioética tem se aproximado cada vez mais das discussões 
internacionais relacionadas à saúde e às ciências da vida, o que levou alguns 
autores a referir-se à “bioética global”. 
Nesse contexto, é objetivo da bioética: 
a. 
Impor regras de condutas, a fim de acabar com as situações conflitantes no âmbito 
da saúde e das ciências da vida. 
b. 
Esclarecer o que é certo e errado, impondo regras de conduta e comportamentos, 
para que os conflitos e dilemas éticos deixem de existir. 
c. 
Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, 
capacitando-nos a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas. 
d. 
Destacar a fragilidade de todos os seres humanos diante de um mundo globalizado 
ressaltando a ineficácia de reflexões éticas sobre o respeito à vida e dignidade 
humana. 
e. 
Revelar que o desenvolvimento tecnológico e avanços da ciência, assegura que 
tudo que é cientificamente possível é eticamente aceitável. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, 
capacitando-nos a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Quando um profissional da área de saúde tem diante de si uma pessoa que busca 
seus serviços, por qualquer que seja o motivo, está ocorrendo um encontro clínico, 
o qual pode receber diferentes denominações: relação profissional de saúde-
paciente, relação médico-paciente, interação médico-cliente, interação profissional-
usuário, dentre outras. 
Considerando a relação médico-paciente, é CORRETO afirmar: 
a. 
O paciente deve submeter-se a todas as decisões médicas sem questionamento, 
pois essa é a base da boa relação médico-paciente. 
b. 
O conhecimento do contexto sociocultural e do sistema de saúde em que 
profissionais e pacientes estão inseridos não tem qualquer relevância no que se 
refere a relação médico-paciente. 
c. 
O médico ideal é considerado aquele especialista sem a visão de integralidade no 
atendimento do paciente, mas profundo conhecedor de sua especialidade. 
d. 
A participação ativa do paciente e de seus familiares nas decisões constitui um 
grande entrave na relação médico-paciente. 
e. 
Com relação aos princípios bioéticos, são almejados a ética e sigilo, autonomia do 
paciente, beneficência, não-maleficência, justiça, consentimento esclarecido, 
atenção ao paciente e responsabilidade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Com relação aos princípios bioéticos, são almejados a ética e sigilo, autonomia do 
paciente, beneficência, não-maleficência, justiça, consentimento esclarecido, 
atenção ao paciente e responsabilidade. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
As relações profissional-paciente devem ser orientadas por padrões éticos e legais 
e pelos princípios básicos que permeiam essas relações. Essas normas éticas e 
legais também devem atingir diversos profissionais da saúde, incluindo dentistas, 
cientistas, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, veterinários, entre outros. É 
de vital importância respeitar os princípios bioéticos da autonomia, beneficência, 
não maleficência e justiça,objetivando sempre o melhor cuidado dedicado ao 
paciente. 
De acordo com o Código de Ética Profissional, sobre a relação médico-paciente, é 
vedado ao Médico: 
I. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de 
decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo 
em caso de iminente risco de morte. 
II. Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de 
prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a 
seu alcance, em favor do paciente. 
III. Executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento 
prévios do paciente, uma vez que pode ocorrer interferência na autonomia do 
médico e na sua conduta clínica. 
Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta: 
a. 
Os itens I e II estão corretos. 
b. 
Somente o item III está correto. 
c. 
Somente o item II está correto. 
d. 
Somente o item I está correto. 
e. 
Os itens I e II estão incorretos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Os itens I e II estão corretos. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Falar de relação profissional de saúde-paciente é abordar o conceito de relação 
humana, de princípios, deveres e respeito mútuo e que isso reflete, portanto, 
discutir sobre humanização do cuidado em saúde e ponderar a respeito do 
encontro entre seres humanos, em todas as suas etapas e circunstâncias, cuja 
prioridade é a promoção da saúde. A relação médico-paciente, apesar de todo 
avanço tecnológico, ainda é considerada fundamental. 
A esse respeito podemos afirmar que: 
I. O médico, ao detalhar o tratamento, sempre que exista mais de uma 
alternativa, deve permitir ao paciente a escolha que melhor lhe aprouver. 
II. O médico, ao explicar ao paciente sua doença e os tratamentos possíveis, 
deve ao final, impor o que julga ser melhor ao seu paciente, impossibilitando ao 
paciente, a tomada de decisão. 
III. O médico deve respeitar as decisões pessoais dos pacientes em caso de 
recusa do tratamento oferecido; respeitar os limites contratuais estabelecidos e 
preservar o sigilo profissional tendo em vista a privacidade do paciente. 
Assinale a alternativa correta: 
a. 
I, II, III estão corretas. 
b. 
I e III estão corretas. 
c. 
Somente a II está correta. 
d. 
II e III estão corretas. 
e. 
I e II estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
I e III estão corretas. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Principialismo, traz quatro princípios fundamentais da bioética. O princípio que 
estabelece que o profissional deve potencializar os benefícios do tratamento e 
evitar ao máximo a ocorrência de danos ao paciente é conhecido como: 
a. 
Equidade. 
b. 
Autonomia. 
c. 
Igualdade. 
d. 
Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência. 
e. 
Justiça. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Um dos princípios basilares da bioética estabelece que a sociedade deva promover 
com equidade a distribuição de bens e benefícios, assegurando a todos o acesso ao 
tratamento em condições equânimes. Neste princípio, a máxima constitucional 
deve ser sempre praticada: “Todos são iguais perante a lei”. 
Este princípio significa: 
a. 
Não maleficência. 
b. 
Beneficência. 
c. 
Autonomia. 
d. 
Equidade. 
e. 
Justiça. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Justiça. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia as afirmativas a seguir: 
I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui 
o estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do 
código de ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem 
como os padrões morais e éticos. 
II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de 
conduta ou deveres de uma determinada profissão. 
III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o 
exercício da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria. 
Marque a alternativa CORRETA: 
a. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
b. 
Somente a afirmativa I está correta. 
c. 
Somente a afirmativa II está correta. 
d. 
Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Hans Jonas foi um dos autores que mais abordou questões de ética da 
responsabilidade neste século. O "princípio universal de responsabilidade" não 
deve ser ignorado em qualquer discussão ética, ao contrário, sempre deverá pautar 
as mais inusitadas situações. Esse princípio deve permear todas as questões éticas e 
está relacionado aos aspectos éticos da responsabilidade individual que cada um 
de nós assume. 
Sobre a ética da responsabilidade, assinale a alternativa correta: 
a. 
A liberdade de criar e usar novos conhecimentos deve estar atrelada à 
responsabilidade individual e pública na aplicação das descobertas e seus 
desdobramentos. 
b. 
A responsabilidade de criar e usar novos conhecimentos não tem nenhuma 
implicação e relevância com relação às futuras gerações. 
c. 
O "princípio universal de responsabilidade" em algumas situações deve ser 
ignorado, para que a liberdade de criar e usar novos conhecimentos não seja 
limitado. 
d. 
Não existem limites para a criação e uso de novos conhecimentos e descobertas, 
independente dos riscos que ofereçam. 
e. 
A ética da responsabilidade pode ser entendida como uma tabela pronta, onde 
bastam regular as atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A liberdade de criar e usar novos conhecimentos deve estar atrelada à 
responsabilidade individual e pública na aplicação das descobertas e seus 
desdobramentos. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Analise o caso abaixo: 
Paciente M. R. de 64 anos, portador de câncer, já foi submetido à repetidas seções 
de quimioterapia. Nesse caso, o médico, optou por uma nova abordagem 
terapêutica e imediatamente, comunicou o paciente e familiares sobre sua nova 
conduta e aguardou o consentimento do paciente para tal procedimento. 
O princípio que assegura ao paciente o direito ao autogoverno, a 
autodeterminação sobre a sua integridade biopsicossocial, à liberdade de escolha é 
conhecido como: 
a. 
Autonomia. 
b. 
Não maleficência. 
c. 
Beneficência. 
d. 
Igualdade. 
e. 
Justiça. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Autonomia. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Os princípios da bioética foram propostos no Relatório Belmont em 1978 e têm 
como objetivo fornecer orientação adicional para a pesquisa científica em seres 
humanos. Em 1979, essas diretrizes, inicialmente propostas apenas para pesquisas 
científicas, foram estendidas também à área médica, abrangendo não apenas os 
médicos, mas também todos os profissionais de saúde. 
A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base quatro princípios 
básicos da bioética definidos abaixo: 
I. Capacidade de decisão, liberdade e direito de autogovernar-se; 
II. Respeito a equidade dos indivíduos; 
III. Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida; 
IV. Não causar mal e/ ou danos ao paciente de forma intencional. 
Marque a opção que apresentaa ordem correta de definição destes princípios: 
a. 
I - Beneficência, II - Autonomia, III - Não Maleficência e IV - Justiça. 
b. 
I - Autonomia, II - Justiça, III - Não Maleficência, e IV – Beneficência. 
c. 
I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência. 
d. 
I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Autonomia e IV - Beneficência. 
e. 
I - Justiça, II - Não Maleficência, III - Beneficência e IV - Autonomia. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
I - Autonomia, II - Justiça, III - Beneficência e IV - Não Maleficência. 
 
Em uma visão ampla, considerando o indivíduo em sua integração biopsicossocial, 
agrega-se aos cuidados paliativos a questão da espiritualidade e a preocupação 
com a família, em relação a assistência prestada após a morte e durante o período 
de luto. É importante afirmar, que tais cuidados não se baseiam em protocolos e, 
sim, em princípios, não se falando mais em terminalidade, mas em doença que 
ameaça a vida. Pacientes “fora de possibilidade de cura” muitas vezes recebem 
assistência inadequada, ainda focada na tentativa de cura, utilizando-se de 
métodos invasivos e de alta tecnologia. Essas abordagens insuficientes, exageradas 
e desnecessárias quase sempre ignoram o sofrimento humano e são incapazes de 
tratar os sintomas mais prevalentes. 
A meta dos cuidados paliativos é alcançar o máximo possível da qualidade de: 
a. 
Tratamento e cura da doença. 
b. 
Vida do paciente e de seus familiares. 
c. 
Vida do paciente. 
d. 
Morte do paciente. 
e. 
Morte ao paciente e de vida aos seus familiares. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Vida do paciente e de seus familiares. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Bioética é uma área do conhecimento interdisciplinar cuja finalidade é 
compreender e resolver questões éticas relacionadas aos avanços tecnológicos da 
Biologia e da Medicina em questões que, de alguma forma, influenciam as nossas 
vidas. Assim, a bioética e seus princípios tornam-se essenciais, para impor valores e 
reflexões diante de questões de ética e moral que assolam o cotidiano, valorizando 
e respeitando sob todos os aspectos, a dignidade e a vida humana! 
Qual é o princípio bioético que garante a distribuição equânime de bens e 
benefícios, tratando todos com imparcialidade? Assinale a alternativa correta: 
a. 
Justiça. 
b. 
Igualdade. 
c. 
Valor. 
d. 
Beneficência. 
e. 
Autonomia. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Justiça. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A bioética clínica surge como uma forma de entender e discutir os avanços da 
tecnologia com o olhar voltado para o ser humano em todas as suas características. 
Por exemplo, a inseminação artificial trouxe um grande alento aos casais que por 
diversas causas não podiam concretizar o seu desejo de ter filhos. No entanto, com 
essa questão, surgiu problemas éticos de difícil solução. 
A respeito dos temas pertinentes à bioética, relacione os princípios listados a seguir 
à exigência ética fundamental correspondente. 
1. Autonomia 
2. Beneficência 
3. Justiça 
( ) Consentimento livre e esclarecido de cada ser humano para usufruir serviços 
profissionais de saúde. 
( ) Distribuição equitativa dos bens e serviços de acordo com as diversas 
necessidades sociais e de oportunidades. 
( ) Ação para maximizar os benefícios e assegurar o bem-estar, diminuindo os 
danos potenciais à vida humana. 
Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
a. 
2 – 3 – 1. 
b. 
3 – 1 – 2. 
c. 
1 – 3 – 2. 
d. 
3 – 2 – 1. 
e. 
2 – 1 – 3. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
1 – 3 – 2. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sem dúvida, a experimentação com seres humanos é uma das razões de grandes 
discussões na bioética, e se baseia, no dilema entre o respeito à dignidade humana 
e a necessidade de experimentação imposta pelo desenvolvimento tecnocientífico, 
que representa benefício para a humanidade. 
No que se refere à bioética e às pesquisas com seres humanos, assinale a 
alternativa correta: 
a. 
O Código de Nuremberg foi o primeiro documento específico envolvendo a 
liberação de pesquisas que oferecem riscos aos seres humanos, como forma de 
proteger o pesquisador. 
b. 
Mesmo com riscos aos voluntários de uma pesquisa, o experimento não deve ser 
interrompido, sob hipótese alguma, para o bem da ciência e desenvolvimento 
científico. 
c. 
O consentimento livre e esclarecido pode ser obtido de pessoas com deficiências 
psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo. 
d. 
O consentimento voluntário do ser humano não é essencial para a inclusão na 
pesquisa, ficando a critério do pesquisador. 
e. 
O Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque são exemplos de 
documentos internacionais que regulam a pesquisa com seres humanos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque são exemplos de 
documentos internacionais que regulam a pesquisa com seres humanos. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido visa à aceitação de um tratamento 
específico ou à experimentação, sabendo da sua natureza, das suas consequências 
e dos seus riscos, ele assegura todos os direitos dos sujeitos da pesquisa, inclusive 
o direito a indenizações, ressarcimentos, medicamentos, etc. Assim, quando um 
paciente necessita passar por uma cirurgia eletiva, por exemplo, para autorizar a 
realização do procedimento é necessário que assine o Termo de Consentimento 
Livre e Esclarecido, aplicado pelo médico responsável. 
Esse consentimento livre e voluntário obedece ao seguinte princípio da Bioética: 
a. 
Autonomia. 
b. 
Igualdade. 
c. 
Justiça. 
d. 
Equidade. 
e. 
Não Maleficência. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Autonomia. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Para a realização de uma pesquisa, é solicitado o respeito à autonomia do ser 
humano, delegando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como 
documento que envolve os aspectos éticos básicos da pesquisa. 
Sobre o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), assinale a alternativa 
correta: 
a. 
O pesquisador poderá conduzir qualquer estudo, mesmo sem ter Termo de 
Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) registrado pelo sujeito da pesquisa, pois 
de acordo com as Boas Práticas Clínicas, a decisão final pela participação de um 
sujeito de pesquisa em um estudo compete sempre ao pesquisador. 
b. 
A decisão de conduzir ou não um estudo sem que o Termo de Consentimento Livre 
e Esclarecido (TCLE) seja registrado pelo sujeito da pesquisa depende de cada 
Patrocinador que definirá o que poderá ser feito em cada situação. 
c. 
O participante, após receber explicação completa sobre a natureza da pesquisa, os 
seus objetivos, os métodos, os benefícios previstos e os potenciais riscos, tendo 
concordado com estes, deverá assinar e receber uma cópia do TCLE e a partir desse 
momento, não tem mais o direito de desistir da pesquisa. 
d. 
 um documento elaborado pelo pes uisador em linguagem acess vel à 
compreensão dos sujeitos da pes uisa. T E deve ser obtido ap s o sujeito da 
pes uisa ou seu respons vel legal estar suficientemente esclarecido de todos os 
poss veis benef cios, riscos e procedimentos ue serão realizados, assim como 
fornecidas todas as informaç es pertinentes à pes uisa. 
e. 
O TCLE visa à aceitação de um tratamento específico ou à experimentação, 
sabendo da sua natureza, das suas consequências e dos seus riscos, ele não 
assegura todos os direitos e a autonomia dos sujeitosda pesquisa, inclusive, não 
existe o direito a indenizações, ressarcimentos, medicamentos, etc. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
 um documento elaborado pelo pes uisador em linguagem acess vel à 
compreensão dos sujeitos da pesquisa. O T E deve ser obtido ap s o sujeito da 
pes uisa ou seu respons vel legal estar suficientemente esclarecido de todos os 
poss veis benef cios, riscos e procedimentos ue serão realizados, assim como 
fornecidas todas as informaç es pertinentes à pes uisa. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
A Declaração de Helsinque, elaborada pela Associação Médica Mundial, em 1964, 
após passar por diversas revisões, foi considerada um guia para os pesquisadores 
em todo o mundo. Essa declaração traz um conjunto de princípios éticos que 
orientam a pesquisa com seres humanos e é considerada o primeiro padrão 
internacional de pesquisa biomédica. Leia a seguir, um dos itens da declaração: 
“Na pes uisa médica envolvendo humanos competentes, cada sujeito em potencial 
deve ser adequadamente informado sobre objetivos, métodos, fontes de 
financiamento, quaisquer conflitos de interesse, possíveis afiliações institucionais de 
pesquisadores, benefícios antecipados e riscos potenciais do estudo, desconforto 
que possa ser causado e qualquer outro aspecto relevante do estudo. O sujeito 
potencial deve ser informado do direito de recusar a participação no estudo ou 
retirar, sem represálias, o consentimento de participação a qualquer momento. 
Atenção especial deve ser dada às necessidades individuais de informações 
específicas dos sujeitos em potencial, assim, como os métodos utilizados na forma 
da informação. Depois de se assegurar que o sujeito em potencial entendeu a 
informação, o médico ou outro indivíduo adequadamente qualificado deve então 
obter o consentimento informado, dado livremente pelo potencial sujeito, de 
preferência por escrito. Caso o consentimento não possa ser expresso pela escrita, 
um consentimento não escrito deve ser formalmente documentado e 
testemunhado". 
De acordo com o texto acima, assinale a opção correta: 
a. 
Uma vez iniciado o experimento, o sujeito de pesquisa não pode se retirar de um 
estudo mesmo que tenha razões o suficiente para esta ação. 
b. 
O médico deve omitir os riscos da pesquisa ao sujeito/voluntário, pois se souber a 
verdade poderá desistir e comprometer a realização do experimento. 
c. 
O sujeito potencial deve ser informado do direito de recusar a participação no 
estudo ou retirar, sem represálias, o consentimento de participação a qualquer 
momento. 
d. 
Caso o consentimento não possa ser expresso por escrito, é recomendável que se 
obtenha uma autorização do Comitê de Ética. 
e. 
O médico deve obter obrigatoriamente o termo de consentimento do sujeito de 
pesquisa, mesmo contra sua vontade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O sujeito potencial deve ser informado do direito de recusar a participação no 
estudo ou retirar, sem represálias, o consentimento de participação a qualquer 
momento. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cuidados paliativos consistem na 
atenção promovida por uma equipe multidisciplinar, que busca a melhoria da 
qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença terminal. 
 om relação ao tema “ uidados Paliativos”, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F): 
( ) Promove o alívio da dor e proporciona o máximo alívio do sofrimento. 
( ) Trata-se de perspectiva centrada no enfermo e na doença, defendendo o 
paradigma da atenção biologicista (direcionada exclusivamente para a doença) 
( ) Definidos como os cuidados ativos e totais aos pacientes quando a doença não 
responde mais aos tratamentos curativos 
( ) Pretende adiar o máximo possível a morte, fazendo uso exacerbado de 
quimioterápicos, proporcionando qualidade de vida e dignidade ao paciente. 
De acordo com as informações, a sequência correta é: 
a. 
V, F, F, V. 
b. 
F, V, V, F. 
c. 
V, V, V, F. 
d. 
F, V, F, V. 
e. 
V, F, V, F. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
V, F, V, F. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia as afirmativas: 
I. A pesquisa científica com células tronco embrionárias humanas trouxe a 
expectativa do desenvolvimento da terapia gênica. No entanto, vem acompanhada 
de dilemas éticos e jurídicos relacionados a origem destas células retiradas de 
embriões humanos descartáveis nas clínicas de fertilização. 
II. O desenvolvimento da genética a partir do sequenciamento completo do 
genoma humano, trouxe a reflexão sobre questões éticas e legais como o uso de 
testes genéticos preditivos de doenças após o nascimento, a terapia gênica em 
células somáticas ou germinativas com a possibilidade da transmissão de genes 
modificados para gerações futuras. 
III. O aumento de idosos na população mundial e especialmente em nosso 
país, trouxe a necessidade da inclusão do tema sobre envelhecimento nos estudos 
sobre humanização. A bioética passa a ser o fórum mais adequado para a reflexão 
e discussão sobre o envelhecimento. 
Qual das situações descritas acima, estão relacionadas com a Bioética e os dilemas 
atuais? Assinale a alternativa correta. 
 
 
a. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
b. 
Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
c. 
Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
d. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
e. 
Somente a afirmativa III está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,05 de 0,05 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Código de Nüremberg (1947) é um importante documento, pois estabelece 
princípios éticos que devem ser seguidos sempre que uma pesquisa envolvendo 
seres humanos for conduzida. 
Baseado neste documento assinale a opção correta: 
I. O pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos 
experimentais em qualquer estágio, se ele tiver motivos razoáveis para acreditar 
que a continuação do experimento provavelmente causará danos, invalidez ou 
morte para os participantes. 
II. É permitido submeter um sujeito de pesquisa a um experimento onde 
possa haver risco de morte ou invalidez, desde que, existem razões suficientes 
possa contribuir com a ciência e a comunidade de forma expressiva. 
III. O consentimento voluntário do ser humano é absolutamente essencial 
para a inclusão na pesquisa. 
a. 
Apenas as opções I e III estão corretas. 
b. 
Apenas a opção II está correta. 
c. 
Apenas a opção III está correta. 
d. 
Apenas as opções I e II estão corretas. 
e. 
Apenas a opção I está correta. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Apenas as opções I e III estão corretas. 
 
 
Apesar de todo o avanço tecnológico de que dispomos na atualidade, temos ainda um 
número expressivo de enfermida . Nesse contexto, 
torna-se imprescindível a introdução de outras formas de atenção que propiciem a 
melhoria da qualidade de vida que resta, bem como o suporte necessário para o doente e 
sua família. 
Marque a alternativa CORRETA que discorre sobre a compreensão certa de Cuidados 
Paliativos: 
a. 
Os cuidados paliativos curam a doença e tentam buscar tratamentos quimioterápicos 
agressivos para curar o câncer. 
b. 
Os cuidados paliativos são destinados apenas aos portadores de câncer em estágio 
terminal. 
c. 
Os cuidados paliativos proporcionam o alívio da dor e outros sintomas angustiantes, 
afirmam a vida, não apressam a morte e melhora a qualidade de vida. 
d. 
Os cuidados paliativos são destinados apenas a quem é portadorde câncer e estão 
relacionados com intervenções invasivas em relação à doença. 
e. 
A doença é o principal foco dos cuidados paliativos e os remédios quimioterápicos são 
essenciais nesse tipo de cuidado. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Os cuidados paliativos proporcionam o alívio da dor e outros sintomas angustiantes, 
afirmam a vida, não apressam a morte e melhora a qualidade de vida. 
Questão 2 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
A vida é o bem mais valioso para o ser humano no contexto de todas as suas relações 
(social, política e jurídica). Assim, a proteção da vida e da integridade física do ser 
humano, tornam-se os direitos considerados mais preciosos, e a bioética surge no 
âmbito da sociedade científica, como proposta de um espaço para se refletir sobre 
desenvolvimento e uso das tecnologias e seus impactos na natureza e na vida humana, 
preocupando-se com todo tipo de intervenção humana. 
De acordo com os Princípios da Bioética, quando um profissional propõe tratamento a 
um paciente buscando fazer o bem a esse, está cumprindo o princípio da: 
a. 
Autonomia. 
b. 
Justiça. 
c. 
Igualdade. 
d. 
Beneficência. 
e. 
Equidade. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Beneficência. 
Questão 3 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
O termo bioética foi utilizado pela primeira vez em 1970 pelo americano Van 
Rensselaer Potter com o objetivo de contribuir para o futuro da humanidade e promover 
a formação de um novo campo do conhecimento. 
Qual era o propósito de criar um novo campo do conhecimento? 
a. 
Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços da 
ciência na vida humana. 
b. 
Limitar as discussões e as ações aos princípios éticos, facilitando a tomada de decisões. 
c. 
Facilitar a implementação de um único ponto de vista no campo da ética, dos valores e 
da conduta moral. 
d. 
Possibilitar os avanços científicos e impor o que seria eticamente inaceitável. 
e. 
Criar um manual de comportamento e conduta ética para que não haja conflitos no 
exercício da atividade profissional. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Ajudar as pessoas a pensarem nas implicações, positivas ou negativas, dos avanços da 
ciência na vida humana. 
Questão 4 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia as afirmativas: 
I. A pesquisa científica com células tronco embrionárias humanas trouxe a 
expectativa do desenvolvimento da terapia gênica. No entanto, vem acompanhada de 
dilemas éticos e jurídicos relacionados a origem destas células retiradas de embriões 
humanos descartáveis nas clínicas de fertilização. 
II. O desenvolvimento da genética a partir do sequenciamento completo do 
genoma humano, trouxe a reflexão sobre questões éticas e legais como o uso de testes 
genéticos preditivos de doenças após o nascimento, a terapia gênica em células 
somáticas ou germinativas com a possibilidade da transmissão de genes modificados 
para gerações futuras. 
III. O aumento de idosos na população mundial e especialmente em nosso país, 
trouxe a necessidade da inclusão do tema sobre envelhecimento nos estudos sobre 
humanização. A bioética passa a ser o fórum mais adequado para a reflexão e discussão 
sobre o envelhecimento. 
Qual das situações descritas acima, estão relacionadas com a Bioética e os dilemas 
atuais? Assinale a alternativa correta. 
 
 
a. 
Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
b. 
Somente a afirmativa III está correta. 
c. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
d. 
Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Questão 5 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Com os avanços da sociedade em relação à medicina, às tecnologias biomédicas e a 
novos tratamentos, surge a necessidade de se pensar sobre a ética médica, ética em 
saúde, pesquisa ou bioética. Diversos aspectos que vieram com o progresso científico 
estão impactando fortemente a sociedade, de forma a se refletir na conduta individual e 
coletiva. 
Sobre bioética e pesquisa científica, assinale a alternativa correta: 
 
 
a. 
Não é atribuição da bioética discutir os princípios morais que orientam a pesquisa 
científica, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência. 
b. 
A Bioética não é capaz de nortear decisões clínicas e objetivos de pesquisa, de forma a 
assegurar a justiça, a equidade e a dignidade das diversas relações, atividades e 
pesquisas no campo da saúde. 
c. 
As pesquisas científicas vão desde a busca por um tratamento até a análise da situação 
dos sistemas de saúde ou a descoberta de novas tecnologias e portanto, não tem relação 
com a bioética, pois isso significa colocar obstáculos ao progresso da ciência. 
d. 
A criação da bioética não trouxe novos princípios éticos, e portanto, não tem condições 
de atuar em novas situações que foram trazidas com as inovações no campo da saúde. 
e. 
A bioética é uma área que cuida de questões éticas que dizem respeito ao início e ao fim 
da vida humana, como métodos de fecundação, engenharia genética e formas de 
eutanásia, bem como temas referentes a transplante de órgãos e pesquisas com seres 
humanos. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
A bioética é uma área que cuida de questões éticas que dizem respeito ao início e ao fim 
da vida humana, como métodos de fecundação, engenharia genética e formas de 
eutanásia, bem como temas referentes a transplante de órgãos e pesquisas com seres 
humanos. 
Questão 6 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Sem dúvida, a experimentação com seres humanos é uma das razões de grandes 
discussões na bioética, e se baseia, no dilema entre o respeito à dignidade humana e a 
necessidade de experimentação imposta pelo desenvolvimento tecnocientífico, que 
representa benefício para a humanidade. 
No que se refere à bioética e às pesquisas com seres humanos, assinale a alternativa 
correta: 
a. 
O Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque são exemplos de documentos 
internacionais que regulam a pesquisa com seres humanos. 
b. 
O consentimento voluntário do ser humano não é essencial para a inclusão na pesquisa, 
ficando a critério do pesquisador. 
c. 
O Código de Nuremberg foi o primeiro documento específico envolvendo a liberação de 
pesquisas que oferecem riscos aos seres humanos, como forma de proteger o 
pesquisador. 
d. 
Mesmo com riscos aos voluntários de uma pesquisa, o experimento não deve ser 
interrompido, sob hipótese alguma, para o bem da ciência e desenvolvimento científico. 
e. 
O consentimento livre e esclarecido pode ser obtido de pessoas com deficiências 
psíquicas, enfermidade mental ou qualquer outra causa ou motivo. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O Código de Nuremberg e a Declaração de Helsinque são exemplos de documentos 
internacionais que regulam a pesquisa com seres humanos. 
Questão 7 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
O código de ética é o documento que reflete a deontologia de uma profissão e pode ser 
visto como a ética da intenção. Informa como as pessoas devem se comportar no campo 
profissional, com colegas, clientes e pacientes, parentes, professores, etc. Os códigos 
deontológicos referem-se estritamente à moralidade de uma profissão e ao 
comportamento exigido por um profissional, e, que norteiam a conduta e reflexões 
acerca de um conflito. 
A respeito dos códigos de conduta, assinale a alternativa correta: 
a. 
Sob o âmbito da ética, deve ser entendido como uma tabela pronta, onde basta regularas atividades, informando qual a conduta certa e qual a errada. 
b. 
O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente ferramenta 
para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como profissionais. 
c. 
Deve ser elaborado por um grande filósofo. 
d. 
É o governo que estabelece os códigos de conduta de uma profissão, informando qual a 
conduta certa e qual a errada. 
e. 
Ele regulamenta as ações dos indivíduos em determinado espaço de trabalho, dando 
suporte para que ações inadequadas dos profissionais, não resultem em penalidade 
judicial. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
O código de ética ou de conduta de um local de trabalho e é uma excelente ferramenta 
para se utilizar como suporte às ações dos indivíduos como profissionais. 
Questão 8 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Desde os anos 1990 a bioética tem se aproximado cada vez mais das discussões 
internacionais relacionadas à saúde e às ciências da vida, o que levou alguns autores a 
referir- “b t g b ”. 
Nesse contexto, é objetivo da bioética: 
a. 
Revelar que o desenvolvimento tecnológico e avanços da ciência, assegura que tudo que 
é cientificamente possível é eticamente aceitável. 
b. 
Esclarecer o que é certo e errado, impondo regras de conduta e comportamentos, para 
que os conflitos e dilemas éticos deixem de existir. 
c. 
Impor regras de condutas, a fim de acabar com as situações conflitantes no âmbito da 
saúde e das ciências da vida. 
d. 
Destacar a fragilidade de todos os seres humanos diante de um mundo globalizado 
ressaltando a ineficácia de reflexões éticas sobre o respeito à vida e dignidade humana. 
e. 
Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, capacitando-nos 
a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Possibilitar aprender e compreender o verdadeiro significado do novo, capacitando-nos 
a uma possível adaptação a diferentes situações inusitadas. 
Questão 9 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
Leia as afirmativas a seguir: 
I. A deontologia pode ser entendida como a ciência dos deveres, que inclui o 
estudo, a discussão, a elaboração e a necessidade constante de atualização do código de 
ética. Tem como objetivos essenciais, os fundamentos do dever, bem como os padrões 
morais e éticos. 
II. A deontologia está relacionada ao conjunto de princípios e regras de conduta 
ou deveres de uma determinada profissão. 
III. Cada profissional deve ter a sua deontologia própria para regular o exercício 
da profissão, e de acordo com o código de ética de sua categoria. 
Marque a alternativa CORRETA: 
a. 
Somente a afirmativa I está correta. 
b. 
Somente a afirmativa II está correta. 
c. 
Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
d. 
Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
e. 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
Questão 10 
Correto 
Atingiu 0,60 de 0,60 
Marcar questão 
Texto da questão 
O Principialismo, traz quatro princípios fundamentais da bioética. O princípio que 
estabelece que o profissional deve potencializar os benefícios do tratamento e evitar ao 
máximo a ocorrência de danos ao paciente é conhecido como: 
a. 
Equidade. 
b. 
Autonomia. 
c. 
Justiça. 
d. 
Igualdade. 
e. 
Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência. 
Feedback 
Sua resposta está correta. 
A resposta correta é: 
Beneficência ou princípio Hipocrático da beneficência. 
Terminar revisão 
 
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=393546

Mais conteúdos dessa disciplina