Buscar

filosofia da educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em síntese e suplantando as duas correntes filosóficas da ocasião, Kant concebeu o seu sistema:
1- que enfatizava a preponderância da razão como forma de conhecer a realidade.
2- que dava primazia à experiência.
1- Idealismo, 2- Empirismo;
1- Racionalismo, 2- Empirismo;
1- Idealismo, 2- Conceitualismo;
1- Racionalismo, 2- Idealismo.
2
Vale ainda ressaltar que, na atualidade, a habilidade de relacionamento interpessoal é cada vez mais exigida no âmbito organizacional, em função da complexidade com que operam as relações empresariais. Desenvolver nos jovens a concepção de colocar-se no lugar do outro se faz imprescindível no contexto atual. Diante disso, as escolas devem:
preconizar a aprendizagem cooperativa;
preconizar a aprendizagem individualizada;
preconizar a aprendizagem de afastamento;
preconizar a aprendizagem de tolhimento.
2
Em sua obra, Hargreaves (2001) aponta que, segundo Sergiovanne (1994), as escolas devem desempenhar um papel muito mais vital e central na construção da comunidade, ao oferecer atenção, ao desenvolver relacionamentos, ao criar objetos comuns e ampliar um sentimento de ligação entre as pessoas para com algo maior do que elas próprias. Seguindo a linha de Tonnies (1887 apud HARGREAVES, 2001), ele propõe que as escolas deveriam construir a comunidade em três sentidos. Assinale a alternativa INCORRETA:
comunidade de familiaridade;
comunidade de sentimento;
comunidade de lugar;
comunidade de pensamento.
2
Quando se cogita debater filosofia, geralmente isso é feito com base em uma alegação, que é algo dito explicitamente com a intenção de significar alguma coisa, que é ou verdadeira ou falsa, no sentido literal ou metafórico. Porém, nem toda alegação necessita de clarificação ou justificação pelo seu sentido direto (BONJOUR; BAKER, 2010). Esse é o caso destas frases: as vacas dão leite/os cachorros ladram. A seguir estão as explicações dos dois pontos importantes que permitem perceber a práxis do pensamento filosófico quando as alegações carecem de melhor compreensão: clarificação e justificação (BONJOUR; BAKER, 2010). Analise as afirmativas, se são sobre Clarificação ou Justificação e assinale a alternativa correta.
I- Significa explicar ou expressar em detalhes uma alegação, que pode ser verdadeira ou falsa, de sentido real ou metafórico.
II- Significa compreender quão verdadeiros são os argumentos (a premissa) de uma alegação, a fim de assim se obterem as razões para crer ou não em seu sentido, conseguindo chegar a uma conclusão.
III- Tem como premissa explicar os termos da alegação sem julgar sua razão, dependendo do contexto em que se apresenta.
Justificação, Clarificação, Justificação;
Clarificação, Justificação, Clarificação;
Justificação, Clarificação, Clarificação;
Clarificação, Clarificação, Justificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando