Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM DIREITO I - N2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tópicos Especiais Em Direito I - Prova N2 – Substitutiva
Questão 1
Juliana, por meio de contrato de compra e venda, adquiriu de Ricardo, profissional liberal, um carro seminovo (30.000km) da marca Y pelo preço de R$ 24.000,00. Ficou acertado que Ricardo faria a revisão de 30.000km no veículo antes de entregá-lo para Juliana no dia 23 de janeiro de 2017. Ricardo, porém, não realizou a revisão e omitiu tal fato de Juliana, pois acreditava que não haveria qualquer problema, já que, aparentemente, o carro funcionava bem.
 
No dia 23 de fevereiro de 2017, Juliana sofreu acidente em razão de defeito no freio do carro, com a perda total do veículo. A perícia demostrou que a causa do acidente foi falha na conservação do bem, tendo em vista que as pastilhas do freio não tinham sido trocadas na revisão de 30.000km, o que era essencial para a manutenção do carro.
 
Considerando os fatos, assinale a afirmativa correta.
· Ricardo deverá ressarcir o valor das pastilhas de freio, nada tendo a ver com o acidente sofrido por Juliana.
· Ricardo não tem nenhuma responsabilidade pelo dano sofrido por Juliana (perda total do carro), tendo em vista que o carro estava aparentemente funcionando bem no momento da tradição.
· Ricardo deverá ressarcir o valor da revisão de 30.000km do carro, tendo em vista que ela não foi realizada conforme previsto no contrato.
· Ricardo é responsável por todo o dano sofrido por Juliana, com a perda total do carro, tendo em vista que o perecimento do bem foi devido a vício oculto já existente ao tempo da tradição.
Questão 2
OAB/EXAME UNIFICADO-2006.3- A respeito da prescrição, assinale a opção correta:
· A prescrição começa a correr a partir do dia em que transita em julgado, para a defesa, a sentença condenatória.
· Nas infrações permanentes, assim como na bigamia e na falsificação, a prescrição da pretensão punitiva começa a correr a partir do primeiro dia em que o crime ocorreu.
· O curso da prescrição interrompe-se pelo oferecimento da denúncia e pela sentença condenatória ou absolutória recorrível.
· No caso de o condenado evadir-se, a prescrição da pretensão executória deve ser regulada pelo tempo que resta da pena.
Questão 3
Uma das mais importantes questões para a Filosofia do Direito diz respeito ao procedimento que define uma norma jurídica como sendo válida. Para o jusfilósofo Herbert Hart, em O Conceito de Direito, o fundamento de validade do Direito baseia-se na existência de uma regra de reconhecimento, sem a qual não seria possível a existência de ordenamentos jurídicos.
Segundo Hart, assinale a opção que define regra de reconhecimento.
· Regra que estabelece critérios segundo os quais uma sociedade considera válida a existência de suas próprias normas jurídicas.
· Regra que reconhece grupos excluídos e minorias sociais como detentores de direitos fundamentais.
· Regra que impõe deveres a todos aqueles que são reconhecidos como cidadãos sob a tutela do Estado. 
· Regra que exige que os seres humanos pratiquem ou se abstenham de praticar certos atos, quer queiram quer não.
Questão 4
OAB/ EXAME UNIFICADO-2010.1 - Acerca das obrigações de dar, fazer e não fazer, assinale a opção correta.
· Em caso de obrigação facultativa, o perecimento da coisa devida não implica a liberação do devedor do vínculo obrigacional, podendo-se dele exigir a realização da obrigação devida.
· No caso de entrega de coisa incerta, se houver, antes da escolha, perda ou deterioração do bem, ainda que decorrente de caso fortuito ou força maior, a obrigação ficará resolvida para ambas as partes.
· Tratando-se de obrigação de entrega de coisa certa, a obrigação será extinta caso a coisa se perca sem culpa do devedor, antes da tradição ou mediante condição suspensiva.
· É divisível a obrigação de prestação de coisa indeterminada.
Questão 5
OAB/EXAME UNIFICADO-2012.3- A respeito da família substituta, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a afirmativa correta:
· A colocação em família substituta estrangeira constitui medida excepcional, somente admissível na modalidade de tutela.
· A colocação em família substituta de maior de doze anos de idade far-se-á mediante consentimento do menor, colhido em audiência.      
· A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, sendo esta limitada pela situação jurídica da criança ou adolescente.
· Os grupos de irmãos serão sempre colocados sob adoção, tutela ou guarda da mesma família substituta.
Questão 6
A União celebrou com a empresa Gama contrato de concessão de serviço público precedida de obra pública. O negócio jurídico tinha por objeto a exploração, incluindo a duplicação, de determinada rodovia federal. Algum tempo após o início do contrato, o poder concedente identificou a inexecução de diversas obrigações por parte da concessionária, o que motivou a notificação da contratada. Foi autuado processo administrativo, ao fim do qual o poder concedente concluiu estar prejudicada a prestação do serviço por culpa da contratada.
 
Com base na hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.
· O poder concedente pode declarar a caducidade do contrato de concessão, tendo em vista a inexecução parcial do negócio jurídico por parte da concessionária.
· O contrato é nulo desde a origem, eis que a concessão de serviços públicos não pode ser precedida da execução de obras públicas.
· O processo administrativo tem natureza de inquérito e visa coletar informações precisas dos fatos; por isso, não há necessidade de observar o contraditório e a ampla defesa da concessionária.
·  poder concedente deve, necessariamente, aplicar todas as sanções contratuais antes de decidir pelo encerramento do contrato.
Questão 7
OAB/EXAME UNIFICADO- 2007.3 - É imprescindível para que se caracterize a legitima defesa:
· Agressão justa a direito próprio ou de terceiro
· Repulsa com os meios necessários, ainda que imoderados.
· Agressão passada, atual ou iminente
· Consciência de atuar nessa condição
Questão 8
OAB/EXAME UNIFICADO- 2016.1 -  A peça Liberdade, do famoso escultor Lúcio, foi vendida para a Galeria da Vinci pela importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Ele se comprometeu a entregar a obra dez dias após o recebimento da quantia estabelecida, que foi paga à vista.
A galeria organizou, então, uma grande exposição, na qual a principal atração seria a escultura Liberdade. No dia ajustado, quando dirigia seu carro para fazer a entrega, Lúcio avançou o sinal, colidiu com outro veículo, e a obra foi completamente destruída. O anúncio pela galeria de que a peça não seria mais exposta fez com que diversas pessoas exercessem o direito de restituição dos valores pagos a título de ingresso.
Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta.
· Com o pagamento do preço, transferiu-se a propriedade da escultura para a Galeria da Vinci, razão pela qual ela deve suportar o prejuízo pela perda do bem.
· Por se tratar de obrigação de fazer infungível, a Galeria da Vinci não poderá mandar executar a prestação às expensas de Lúcio, restando-lhe pleitear perdas e danos.
· Lúcio deverá entregar outra obra de seu acervo à escolha da Galeria da Vinci, em substituição à escultura  Liberdade.
· A Galeria da Vinci poderá cobrar de Lúcio o equivalente pecuniário da escultura  Liberdade mais o prejuízo decorrente da devolução do valor dos ingressos relativos à exposição.
Questão 9
Mas a justiça não é a perfeição dos homens? O conceito de justiça é o mais importante da Filosofia do Direito. Há uma antiga concepção segundo a qual justiça é dar a cada um o que lhe é devido. No entanto, Platão, em seu livro A República, faz uma crítica a tal concepção.
Adaptado de PLATÃO, A República. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
Assinale a opção que, conforme o livro citado, melhor explica a razão pela qual Platão realiza essa crítica:
· Essa ideia implicaria fazer bem ao amigo e mal ao inimigo, mas fazer o mal não produz perfeição, e a justiça é uma virtude que produz a perfeição humana.
· Esse é um conceito decorrente exclusivamente da ideia de trocaentre particulares, e, para Platão, o conceito de justiça diz respeito à convivência na cidade.
· A justiça não deve ser considerada algo que seja entendido como virtude e sabedoria, mas uma decorrência da obediência à lei.
· Platão defende que justiça é apenas uma maneira de proteger o que é mais conveniente para o mais forte.
  
Questão 10
OAB/EXAMEUNIFICADO-2008.2- A modalidade de intervenção estatal que gera a transferência da propriedade de seu dono para o Estado é:
· A servidão administrativa.
· Tombamento.
· A desapropriação.
· A requisição.

Continue navegando