Buscar

AD2 - Planejamento e Programação na Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: José Carlos Campos Rodrigues Filho 
Matrícula: 20213110188
Curso: Administração Pública
Polo: Volta Redonda
AD2 – Planejamento e Programação na Administração Pública
Unidade IV
Quando vemos que o processo de implementação do planejamento das organizações estatais passou por vários momentos e que todos eles usaram conhecimentos advindo de áreas distintas , mas que se cooperam, percebemos que o caminho para o êxito é esse conjunto entra conhecimentos teóricos e prático, extraindo o que há de melhor e empregando nas melhores ocasiões cada um.
Historicamente o planejamento do governo foi voltado para a parte econômica, se preocupando com custos e com a parte fiscal do país, isso desde o período do Império e da Primeira República. Com o intuito de se construir uma Estado capitalista, os primeiros planos nacionais foram estabelecidos durante um momento em que o Legislativo foi fechado e partidos políticos foram proibidos. Em seguida já no ano 1939 o Plano Especial foi iniciado, tinha a idéia de criar indústrias de base , fomentar obras públicas e também defendera todo custo a ordem e a segurança nacional.
Com a criação do Plano de Obras e Equipamentos(POE) no ano de 1943, inclusive dando continuidade no Plano Especial, tinha o objetivo de elaborar um orçamento especial, realizar algumas obras importantes e assim em 1949 o Plano Salte é instituído, e uma característica importante foi a intenção organizar os gastos públicos de forma plurissetorial, inclusive o primeiro plano aprovado pelo Congresso.A partir de 1940 até o ano de 1956 diversas tentativas e formas de planejamento foram propostas,tentadas e pensadas por um país melhor.
Após mais um plano foi implementado o plano de Metas, onde tinha 30 metas distribuídas em grupos específicos, com o intuito de estimular o crescimento econômico, através da expansão industrial, o plano não recebeu o incentivo presidencial, então em 1962 o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social que visava a manutenção da alta taxa de crescimento , redução da inflação e reposicionamento da dívida externa.
Diante de tantos planos, surge o primeiro governo depois do Golpe Militar, que foi o Plano de Ação Econômica do Governo(PAEG), que queria acelerar o crescimento do país, tinha o intuito de diminuir as desigualdades do Brasil.Depois em 1968 veio o PED(Plano Estratégico de Desenvolvimento), com idéias de fortalecer o setor privado e também reduzir as taxas da inflação. Em 1972 iniciou o I PND que queria tornar o Brasil uma potência Mundial, depois o II PND que também tinha o intuito de manter a o crescimento acelerado do país.

Continue navegando