Buscar

Avaliação de bloco 6 ano

Prévia do material em texto

Avaliação de bloco 6° ano
1. Cientistas observaram que nem todas as substâncias poderiam ser decompostas e, por isso, utilizaram essa observação para determinar se as substâncias puras eram simples ou compostas. Observe a imagem sobre substâncias simples e analise as proposições:
· São aquelas substâncias formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico;
· Note que as moléculas do gás hidrogênio (H2) são formadas por átomo de um único elemento químico, o Hidrogênio;
· O gás oxigênio (O2) também é formado por átomos de um mesmo elemento químico, o Oxigênio.
2. As substâncias compostas também são chamadas de compostos químicos, que são formados em reações químicas por átomos ou íons de diferentes elementos. Observe a imagem e analise as proposições em V ou F.
· As substâncias compostas são formadas por mais de um elemento químico;
· Nesse caso, a molécula possui dois ou mais átomos de elementos químicos diferentes. 
· Então, temos que a água pura é uma substância pura composta;
3. Substâncias simples são formadas por apenas um elemento químico; já quando se tem dois ou mais elementos na composição, as substâncias são compostas. Em relação as misturas podemos concluir que:
· As misturas, poderão ser classificadas conforme o seu aspecto, homogêneo ou heterogêneo;
· Podem ser classificadas conforme ao seu número de fases (bifásica, trifásica ou polifásica);
· As substâncias puras requerem um menor número de classificações, pois apresentam menor complexidade em relação às misturas. Por exemplo, podem ser abordadas como simples ou compostas. 
4. Misturas são porções de matéria formadas por mais de uma substância. Existem dois tipos de misturas: homogêneas e heterogêneas. Analisando este contexto podemos concluir que as misturas homogêneas:
· Apresenta apenas uma fase;
· São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura;
· Água e óleo é um exemplo de mistura homogênea:
5. Mistura é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, chamadas componentes. Em relação as misturas heterogêneas podemos concluir que:
· É nítida a presença de duas ou mais substâncias numa mistura;
· Apresenta duas ou mais fases; 
· Não existem misturas heterogêneas gasosas. 
6. As coisas ao nosso redor e dentro de nós estão constantemente se transformando em outros materiais com cor, sabor, formato, cheiro, estado físico e outras características e propriedades totalmente diferentes. Quando a constituição de um material muda, transformando-se em outro material com características diferentes, dizemos que ocorreu uma transformação química, também chamada de reação química. Em relação a transformação química, podemos concluir que: 
· Resulta na produção de um material diferente do inicial, com características também diferentes;
· Também podemos exemplificar as transformações químicas quando realizamos o cozimento dos alimentos;
· A fruta amadurecendo, o ferro enferrujando, o bife sendo grelhado é um exemplo de Transformação química.
7. Quando transformações físicas ocorrem, a identidade química não muda. Ou seja, não há rearranjos das ligações entre as moléculas, apenas mudança no estado do material em si. Analisando este fato podemos concluir que:
· Quando as mudanças são apenas relacionadas ao seu estado físico (sólido, líquido, gasoso), ou seja, se as moléculas do material estão mais juntas ou mais afastadas, chamamos de transformação física da matéria;
· A identidade química não muda;
· Por exemplo, se a água líquida é colocada no congelador, ela transforma-se em gelo, mas não deixou de ser água.
8. Mas como saber e comprovar que houve uma alteração química, e não apenas física? É realizada a comparação do estado inicial dos reagentes (substâncias existentes antes da reação), com o estado final. Em relação a comprovação dessa mudança podemos afirmar que:
· A modificação na cor;
· Modificação no cheiro;
· Estado físico e temperatura devem ser observados.
9. A distinção entre os componentes das misturas heterogêneas pode ser vista a olho nu, mas em alguns casos são necessários aparelhos microscópicos. Por exemplo, o sangue quando observado a olho nu parece ser homogêneo, mas trata-se de uma mistura heterogênea. As suas diferentes porções constituintes podem ser observadas ao microscópio. Como já foi dito, cada uma das partes que compõem uma mistura chamamos de fase e dependendo do número de fases, as misturas heterogêneas podem ser bifásica, trifásica e polifásica, em relação a essa afirmativa analise as proposições em V ou F:
· Trifásicas (duas fases): água e óleo. A água e o óleo não se misturam;
· Bifásicas (três fases): granito (pedra composta por três tipos de rocha);
· Polifásica (mais de três): óleo, areia, água e serragem, quando misturados podemos ver nitidamente a separação entre eles, pois não são miscíveis.
10. Uma mistura pode ser também composta por uma única substância em diferentes estados físicos, como exemplo temos água e gelo: mistura heterogênea bifásica constituída apenas por H20. Em relação a alguns exemplos de misturas podemos identificar que:
· Água é areia é um exemplo de mistura homogênea;
· Água e açúcar é um exemplo de mistura heterogênea;
· Misturas de sólidos são sempre homogênea.
Gabarito:
1. V
2. V
3. V
4. F
5. V
6. V
7. V
8. V
9. F
10. F
1

Continue navegando