Buscar

Materialismo histórico dialético (oficial)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Materialismo histórico dialético
 É desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX e depois por outros autores do século XX. Tem caráter político e de mudança revolucionaria
Quem é Karl Marx? 
Karl Marx nasceu em Trier, Alemanha, em 5 de maio de 1818. Em outubro de 1835, Marx entrou para a Universidade de Bonn para cursar Direito, com 17 anos. No fim do ano de 1836, Karl Marx se transferiu para a Universidade de Berlim para estudar Filosofia. Nessa época, se propagavam as ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão. Entre os anos de 1838 e 1840, Karl Marx dedicou-se à elaboração de sua tese, pois pretendia lecionar Filosofia. Em outubro de 1842, Marx mudou-se para Colônia e assumiu a direção do jornal “Gazeta Renana”, onde conheceu o filósofo e teórico político Friedrich Engels, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo prussiano fechou o jornal.
Quem é Friedrich Engels?
Engels nasceu em 1820, na cidade de Barmen, na Alemanha, filho de um rico industrial alemão. Engels iniciou o chamado curso secundário, desenvolvendo seus interesses particulares pelo estudo da filosofia, do direito e da economia, mas não o concluiu.
Em 1842, aos 22 anos de idade, Engels vai para Manchester, na Inglaterra, para assumir um posto de chefia em uma das fábricas do pai. Ao entrar em contato com os trabalhadores industriais ingleses, o filósofo fica tocado pela vida extremamente precária que eles levavam. Aí se inicia o seu trabalho intelectual de oposição ao capitalismo que resultou, mais tarde, em uma profícua parceria com Karl Marx.
Como Marx vê a sociedade?
Marx olha para sociedade através de classes sociais: burguesia (monopólio dos meios de produção; superestrutura; classe dominante); proletário (vendiam sua força de trabalho; estrutura; classe dominada). O indivíduo se relaciona com a sociedade com a limitação de sua classe social.
A dialética
Dialética: é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. Para os gregos, dialética era separar fatos, dividir as ideias para poder debatê-las com mais clareza. Na concepção marxista, a dialética é uma ferramenta utilizada para compreender a história. A dialética marxista considera o movimento natural da história e não admite sua maneira estática e definitiva
Ideias do materialismo histórico dialético 
Analisa a sociedade humana perante as classes sociais e suas relações. Critica o idealismo de Hegel, seu principal expoente, dizia que “tudo que é racional é real, tudo que é real é racional”, ou seja, a realidade existe em função do pensamento, a história da humanidade nada mais é do que a história do desenvolvimento do Espírito, da Ideia Absoluta. Portanto, para os materialistas, o movimento da matéria, do real precede o movimento das ideias, que são a expressão ideal do movimento real. Marx e Engels concebiam a história como um processo em constante movimento, com contradições e transformações. Defendiam a possibilidade de captar a lógica de funcionamento dessa realidade histórica para que pudessem nela intervir. 
O pensamento marxista descreve práxis como uma atividade que tem a sua origem na interação entre o homem e a natureza, sendo que esta só começa a fazer sentido quando o homem a altera através da sua conduta.
3 principais conceitos:
 Trabalho: imanente pois serve para reproduzir os desejos, as necessidades materiais da humanidade. É real, pratico; teológico pois tem uma finalidade; processo de humanização
Modo de produção: estágios de desenvolvimento humano formado por as classes dominantes e os dominados. Modo de produção comunal primitivo: ausente de classes sociais (primitivo); Asiático: teocrático (Egito, mesopotâmia); Escravista (Grécia e Roma); Feudal (idade média clássica); Capitalista (atual) – esse por ser um modo de produção como os outros, histórico e contraditório, chegaria ao fim e a classe trabalhadora seria o agente de transformação desse modo de produção; Comunista (não há mais classes sociais)
Luta de classes: o trabalho tem um modo de produção e esses modos de produção tem lutas de classes. É o motor da história. Fundamento que altera a sociedade humana. 
A classe proletariada é alienada pela classe burguesa e nisso ela não desenvolve a consciência de classe. A mudança aconteceria quando a classe dominada tivesse consciência que está sendo dominada pela classe dominante.

Continue navegando